Rio Acima

Rio Acima-MG

Bem-vindo a Rio Acima!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Rio Acima, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Rio Acima, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 740m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.074 habitantes. A área total de Rio Acima é de 228,7km², e sua densidade demográfica é de 35,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Acima-MG é 34300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Rio Acima

eu sou moradora de rio acima a 12 anos pena nao ter nacido ai mais apesar de tudo gosto muito dai
Por: Adrielle

Naci nesta cidade maravilhosa, mas nunca morei ai. Espero um dia adquirir uma casa e ir para morar, desfrutar desta maravilha de natureza que a cidade tem.
Por: Maria Auxiliadora Belchior Dias

Eu conheço em rio acima a pousada do canto que e um lugar aconchegante e otimo pra descansar .e conheço algumas cachoeiras da cidade que vale a pena conhecer.
Por: carol

Por favor verifiquem o trabalho que o CRAT- Centro de Referência Ambiental e Turística, está fazendo a 01 ano em Rio Acima?MG Vale à pena conferir no site: www.crat.com.br Grat, Eliane
Por: Eliane

sou de Rio Acima pena que nao moro mais nessa cidade, toda minha familia ainda esta morando ai.Sempre que posso estou visitando a minha cidade e minha familia é claro sinto saudade bjosss
Por: poliana

cidade lindah...eu achei maravilosa. eu achei ela um máximo a praça linda as fontes .... sítios lindos tudo nessa cidade é maravilhoso
Por: marciele

eu acho rio acima uma cidade maravilhosa morro em santa luzia mais amo ir pro rio acima as cachoeiras são lindas
Por: luciana julia silva pereira

rio acima é uma cidade maravilhoza principalmente as cachoeira e as igrejas
Por: luciana julia

Rio Acima, cidade maravilhosa. Cidade de povo acolhedor, do pastel de Santo Antônio, de lindas cachoeiras. Vamos preservar tudo isso. Não deixemos Rio Acima perder suas tradições/culturas.
Por: lili

Não só conheço Rio Acima como já morei lá dos meus 8 anos até os 16. Estudei na Escola Honrina Gianetti e no Colegio Estadual Santo Antonio. A diretora na época era Nilza Marçal e o secretario era Chiquinho Morgan. Chique não? Mas a minha vontade era conhecer Cocho Dágua, que apesar de ter morado aí não conheci. bjs.Morei na rua Henrique Lages.
Por: maria do carmo bretas evangelista

Adorei a cidade e seu povo, que são amigos e hospitaleiros,suas praças e sua historia, suas majestosas construçoes barrocas,suas lindas cachoeiras e seu gostoso clima tropical, parabens RIO ACIMA MG
Por: Celso Donizete dos Santos

morei em Rio ACIMA entre 8a13anos de idade ai não tinha evoluido tanto assim,amei ver o crescimento da cidade ,que saudade,Rio Acima esta lindissima.Lembro-me de alguns amigos ex:Maria Helena mãe do lalau e familia,Maria de Adão mãe da Brendaly,estudamos juntas no Jatobá lembra saudes tempo que não volta. Dalva
Por: Dalva Maria de freitas

morei 17 anos nesta cidade é um lugar gostoso tranquilo otimo para passear e tambem para morar tenho grandes saudades e recomendo rio acima para suas proximas ferias
Por: IRLANDA DE ASSIS DIAS DA SILVA

de todos os lugares que em minha humilde vida conheci, beleza maior nao encontrei em lugar algum, que em rio acima minha visao se deslumbrou com agraciada paisagem natural. nem o pico da bandeira me chamou tanto a atençao quanto rio acima. posso ate dizer que uma parte de mim de meu coraçao sempre estará ali. um salve cachoeira do viana
Por: arthur mayrinck cunha

adoro chegar no viana e com toda força soltar aquele grito que so quem e de la sabe, oooooo lugar, maria cade voce? isso e uma forma dos campistas se reconhecerem com velhos amigos aventureiros que iam com frequencia se acampar no viana. assim todos se sentiam em casa como uma grande reuniao de familia. a todos um grande abraço e deus os abençoe
Por: arthur mayrinck cunha

