Olaria

Olaria-MG
banner

Bem-vindo a Olaria!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Olaria, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Olaria, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 912m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.071 habitantes. A área total de Olaria é de 178,9km², e sua densidade demográfica é de 11,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Olaria-MG é 36145-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Olaria

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras dos atuais municípios de Olaria, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Bom Jardim e Rio Preto, foram habitadas primeiramente por índios das tribos dos Pitás, Purys, Cachinés e Coroados, até que, por volta do ano de 1700, chegassem os brancos que constituiriam as famílias pioneiras (Rodrigues, Paula, Duque, Moreira, Almeida, Pires, Pereira, Alves, Mello, Oliveira, Delgado, Cunha, etc), no povoamento definitivo e exploração destas terras dedicando-se, primeiramente, à mineração e depois à agropecuária.
No século XVIII, surgiram os arraiais de Conceição de Ibitipoca, Dores do Rio do Peixe(hoje Lima Duarte) e Rio Preto, pertencentes ao Município de Barbacena.

Trecho da Estrada Real

Os caminhos que ligavam estes arraiais aos centros do poder eram as Estradas Reais: uma partia do povoado de Dores do Rio do Peixe(hoje Lima Duarte), passava por onde hoje temos Olaria, São Domingos da Bocaina e Santana do Garambéu, fazendo uma ligação dessa região com a sede da Comarca do Rio das Mortes, a cidade de São João Del Rei, no Caminho Velho. Uma outra, ligava Dores do Rio do Peixe à Barbacena, no Caminho Novo, passando por Conceição e Santa Rita de Ibitipoca.
Outra via de acesso era a que partia de Conceição de Ibitipoca passava por Rancharia e Várzea do Brumado, cruzava o rio Rosa Gomes, passava por onde hoje temos Olaria, unindo-se, neste ponto a Estrada Real. Seguindo, transpunha o rio do Peixe e as Serras das Voltas e Negra, até o rio Preto, avançando em direção a Valença, até o Rio de Janeiro. Esta era apenas uma trilha utilizada clandestinamente como rota de tráfico de ouro, no século XVIII, sendo reconstruída pelo governo imperial nas primeiras décadas do século XIX.
As Estradas Reais e suas variantes e subsidiarias contavam, de léguas em léguas, com ranchos para descanso dos viajantes. No final do século XVIII, um destes foi construído entre os rios do Peixe e Rosa Gomes, no ponto de encontro das estradas acima mencionadas.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico


População

1.981 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Olaria é uma cidade pacata com um povo hospitaleiro, localidade tranquila rodeada de montanhas, um lugar aconchegante. Vale a pena conhecer!

Clima


Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Rio Preto

Acesso Rodoviário

BR-040 e BR-267

Distâncias:

Da Capital:

280 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Areal

Com taxa e horário de visitação livre, seu acesso se dá pela estrada de São Domingos. Pegar a estrada sentido São Domingos do lado esquerdo existe a saída p/ Olaria cerca de 3 Km tem uma bifurcação, seguir à esquerda por mais 4 Km.
 
Construções Históricas

Há no município 4 construções históricas datadas de 1900 a 1913. Localizam-se na região central da cidade, perto da prefeitura. São propriedades particulares. Pode ser feita visitação, desde que marcado com antecedência na prefeitura. Falar com o Gilmar Eustáquio.

Prainha do Artur

Rio do Peixe. Espaço de areia à beira da Br267, onde os moradores locais visitam. Horário de visitação livre.

Senhor dos Passos

Serra onde se localiza uma imagem conhecida como Senhor dos Passos. A comunidade tem como tradição rezar junto a esta imagem e celebrar uma missa anual neste local. Horário de visitação livre.
 
Serra das Flores

Esta Serra destaca-se por sua bela paisagem e sua rara flora. Acesso pela Estrada das Voltas. Horário de visitação livre. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Abril

- Aniversário da Cidade: A data da emancipação político-administrativa é 1o de março, mas devido à proximidade do carnaval a festa é realizada em data posterior, em abril.

  Junho

- Festa de Santo Antônio: Com a tradicional procissão das imagens, reunindo mais de 20 imagens dos padroeiros e padroeiras das comunidades rurais do município. E ainda, quadrilha, comidas e bebidas típicas da época.

 Setembro

Gincana Municipal: Acontece em data móvel. É uma divertida competição esportiva, cultural e de muita brincadeira, entre equipes do município.

 Outubro

- Festa da Criança: no dia próprio(12 de outubro). Muita diversão com palhaços, brincadeiras, etc.

- Concurso Garota Puro Êxtase: Realizado em data móvel, objetiva escolher a jovem que representará a beleza, a simpatia e o charme da mulher olariense.

 Dezembro

25 - Folia de Reis: de 25 de dezembro a 6 de janeiro: Vários grupos percorrem o município durante estes dias, visitando os sítios, as fazendas e os povoados. No dia 6 de janeiro, na cidade de Olaria ou em alguns povoados acontecem a “entrega de reis”, em clima de muita festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLARIA

E-mail:

Telefones: (32) 3288-1112

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3288-1149

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Olaria

gostei das fotos , a cida de de OLARIA deve ser muito bom de estar
Por: amilton natal de lima

Eu nasci e vivi em Olaria até os 12anos,moro em são jose dos campos.Olaria é uma pequena cidade onde em um dia você pode apreciar a simpatia e a tranquilidade,a paisagem e a gostosa comida mineira.
Por: jose jacinto de souza

olaria mg e lugar para descansar, passeio a cavalo ,festas tipicas, lindas cachoeiras e um povo maravilhoso tem lugares para fazer passeios de moto treal rally e mulheres bonitas
Por: ari da silva

Consegui comprar um pedaço de terra em Olaria, agora vamos construir. Estou muito feliz por esta conqquista.
Por: Iran da Hora

Exelente e pacata cidade,com grande potencial para turismo ecológico e de aventura,cavalgadas,muitas cachoeiras e cascatas de serras com areias de cristais de quartizo exelentes para se energizar (esoterismo),canioismo,embora com poucas opções de hospedagem no centro urbano, devido a conhecida hospitalidade mineira,não é difícil se conseguir acomodar-se com simplicidade nas propiedades rurais de relevo,fauna e flora surpreendentemente interessantes.
Por: MAGNO RODRIGUES MONTEIRO

conheci olaria quando ia com meu pai no sitio do meus amados tios juaquin e nene e primos .amo olaria sempre que posso eu minha esposa e meus filhos vamos ai olaria e td de bom um dia espero morar nesta cidade linda abraço
Por: adilson aparecido de olivrira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Olaria
Fundação:
1962
Altitude:
912m
População:
2.071 habitantes
Área:
178,9km²
Densidade Demográfica:
11,58hab/km²
CEP:
36145-000

Envie seu comentário sobre Olaria