Paraopeba

Paraopeba-MG
banner

Bem-vindo a Paraopeba!

banner

As melhores pousadas em Paraopeba podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Paraopeba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 733m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.995 habitantes. A área total de Paraopeba é de 627,0km², e sua densidade demográfica é de 31,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paraopeba-MG é 35774-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paraopeba

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo uma antiga lenda, o capitão Marques, militar português donatário da sesmaria onde hoje se localiza a cidade, foi atacado por uma onça e prometeu a Nossa Senhora do Carmo erguer-lhe uma capela caso fosse salvo. A existência do arraial, formado em torno desta capela é a prova do milagre da Santa. O antigo nome Nossa Senhora do Carmo de Tabuleiro Grande foi resumido para Tabuleiro Grande (que quer dizer cerrado), e, em 1912, passou a se chamar Vila de Paraopeba. Só em 1938, o município ganhou seu nome definitivo, que em tupi significa rio de águas rasas.
Ao final do século XVIII, Paraopeba passou a ocupar-se da agricultura e da criação de gado. Em 1968, destacou-se como pioneira da indústria têxtil em Minas, com a criação da Companhia Cedro Cachoeira. A cidade é lembrada também por ser a terra natal da cantora Clara Nunes, que encantou todo o Brasil com sua bela voz. 

Significado do Nome

Seu nome é de origem tupi e significa "mar azul achatado", através da junção dos termos pará ("mar"), oby ("azul" ou "verde") e peb ("achatado").

Aniversário da Cidade

1º de Junho

Gentílico

paraopebense

População

22.751 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com um natureza exuberante, e muito próximo a capital, Paraopeba e um excelente ponto de negócios.

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Caetanópolis, Sete Lagoas, Curvelo

Acesso Rodoviário

BR-040

 

Distâncias:

Da Capital:

103 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Florestal do IBAMA

A Estação Florestal de Experimentação (EFLEX) foi criada em 1952, com área de 200 hectares, onde são executados serviços de pesquisa, experimentação e educação ambiental. A Estação atua na conservação do cerrado, na recuperação de áreas degradadas e na reprodução de mudas, apresentando aproximadamente 100 espécies de cerrado e de mata. Algumas das espécies são a aroeira, o gonçalo, o jatobá, a cagaiteira, a peroba rosa, o pequi, de difícil produção, e também possui espécies de pau-brasil e mogno, com aproximadamente 24 anos de cultivo.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAOPEBA

E-mail:

Telefones: (31) 3714-3714

Sites: http://www.paraopeba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3714-1770

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (31) 3714-3939

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paraopeba

É minha terra. Talvez com a mínima atração turística e o mínimo caso político, passe por alto por interessados mas é um lugar amável, acolhedor e seu povo (sou suspeito falar)mas é muito fino e tem um carisma fantástico. A culinária é a melhor e muitos viajantes jejuam até chegar ali: trpeiro, tutú de feijão, frango com quiabo, queijos, doces, carnes e principalmente a linguiça suína pura. É desejável. Estou em São Paulo há 13 longos anos. Vou sempre ali porque a saudade dói demais, sô. Um abraço
Por: Adalberto Miranda

não conheço mas tenho muita vontade de conhecer gostaria de ver fotos da floresta nacional de paraopeba sou uma futura bióloga e me enteresso muito por esse tipo de imagem.
Por: aline franciele freitas

nasci e mecriei la em paraopeba cidade de gente hospitaleira e bonita vale a pena conhecer e com certeza se apaixonar pela beleza da natureza e da deliciosa culinaria mineira
Por: dulce vania pereira da silva

Moro em BHte, e o último carnaval passei em Paraobeba, adorei... e pelo visto o próximo tbm será, um feriado ótimo com muita festa, curtição, tranquilidade e confiança de que volto para casa inteira.
Por: Cíntia Oliver

Tenho o maior orgulho de viver em Paraopeba , terra de grandes nomes nas artes e na política.Terra hospitaleira de gente amiga e pacata.
Por: josé amarílio de Araújo (mura)

TODOS OS MEUS AMIGOS SÃO DE Pba,ATÉ A ÁGUA DE PARAOPEBA É DIFERENTE TUDO DE BOM1 VISITE.
Por: DODÔ

Paraopeba-MG sempre se destacou por ter um Povo acolhedor,Recepitivo,e de ótimo Paladar ao Bom Tempeiro pode se dizer que o verdadeiro Tempeiro mineiro nasceu aqui,com Bons Restaurantes,o Famoso Feijão Tropeiro servido nos Bares da cidade,a Linguiça da Bete Ponto de parada obrigatório as margens da BR 040 ,Paraopeba-MG com Grandes expectativas economicas e Financeira,Produtora do Melhor tecido do Brasil,e com uma forte agricultura vamos rompendo Barreiras,Terra onde se extrai Ardósia de Matacão e se beneficia com Qualidade. sejam Bem Vindos
Por: Wagner Teixeira(Vaguinho da Rádio)

Essa cidade q eu amo tanto foi onde nasci e onde vivo ! onde quase todos se conhecem, uma cidade otima de viver!! =D
Por: Jhad Francielly

Sou nascido e criado nesta tão sofrida, mas também tão amada e, desejada por todos nós paraopebenses. Cidade maravilhosa é esta em que vivemos. Cidade mais hospitaleira do que a nossa, jamais. Culinária invejavel. Amo de paixão e, espero um dia ve-la ainda mais bela e, bem cuidada e, principalmente bem administrada. Abraços deste que ama a todos.
Por: José Cláudio Gonçalves

Uma das opções da cidade, é praticar caminhadas por entre as paisagens predominante de cerrado, que cercam toda a região.
Por: Joélcio

Uma ótima opção para quem curti caminhadas, é aproveitar as trilhas cercadas de vegetação de cerrado para se exercitar e sentir o ar puro.
Por: Joélcio

ñ eu ñ conheço ainda mais se td der certo em breve vou conhecer**
Por: robson de p antunes

a carne fresca e o peixe são maravilhosos.além de pessoas agradáveis com excelente hospitalidade e amizade. Com um natureza exuberante, e muito proximo a capital, Paraopeba e um excelente ponto de negócios.
Por: ines de freitas

tenho uma irma que mudou-se para a cidade de Paraobeba e por telefone me falou das belezas naturais da localidade que me dispertou muito a curiosidade, pois desenvolvo no VALE DO GRAMAME atraves da CHP-ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO praticas do turismo sustentavel com trilhas ecologica e rurais. abraços para todo o Pessoal do estado do Pará e em especial para a cidade de Paraopeba.
Por: IVANILDO SANTANA DUARTE-VALE DO GRAMAME

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraopeba
Fundação:
1911
Altitude:
733m
População:
19.995 habitantes
Área:
627,0km²
Densidade Demográfica:
31,89hab/km²
CEP:
35774-000

Envie seu comentário sobre Paraopeba

banner