Santos Dumont

Santos Dumont-MG
banner

Bem-vindo a Santos Dumont!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Santos Dumont, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Santos Dumont. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Santos Dumont para programar a sua viagem.

A cidade de Santos Dumont, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 839m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.252 habitantes. A área total de Santos Dumont é de 639,1km², e sua densidade demográfica é de 72,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santos Dumont-MG é 36240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santos Dumont

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminho Novo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O desbravamento da região deve-se a abertura do Caminho Novo, em 1704, pelo bandeirante Garcia Rodrigues Paes criando o povoado de João Gomes, em terras da sesmarias concedida a João Gonçalves Dias, em 1728, e transferidas a seu genro João Gomes Martins, em 1778.
Pequeno povoado, com capela filial da matriz do Engenho do Mato, município de Barbacena, não possuía meios de se desenvolver. Daí a provisão de 27 de fevereiro de 1778, autorizando a remoção da capela de São Miguel e Almas do sítio de João Gomes para o de dona Clara Maria de Jesus.
Por decreto de 27 de junho de 1827 a capela de João Gomes foi restaurada e o povoado começou a crescer, e em 31 de dezembro de 1867, foi elevada à categoria de paróquia.
Em 1889 criou o Município, desmembrado de Barbacena e constituído de duas paróquias a de João Gomes, como sede, elevada a categoria de vila com o nome de Palmira e a de Dores do Paraibuna.
Em 1890, elevou Palmira a cidade, e em 31 de julho de 1932 a denominação foi mudada para Santos Dumont, em homenagem ao filho ilustre, pai da aviação, que nasceu no dia 20 de julho de 1873, na fazenda de Cabangu, próximo a estação de Palmira, hoje museu Santos Dumont.

Significado do Nome:

A cidade tem esse nome em homenagem ao inventor do avião, Alberto Santos Dumont. 

Aniversário da Cidade:

27 de Julho

Gentílico:

sandumonense

População:

47.557 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Apesar de ser uma pequena cidade do interior, atrai muitos turístas pelos seus belos pontos turísticos, como rios e cachoeiras, mas, principalmente por ser  terra natal de Santos Dumont, chamado o "Pai da Aviação". Pela região passa o Caminho Novo da Estrada Real, um convite à pratica do turismo ecológico. São 10Km de estrada até a divisa com o Município de Antônio Carlos. Durante o percurso pode-se observar bela paisagem natural, antigas fazendas e dois chafarizes da época de sua construção, além de algumas inscrições em pedras. Estes chafarizes serviam para a parada de tropeiros que vinham do interior de Minas Gerais levando ouro para o Rio de Janeiro na época do Brasil Colônia. Foi instalada na cidade a primeira fábrica de laticínios da América do Sul. Programe suas férias, e, venha conhecer Santos Dumont, e ser acolhido por esse povo tão hospitaleiro!

Clima:

Temperatura Média:

21ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: BR-040

Localização:

Zona da Mata

Limites:

A cidade faz divisa ao norte com Barbacena e ao sul com Juiz de Fora.

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 216 km

-Brasília/DF - 941 km

-Rio de Janeiro/RJ -228 km

-São Paulo/SP - 492 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Museu de Cabangu

  -Localizado no distrito de Mantiqueira, a 16 km do Centro da cidade, é um museu contando a história da aviação, possuindo um rico acervo com medalhas e honrarias de Santos Dumont, importantes documentos históricos, além das cinzas da primeira piloto mulher brasileira, Anésia Pinheiro Machado. No museu se preserva a casa natal do inventor Alberto Santos Dumont, contendo móveis, objetos pessoais, fotos e outros. Ela está situada num belo parque, que possui centenas de árvores, muitas, centenárias. No parque há dois lagos, sendo que no central há um chafariz gravitacional, criado pelo próprio Santos Dumont e que até hoje funciona da mesma forma. No parque também se encontra uma réplica do 14 - Bis e do Uirapuru, uma cachoeira e três pavilhões contando a história da aviação. O Museu de Cabangu foi fundado por Oswaldo Henrique Castelo Branco, e atualmente é protegido pela Fundação Casa de Cabangu.

-14 Bis

  -Localiza-se na praça Bagatelli, no trevo sul - BR 040. Seguindo pela BR 040 em direção ao Rio de Janeiro, entra no trevo.
 
-1º Fábrica de queijo de Santos Dumont

  -Seguir pela BR 499 até o distrito de Mantiqueira. Seguir até a igreja na parte de cima de Mantiqueira. A Fábrica se encontra dentro da propriedade dos Kingma.

-1º Usina Hidrelétrica - Região da Mantiqueira

  -Localizada em Mantiqueira de Cima. Saindo da Praça Cesário Alvim, seguir sentido BR 499 até o distrito da Mantiqueira. Em Mantiqueira seguir para a parte de cima pela rua Agenor Camilo Mendes por aproximadamente 700 m até a frente da Igreja. A usina se encontra dentro de propriedade particular pertencente a família Ringma. O acesso é restrito por estar em propriedade particular.

