Simão Pereira

Simão Pereira-MG
banner

Bem-vindo a Simão Pereira!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Simão Pereira, informações e fotos da maravilhosa Simão Pereira. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Simão Pereira, recomendadas por internautas.

A cidade de Simão Pereira, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 472m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.117 habitantes. A área total de Simão Pereira é de 135,1km², e sua densidade demográfica é de 15,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Simão Pereira-MG é 36123-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Simão Pereira

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminho Novo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No sítio de Simão Pereira, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Glória, em 1718. Foi tornada colativa por alvará de 1752. Em meados do século passado o lugar deveria achar-se em franca decadência. Em 31 de maio de 1850 transferiu a sede da freguesia para a capela de Juiz de Fora. Foi restaurada a paróquia em 5 de maio de 1852. Perdeu definitivamente a regalia de paróquia em 14 de maio de 1858, que transferiu a sede para o povoado denominado Rancharia, e com a denominação de São Pedro de Alcântara. O distrito de São Pedro de Alcântara, com a criação do município de Matias Barbosa, em 7 de setembro de 1923, foi transferido para esse município.
Em 31 de dezembro de 1943, mudou a denominação do distrito de São Pedro de Alcântara para Simão Pereira.
Em 30 de dezembro de 1962, elevou o distrito de Simão Pereira a município, desmembrado do de Matias Barbosa. A cidade de Simão Pereira, como se vê, não se localiza no antigo sítio de Simão Pereira. É a denominação dada por decreto-lei. Trata-se daquilo que já se convencionou chamar, em Minas, História por decreto.
 
Gentílico
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Março

População

2.537 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade acolhedora e bastante aconchegante. Imperdível

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora, MG 353, Matias Barbosa até chegar em Simão Pereira.

Localização

Zona da Mata

Limites

Matias Barbosa, Santana do Deserto, Belmiro Braga, Comendador Levy Gasparian (RJ).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

304 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Açude Miragem

Possui uma ciclovia no seu entorno. Localiza-se no Condomínio Rural Miragem na Estrada União Indústria, km 23. Visitação livre.

Cachoeira da Fazenda da Constituição

Fazenda antiga produtora de cachaça, onde possui uma bela cachoeira. Localiza-se na Estrada Municipal de Simão Pereira a Santana do Deserto. Para visitação, marcar com Ronald na prefeitura pelo telefone (32) 3277-1122.

Cemitério da Rocinha Negra

O cemitério é o último vestígio da sesmaria do Paraibuna, vulgarmente chamada de Rocinha da Negra. Localiza-se no Cabuí Country Club. Para visitação entrar em contato com a prefeitura: (32) 3272-1122.
 
Centro Cultural Simão Pereira de Sá

Biblioteca Municipal localizada na Praça Nossa senhora da Glória, s/nº. Local onde está sendo construído uma sala para teatro para 30 pessoas.
 
Fazenda Mundo Novo

Patrimônio Histórico Estadual. Para visitação deve-se agendar com no mínimo 20 dias de antecedência e no máximo 20 pessoas por visita. Marcar com Ronald na prefeitura pelo telefone (32) 3272.1122
 
Fazenda São Sebastião

Estrada municipal de Simão p/ Santana do Deserto. Marcar visita na prefeitura com Ronald.
 
Floresta Primária

Localizada na Fazenda São Paulo, apresenta mata nativa com fauna e flora abundantes, cachoeiras e riachos. Para visitação, marcar com Ronald na prefeitura pelo telefone (32) 3277-1122.
 
Pedra do Paraibuna

Localizada em Levigasparian, na Estrada União Indústria, km 32. Pratica-se escalada, rapel, asa delta e parapente. Visitação livre.
 
Registro do Paraibuna

Lugar utilizado para fiscalizar os carregamentos oriundos especialmente das Minas Gerais. Localiza-se na Estrada União Indústria. Para visitação, marcar com Ronald na prefeitura pelo telefone (32) 3277-1122.

Rio do Peixe

Localiza-se na área limítrofe ao município, onde se pratica pesca. Visitação livre.

