Silveirânia

Silveirânia-MG
banner

Bem-vindo a Silveirânia!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Silveirânia, informações atualizadas sobre a cidade Silveirânia, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Silveirânia.

A cidade de Silveirânia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 512m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.998 habitantes. A área total de Silveirânia é de 157,9km², e sua densidade demográfica é de 12,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Silveirânia-MG é 36185-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Silveirânia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Teve origem no antigo povoado de Santo Antônio dos Silveiras, localizado nas terras de Rio Pomba. Em 1890, a povoação foi elevada a distrito. Em 1943, teve seu nome alterado para Silverânia. A divisão administrativa do Estado de Minas Gerais, em 1962, criou o município, com território desmembrado de Rio Pomba.

Significado do Nome

O nome é uma homenagem à família Silveira, até hoje numerosa no lugar, que teve importante papel na formação e desenvolvimento do povoado.

Aniversário da Cidade

1º de Março

População

silveiraniense

Gentílico

2.192 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia ofereceno-nos um aspecto deveras pitorêsco e deslumbrante, impressionando-nos como se fôra um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Dores do Turvo
Merces
Rio Pomba

Acesso Rodoviário

BR-040, MG-448, BR-265

Distâncias:

Da Capital:

242 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Malta

Também conhecida como Cachoeira do Sandro, tem uma localização privilegiada, apenas há 2 km do asfalto. Um lugar onde se pode chegar rapidamente, descansar e desfrutar de um local simples sem a infra-estrutura de ambientes para turistas, porém com uma energia de pessoas super agradáveis que deixam os visitantes como se estivesse em sua casa. Lugar onde se sente a paz e a convivência com a natureza. Possui ainda espaço para acampamento e estacionamento, facilitando a permanência de quem gosta de estar mais perto da calmaria da natureza.
As duas cachoeiras que existem nesse local são admiradas pela sua beleza; uma alta, lembrando um véu de noiva e a outra mais suave que escorre pelas pedras formando um lago onde se pode divertir e aproveitar.

Posses

Cachoeira a 6 Km de Silveirânia de difícil acesso e preservada pela natureza quase intocável pelo homem.

Rancho Fundo

Cachoeira localizada apenas a 2 km do entroncamento da MG 448 para Silveirânia junto ao asfalto. Disponibilizando uma pequena infra-estrutura para recepção aos visitantes.

Funil

Cachoeira a 3Km de Silveirânia, particular e fechada ao público, impossibilitando à visitação e utilização.

Serra do Melão

Região ainda preservada, devido seu difícil acesso, onde na época das água se transita somente a cavalo, de moto ou a pé.

Ponte de Pedra

Região de difícil acesso, totalmente preservada, onde existem várias nascentes.

Fazenda do Rochedo - Uma das primeiras fazendas do distrito de Silveiras

Todo o visitante que percorre as diferentes dependências da fazenda do Rochedo, de propriedade do Cel. Henrique Ignácio da Silveira, fica antes de tudo impressionado pelo conforto que ali encontra e pela boa instalação dos serviços internos da mesma. Nos mínimos detalhes se bota a mão de um organizador perfeitamente identificado com o trabalho das fazenda.

Serra dos Caramonas

Região com várias alternativas para destino, uma vez que pode-se chegar as regiões da Serra do Melão como também toda a região de São José da Soledade e Dores do Turvo.

Serra do Bocaiu

Região cuja a estrada dá acesso a São José da Soledade que por sua vez pode-se ligar a Dores do Turvo, Ubarí, Ubá e Rio Pomba.

Serra do Cascalhau


Região cuja a estrada dá acesso a São José da Soledade que por sua vez pode-se ligar a Dores do Turvo, Ubarí, Ubá e Rio Pomba.

Japão

É uma região de vales verdes, que dá acesso ao Bom Jardim e conseqüentemente a Rio Pomba e é onde está localizado o bar de estrutura simples chamado "Chapa Quente", que tem este nome não pelos salgados que serve, mas sim, por ser do vereador que foi o mais votado nas eleições de 2004.

Bom Jardim

É uma região que se tem acesso pelo Funil ou Japão diferenciada das demais por ser uma região de planície com ondulações.

Pico do João Félix

Para quem sai de Silveirania, sentido a São José da Soledade passando pelo Bocaiu encontra atrás do Pico do João Felix (visto de Silveirania) uma pedreira que convida a prática do Rapel.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRÂNIA

E-mail:

Telefones: (32) 3572-1122 

Sites: http://www.silveirania.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3572-1278 (público)

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Silveirânia

sou de silveirania mais atualmente moro em sáo paulo mais tenho muita lembranças da minha terra natal
Por: jeronimo teofilo inacio

sou desta linda cidde naci em silveirania gosto muito deste lugar pena que no momento naó poso mudar para ai agora um guande abraco
Por: jeronimo teofilo inacio

ou amo essa cidade,morei pouco tempo nessa cidade marailhossa . tenho um carinho enorme para as pessoas que nela moram.. um bju ..
Por: gisele guimaraes xavier

Eu tenho um carinho todo especial por essa maravilhosa cidade pois nela nasceu meu anjo lindo minha querida mae cidade especial de pessoas amigas e carinhosas!!!
Por: Joana

achei o relojo de sol muito bonito, e os coqueiros na entrada da cidade ficaram bem legais,parabens.
Por: César Melado.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Silveirânia
Fundação:
1962
Altitude:
512m
População:
1.998 habitantes
Área:
157,9km²
Densidade Demográfica:
12,65hab/km²
CEP:
36185-000

Envie seu comentário sobre Silveirânia

banner