Sericita

Sericita-MG
banner

Bem-vindo a Sericita!

banner

As melhores pousadas em Sericita podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Sericita, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 772m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.505 habitantes. A área total de Sericita é de 167,1km², e sua densidade demográfica é de 38,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sericita-MG é 35368-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sericita

     Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1741, índios botocudos atacam e destroem os povoados de Casa da Casca e Rio Santana. Expedições de bandeirantes são organizadas, e o povoado de Santana é reconstruído. No seu território, surge uma povoação chamada Jequitibá. Em 1917, Jequitibá passa a distrito. Em 1923, muda sua denominação para Itaporanga e, após vinte anos, o distrito passa a ser chamado de Sericita, sendo emancipado em 1962, com o seu território desmembrado de Abre Campo. 

Significado do Nome

 

Gentílico

Sericitense

Aniversário da Cidade


População

9.125 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Terceiro produtor de café, leite e gado de corte de sua microrregião econômica.

Clima 

Tropical de Altitude, Subtropical

Temperatura Média

18,8º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata 

Limites

Abre Campo
Jequeri
Araponga
Pedra Bonita

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-262

Distâncias:

Da Capital

236 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERECITA

E-mail:

Telefones: (31) 3875-5308

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3875-5137   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sericita

Minha linda e maravilhosa Sericita! Cidade de um clima agradável, de um povo hospitaleiro. Queremos resgatar a história dessa cidade, por isso necessitamos juntar todos os dados possíveis, como publicações na imprensa, fotografias antigas e depoimentos de pessoas mais idosas, a fim de que possamos fazer um trabalho, o mais completo possível, e assim, permitir que nossos conterrâneos possam conhecer mais sobre nossa terra.
Por: Lázaro Santana Rosa

Ainda sobre minha Sericita, meus pais contavam que, quando ainda um Povoado, o Cartório localizava-se no Povoado de Santana, naquela época chamava-se Santana de Pedra Bonita, devido a duas lindas pedras alí existentes. Diziam que quando transferiu o Cartório daquele Povoado para Sericita, cujo primeiro nome era Jequitibá, depois Itaporanga, teria ocorrido animosidades entre os moradores das duas localidades, cada qual defendendo o seu direito. Santana tentando manter como sede do Cartório e Jequitibá ou Itaporanga, não sei bem a época, tentando a transferência para a sua localidade.
Por: Lázaro Santana Rosa (São Pedro dos Ferros)

a cidade é pequena, mas é muito bom tem cachoeiras,fazendas e é um otimo lugar para passar ferias
Por: Genilson lelles

O melhor de Sericita é a simplicidade de sua gente, além de um clima super agradável. É uma pequena cidade com ótima topografia. Tem um belo estádio de futebol, um Colégio municipal de segundo grau com ótima estrutura física. É de se destacar naquela cidade, o elevado índice de pessoas com cursos universitários e de tantas outras cursando diversas especialidades. Temos orgulho dessa bela terra!
Por: Lázaro Santana Rosa (São Pedro dos Ferros)

Todos da familia SANTANA da regiao sao meus parentes .E´uma linda cidade, seus moradores sao amigaveis e hospitaleiros.
Por: Efigenia Santana Cruz

Falar de Sericita e´ falar de tranquilidade,de simplicidade e da saudade que aperta o coração de todos aqueles que amamos ,esta terra maravilhosa,e tambem nossa familia querida.
Por: Efigenia B. de Santana Cruz

gostei das fotos da cidade e vou passar a virada do ano novo ai bela cidade.
Por: danilo

Sericita é uma cidade encantadora,deslumbrante.Seu povo é simpático e acolhedor.Possuo parentes e amigos que muito me orgulho em tê-los.Passei momentos felizes nesta cidade que deixaram lembranças emocionantes.Pretendo um dia a esta linda cidade retornar e reviver o passado,desfrutar o presente e sonhar com o futuro.Felicitações a todo o povo sericitense...
Por: Andres Botelho Araújo