Estação Ferroviária

E. F. Dom Pedro II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) 
COTEGIPE
Município de Simão Pereira, MG
Linha do Centro - km 245,130 (1928)   MG-0425
Inauguração: 05.11.1875
Uso atual: fechado   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cotegipe foi inaugurada em 1875. O nome foi dado em homenagem ao Barão de Cotegipe, João Maurício Wanderley. A estação tem em alguns dísticos o nome de Barão de Cotegipe. Fica junto ao rio Paraibuna, onde desagua o rio do Peixe. Foi restaurada recentemente, mas seu uso me é ignorado (2007). Estive em Cotegipe hoje cedo e vi, com felicidade e prazer, que alguma alma caridosa andou pintando o prédio da antiga estação, incluindo até a caixa dágua na missão de boa vontade. Entretanto, o imóvel está fechado, não se percebe ainda alguma destinação que o preserve indefinidamente. Menos mal, uma vez ou outra nos deparamos com situações ferroviárias que nos mostram que nem tudo está perdido. Há também duas casas geminadas construídas pela EFCB. São seis casas ao todo, todas com a data 1951 e com inscrições da quilometragam da linha. Uma já foi demolida, as cinco restantes invadidas. Interessante é a igrejinha, ao fundo, sobre a colina. No livro do Max Vasconcelos (1928) ele se refere a ela como uma linda capela que chama a atenção do passageiro. Hoje, infelizmente, está abandonada e em ruínas, sustentando-se de pé sabe lá Deus como. Nem há mais passageiros para admirá-la (Gutierrez L. Coelho, 7/10/2007).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO PEREIRA

E-mail:

Telefones: (32) 3272-1122

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (32) 3272-1276

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Simão Pereira

Conheço SimãoPereira egostaria de alertar. O lago que é ponto turistico e público fou vendido e restrito ao público,aqui vai a minha indignação.as autoridadas responsaveis tem que tomar providencias sobre este abuso,contra a população e com o turista que lá faziasua caminhada na ciclovia.
Por: Luiz henrique

eu gostaria muito de coheser essa cidade. por gostar do interior sou de macaé.´e ouso falar muito de minas prisipalmente de simao pereira. to loca pra ir ai ate morar me apaixonei por alguei dai......
Por: marlene gonçalves meza

eu nunca fui ai mas gostaria de um dia conheser pareser ser muito linda a cidade!gosto do interior acho bom viver em lugar como simao vejo por fotos é linda sonho um dia visitalo......
Por: marlene gonçalves meza

EU ADORO ESSA CIDADE E GOSTARIA DE VER MAIS FOTOS DESSA CIDADE MARAVILHOSA.THAU
Por: MAURO EDUARDO ALBERTIARAUJO

conheço a cidade tem lugares muitos bonito amo esta cidade vivi um tempo nesta região clima muito gostoso
Por: paulo lino da silva filho

Eu vivi em simão pereira por muito anos la e lugar onde todos deveria ir conhecer melhor clima da regiao fazendinhas para ir , hotel fazenda maravilhoso e muito mais so indo para conferir
Por: Débora

conheço sim morei em simao 11 anos lugar maravilhoso!!!
Por: debora

Amo Simão Pereira, pra mim lá é um paraíso! Passei minha infância lá e sinto muita saudade.
Por: Simone

sou da cidade de campos dos goitacazes e ha dez anos atraseu morei em simão pereira ns fazenda dos coqueiros e adorei e fis muitos amigos em especial jorge capele e sua familia.
Por: patricia da silva honorato

Simão pereira é uma das melhores cidades do Brasil. Paz e bem1
Por: Paulo Fernando

Estive em Simão Pereira no final do mês de julho e deparei com uma bela cidade mineira com sua limpeza, muito verde e um povo acolhedor e como religioso a Matriz NS da Glória muito bonita e bem cuidada, isto parece falar bastante da religiosidade local, pois só quem ama. ùnica coisa que observei não ter ou pelo menos não vi algum tipo de cartão informativo sobre a cidade.
Por: paulo fernando

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Simão Pereira
Fundação:
1962
Altitude:
472m
População:
2.117 habitantes
Área:
135,1km²
Densidade Demográfica:
15,67hab/km²
CEP:
36123-000

Envie seu comentário sobre Simão Pereira