Prudente de Morais

Prudente de Morais-MG
banner

Bem-vindo a Prudente de Morais!

banner

As melhores pousadas em Prudente de Morais podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Prudente de Morais

                  

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Dentre os habitantes mais antigos, ainda há quem chame o lugar de Lagoa do Cercado, como foi conhecido durante anos. Existem duas versões para o nome. A primeira conta que o bandeirante João Leite da Silva Ortiz, provável proprietário das terras, tinha sua residência próxima à lagoa protegida por um cercado.
A segunda versão conta que um dos seguidores de Fernão Dias Paes Leme, o bandeirante Antônio Barbosa, teria sido expulso da expedição. De temperamento aventureiro e irrequieto, bandeou-se para aqueles lados, construindo uma pousada perto da lagoa e um cercado para bois.

Significado do Nome:

O nome atual da cidade é uma homenagem ao primeiro presidente civil da república. A região é conhecida desde o tempo das Bandeiras como Lagoa do Cercado. Nela foi inaugurada, em 1896, uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. 

Aniversário da Cidade:

01 de Março

Gentílico:

prudentino

População:

10.181 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma cidade linda e muito gostosa, tem um amanhecer preguiçoso, do tipo de quem está em ferias procura.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

-Máximas de 32º C 

-Mínimas de 11º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia Fernão Dias - BR-381

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites:

Funilândia, Sete Lagoas, Capim Branco, Matozinhos.      

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 64,10 km
-Brasília/DF - 682 km
-São Paulo/SP - 644 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Atrativos Naturais

  -Os maiores atrativos turísticos de Prudente de Morais são as grutas, e a melhor forma de conhecê-las é à maneira dos antigos bandeirantes, andando por caminhos indicados pelos moradores.
A região tem ainda belas lagoas e cachoeiras, com destaque para a Cachoeira das Perobas, a Lagoa do Cercado, as Lapas da Escrivaninha e a Gruta Mato Seco.

-Igreja Matriz de Santo Antônio

  -A paróquia possui cinco comunidades as de Sant′Ana, São Geraldo, Nossa Senhora de Lourdes, São João e Santa Luzia.

-Lagoa do Cercado

  -Uma das histórias, conta que as terras do município, em epoca colonial, pertenceram ao bandeirantes JOãO LEITE DA SILVA ORTIZ, que possuia perto da Lagoa da Cidade uma residência. Lá construiu um "cercado", daí o nome antigo do lugar, que perdurou por muitos anos; LAGOA DO CERCADO.

-Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1996)
PRUDENTE DE MORAIS
Município de Prudente de Morais, MG
Linha do Centro - km 672,000 (1928) - MG-0519
Inauguração: 14.09.1896
Uso atual: estação da FCA - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Prudente de Morais foi inaugurada em 1896, na localidade de Cercado ou Lagoa do Cercado. Pelo que consta, a estação sempre teve o nome do presidente Prudente de Morais, que governava o País, na época. É ainda uma estação operacional da FCA (2009). Há ali ainda um chafariz - muito comuns na linha do sertão da EFCB, onde água potável era escassa. A não ser a torneira, que agora é de plástico - fico imaginando a torneira fundida em bronze, que muito tempo atrás o adornava - este chafariz está tal e qual foi construído, há mais de um século. A placa da restauração de 1989 - já está necessitando de uma nova restauração, pois são visíveis os pontos atacados por cupins, resíduos de pombos e danos na pintura. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A religiosidade de seu povo, suas festas e danças populares são eventos que ainda resistem como parte da autêntica cultura das pequenas cidades mineiras. Uma boa surpresa para quem conhecer a cidade é o artesanato de Wagner de Freitas. Transformando o ferro, a madeira e outros materiais, é uma referência em Prudente de Morais. Os móveis e objetos do artista trazem na alegria de suas cores e em técnicas diversas, uma releitura do cotidiano.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRUDENTE DE MORAIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3711-1212

Sites: http://www.prudentedemorais.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3711-1399

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR: (31) 3711-1520
     
E-mail:
[email protected]

VIGILÂNCIA SANITÁRIA:
(31) 3711-0203
     
E-mail:
[email protected]

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.cnm.org.br

-www.estacoesferroviarias.com.br

-http://connhecer.tur.br

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Prudente de Morais

cidade de muitas lembranças;me deixa cheia de saudades.Amo a todos que ai vivem. È simplesmente uma cidade acolhedora.
Por: dirlene claudia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Prudente de Morais

Envie seu comentário sobre Prudente de Morais