Lamim

Lamim-MG
banner

Bem-vindo a Lamim!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Lamim, fotos, informações, os principais hotéis de Lamim, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Lamim, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 732m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.450 habitantes. A área total de Lamim é de 118,5km², e sua densidade demográfica é de 29,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lamim-MG é 36455-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lamim

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Vilas e Fazendas de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Antes mesmo de ter início o chamado Ciclo do Ouro da Colonização de Minas, há notícias da descoberta das lavras de Itaverava próximo de onde é hoje Conselheiro Lafaiete.
Por volta de 1690, o mulato Duarte Nunes, palmilhando o maciço do Espinhaço, encontrou ouro em Itaverava (Etim:. Pedra brilhante). Volta para São Paulo com a notícia e em 1694 uma grande bandeira se formou, comandada por Manoel de Camargo e seus parentes. Assim fervilharam de bandeiras os sertões do Espinhaço, sendo logo descobertas as minas de Tripuí, que dão origem a Ouro Preto e Mariana, e as de Ivituruí, Serro Frio tendo então o Ciclo do Ouro.
O povoado que deu origem a Lamim surgiu em 1710, de uma expedição vinda de Itaverava e formada por José Pires Lamim e outros, que lá instalaram uma lavra. José Pires Lamim morre ainda jovem e seus companheiros decidem colocar o nome no povoado de Lamim.
Em 4 de julho de 1760 ganha provisão a capela construída junto à Fazenda do Lamim.
Em 6 de junho de 1767 é erguida uma outra capela para substituir a primeira que se encontrava em ruínas. O patrimônio para esta foi doado pelo casal Francisco de Souza Rego.
Em 12 de setembro 1781 foi benta a capela.
Em 1840 povoado de Lamim é elevado a distrito do município de Queluz (Conselheiro Lafaiete).
Em 6 de junho de 1859 eleva o distrito à categoria de freguesia.
No ano 1938 Lamim é transferido para o município de Rio Espera.
Em 30 de dezembro de 1962 é emancipado do município de Rio Espera.
 
Gentílico
 
Laminense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Maio

População

3.456 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia é baseada, exclusivamente, na agropecuária.

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR  

Localização

Zona da Mata

Limites

Senhora de Oliveira, Rio Espera, Santana dos Montes, Catas Altas da Noruega, Itaverava, Piranga

Acesso Rodoviário 

BR 040 sentido Rio de Janeiro até Conselheiro Lafaiete. Entrar à esquerda na BR 482, percorrendo 23 km até Itaverava. E de lá, virar à direita percorrendo 34 km até chegar em Lamim.

Distâncias:

Da Capital:

155 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

Alambiques e Engenhos

No município existem vários alambiques que produzem cachaça e engenhos que produzem rapaduras, localizados nas fazendas do município. Existem cerca de 20 produtores de cachaça.
 
Biblioteca comunitária

Localizada na Escola Estadual Napoleão Reis. Possui bibliografia didática e literária.
 
Biblioteca Municipal

Biblioteca Napoleão Reis. Localizada na praça Padre Lucas Leal, em um prédio oitocentista. Possui acervo de livros antigos, bem como bibliografia didática e literária. Possui também livros raros inclusive escritos a bico-de-pena. Possui acervo de aproximadamente 6.000 livros. É uma magnífica biblioteca.
 
Cachoeira do Totonho Neto

Cachoeira particular. Partindo do centro do município em direção à comunidade de Pau Grande. Queda de aproximadamente 20 metros e a água escorre por um paredão de pedras suavemente. Possuindo pouco volume dágua, em sua base se forma uma piscina natural. A cachoeira é rodeada por vegetação nativa.

Capela Nossa Senhora das Dores

Localizada a 1km do centro no sentido Srª Oliveira, no alto de uma montanha e cercada por natureza. Possui três torres e é Santuário da imagem de Nossa Senhora das Dores. Existe uma lenda que diz que se retirar a imagem da capela, ela retornará ao Santuário no dia seguinte.
 
Casario 

Lamim possui belíssimo conjunto arquitetônico formado pelos casarios coloniais ainda existentes no município. O conjunto é possível de se ver ao longo das principais ruas da cidade.
 
Fazenda Carnaúba

Localizada na comunidade de Carnaúba. Construída no início do século XX e está bem conservada. Possui varanda e alguns móveis antigos. Construção em pau-a-pique.
 
Fazenda da Boa Vista

Localizada na estrada que vai para Joselândia. A fazenda está atualmente bastante degradada e ruindo. Construída no século XVIII, possui dois pavimentos e uma pequena varanda. Possui mobiliário de época e provavelmente o que seria a senzala

Fazenda da Olaria

Localizada na região do Pau-Grande, próxima ao rio Piranga. Fazenda de dois pavimentos, avarandada, ladeada por janelas, foi construída no início do século XX. Possui pintura interna e mobiliário de época. Possui também moinho dágua e telhado de 4 águas.
 
Fazenda do Cágado

Localizada na região do Pau-Grande. Possui dois pavimentos e é ladeada por janelas. Construída no início do século XIX, ainda preserva o paiol e moinho de pau-a-pique.

