Matozinhos

Matozinhos-MG
banner

Bem-vindo a Matozinhos!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Matozinhos, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Matozinhos.

A cidade de Matozinhos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 812m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.690 habitantes. A área total de Matozinhos é de 253,6km², e sua densidade demográfica é de 113,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Matozinhos-MG é 35720-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Matozinhos

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das  Gerais

Circuito Turístico das Grutas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Da fundação da cidade no século XVIII, Matozinhos conserva algumas igrejinhas e a sede da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, no estilo colonial mineiro. A Fazenda Jaguara, fundada em 1724, é um dos mais importantes estabelecimentos rurais do período. Um belo casarão se encontra na propriedade, com casa de agregados, dependências de marcenaria, carpintaria, engenho, moinho d`água e galpões. Uma grande relíquia ainda se impõe no lugar: as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Jaguara, uma das poucas obras totalmente atribuídas ao mestre Aleijadinho - da construção ao acabamento - da qual apenas a fachada ainda resiste de pé. Ainda nas terras da fazenda, em meio à densa vegetação do alto da colina, vê-se um castelo construído no início do século passado pelo inglês George Chalmers. A região oferece hospedagem em um excelente hotel-fazenda, que leva o mesmo nome: Jaguara. Dentro do território montanhoso de Matozinhos, está o Pico da Roseira, com 1.011 metros de altitude, o ponto mais elevado da região, onde se encontra também a nascente do Ribeirão da Mata.

Significado do Nome:

A cidade surgiu em torno da Igreja Senhor Bom Jesus do Matozinhos, padroeiro do lugar, logo após sua imagem ter sido encontrada nas ruínas do acampamento da bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco.

Aniversário da Cidade:

23 de Agosto

Gentílico:

matozinhense

População:

32.973 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Matozinhos é uma cidade muito aprazível, com gente acolhedora e feliz. Ótimo lugar pra passear, descansar e morar. Conhecer Matozinhos é um privilégio.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR:  

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Capim Branco, Esmeraldas, Baldim, Jaboticatubas, Funilândia.

Acesso Rodoviário

MG-10 

Distâncias:

Da Capital:

47 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O grande atrativo de Matozinhos é a riqueza arqueológica e espeleológica formada de rochas calcárias, como as grutas Cerca Grande, Poções e Ballet. Nesta última, há o Ritual da Fecundidade, um painel de pintura rupestre impressionante, com ilustrações vívidas dos homens e mulheres que habitavam a região na pré-história. A Lapa da Cerca Grande é o único sítio arqueológico no Brasil tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui o maior conjunto de arte rupestre da região e sua aparência se destaca na paisagem. Julguei ter diante de mim as ruínas de um vetusto palácio de gigantes e meus olhos demoraram-se na contemplação, afirmou, admirado, Peter Lund, o renomado cientista dinamarquês que descobriu o tesouro escondido na região. A gruta possui sete entradas e treze janelas. A formação contém três séries de grutas diferentes e na base do monte encontram-se várias cavernas. Cinco delas mostram registros de ocupação humana, com suas 302 figuras rupestres coloridas. No complexo, foram descobertos outros vestígios arqueológicos, como um esqueleto em posição sentada com a cabeça entre os joelhos, e também evidências de uma cultura indígena, considerada pelos cientistas como a mais antiga da região.

Principais Pontos Turísticos:

Fazenda da Jaguara

Sede do chamado Vínculo da Jaguara, que se constitui em um dos mais extraordinários e importantes estabelecimentos rurais do período colonial. Lá encontram-se, além da sede, casa de agregados, dependências de marcenaria, carpintaria, engenho, moinho d`água, galpões, cachoeiras e as ruínas de uma das poucas obras completas do Aleijadinho, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Ainda na fazenda em meio uma vegetação densa, no alto de uma colina, destaca-se um castelo, construído no início do século, pelo então proprietário da fazenda, o inglês George Chalmers.

Gruta do Balet - Sítio Arqueológico

Este sítio arqueológico é de grande interesse para o estudo dos grupos primitivos que habitaram a região. Considerado um dos mais importantes do país, principalmente por suas pinturas que formam um conjunto de beleza rara e uma fonte de estudos para os pesquisadores. As pinturas estão todas situadas sobre o paredão à direita de quem entra na lapa, tendo como o maior destaque o conjunto cênico denominado Ritual da Fecundidade.