Certa feita nesta cidade, há 25 anos, uma turma conposta de gentis arruaceiros invadiu as ruas fazendo os moradores acreditarem no que estavam vendo, não sabendo eles que se tratava de um falso cortejo fúnebre, cujo protagonista daquele que possa ter sido o fato mais pictoresco e divertido ocorrido nesta cidade é nada mais que o Sr. César Mafia(um grande companheiro). Iniciou-se a farra como de costume no botequim do Belarin onde o plano fôra tramado e de lá a turma partiu em busca dos apetrechos, sendo a urna funerária o principal. Conseguimos com um dos baderneiros, o Gilberto Sampaio, o dito cujo. Partimos na surdina para a entrada da cidade e montamos o nosso cortejo fúnebre. Foi muito divertido passar pelas ruas e ver as pessoas se comovendo, espantando, confabulando, respeitosamente abaixando as portas de seus comércios, etc. O mais difícil nesta hora foi ter que conter as gargalhadas. O traslado não pôde ir muito longe, pois o ´´defunto`` estava morrendo sufocado. A alternativa foi levar o defunto pro botequim para se refrescar com um gole da amargosa... Mas o entêrro tinha que acontecer e a turma partiu pro Barro Branco com a polícia acabando com a algazarra.Foi muito divertido e alguns dos gentis arruaceiros, são: Milton(Totonho),Lúcio(Téia),Zé Ramos, Geraldo, Félicio(Iraci),Walter, Jaider, Waldir(Valdi),Belarin, Bêia, Joaquim(cadeirinha), Zé, Geraldo(Oni), Pedro Araújo, Pedro(Nézio), Daniel(Santa) e eu.Foi muito legal este entêrro virtual...
Por: Andres Botelho Araújo

Prezado(a) senhor(a),se por ventura a minha história puder se publicada na íntegra, favor acrescentar aos nomes nela contido, o do meu amigo Romeu(Zitinho), ele foi participante do ocorrido e é peça chave. Obrigado por este e por terem publicado o meu comentário anterior.Gostaria de saber a procedência desse site e com quem me contacto. Felicitações. (entêrro virtual).
Por: Andres Botelho Araújo

Tenho um amigo que é natural de Sericita e ele fala muito bem de lá principalmente de sua igreja a Maranata,por isso e muito mais tenho vontade de conhecê-la.
Por: Rômulo Querino Da Silva

nasci em Abre Campo e morei em Sericita até os 10 anos de idade, com 11 anos fui morar em bh com meus pais, meus avos ainda moram em corrego do arrrozal municipio de Sericita. Tenho boas lembranças e muitas saudades.
Por: patricia

MORO EM SERICITA, E PARA QUEM CURTE PULAR DE ASA DELTA, TEMOS UMA PEDRA ENORME AQUI, PRONTA PRA QUE QUISER PULAR. A PEDRA ESTA LOCALIZADA NA CABEÇEIRA DE SANTANA.
Por: LUCIANO SANTANA ROSA

Já postei alguns comentários, porém nunca é muito falar sobre a terra da gente. Por isso mais uma vez manifesto aqui o meu carinho pela querida Sericita. Um povo hospitaleiro e trabalhador. Não posso deixar de lembrar de meus avós Janjão Santana e Cota. Quero dizer, não os conheci, mas já ouvi muita história e estória sobre eles. A respeito de meu avô, guardo com carinho um registro, ou melhor um "causo" publicado há vários anos atrás, na Gazata de Carangola, escrito pelo Doutor Diógenes Aaraújo Neto. Aquela publicação foi intitulada "A JURA DO JANJÃO", a qual vários amigos de Sericita tiveram a oportunidade de ler. Trata-se de um juramento feito pelo meu avô Janjão Santana para minha avó. Tendo comprado um boi gir em uma exposição de Viçosa, um boi que passou a ser de estimação mesmo, jurou meu avô, que o boi, cujo nome era AZULÃO "podia amanhecer morto" se tivesse feito aquilo que estava sendo comentado, Por seu azar o Azulão amanheceu morto. A estória é longa e interessante, Tenho ela na íntegra.
Por: Lázaro Santana Rosa

Local escelente para toda a familia relaxar, descançar da cidade grande , local de pessoas realmente humanas , que se respeitam uns aos outros. Cidade com lindas paisagens , vamos lá Sericita continue assim ,sendo esta cidade humana e tranquila como es
Por: mauricio vander coelho

Sericita é uma cidade de um povo batalhador, acolhedor e com muitas histórias para contar;belas montanhas,rios,matas nativas e muito a oferecer ... O cafezinho é um dos melhores de "Minas Gerais"!
Por: Rogério Martins de Santana - Ponte Nova/mg

Sericita é uma cidade maravilhosa, não só fisicamente mas também culturalmente. É habitada por um povo simples, mas acolhedor que sabe tratar com carinho a quem chega à cidade. Hoje moro em Ouro Preto mas meu coração continua em Sericita!!!!!!!!! Vale a pena conhecer!!!!!!!!!
Por: Carlos Guelton Martins Guimarães

