São Francisco

São Francisco-MG
banner

Bem-vindo a São Francisco!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Francisco, informações e fotos da maravilhosa São Francisco. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Francisco, recomendadas por internautas.

A cidade de São Francisco, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 695m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 54.146 habitantes. A área total de São Francisco é de 3.309,9km², e sua densidade demográfica é de 16,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Francisco-MG é 39300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Francisco

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Velho Chico

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Francisco era apenas um pequeno povoado de Minas chamado Pedras. Mas com o tempo sua população foi crescendo e ela ganhou o seu nome.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Novembro

Gentílico

são-franciscano

População

53.828 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia de São Francisco consiste basicamente na agropecuária, turismo e serviços.

Clima

Semi-árido

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte de Minas

Limites

Ubaí, Pintópolis, Luislândia, Icaraí de Minas.

Acesso Rodoviário

BR-020, BR-030, MG-202, MG-402

Distâncias:

Da Capital:

568 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja de São Félix
 
Igreja de São Félix foi fundada há 116 anos, conservando o estilo próprio de sua época, com forma um pouco rústica. A Igreja conta com um altar, portas e janelas de madeira e um coro, também de madeira, situado acima da porta central. 
Como Chegar: Partindo da praça Centenário, seguir a avenida Presidente Juscelino Kubitscheck. Ao deparar com a rua Montes Claros, virar à esquerda. Seguir até a rua João Mainart onde se localiza a Igreja.

Matriz de São José

A matriz de São José foi construída em 1920. No seu interior há um altar com a imagem de São José, que é rodeado por luminárias de diversas cores. A igreja tem capacidade para 500 pessoas.
Como Chegar: Partindo da praça Centenário, seguir a rua Ferreira Leite, sentido São Francisco, deparando-se com a praça Januária, onde se localiza a igreja. 

Parque de Exposição

Fundado em 1988, o Parque de Exposição Zezé Botelho é arborizado, com área oficial gramada para rodeio, cercada por uma pista para vaquejada.
O parque possui um canteiro central com mastros para hasteamento de bandeiras, um grande palco para shows e uma área de administração. No parque há amplo restaurante com um grande salão onde são realizados bailes, recepções durante os eventos e ainda, vários pavilhões e currais destinados à manutenção dos animais.
Endereço: Avenida Montes Claros

Praça de Esportes

A Praça de Esportes é arborizada e com canteiros gramados. Possui uma infra-estrutura capaz de atender à população com duas quadras poliesportivas, uma quadra de peteca, uma de tênis e um campo de futebol. Conta ainda com uma pista de patinação, uma piscina para adulto, duas para crianças e quatro vestiários.
Endereço: Avenida Brasiliano Brás
Bairro: Centro
Como Chegar: Partindo da praça Centenário percorre-se alguns metros da avenida Montes Claros, que dá acesso à avenida Brasiliano Brás, onde está localizada a Praça de Esportes. 
 
Praça do Centenário

A praça do Centenário está situada no centro da cidade de São Francisco, abrigando barzinhos, sorveterias e casas de comércio em geral.

Praça Januária

A praça fica situada à margem do Rio São Francisco. É bastante arborizada e possui flores de vários tipos. Seus destaques são a Igreja Matriz e a de São José e algumas casas antigas construídas no século XIX.

Praia do São Francisco

A praia de São Francisco, situada na margem do rio oposta à cidade, possui um quilômetro de extensão e 800 metros de largura, que variam conforme a época. A praia possui vegetação típica de beira de rio, com plantas ribeirinhas, areia branca e limpa.
Nos períodos de movimento possui várias atrações como esportes, shows, barzinhos e barraquinhas com os mais variados salgados e doces.
Para que os moradores possam participar das atividades na praia, em dias de eventos como aniversário da cidade e o carnaval, a Prefeitura coloca a disposição alguns barcos, além de montar uma infra-estrutura no local.
Endereço: Avenida Presidente Dutra
Como Chegar: Partindo da Praça Centenário, segue-se a rua Ferreira Leite, que dá acesso à avenida Presidente Dutra, onde localiza a orla ribeirinha. Tomando um barco, atravessando o rio, chega-se à praia.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3631-1617 / 2264

Sites: http://www.prefeituradesaofrancisco.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3631-1095

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (38) 3631-1602

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Francisco

conheço sim sao chico é uma cidade muito acolhedora e com muita mulher bonita e tem um rio que é maravilhoso
Por: belarmino (belo)

NASCI EM S.FCO,E MOREI LA POR MUITO TEMPO,QUANDO POSSO VOU VISITA-LA.E UMA CIDADE MARAVILHOSA,QUANTAS SAUDADES TENHO DE LÁ,RECOMENDO AS PESSOAS QUE GOSTAM DE TRANGUILIDADE E SOL FORTE.
Por: PAULO RUAS

adorei as lindas pracas e a praia e belo comentario da minha linda cidade obrigado por este trabalho ok:
Por: nilzapereira de brito