NASCI EM RIO ACIMA,E COM 6 MESES DE NASCIDA VIM PARA SAO PAULO.JA ESTIVE AI VARIAS VEZES.PRA MIM O QUE HA DE MELHOR EM RIO ACIMA É A HOSPITALIDADE DO POVO.AS CACHOEIRAS,AS FESTAS.GOSTO MAIS DA FESTA DE SANTO ANTONIO.
Por: MARCIA

morei em rio acima com minha tia maria de lurdes a algunas anos atras tenho muita sauades principalmente da palhada uma cachoeira linda q eu ia direto com meus amigos um lugar com muito verde tudo de bom guando vc for la nao esqueca de visita a palhada um abraco pra todos os amigos
Por: ricardo

Estive na Cidade e fiquei encantado com o aspecto paisagístico, além de saborear de uma deliciosa Lasanha na Pizzaria Trem Bão, onde fui muito bem acolhido. Pretendo voltar à Cidade por ocasião da Festa da Goiaba e visitar as Lindas Cachoeiras - Obras da Criação de Deus!
Por: Alberto Silva Pinheiro

esta cidade é linda ,lugar tranquilo pra se viver adoro minha linda cidade !
Por: jacqueline marques soares de carvalho

lindaaaaaaaa sempre estou la e uma delicia de cidade quem não foi vaaaaaaaaaaaaaaaaa tudo de bommmmmmmmm
Por: simone

nunca visitei sua cidade.mas olhando as fotos fiquei maravilhada com as cachoeiras.com certeza vou visitar.parabens pela maravilha de cidade.
Por: margo

lembranças da minha juventude íamos nadar numa cachoeira ainda não sei se existe.Trabalhei com colegas de trabalho que são nota 10 jamais esquecerei este lugar maravilhoso ainda volto aí..que saudades...
Por: lucimar angélica

uma cidade muito linda e aconchegante cercada de trilhas e cachoeiras vale a pena conferir !!!
Por: Alessandra Félix

AMEI CONHECER A CIDADE DE RIO ACIMA, AS CACHEIERAS SÃO MARAVILHOSAS. E POVO DE LÁ SÃO UM AMOR, PRINCIPALMENTE OS DA POUSADA EM QUE FIQUEI.
Por: RAIMUNDO

ADOOOOOOOOORO!CIDADE LINDA DE SE VIVER,Q PENA Q N MORO DESGRAÇAAAAS ACONTECE
Por: JULIA KAROLINNE

Adoro Rio Acima. cidade bonita ,cheia de cahoeiras e matas.
Por: Elisa Cristina Hermont de Melo

Ao saber que o nosso querido cantor Daniel cantaria em Rio Acima procurei saber sobre a cidade e fiquei encantada com uma cidade com apenas 8... e poucos habitantes com tamanha beleza e graciosidade e nova com apenas 62 anos.Agora pretendo ir conhece-la pessoalmente se Deus quiser.abs e parabéns pela linda Cidade.rita Andrade
Por: Rita Andrade

Informações de Rio Acima

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nascida às margens da chamada Estrada Real que ligava o Rio de Janeiro aos centros mineiros do Estado - Vila Rica (Ouro Preto), Sabara-buçu (Sabará), Santa Luzia...
Em 1717, eram já numerosos os moradores possuidores de escravos, conforme se vê no rol para cobrança dos quintos.
Em 1736, Rio Acima surgiu como povoado em torno de uma capela erguida nas barrancas do Rio das Velhas. Povoado de bandeirantes, mineiradores e comerciantes de tropas experimentou tal florescimento em meados do século XVIII.
Em 16 de Janeiro de 1752, foi a paróquia declarada colativa.
Em 28 de Janeiro de 1773 a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erigida por provisão. Por várias vezes foi suprimida esta provisão, mas em 7 de Abril de 1841 foi restaurada definitivamente.
Em 9 de Fevereiro de1831, Santo Antônio do Rio Acima, recebe o casal imperial, D.Pedro I e D. Amélia Leuchtenberg. Foi um acontecimento marcante e uma das últimas viagens de D.Pedro como imperador do Brasil, pois em Abril do mesmo ano volta para Portugal deixando seu filho no seu lugar.
Em 1 de Junho de 1890 é inaugurada a Estação Ferroviária Central do Brasil e junto com ela, traz um novo impulso econômico à região.
O distrito de Santo Antônio do Rio Acima, nesta época fazia parte do município de Sabará, depois de criado o município de Nova Lima é que passou a fazer parte deste município.
Em 7 de Setembro de 1923 passou a ser denominada como Rio Acima, e em 27 de Dezembro 1948 é desmembrado de Nova Lima. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

28 de Dezembro 

Gentílico:

rioacimense

População:

9.095 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Caminhar pelas ruas e estradas de Rio Acima é respirar história. Suas construções marcam períodos do desenvolvimento da cidade e contam a história de um arraial, que tem como marco inicial a construção do Curralinho, no Alto do Mingu.

