Lima Duarte

Lima Duarte-MG
banner

Bem-vindo a Lima Duarte!

banner

As melhores pousadas em Lima Duarte podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Lima Duarte, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 728m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.043 habitantes. A área total de Lima Duarte é de 850,4km², e sua densidade demográfica é de 17,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lima Duarte-MG é 36140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lima Duarte

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras do Ibitipoca

"LIMA DUARTE - A CIDADE PARAISO"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da cidade de Lima Duarte é típica do Ciclo do Ouro. É uma cidade de apoio e reabastecimento das Bandeiras que pontilhavam os caminhos de penetração das lavras de minas.
Em 1692, há noticias de Bandeiras percorrendo aquelas paragens, em que pese ser a região interditada por ordem da coroa. Em 1781 D. Rodrigo José de Meneses levantou a proibição real ao proclamar.
Foi em terras doadas por dona Inácia Maria dAssunção, mulher José Delgado Mota, que se ergue a primeira ermida do povoado.
No ano de 1839 era elevada a sede a distrito de paz. Em 27 de junho de 1859 foi criada a freguesia com o nome de Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe.
Em 3 de outubro de 1881 foi elevado a freguesia à vila e compondo o município com o povoado de Conceição do Ibitipoca ambos desmembrados de Barbacena.
Em 30 de outubro de 1884 foi instalado o município, elevou o Rio do Peixe à cidade com o nome de Lima Duarte (José Rodrigues de Lima Duarte, ministro da Marinha-1880 a 1882, Conselheiro de Estado, senador do Império e Visconde de Lima Duarte)

Significado do Nome

O nome original do povoado que se formou em torno da capela foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe. Ficava às margens do rio do mesmo nome.

Aniversário da Cidade

30 de Outubro

Gentílico

limaduartino

População

16.166 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Produto Interno Bruto - PIB - de Lima Duarte é um dos maiores de sua microrregião, destacando-se na área de prestação de serviços.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Norte: Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Pedro Teixeira e Bias Fortes.
Oeste: Andrelândia e Bom Jardim de Minas.
Sul: Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde.
Leste: Juiz de Fora.

Acesso Rodoviário

BR-040 e BR-267

Distâncias:

Da Capital

280 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Árvore de Sete Cascas

Localizado na Praça JK, a esquerda do Prédio da PMLD. Bem tombado pelo município.

Cachoeira Arco-Íris de Monte Verde

Localiza-se no Arraial de Monte Verde, a aproximadamente 20 km do centro da cidade. O acesso é feito por estrada de chão.
A cachoeira possui queda dágua alta e um poço grande, além de dispor de um restaurante em sua área.
A área é de propriedade particular (José Teófilo), mas a visitação é livre, com área para camping.
 
Cachoeira do Sossego

O acesso à cachoeira é feito pela BR-267 em direção a Caxambu

Cachoeira dos Macacos

Localizada dentro do Parque Estadual de Ibitipoca, no distrito Conceição de Ibitipoca. Duas quedas de cerca de 30 metros cada com bons poços para banho, entre eles o famoso piscinão. Para chegar é preciso percorrer parte do percusso das águas que passa também pelos atrativos prainha, gruta dos gnomos, lago das miragens e ponte de pedra, num total de 2077 metros.
 
Cachoeirinha

Localizada dentro do Parque Estadual de Ibitipoca, no distrito Conceição de Ibitipoca a 27km do centro em estrada não pavimentada. Uma queda de cerca de 35 metros que forma um belo poço rodoado por areia e pedras. Para chegar é preciso percorrer cerca de duas horas e meia em trilha sinalizada de médio acesso.

Calçamento de Paralelepípedo

Localiza-se no lado direito da Praça JK, da Av. Centenário até a R. Antônio Carlos no entroncamento da R. Tancredo Alves. Bem tombado pelo município.
 
Escola Municipal Bias Fortes

Localizado na R. José de Sales, 111 no Centro da cidade. Bem tombado pelo município.
 
Estação Ferroviária de Lima Duarte

Localiza-se na R. Bem-vindo de Paula, s/nº. Bem tombado pelo município.

Estação Ferroviária de Orvalho

Localidade de Orvalho. Bem tombado pelo município.
 
Igreja de São Francisco.

