Pará de Minas

Pará de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Pará de Minas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pará de Minas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pará de Minas.

A cidade de Pará de Minas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 791m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 73.636 habitantes. A área total de Pará de Minas é de 552,6km², e sua densidade demográfica é de 133,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pará de Minas-MG é 35660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pará de Minas

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Na boca do Oeste de Minas, região Metalúrgica, fazendo fronteira com a do Alto São Francisco, fica o município, com 588 quilômetros quadrados de área. Seu território é acidentado, com elevações marcando o final do maciço Espinhaço. A 796 metros de altitude, a sede dista 76 quilômetros de Belo Horizonte, pelas BR-262 e MG-148. Pólo industrial em formação, com área selecionada para um Distrito industrial. Sua Igreja Matriz se destaca pela moderna e original arquitetura. O seu surgimento está ligado ao deslocamento de aventureiros e bandeirantes pelo interior de Minas Gerais, à procura de ouro e pedras preciosas, nos fins do séc. XVIII. O clima ameno e a abundância de água se constituíram num atrativo para que os caçadores de riquezas e comerciantes transformassem o local num ponto de parada, com destino a Pitangui ou Mateus Leme. Primeiramente, veio e fixou residência o mercador português Manuel Batista, conhecido pelo apelido de Pato Fofo. O assentamento de outros aventureiros e mercadores deu origem ao Arraial de Patafufo que, em 1846, foi elevado à condição de distrito. Em 1859, o crescimento da região culminou na construção do prédio da Câmara Municipal e cadeia pública, possibilitando a instalação da vila do Pará, nome que a cidade conservou até 1921, quando passou a se chamar Pará de Minas.O município do Pará foi suprimido pela lei nº 1.889, de 15 de julho de 1872. Posteriormente, foi restabelecido, desmembrando-se de Pitangui em 1874.  

Significado do Nome

Devido às injunções políticas da época. 

Aniversário da Cidade

20 de setembro

Gentílico

paraminense

População

84.252 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

No setor econômico, o Município se destaca no seguinte segmento: Produção Agropecuária e Agronegócios: exerce grande influência na economia local. O setor primário se sobressai pela significativa produção de aves e suínos e pela produção de leite e seus derivados. Pará de Minas é a 1ª cidade do Estado de Minas Gerais na produção de frangos, a 2ª na produção de suínos e a 4ª cidade produtora de hortifrutigranjeiros, com destaque para a produção de tomate, pimentão e abóbora.

Clima 

Ameno e úmido

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até Betim e depois BR-262

Localização

Central

Limites

São José da Varginha
Onça de Pitangui
Igaratinga
Itaúna
Mateus Leme
Florestal
Esmeraldas 

Acesso Rodoviário

BR-262, BR-352, MG-431, MG-060

Distâncias:

Da Capital:

86 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Serra da Santa Cruz

Formação montanhosa que abriga, em seu topo, o Cristo Redentor, Oferece vista panorâmica da Cidade

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade do Pará

Construção Moderna

Museu Histórico Documental Fotográfico e do Som

Localização: Rua Manoel Batista, 51, Centro

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARÁ DE MINAS

E-mail:

Telefones: (37) 3233-5600

Sites: http://www.parademinas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3231-3498

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pará de Minas

eu nao moro em para de minas e tambem nao a conheço mas pelo que me falem e egora vendo o site e uma cidade maravilhosa sou louca pra conhecer a ciade adorei a cidade ta de parabens,ainda tenho esperanças que vou conhecela. parabens a todos de PARA DE MINAS que voces continuem assim que a cidade vai mais alem beijos para todos
Por: deisiane

eu moro em para de minas e amo essa cidae de coraçao...nao tem lugar melhor para se morar e criar a sua familia..sao poucos os lugares que podemos dexar nossas crianças brincarem na rua e aqui na minha cidade isso aconteci..crianças brincam na rua pessoas sao amigas,a populaçao é amiga...somos todos aqui uma familia amo minha cidade!!!
Por: julia

adoro para de minas é uma cidade muito bonita e nao tem muitas violencias tem muita gente bonitas incluzives os rapazes beijos para todos de para de minas
Por: danubia

Cnheço Para de minas muito bem... Pois morei la por tres anos... So posso dizer que é uma cidade cheia de vida, alegree de uma beleza , que nao sei explicar. Tem o cristo que é o ponto primordial da cidade,a paisagem é davero encantada! Resumindo so sei que quando tornarei pro Brsil é la que vou morar. Estou a dez anos na Italia e nao vejo a hora voltar. Um abraço a todos os Paraminenses e vcs que estar divulgando a cidade.
Por: GESSICA BRISLEY

cidade maravilhosa,gente hospitaleira.A serra do Cristo é de uma visão privilegiada p quem tem disposiçao p subir os mais de 500 degraus.
Por: marilucy

conheci a cidade por causa de um romance que tive,fui parar ai sem conhecer ninguem, e nada.Apaixonei-me a primeira vista,o povo acolhedor,simpatico,humilde,muito bacana mesmo,os lugares incriveis,a boate maravilhosa,os bares chiqueressimos.Tudo ai e bacana.Moro em Ipatinga a 320km de distancia,mais sempre que posso vou ate ai. Acho que nasci ai em outra vida pois considero para de minas como minha cidade natal.
Por: ana luiza

para de minas, é o lugar melhor de se viver, tranquilo um lugar de classe, uma cidade limpa organizada, infelizmente nao moro mais lá,mais um dia voltarei me espere para de minas amo esta cidade.
Por: silvia

ola a ciade de para de minas e un otimo lugar para passa um bom fim de semana !!dj adilson de ibia
Por: adilson

conheco so por fotos mais e linda sonho em conhece a cidade.parabes pela cidade linda.toritama pernanbuco
Por: maria solange

MOREI NA CIDADE 15 ANOS, HOJE MORO EM CAETE, MAS JAMAIS CONHECI CIDADE MELHOR DO QUE PARA DE MINAS. AS PESSOAS SÃO BACANAS E HOSPITALEIRAS. AMO PARA DE MINAS. FOI O MOMENTO MAIS ESPSCIAL EM MINHA QUANDO MOREI EM PARA.
Por: DANIELLE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pará de Minas
Fundação:
1874
Altitude:
791m
População:
73.636 habitantes
Área:
552,6km²
Densidade Demográfica:
133,25hab/km²
CEP:
35660-000

Envie seu comentário sobre Pará de Minas

banner