Clima:

 

Temperatura Média:

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte  

Limites:

Caeté, Raposos, Nova Lima, Itabirito, Santa Bárbara  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

São Paulo  617 km  BR381, MG030  

Outras:

Distâncias Interestaduais

Destino Distância Como chegar
Brasília  767 km  BR040, MG030
Rio de Janeiro  472 km  BR040, MG030
São Paulo  617 km  BR381, MG030
Vitória  577 km  BR262, MG030

Distâncias Intermunicipais

Belo Horizonte  64 km  BR 040 / MG 030
Nova Lima  14 km  MG 030
Raposos 16 km  MG 030
Sabará  33 km  MG 437,MG 030
Santa Bárbara  109 km  BR 381,MG 030 
 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Fazem parte deste grande livro histórico, construções como – a Fábrica de Cerâmica Morgan ainda em funcionamento, Associação dos Artesãos de Rio Acima, O Centro Social construído pela SAMSA,  Fábrica de Ocre, Casarão dos Viana, Pontilhão, Câmara Municipal de Rio Acima, Casa de Saúde Pedro Gianette, Capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio, as Ruínas da Capela a Caixa D’água, Fazenda Anglogold e a Estação da Cultura (Estação Ferroviária de 1891). 

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Chica Dona

Localizada na divisa entre Rio Acima e Itabirito, mais de 60 metros de altura.
No Condomínio Tangará, seguir cerca de 3 Km até a Taberna Brasil, passar em frente cerca de 500 m pegar estrada da Alcan, seguir à direita por mais 3 Km chega-se no local.

Cachoeira Das Rosas

Localizada a 6km do distrito Cocho de Água.

Cachoeira Mingú 

Localizada na A.P.A. do Mingú, manancial da cidade.

Cachoeira da Sansa

Na área urbana de Rio Acima, encontra-se a cachoeira do Sansa, com cerca de 30m de altura, em afloramento de rochas vulcanoclásticas félsicas do Grupo Nova Lima. Sua coloração é cinza e a granulação fina a média.  

Cachoeira Viana

Mais tradicional da região. São 4 quedas d'água. Chegando em Rio Acima atravessar ponte sobre o rio das Velhas, na praça principal seguir em frente passando ao lado da rodoviária, após a linha férrea entrar à direita (asfalto), seguir por 1 Km sentido bairro Jatobá, passar em frente à Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, seguir mais uns 50 m, entrar à esquerda, atravessar o bairro jatobá, no final seguir por 1 Km chegando na Capela Santa Luzia, bifurcação à direita, vai para Cocho D'agua, a esquerda vai para a cachoeira Viana. A partir daqui você verá placas de sinalização indicando o Condomínio Tangará, chegando na portaria fazer retorno à esquerda, seguir por cerca de 2 Km, chega-se à cachoeira do Viana.  

Casa de Pedra

Acredita-se ter mais de 100 anos. Construída por escravos.

Estação da Cultura (Estação Ferroviária)

Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. 

Ruínas de Igreja séc. XVIII 

Ruínas de uma igreja do século XVIII feita pelos escravos.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA

E-mail: rioacima@uol.com.br

Telefones: (31) 3545-1870 / 1286

Sites: http://www.rioacima.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Telefone (31) 3545-1420

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

 

Rua 28 de Dezembro, 207 - Bairro: Centro
Rio Acima-MG - CEP: 34300-000
 
Telefone: (31) 3545-2176/ 9921-5416  Fax: (32) 3545-2176
 
Obs: Rec. de Firmas e Autenticações.
 
Data Atualização: 18/02/2008 Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.achetudoeregiao.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Acima
Fundação:
1948
Altitude:
740m
População:
8.074 habitantes
Área:
228,7km²
Densidade Demográfica:
35,30hab/km²
CEP:
34300-000

Envie seu comentário sobre Rio Acima