-Bar A Brasileira

  -Descrição: Localizado à rua Agenor Camilo Mendes, 386 (Mantiqueira de Cima). Saindo da praça Cesário Alvim, seguir sentido BR 499 até o distrito de Mantiqueira. Em Mantiqueira seguir para a parte de cima pela rua Agenor Camilo Mendes. O bar tem mais de 100 anos e mantém-se da mesma forma. Possui propagandas, máquinas e documentos do início do século XX e funciona normalmente.

-Biblioteca Municipal Antenor Ayres Viana

  -Localizada à Rua José Maria Pitella, sem número. Partindo da Praça Cesário Alvim, seguir até a Rua Prefeito José Maria Pitella. Foi criada em 1967. Atualmente possui acervo literário de mais de 10 mil obras registradas e catalogadas, além de acervo completo de materiais de pesquisa e de atualização. A entrada é gratuita. Não abre aos fins de semana e feriados.

-Cachoeira

  -Da praça Cesário Alvim, seguir rua Afonso Pena, rua José Carlos de Paulo, seguir pela BR-499 por 3km, seguindo à esquerda por uma estrada de terra por mais 500m. A entrada é gratuita.

-Cachoeira da Fumaça

  -Descrição: Seguir até o final do bairro Córrego do Ouro sentido Represa. A partir da Ponte Preta, seguir estrada de terra por 20km até Fazenda da Lage. Dali, seguir por trilha, em torno de 1km de descida.

-Cachoeira da Tapera

  -Chegar à BR-040 pelo bairro Graminha e seguir sentido Belo Horizonte. Andar 300m, passando pela ponte e virando à direita, próximo a um trevo. Continuar por estrada de terra por 2km até propriedade particular. Seguir para a corredeira do Tici-tico 5km rio abaixo, pode-se seguir 2 caminhos. Pelo trevo norte, passando pelas cachoeiras do Luiz Cunha e depois Tico-tico, ou pelo bairro Córrego do Ouro, sentido cachoeira Tico-tico, virando a esquerda 500m antes de chegar à Tico-tico. É uma pequena trilha de 2 Km.
Está em propriedade particular.

-Cachoeira em Santos Dumont

  -Seguir a BR-499 até o Museu de Cabangu. Seguir por estrada calçada na sua parte mais declivosa e terra por 4km até a Vila do Engenho. A partir daí, seguir por trilha por aproximadamente 150m.

-Centro Artístico Cultural

  -R. Severiano Rezende, s/n. Saindo da praça Cesário Alvim, seguir a rua Antônio Ladeira até o final, ande mais uma quadra. Dentro do Centro Artístico Cultural funciona o CEFEC (Centro Ferroviário Cultural) que é um centro de atividades culturais ligado a Ferrovia. Funcionam também dentro do Centro: oficina de tapeçaria, artesanato em fita e pintura, o arquivo público da cidade de Santos Dumont, juntamente com seu memorial, além de um salão de eventos (exposições, etc).

-Represa da Ponte Preta

  -Localizada no bairro Ponte Preta, a represa destaca-se como uma opção para o lazer, possibilitando a seus frequentadores realizar várias atividades como caminhada, pesca e acampamento, por exemplo. De setembro à janeiro, a represa encontra-se vazia, porém ainda é possível atividades de lazer no local, como campings, eventos como “Off Road”, etc. A represa é formada pelas águas do Rio Pinho. Dos dois lados há estradas de chão que leva à outros distritos, como Conceição do Formoso, São João da Serra e até mesmo a outro município, como Aracitaba.

-Estação Ferroviária

E. F. Dom Pedro II (1877-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) 
SANTOS DUMONT (antiga PALMIRA)
Município de Santos Dumont, MG
Linha do Centro - km 324,094 (1928)   MG-0180
Inauguração: 01.02.1877
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
-Histórico da Linha: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
-A Estação: A estação de Palmira foi inaugurada em 1877. Era apenas um vilarejo, chamado João Gomes, com poucas casas nessa época, mas cresceu muito com a ferrovia. Em 1890 tornou-se município. Terra da família Santos Dumont, que depois daí saiu para Ribeirão Preto, em São Paulo. Nos anos 30, o nome da cidade foi alterado para Santos Dumont, e também a estação. Dessa estação saem os trilhos do ramal de Piranga - também chamado de ramal de Mercês. A plataforma coberta em frente ao prédio da estação, de onde saía esse ramal, existe até hoje, embora as telhas não sejam mais as originais (segundo Gutierrez L. Coelho, 12/2003). Havia uma parada um pouco mais à frente na linha, junto à fazenda Cabangu, da família Santos Dumont, que tinha o nome da família; com a mudança do nome da cidade, a parada passou a ter o nome da fazenda. (Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Gutierrez L. Coelho, 2003; Pedro Paulo Resende, 2006; Jorge A. Ferreira, 2000-2006; Manoel Monachesi; Nilson Rodrigues).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 -Setembro