Lapa da Cerca Grande

A Lapa da Cerca Grande é o sítio arqueológico mais importante da região de Matozinhos. Sua aparência impressionante destaca-se na paisagem. O pai da paleontologia brasileira Dr. Lund, em 1835, descreve ao deparar com Cerca Grande: Julguei ter diante de mim as ruínas de um vestuto palácio de gigantes e meus olhos demoraram-se na contemplação de uma série de altas arcadas escavadas na asa esquerda, como se esperasse descobrir aí, os vestígios de seus habitantes misteriosos. Trata-se de uma ampla gruta com 2 km de comprimento, com sete entradas e treze janelas (aberturas para luz externa). A missão Franco Brasileira realizou estudos das pinturas rupestres de Cerca Grande e constatou, em várias cores, 302 figuras, sendo que em um único painel foram encontradas 125. Também descobriu-se vários vestígios arqueológicos como a de um esqueleto em posição sentada com a cabeça entre os joelhos. Numa de suas grutas, foram encontradas evidências positivas de uma cultura indígena pré-cerâmica (Complexo Cerca Grande), considerada atualmente pelos cientistas como a mais antiga da região. A formação contém três séries distintas de grutas e na base do monte encontram-se várias cavernas. Cinco delas mostram sinais evidentes de ocupação humana.

Poções

Sítio arqueológico de grande interesse não apenas pelo estudo de pinturas como também pelo meio em que está inserido, estando próximo de várias outras grutas como a do Ballet. Sua exposição para o nordeste permite a penetração do sol com facilidade no período da tarde, clareando suas pinturas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATOZINHOS

E-mail:

Telefones: (31) 3712-4144

Sites: http://www.matozinhos.mg.gov.br/sitenv/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3712-1235

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Matozinhos

não conheço ainda, mas irei conhecer por meio de uma viagem acadêmica com a minha escola Centro Educacional Leonardo da Vinci. Eu acho que irei adorar a região. Lá parece ser tão lindo!
Por: Mandii :)

conhece matozinhos e as fotos estao bem dezatualizadas... A CIDADE JA ESTA BEM MAIS CAIDINHA!! BEJO
Por: daniele diniz

Morei varios anos em Matozinhos,adoro estou no Paranar com Saudades
Por: Rosa Alice

Matozinhos é uma cidade muito aprazivel, com gente acolhedora e feliz. Ótimo lugar pra passear,´descansar e morar. Conhecer Matozinhos é um privilégio.
Por: Mirtes E.Pinheiro

linda cidade que ja conheci de gente bonita e honesta quesaudade da minha LINDA CIDADE MATOZINHOS GUARDO SAUDADE AQUE NAO TENHO DE OURO PRETO MG ADORO ACIDADE MATOZINHO JOANA OURO PRETO MG
Por: joana

a melhor cidade do mundo ja morei ne mato zinhos 10 anos mas agora moro ne goias saudades da cidade mais bela do mundo te amo matozinhos
Por: Cassio balbino

nasci nesta cidade linda,hoje vivo em florianopolis sc,mais jamais esquecerei essa cidade maravilhosa amo matozinhos.................
Por: carlos henrique torres

nao sonheço mas pretendo conhecer se for posive =)
Por: NAIARA ALVES DA SILVA

gostaria de conhecer mais a cidade porque todos falam que e uma linda cidade
Por: terezinha marcia da costa

Matozinhos é tudo de bom.Estou querendo conhecer a gruta irmãos Piriás dizem que muito linda. se vc conhece me fala como chego nela. Agradeço deste já, depois vou mandar umas fotos que tenho da cidade. Atualmente estou ficando no sitio em Capim Branco. Amei essa região estou indo para o jubileu.
Por: jak

É BOM SABER QUE MINHA QUERIDA CIDADE ESTÁ FICANDO CADA DIA MELHOR
Por: LUANA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Matozinhos
Fundação:
1943
Altitude:
812m
População:
28.690 habitantes
Área:
253,6km²
Densidade Demográfica:
113,13hab/km²
CEP:
35720-000

Envie seu comentário sobre Matozinhos