As imaginárias de São Francisco e Cristo Anão são tombadas pelo município. Localiza-se na praça Cônego Carlos, no centro do município.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

03 - Festa da Padroeiro Nossa Senhora das Dores

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL LIMA DUARTE

E-mail:

Telefones: (32) 3281-1282

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3281-1329

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lima Duarte

o lugar mais bonito de Lima duarte é Perobas.visite.
Por: marcos

Nossa tive o prazer de conhecer esta cidade,um lugar maravilhoso.Passei os 4 dias de carnaval em cachoeira do sossego,um lugar maravilhoso,com uma beleza atraente.Se Deus quiser ano que vem tem mais!!!
Por: Lu lameirinhas

Lima Duarte é uma amostra do futuro paraíso na terra, em especial o Povoado de Perobas.
Por: marcos

adoro lima duarte e uma cidade muito hospitaleira me casei ai tenho raizes pena que tenho pouco tempo pois gostaria de ir todo fim de semana ai abraços
Por: marcio lauro

Parabens cidade de Lima Duarte-MG. Conheci pela internete. Lindas fotos da cidade. Pretendo conhecer pessoalmente. Sou de Campinas-SP. Mas tenhos muitos ccolegas de Juiz de Fora, Bom Jardim de MInas e outros lugarres de MInas Gerais.
Por: Luiz Pereira

Cidade tem coisa muito belas. Falta respeitar mais que escolhe esta pra morar,pois o sossego daqui é demai,isso nos facina.Gosto de morar aqui,pois estou a quase 14 ano neste paraiso.Obrigada
Por: sou moradora n~ daqui + resido a 13

morro de curiosidade de conhecer lima duarte falo com ums amigos que moram la, disse que la e muito bom, quero conhecer lima duarte.
Por: maria aparecida de souza carvalho

Moro em Lima Duarte deste de março de 1981,antes morava no povoado de perobas,mas eu não deixava de frequentar a cidade de LD,principalmente na época da festa do albergue,que naquele tempo era famosa,até melhor que a exposição,tinha as ofertas de músicas,que era legal,enfim é muito bom viver em Lima Duarte,espero que fazem visita sempre em LD.Tenho certeza que iram gostar...
Por: Gilmar Lobão

nao so conheço como nasci la, mas me mudei de la a uns 30anos, mas gosto demais de la, principalmente carnaval e as cachoeiras sao demais.
Por: neusa

terra de minha mãe ede meu pai e avós avós saudoso dorvalino e dona irene de monte verde
Por: fabiana

terra de gente hospitaleira de gente humilde terras de que tenho muitas saudades
Por: fabiana

Neste carnaval de 2011 pode anunciar geral da cidade de barra mansa estara marcando presença. Espero que fassam juz a fama de cidade hospitaleira e com carnaval tradicional que disse a todos. Só recordando o pova de barra mansa r.j adora muita diversidade e estou prometendo a eles muita diversão e entreterimento nessa maravilhosa cidade. Tenho uma casa na rua Maria Tomé e será la que hospedarei a galera. Amo a cidade de lima duarte de paiiiiixãoooo. Espero que este ano o carnaval seja inesquesível para mim e todos meus amigos que marcarão presensa. Só não sei bem certo o caminho das cachoeiras mas com certeza arrumo alguem que possa nos conduzir ao certo. Por fim deixo apenas um recado VAI TER GATINHO E GATINHAS, SEGUREM AS MINEIRINHAS ..... BARRA MANSA VAI BOMBAR LIMA DUARTE BOM CARNAVAL MUITA PAZ E SAÚDE A TODOS
Por: Michele cristina de Paiva

O que falar de Lima Duarte? Essa terra querida é nada mais nada menos ,que a minha cidade natal. Sinto imenso orgulho em dizer que nasci em Lima Duarte, é me é extremamente prazeiroso ouvir o nome de Lima Duarte, em qualquer lugar que seja. Essa terra é abençoada enós o seu povo também.
Por: Luzia Aparecida Motta da Cunha

EU SOU DESSA CIDADE MARAVILHOSA ONDE TUDO DE BOM SE ACONTECE !!! AQUI NAO ESISTE ROUBOS E ASSALTOS.
Por: Raquel

minha terra s.domingos da bocaina.Igreja de nossaSenhora das dores crima especial genteamiga eacolhedora umaterra depazque amo muito
Por: maria Aparecida silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lima Duarte
Fundação:
1881
Altitude:
728m
População:
15.043 habitantes
Área:
850,4km²
Densidade Demográfica:
17,69hab/km²
CEP:
36140-000

Envie seu comentário sobre Lima Duarte