SÃO FRANCISCO...... NÃO É O RIO DE JANEIRO MAS É SEM DÚVIDAS UMA CIDADE MARAVILHOSA.... ACOLHEDORA, ACONCHEGANTE, TUDO DE BOM!!!!!!!
Por: Tina Alves

O RIO E AS COMIDAS TIPICAS DO LOCAL A IGREJA DE SAO FELI QUE TEM MAIS DE 150 ANOS E O JEITO DAS PESSOAS ,CALMO DE UM JEITO DIFERENTE
Por: FALIANE

Parabéns pelo site,adoro olhar as novidades,pois nasci aí em são francisco.e sempre que posso vou aí prestigiar o velho chico, um grande abraço Marli agora em s.paulo osasco. são chico esquecer jamais
Por: marli

eu sou de bh mas coheco sao francisco a 9 anos.gostei tanto que casei com uma saofranciscana ai na cidade.
Por: vitor silva

atualmente moro na divisa de minas com mato grosso do sul, na cidade de carneirinho, mas são francisco é mimha paixão, onde nasci e cultivei verdadeiras amizades, quero e pesso a Deus um dia voltar e viver junto a minha amada cidade.
Por: renilson vieira

sao francisco esta de parabens,porque e uma cidade acolhedora e gente hospitaleira e existe varios pontos turistico maravilhosos visite sao francisco vcs vao gostar porque eu sou de sao francisco com muinto orgulho
Por: adonai goncalves de moura

E se conheço!! Gente a cidade é um espetáculo. Vão lá conhecr, a cultura, os quilombolas (o quilombola de Buríti do Meio, tem uma atraçã a pate, Dona das Neves, a líder, boa de causos), Conheçam o norte de Minas, vão se surpreender !! Bjs
Por: Débora Simão

Conheco Sao francisco, e o melhor lugar para morar, ou passar ferias. É uma cidade sol, com o ceu sempre azul. O que tem de melhor? tudo é bom em Sao francisco, a hospitalidades tambem é uma qualidade na cidade. É uma cidade turistica maravilhosa.
Por: cleusa laine

CITY TUDO DE BOM,QUEM CONHEÇE NUNCA ESQUEÇEEH!!! AMU ESSE SÃO FRANCISCO,CADA VEZ MELHOR......... ABRAÇOSS PRA TODOS.. SAUDADES.......
Por: ♥♥KEL SOARES

ja morei um tempo em são francisco e uma cidade maravilhosa hoje moro em são paulo mais senpre vou visitar a minha mãe que mora ai beijos
Por: diva

ESSA E MINHA CIDADE E A MAIS BELA DO MUNDO AMO SAO FRANCISCO..
Por: ROBERTO CAETANO VALERIO

JÁ MOREI EM SÃO FRANCISCO- MG EM 1980, EU ERA MUITO NOVO TINHA 7 ANOS DE IDADE; MAIS ME LEMBRO DE TUDO . COSTUMAVA A ATRAVESSAR DE BALSA O RIO SÃO FRANCISCO, PESCAR SURUBIM NO CALÇADÃO PROXIMO AS IGREJA MATRIZ AS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO. E TAMBÉM SABOREAR AS DELICIOSAS MANGAS DA REGIÃO, OS REQUEIJÕES E AS RAPADURAS; ENFIM TENHO MUITAS SAUDADES, E QUERO MUITO UM DIA VOLTAR A ESTA CIDADE E LEVAR O MEU IRMÃO SÉRGIO ( MINEIRINHO ) QUE FOI GERADO E NASCIDO AI; ONDE NOS LEVA À NUNCA ESQUECER O TEMPO EM QUE MORAMOS LÁ.... SAUDADES !!!!!!
Por: VAGNER ROZARIO PIRES

Cidade barranqueira, que encanta a todos que a visitam. Deixei essa jóia do sertão em 1979, mas sempre que posso volto para rever os amigos e a bela natureza com seu rio caudaloso, seu pôr do sol magnifico, sua praia morena, enfim tudo aquilo que está ao alcance de nossos olhos.
Por: Gilson Oliva (Timba)

Aquí nesta minha pequena cidade, mas de um povo do coração aconchegante, temos o privilégio de assistir um dos mais lindos por do sol do norte de Minas, ou melhor, do Brasil!
Por: Antonio G. Antunes

cidade maravilhosa, nasci, cresci e com tudo muito apredir, por do- sol maravilhoso..................
Por: edneyguedes

aaamooo muuuito esse lugar, que saudades das farras e namorico. Não demoro voltar nessa cidade de gente bacana, cerveja gelada e pôr do sol MARAVILHOSO
Por: Melissa Lima

Olá! Nasci e moro aqui em São Francisco, como disse um comentarista: "não é o Rio de Janeiro, mas é uma cidade maravilhosa", é verdade, somos acolhedores, e desejamos sempre que venham nos visitar e conhecer a nossa cultura e os nossos costumes. Abraços a todos que nos prestigiaram . Simone Oliveira................
Por: simone de oliveria

são chico é uma city maravilhosa! vale a pena conhecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: erika p p

nasci e me criei ai nessa cidade maravilhosa sempre que posso vou visita-la e a cidade que tem o por do sol mais bonito venham conhecer!! voces vao adorar
Por: edna

