Quartel de São João

Quartel de São João-MG
banner

Bem-vindo a Quartel de São João!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Quartel de São João e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Quartel de São João.

Informações de Quartel de São João

                 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Quem sobe a serra no sentido Quartel São João já deve ter se perguntado como surgiu este vilarejo que, embora afastado, guarnece de tão hospitalidade e serventia.
Segundo relatos, antigamente o local era cerrado puro, cortado por uma estrada supostamente aberta por bandeirantes, que levava os viajantes ao Rio Indaiá, ao Arassá e à Fazenda do Sr. João Eloy.
Ao lado direito do “corguinho das pedreira” residia “Zuino Carlota” e logo abaixo Pedro Alves, pai de Antônio Alves, vulgo “Toim Alves”, e nas mediações a já aclamada fazenda do Sr. João Eloy.
Ante a religiosidade peculiar da época, as missas eram realizadas diretamente nas fazendas das mediações, sendo que o Monsenhor que as celebravam era levado por conta exclusiva dos fazendeiros da região.
Segundo o que contam os mais antigos, nessas idas e vindas o Monsenhor da época pediu aos fazendeiros João Eloy e Pedro Alves que doassem uma pequena porção de terra onde se construiria uma capela, a fim de que as missas fossem estendidas à todos que residiam na região.
Nesta época, residiam nas intermediações o Sr. João Alvim, Pedro Salvino, Justino, “Zuino da Carlota”, Horácio, “Mane Coco”, “Pedro Cem”, “João Brisa”, “Maria Bananeira” dentre outros.
Feito o pedido, as terras foram doadas à igreja e com ajuda dos que ali viviam foi destocado o cerrado e erguida a primeira capela, feita de barro, madeira e sapé, que até então não tinha como padroeiro São João Batista.
Quanto a São João Batista, esse foi aclamado padroeiro após a construção da capela, tendo-se em vista a devoção dos fazendeiros que doaram as terras para a sua construção que, além do terreno, doaram também uma imagem do Santo à igreja, imagem esta que até hoje guarnece suas dependências.
Como as missas foram unificadas nesta capela, construída nas proximidades da já citada estrada dos bandeirantes, andarilhos e pessoas que não tinham onde morar começaram a freqüentar mais as fazendas que circundavam o templo, onde trocavam serviços por comida e abrigo.
Com a construção de moradias pelos fazendeiros, começou então a surgir um pequeno comércio local, com figuras pitorescas da época como o açougueiro “Nico Cortador”, Vírgilio Tosta e “Juca Tudo”, que foi o primeiro farmacêutico da região, à época mais um curandeiro que se utilizava de raízes para curar os doentes. Outro farmacêutico da época foi Walter Moreira, advindo das intermediações do vilarejo do Gordura.
Um dos primeiros estabelecimentos comerciais que surgiu no local foi a venda do Sr. Bernardes Eloy, onde se comercializava alimentos, bebidas, secos e molhados em geral.
A economia do pequeno arraial, à época, girava em torno da pecuária, engorda de porcos e da agricultura nas lavouras de café e milho.
As negociações se davam por meio da venda ou troca de produtos, sendo muito comum se trocar trabalho por comida e hospedagem.
O beneficiamento de arroz, feijão, café e outros produtos agrícolas era feito pelos vários monjolos¹ que existiam no local, movidos pelas vastas quedas d’águas existentes na região.
A idealização e construção da primeira escola no vilarejo ficou a cargo de Antônio Salvino, pois os estudos à época somente eram ministrados aos filhos dos fazendeiros, que por sua vez pagavam os “mestres” para alfabetizarem seus rebentos no âmbito de suas fazendas.
Com o crescimento do arraial, várias famílias ali se instalaram dentre as quais pode-se citar a Família Ferreira, Família do “Ovídio da Ponte Funda”, Família do “João Ermínio”, Família Líbano, Família Alcântara, Família Cunha, Família Rodrigues, Família Gonçalves, entre outras.
Com o passar do tempo, o arraial foi ganhando vida e se desenvolvendo, chegando ao ponto de ter cinco armazéns, duas farmácias, cartório, açougue, olaria, máquina de descascar (beneficiar) arroz e até uma jardineira² que fazia o transporte dos moradores locais às cidades vizinhas.
Nesta época, os fazendeiros da cercania se juntaram no mês de junho para celebrar São João Batista, com queima de fogueiras, celebração de missa, quermesse³, leilão de prendas dentre outros eventos, festa esta que se perfaz até os dias atuais e que é muito aclamada por todos que ali visitam.
Nesse ponto, acredita-se que a tradicional festa de São João Batista, no vilarejo de Quartel São João, seja até mesmo centenária.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