Nunca é muito falar de Sericita e nunca é muito falar desse povo amigo e bom. Melhor ainda é estando em outra cidade e ouvir elogios à cidade onde nascemos. Hoje eu fiquei muitíssimo feliz por ouvir rasgados elogios à minha Sericita. Comentaram que ontem (18/05) a Escola Estadual "Clélia Bernardes" recebeu dezenas de representantes de várias escolas da região, para abertura de evento escolares (jogos, etc) e que aquela Escola esbanjou competência e criatividade, com destaque especial referente aos alunos que fizeram apresentação de poesias, além de muitos outros detalhes que me deixaram orgulhoso dessa querida terra.
Por: Lázaro Santana Rosa

sericita e uma cidade pacata e muito tanquila de se visitar, todos os moradores tratam as pessoas como se fosse de sua familia,e um lugar muito agradavel de se visitar.
Por: uzias sergio gomes mendes

Nasci em Sericita, uma cidade bem pequena, povo super humilde e acolhedor, a festa mais famosa é a ' da cidade ', geralmente ocorre em Março.Existe algumas cachoeiras nas proximidades de Sericita, a noite geralmente todos se reunem na pracinha .
Por: Miriam Angélica Coelho

Pedaço de chão Sob os raios de Sericita nasci, cresci e alguns Anos vivi, com dezoito anos de lá saí rumo A Cidade Maravilhosa onde fenômeno igual nunca vi. Mas trago na lembrança suas montanhas, Das entranhas rochosas orquídeas de variadas Cores; à Festa da Cidade fala-se de amores, Da colheita do café e frutas de tantos sabores. O lavrador de enxadas sobre os ombros Andando quilômetros para ganhar o pão De tudo desprotegido, descalço de pé no chão. De estrada nova, de Sericita a Ponte Nova Fácil se vai de bicicleta ou caminhão. Além dos raios que riscam o céu no verão, Sericita agora tem asfalto riscando o chão.
Por: Raimundo João Cardoso

PARA VOCE QUE AINDA NAO CONHECE SERICITA! NAO DEIXE DE FAZER UMA VISITA NESSE FINAL DE ANO!!! AS PORTAS DA CASA DO ABRAAO GUERRA E DO FERNANDO DA FARMACIA ESTAO SEMPRE ABERTAS PARA TODOS QUE VIEREM!!! SEJAM BEM VINDOS!!!
Por: LUCIANO SANTANA ROSA

Minha linda e riquissima terra natal... Amo este lugar q ta no meu coração! Nunca esqueci... Linda, linda, linda!
Por: solange

Sericita é minha paixão, lugar onde moram minha humilde familia, onde nasci e vivi boa parte de minha adolescência e aprendi que vale mais um amigo do que qualquer bem material. Abraço a todos.
Por: R J Cardoso

nasci em gv valadares moro em sericita a 30 anos tenho orgulho imenso de ser sericitense aqui é lugar de gente boa povo hospitaleiro terra boa onde tudo que planta dar aqui é onde tem ´palmeiras onde canta o sabiá.
Por: fabio correia da costa

nasci em sericita vim pro rio de janeiro com 2 anos de idade mais todo ano eu vou ai eu amo essa cidade ai que esta toda minha familia da um abraço na tia luiza no ze vermelho nos carioca que mora no barro branco no alan no liebe e todo povo sericitense eu amo vcs
Por: adao gomes

É um lugar que compensa conhecer, por seu povo e suas paisagens. Fui criado em Sericita, lá vivi até os meus 11 anos de idade. Por um longo período, até a morte de minha Avó Sebastiana, sempre retornei durante as minhas férias. Sinto muitas saudades da cidade, dos recantos e principalmente dos amigos.
Por: Zé do Oni

adoro sericita abraços thallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Por: jose carlos anselmo

morro em belo horizonte mas adoro sericita vou para ai de ferias daqui ums dias tallllllllllllllllllll
Por: jose carlos anselmo

saudades....sao muitas e inesquesiveis,sericita e uma cidade maravilhosa quem conhece sempre volta pois e dificil nao se apaixonar por esta terra de pessoas hospitaleiras,moro em guarulhos e nasci em sericita mas morro de saudades da minha infancia que foi maravilhosa,beijos a todos sericitences e a familia queiroz,e ao meu paizao manoel do nicanor...
Por: aline queiroz oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sericita
Fundação:
1962
Altitude:
772m
População:
6.505 habitantes
Área:
167,1km²
Densidade Demográfica:
38,93hab/km²
CEP:
35368-000

Envie seu comentário sobre Sericita