São Pedro do Suaçuí

São Pedro do Suaçuí-MG
banner

Bem-vindo a São Pedro do Suaçuí!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Pedro do Suaçuí, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Pedro do Suaçuí. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Pedro do Suaçuí para programar a sua viagem.

Informações de São Pedro do Suaçuí

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Às margens do Rio Suaçuí Grande, onde localiza-se a cidade de São Pedro do Suaçuí, havia apenas uma fazenda de café rodeada de matas, pertencente ao Sr.Belarmino Alves Salema, que em sua residência prestava serviços aos tropeiros, oferecia condições de descanso e alguns serviços de tralha. Isso deu início ao desenvolvimento de um povoado que surge, em 1875, incorporado ao município de Suaçuí, atual cidade de Peçanha.
O Sr. Belarmino como devoto de São Pedro doou parte de sua fazenda para construção de uma igreja.
São Pedro, Santo de devoção do Sr. Belarmino foi à denominação atribuída ao povoado. Devido ter se desenvolvido às margens do Rio Suaçuí e pertencer ao município de Suaçuí, acrescentou-se ao seu nome “do Suaçuí” e a mesma passou a chamar-se São Pedro do Suaçuí, facilitando a sua localização e identificação.
Foi elevado a distrito em 1882, sob mesma denominação sendo criada a freguesia cinco anos depois, como São Pedro do Suaçuí. O Distrito produzia rapadura, toucinho salgado etc e vendia em Governador Valadares, Diamantina e Itambacuri, as mercadorias eram levadas em mulas em grandes tropas pelos tropeiros. Em 1923, passou a figurar com o nome de Tourinho para em 1925, voltar a ser São Pedro do Suaçuí. A criação do município se deu em 1962, quando o seu território foi desmembrado de Peçanha.
O Município de São Pedro do Suaçuí pertencente à Comarca de Peçanha, Estado de Minas Gerais, sendo emancipado nos termos da Lei 2.764 de 30 do 12 de 1962 – pelo então governador de Estado de Minas Gerais Dr. José de Magalhães Pinto e sua publicação no Jornal Estado de Minas ocorreu no dia 31/12/62. Posteriormente foi elevado a Município e cidade no dia 1º de março de 1963, que por força da Lei de 30/06/1964, todo 1º de março de cada ano é consagrado feriado municipal data esta que assinala a instalação do Município, como também, pela Lei nº 112 de 15/07/68, é feriado municipal todo dia 29 de junho data consagrado ao padroeiro “São Pedro”.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

são pedrense

População:

5.570 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A principal fonte de renda do município é pecuária de leite.

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Vale do Rio Doce

Limites:

Peçanha, São José do Jacuri, Santa Maria do Suaçuí

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

305 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUAÇUÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3434-1141 

Sites: http://www.saopedrodosuacui.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3434-1171

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São Pedro do Suaçuí

Cidade localisada no Nordeste de Minas Gerais, banhada pelo Rio Suaçuí Grande, com população de aproximadamente de 3.500 habitantes, cidade com muitas cachoeiras e matas nativas, onde a população vive quase que exclusivamente da agricultura de subasistencia e pecuaria leiteira.
Por: Honorio Jose Pires

MELHOR CIDADE do Mundoo .!Num tem LUGAR MELHOR do que São Pedro do Suaçuí ! AMOO muito lá !
Por: Francisca

cidade em que nasci,vale a pena conhecer,tem um rio maravilhoso e os moradres são bastante hospitaleiros. São Pedro não tem como esquecer.
Por: JANE

AMO ESTA CIDADE TO EM PORTUGAL MAS TO LIGADO NAS NOVIDADES DAI
Por: adair goncalves

se ,, Deus ,, assim permitir breve irei conhecer ai, porque por fotos e uma cidade muito bonita um abraço pra todos vcs dai > Maicon, Claudio mg
Por: maicon quirino da silva

nasci em uma fazenda pertencente a esta cidade,trabalhei como empregada na casa de dona Vanda,filha do dono dos CORREIOS,na époco em que a CEMIG estava implantando iluminação eletrica em toda cidade.e nunca me esqueci da minha didade Natal.Fui muito Feliz aí.um beijo a todos voces.
Por: LEOPOLDINA MARIA ROCHA GOMES

Passei minha infãncia em São Pedro é uma cidade maravilhosa quem conhece já mais esquece um abraço para todos do Quenta sor
Por: Caca

que saudades sinto dessa cidade.Estudei ai em1967.sou cunhada do fundador do ginasio .quem viveu e estudou ai nessa epoca deve se lembrar do professor Vieira.alguem tambem se lembrará da Maria Geralda que tambem morava na casa dele.eu tinha 10 anos.Já voltei lá mas não encontrei quase ninguem daquela epoca. morro de saudades. beijos para quem lembrar.
Por: terezinha

QUE BOM REVER ESSA CIDADE MARAVILHOSA,ACABEI DE VER MINHA MADRINHA LURDESEM UMA FOTO NO POSTO DE SAUDE ,QUE FELICIDADE. SO APARECEU UM PEDACINHO DA CABEÇA DELA,MAS RECONHECI POIS ESTAO BRANCOS OS CABELOS DELA. IREI A FESTA DA CIDADE ESSE ANO.
Por: antonia

Nasci ai em SaoPedro sai dai ainda adolecente,hj moro em sao paulo. mas tenho parentes ai . essa cidade é tudo de bom Ainda nos meus sonhos ,sonho que estou ai.penso nos rios nas cachoeiras enfim é tanta coisa que quem nao conhece quer conhecer bjus atodos dai,minas é o mundo .e Sao Pedro e td de bom.
Por: MARIA ANTONIA RODRIGUES.

lugar maravilhoso!pra descaçar e passear!meu berço,jamais esqueço!
Por: dislene miranda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Pedro do Suaçuí

Envie seu comentário sobre São Pedro do Suaçuí

banner