Sarzedo

Sarzedo-MG

Bem-vindo a Sarzedo!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Sarzedo e muitas outras opções de hospedagem na cidade Sarzedo. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Sarzedo.

A cidade de Sarzedo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 796m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.839 habitantes. A área total de Sarzedo é de 62,1km², e sua densidade demográfica é de 238,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sarzedo-MG é 32450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sarzedo

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros contatos do homem branco com a região recuam ao início do ciclo do ouro. As terras do atual município ficaram à margem do processo de ocupação e urbanização que caracterizou as regiões auríferas de Minas Gerais.
O povoamento de Sarzedo teve maior impulso com a implantação da Estrada de Ferro Central do Brasil, linha do Paraopeba. A estação de Sarzedo foi inaugurada em 20 de junho de 1917.
Anteriormente o povoado era conhecido por Cachoeira de Santa Rosa de Lima, referência a uma famosa cachoeira próxima a atual cidade e a uma fazenda pioneira na região cujo nome era Santa Rosa de Lima.
O povoado foi crescendo lentamente ao redor da estação. A Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, elevou o povoado de Sarzedo a distrito do município de Betim. O distrito de Sarzedo foi transferido para o município de Ibirité em 30 de dezembro de 1962, data da criação deste novo município. Finalmente, foi emancipado através da Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Em 1º de janeiro de 1997 tomaram posse os primeiros Prefeito e Vice-Prefeito e a primeira Câmara Municipal.

Significado do Nome

O nome da estação e, depois, do município, é uma homenagem ao engenheiro espanhol Francisco Sarzedo que trabalhou na construção do ramal ferroviário.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro

Gentílico

sarzedense

População

25.798 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A área rural hoje, representa um importante papel na constituição do Município, possuindo 5,44% da população da cidade. Além disso, tem um importante papel na economia, visto que de suas propriedades saem produtos hortigranjeiros que abastecem parcialmente a cidade e também outras regiões.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Betim, Mário Campos, Brumadinho, Ibirité   

Acesso Rodoviário

MG-40

Distâncias:

Da Capital:

31 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Museu Praça da Estação

Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
SARZEDO
Município de Sarzedo, MG
Linha do Paraopeba - km 601,273 (1960) - MG-1209
Inauguração: 20.06.1917
Uso atual: em pé; uso não identificado - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sarzedo foi inaugurada em 1917. Está ainda em pé e bem mantida pelo menos externamente, sem uso conhecido.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARZEDO

E-mail: administracaopms@terra.com.br

Telefones: (31) 3577-7010 / 7326

Sites: http://www.sarzedo.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (31 ) 3577-7140

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sarzedo

eu fui em um haras em sarzedo e achei a coisa mais linda do mundo....
Por: samantha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sarzedo
Fundação:
1997
Altitude:
796m
População:
14.839 habitantes
Área:
62,1km²
Densidade Demográfica:
238,95hab/km²
CEP:
32450-000

Envie seu comentário sobre Sarzedo