Ressaquinha

Ressaquinha-MG
banner

Bem-vindo a Ressaquinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ressaquinha, fotos, informações, os principais hotéis de Ressaquinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ressaquinha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 1.123m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.490 habitantes. A área total de Ressaquinha é de 193,6km², e sua densidade demográfica é de 23,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ressaquinha-MG é 36270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ressaquinha

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Posto que a história de Ressaquinha como comunidade urbana seja recente, posterior a 1882, os seus primórdios remontam ao final do século XVII. Primeiro é necessário mostrar que a partir da segunda metade deste século o território foi percorrido pelos bandeirantes paulistas, em busca de ouro e pedras preciosas, e outros em busca de índios para seu serviço.
A bandeira principal foi a de Fernão Dias Paes, a qual partindo de São Paulo a 21 de julho de 1674, percorreu o território mineiro de sul a norte, e foi uma bandeira integradora, que fundou Arrais por onde passava. Foi Fernão Dias Paes que possibilitou o povoamento de Minas Gerais. Eis que se descobre o precioso metal no início da década de 1690. Uma plêiade de aventureiros aporta no Rio de Janeiro e via Parati e Taubaté viajaram até as Minas.
O antigo caminho, denominado Caminho Velho dificultava o escoamento do ouro rumo a Portugal e depois a Inglaterra, onde foi financiar a Revolução Industrial. Necessitava-se de um novo caminho. Ofereceu-se para abri-lo Garcia Rodrigues Paes, filho de Fernão Dia Paes. Artur de Sá e Menezes Governador do Rio de Janeiro submeteu ao Rei de Portugal D. Pedro II a proposta em 1698. Possivelmente em dezembro do mesmo ano, ou levando-se em conta a estação das águas, em marco de 1699, o caminho começou a ser aberto.                      
O primeiro trecho foi da Ressaca aos Campos Gerais. Como uma obra desse vulto, necessitava de bases para o descanso das tropas e dos operários, uma dessas bases foi fixada no local denominado Costa da Mina. Ali foram feitas as primeiras semeaduras. E posteriormente transformou-se numa fazenda, a da Costa da Mina.
Antes de ser conhecida como Ressaquinha, seu primitivo nome era Encruzilhada do Campo. Não há um consenso entre os estudiosos a respeito do nome Ressaquinha.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

4.686 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em seu território nasce o Rio Doce, um dos mais importantes rios do país.

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Campos das Vertentes

Limites:

Carandaí, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Senhora dos Remédios.

Acesso Rodoviário:

É cortada pela BR-040

Distâncias:

Da Capital:

154 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESSAQUINHA

E-mail:

Telefones: (31) 3341-1259

Sites: http://www.ressaquinha.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (31) 3341-1341

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (31)  3341-1350    

CORREIOS:
(31) 3341-1238

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ressaquinha

Olá amigos, Estou fazendo um documentário que inclui a Igreja Catolica de Ressaquinha. Como não tenho uma fotografia, estou dolicitando a fineza de me mandar em anexo, uma foto da greja, incluindo o jardim. Agradecido, Marcilio Gonçalves Pereira
Por: Maqrcilio Gonçalves Pereira

ñ só conheço mas moro em ressaquinha um lugar tranquilo maravilhoso amor ressaquinha radicalmente!!
Por: gabriela tiago

cidade pacat mais boa de morar pessoas maravilhosas e acolhedoras festa de nossa senhora da aparecida e exposicao boa de mais venham conhecer suas belezas naturais
Por: leidijane

Adoro passar o carnaval,em Ressaca.Mesmo sendo do Rio de Janeiro.Não só o carnaval,mas quando dá vou em outros feriados.As pessoas são hospitaleiras,e adoro o frio de lá...
Por: maria suely pereira da silva

Adoro passar o carnaval,em Ressaca.Mesmo sendo do Rio de Janeiro.Não só o carnaval,mas quando dá vou em outros feriados.As pessoas são hospitaleiras,e adoro o frio de lá...
Por: maria suely pereira da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ressaquinha
Fundação:
1953
Altitude:
1.123m
População:
4.490 habitantes
Área:
193,6km²
Densidade Demográfica:
23,19hab/km²
CEP:
36270-000

Envie seu comentário sobre Ressaquinha

banner