150 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Nesta localidade, empresas do ramo petrolífero iniciaram no ano de 2010 um trabalho de prospecção de gás natural e, atualmente, os estudos indicam que Quartel de São João esconde uma grande lavra gasosa.

Clima:


Temperatura Média:

22,1º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Cedro do Abaeté
Abaeté
Dores do Indaiá
Serra da Saudade
São GOtardo
Tiros
Martinho Campos

Acesso Rodoviário

BR-262, MG-176, BR-352

Distâncias:

Da Capital:

242 km

Outras:

Dores do Indaiá - 45 km

Quartel Geral - 28 km

Cedro do Abaeté - 18 km

São Gotardo - 35 km

Gorduras - 15 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Festa de São João

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUARTEL GERAL - DISTRITO DE QUARTEL DE SÃO JOÃO

E-mail:

Telefones: (37) 3543–1266

Sites: http://www.prefeituraquartelgeral.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.quartelsaojoao.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3543-1202

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Quartel de São João

E A MELHOR TERRA DO MUNDO A QUARTEL SAO JAO COMO TEM HISTORIAS PARA COMENTAR DE VC TERRA QUERIDA.QUE JUVENTUDE MARAVILHOSA. OBRIGADA POR VC EXISTIR TERRA QUERIDA..........
Por: ANTONIO CESAR DE ARAUJO

Nasci em Quartel de São João, mas mudei para Dores do Indáia e hoje resido em Betim, eu tenho muita vontade de visitar minha cidade, sinto muita saudade de voltar lá de novo porque a última vez que estive lá foi no ano de 2000. Quando eu voltar aí vou tirar fotos e mando para vocês. Gostaria de me corresponder com quem conheceu Quartel de São João, meu e-mail: [email protected]
Por: Marcio João

passei parte da minha infancia no Quartel s joao,foramos melhores anos de minha vida.Há 50 anos mudei de lá, fico com mt vontade de voltar.Meu pai foi farmaceutico de la, Walter de paula moreira, ainda voltarei a beber a melhor agua de minas gerais.abraços a tds.Muitas saudades.
Por: jésus de paula moreira

Parabens a todos quartelenses! Pela bela festa que organizam, mudei de la, ha (era pequeno) 45 anos, que saudades, do grupo escolar, a loja do Lauro, a venda do Antonio Cunha, o Salvino castrando cavalo, o pessoal do Dine, o trator do Ze cunha, do pessoal do wandelino, os cachaceiros da Boa vista o caminhão leiteiro (geraldinho Fuleira)que ia pra Dores pela estrada do Araçá, das professoras Fia, Irene do Salvino, Maria Antonia, Zizi,da fogueira de Sao Joao, onde o Joao silva fazia da fogueira uma churrasqueira, hj so restam as saudades mas na proxima vez que ir a Dores estarei por ai.Resido em SP., mas quase todos dias navego por ai. A todos, muitas felicidades e boa festa.
Por: maurilio alves

tenho muitas saudades do Q são joão porque fui criado no araçá bem pertinho dila
Por: paulo mourão

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quartel de São João

Envie seu comentário sobre Quartel de São João