Um dia conheci são francisco,que maravilha! as aguas do velho a murmurá como pedindo passagem para fazer seu longo percusso. Agonizando pela cruel natureza do homem que outrora destroi suas nascentes tenta sobreviver se arrastando lentamente deixando amostra aquilo que a mãe natureza encobriu embaixo de suas águas. É certo que deus deixou a inteligência para o homem mais acredito eu que não foi pra destruir aquilo que ele criou. O velho chico chora amargamente a perca de suas ribanceiras arvores de grande porte então destruidas pelo homem para dar lugar aos verdejantes pastos. Enquanto o velho chico tenta sua sobrevivencia a linda cidade de são francisco avança velozmente trasendo consigo o progresso das grandes cidades. Cidade linda maravilhosa cheia de encantos, seus lindos jardins,praças,comercio,e pontos turísticos como a linda travessia da balça e o divertimento do famoso peixe vivo. Que bom seria se eu podesse está diariamente contigo minha linda são fcso. Muitos anos morei na região de urucuia e nunca passei um ano sem te visitar. Fico triste por morar longe de você mais fico alegre por te ver avançando romo ao progresso. A mãe natureza aplaude a valentia do velho chico e o progresso astia sua bandeira na mente dos bons administradores desta linda cidade. Que continue assim. A todos os abitantes dai os meus cinceros agradecimentos e na esperança que o responsavel por este site me der a oportunidade de tambem enriquecer o portal desta linda cidade agradeço antecipadamente.
Por: R.Campos

ja morei em sao francisco, e amo esta cidade. uma cidade muito boa, um povo muithospitaleiro, e sempre que posso estou la.eu amo sao francisco radicalmente.
Por: lucio wagner

sãofrancisco .... muitos conhecem ,alguns ja ouvirão falar poucos tiverão o privilegio de nascer ,crecer e infelizmente alguns não tem tanta sorte ,de continuar vivendo na tranquilidade do por do sol de toda tarde ...... mas que bom que a portas continuem abertas aos visitantes ........são francisco te gosto muito ,tenho vc no meu coração e nunca vou te esquecer .
Por: claudia rodrigues

SOU NATURAL DESTA MARAVILHOSA E ENCANTADORA CIDADE. PORTANTO AINDA PRETENDO VOLTAR MORAR NESTA DELICIA DE SANTUÁRIO (SÃO FRANCISCO )
Por: HILDEBRANDO RODRIGUES

ja morei ai.gosto muito dai ,sempre vou .cidade muito legal para passar as ferias. final de ano e muito legal . já passei vários ai
Por: cida

eu amo muito essa cidade di coracao eu vou volta aessa cidade para fica la
Por: ana claudia

Sou desta cidade maravilhosa mas atualmente estou morando a anos na cidade de Delfinopolis perto da nascente do rio sao francisco é muito bonito,maravilhoso. Voces estao de parabens.
Por: Maristela Fiel Carvalho Lemos

ja fui moradora desta cidade,hoje vivo em são paulo,mas vou sempre que posso visitar esta linda cidade,amo este lugar ,e onde naci,e uma cidade maravilhosa!!!
Por: rosana

nasci nessa cidade que eu amo hoje moro em brasilia nas minhas ferias so tem um lugar que eu quero ir este lugar se chama sao francisco
Por: josias goncalves de queiroz

MEUS PAIS SÃO DE SÃO FRANCISCO,E TODO ANO A FAMILIA VAI PRA LÁ...A CIDADE É PEQUENA MAIS GOSTO MUITO,É UM LUGAR TRANQUILO DE MORAR... QUERO Q VC TBM CONHEÇA A CIDADE,TENHO CERTEZA Q VC Ñ VAI SE ARREPENDE... UM BJ PRA SÃO FRANCISCO... BY:SUELEN
Por: Suelen Vieira

Eu fui passar o final de ano em São Francisco, e adorei eu estou pensando e me mudar para São Francisco.Eu sou de São Paulo.
Por: Juliana Cristina Silva Da Mota

nasci no monicipio de sao francisco e adoro essa cidade um dia voltarei para minha cidade natal
Por: valdeir

SÃO FRANCISCO É UM PEDAÇO DO PARAISO, SOU UM SÃO FRANCISCANO NATO,AMO ESSE PEDAÇO DE CHÃO!(ELDO FERNANDES)
Por: ELDO

eu adoro a cidade de sao xico.e a cidade mais linda q ja morei
Por: adriana da silva paraira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco
Fundação:
1831
Altitude:
695m
População:
54.146 habitantes
Área:
3.309,9km²
Densidade Demográfica:
16,36hab/km²
CEP:
39300-000

Envie seu comentário sobre São Francisco

banner