   -Dia 29 - Festa do Padroeiro São Miguel

 -Outubro

   -Dia 23 - Data comemorativa mais importante da cidade é 23 de outubro, data que, em 1906, Alberto Santos Dumont voou pela primeira vez com o 14-Bis, nessa data acontecem solenidades no Museu Casa de Cabangu, onde o inventor nasceu e também desfile cívico militar.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS DUMONT

E-mail:

Telefones: (32) 3252-7404 

Sites: http://www.santosdumont.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

Terminal Rodoviário de Santos Dumont-MG

Telefone: (32) 3252-7422

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3251-3639

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3251-3755

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3251-3428

CORREIOS: (32) 3251-2440 

CONSELHO TUTELAR: (32) 3251-2472  

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Alberto Santos Dumont - considerado o "Pai da Aviação"

-Rogério Fróes - Ator

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Santos Dumont

otimo site... sou de santos dumont, e indico sempre pessoas q naum conhecem a cidade para verem o site. PORÉM PESSO Q RENOVEM AS FOTOS POIS ESTAUM MTO ANTIGAS. WWW.CABANGU.COM.BR DESDE JA AGRADEÇO!
Por: AMAURI JUNIOR

sendo filho dessa cidade,onde nasci. Sinto falta dos meus amigos e da própria cidade. torço pelo seu progresso,pois estou sempre ligado no que acontece aí. abraços. carlos.
Por: carlos augusto neves frança

morei perto de santos de dumont em oliveira fortes agora moro em sp
Por: patricia amorim ruffo

Terra de grandes personalidades como: ALBERTO SANTOS DUMONT, o inventor do avião, considerado ´O Pai da Aviação`; JOSÉ AYRES GOMES um dos conjurados mineiros que lutou ao lado de Tiradentes pelo ideal de liberdade; ROGÉRIO FRÓES, ator e diretor teatral, tendo atuado em vários filmes nacionais e novelas da Globo; DARCY MARINO DA SILVA (CICA), jogador de futebol que marcou 12 gools em uma única partida em um campeonato regional, registrado no Guiness Book de 1998; e outros.
Por: Newton Hermógenes Silva

Eu amo esta cidade, temos cachoeiras lindas, sem falar da ponte que é maravilhosa e a tranquilidade de toda cidade do interior como esta.
Por: Amair

nasci e ainda moro em sd.amo minha cidade!as vezes quemmora aqui,não tem idéia de como é umlugar lindo,com muitos lugares bons de se visitar,cachoeiras,fazendas,trilhas,museu...apesar de ser uma pequena cidade do interior,este é o meu lugar...
Por: andreia oliveira

Cidade linda, hospitaleira, assim é S. Dumont. Atualmente moro em Gurupi Tocantins, mas minha família ainda mora em Santos Dumont. Pelo menos uma vez no ano visito minha família, amigos. Um dia voltarei a morar nessa cidade maravilhosa que tanto amo.
Por: Anarlene

cidade pequena linda maravilhosa sou nascido em santos dumont gosto demais da cidade e suas cachoeiras ,cidade de pessoas lindas pessoas corretas desde de 1990 moro em santa isabel s.p. masa nao esqueço esta cidade gostava muito de pescar na ponte preta e na cachoeira luiz cunha e cachoeira da moça as mais que eu ia pescar cidade linda sem comentarios tenho ai minha familia toda irmaos tias e meus lindos filhos que cinto muita falta deles amo eles muito vou vez enm quando ai velos mas as vezes nao da vontade de sair dai mais , gosto demais dai .
Por: mauro de almeida amorim

Pessoas maravilhosa recebem com amor e carinho. Locais impar e com uma tranquilidade unica. Teve seus dias de gloria nos anos 50 e 60 ficando desconhecida com a nova br que não passa mais dentro da cidade.VENHA CONHECER VALE A PENA
Por: EDEN NUNES

A tranqüilidade local para quem vive em capitais onde o stress e inevitável alem de uma população constituída por pessoas educadas e amigas. Para ter um conhecimento do maior inventor brasileiro (SANTOS DUMONT) sua casa hoje transformada em local de turismo onde sonhou e realizou seu sonho. Lá você vai encontrar o melhor queijo do Brasil onde teve inicio a fabricação do famoso queijo do reino conhecido como BORBOLETA. E possível visitar o Cosme Velho onde conheci o primeiro convento de padres, local lindo com muita paz. No quarto deposito vai encontrar trens utilizados no passado como principal transporte do Rio de Janeiro para esta maravilha de cidade. Se você esta sem companhia poderá conhecer sua companheira ou companheiro e curtir mulheres inigualáveis e rapazes educados. Visite SANTOS DUMONT e não vai se arrepender
Por: Eden Nunes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santos Dumont
Fundação:
1889
Altitude:
839m
População:
46.252 habitantes
Área:
639,1km²
Densidade Demográfica:
72,37hab/km²
CEP:
36240-000

Envie seu comentário sobre Santos Dumont