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMIM

E-mail:

Telefones: (31) 3754-1130

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3754-1105

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lamim

naasci em lamim morei la durante 16anos com meus pais, margarida e nozim e meus 12 irmaos 10 mulheres e 3 homem no inicio diz meus pais que foi muinto dificil mas graças a deus todos estao ai com saude e sabedoria, lamim e uma cidade muito maravilhosa tem uma rica igreja belas praças, e um povo muito ospitaleiro, se alguem que conhece lamim passar por aqui entre em contato. beijos
Por: solange mariana da costa

UM ABRAÇO A TODOS DE LAMIM, AQUI QUEM FALA É O SIRLEY NACIDO EM LAMIM CORRÉGO DO CEDRO, SAUDAÇÕES
Por: sirley edimar magello

cidade hospitaleira,com forte louvor ao divino espirito santo,uma das cidades mais antigas de m.g.cidade linda.
Por: leandro

Meu pai naceu nesta cidade e a casa que naceu junto com mais 07 irmãos. Minha Vó ( Anita ) foi professora da Escola existente até hoje. O Casario já não existe ( erra de 02 pavimentos em apu apique com sacada. Esta casa serviu mais tarde de sede da biblioteca ( acervo formado por Napoleão Reis). Esta casa mais tarde serviu de sede para a Prefeitura Local. Nos anos de 1934 a respectiva casa foi representada em desenho que fez parte do primeiro salão de Belas Arte da Escola de Arqitetura de BH. " O Quadro original esta preservado e é registrado em livro do aservo da Escola de Bela Artes. O nome do meu pai Geraldo Nogueira de Abreu Chagas - formou-se em Ortondontia e Arquitetura, obras - Aeroporto de Santa Genoveva da Cidade de Goiania e prédios participação da implantação da Capital de Brasilia .O irmão mais velho José Nogueira de Abreu Chagas foi Marjor de Das Forças Armadas participando da 2º guerra. Os demais irmãos - Tetela, Lia,joão, Hermínio estaes já falecidos e vivos Anita e Leoncio, todos naceram nesta cada que foi demolida e só restando fotos da mesma apartir de 1800. A inalguração da luz da cidade foi conseguida por volta de 1972 pelo General Mário de Assis Nogueira ( primo do meu Pai ). Parentes ainda moram na cidade.
Por: Roberto Valle de Abreu Chagas

eu marcelo não conheço lamim mais minha mãe e filha dsta municipio seu pais era dai eu tenho vontade de conhecer mim manda fotos eu acho que ainda tenho familia ai como tios e tias sera um prazer recebe fotos da minha historia muito obrigado
Por: marcelo freitas

cidade otima pra se viver.A mais bela cidade da região.casarões antigos,calçamento bem conservado,a igreja do di vino espirito santo com sua torre espetacular e mt mais.ainda tem varias festas durante o ano.festas mt boas.
Por: leandro

Meu pai nasceu em Lamim. Seu nome: HERMÍNIO NOGUEIRA DE ABREU CHAGAS, Cirurgião-Dentista viveu até os seus oitenta anos de idade. O meu primo Roberto Valle de Abreu Chagas fez um interessanto comentário sobre a família NOGUEIRA DE ABREU CHAGAS que se encontra nesse site. Parabéns primo Roberto pelo brilhante e relato.
Por: MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS

Já passei muitas férais em Lamim. Só que isto há muitos anos...Guardo ótimas recordações. Sempre que posso visito Lamim. Apesar de nunca ter morado em Lamim, lá eu nasci, fui registrado civilmente e batizado. A principal caracteristica de Lamim é a hospitalidade que é inerente à sua gente...
Por: Itamar Reis Costa

É sempre muito bom falar da cidade que nascemos e apredemos a amar, sempre que temos oportunidade de chegar até lá para abraçar os amigos e visitar os principais pontos turístcos da cidade.Lamim é uma cidade abençoada e protegida pelo Divino Espírito Santo.
Por: Leonardo Medeiros Alvim

lamim e uma cidade maravilhosa pois as duas pessoas que mais amo moram la que meu pai e mãe estou morendo de saudades de lamim acho que no final de semana apareso por la pois e aniversario da cidade .bjoss para todos os lamineses.
Por: solange mariana da costa

cidade agradabilissima,a mais bela da região com seus casarões antigos bem conservados e as ruas da cidade bem cuidadas.Uma otima cidade para morar.
Por: leandro

nossa nem sabia que tinha uma cidade com o meu nome que lega acho que vou visitar bjs adoreiiii
Por: graziele lamim

eu adoro essa cidade,belas paisagens otima hospitalidade local ideal para passar ferias
Por: mike

gosto muito desta cidade por ser tranquila e aconchegante.
Por: lúcia dos Reis Silva

É a cidade em que eu moro, sou suspeito em falar, mas é a melhor cidade do mundo. Além de tranquila, tem muitos lugares bonitos!!!
Por: fabiano

È uma cidade tranquila boa de viver e de passear. Tem campo de futebol, uma area rural onde meu vô tem e é isso
Por: Philpe

LMIM naõ tem como esquecer, está no meu coração,sempre que posso estou ligado na internet sentindo bem pertinho de mim.Lugar tranquilo e aconchegante de pessoas carinhosas e tbem religiosas.ABRAÇOS paravcs.
Por: lourdes moraes

Oi conheço lamim sim e adoro,conheço tb a vice prefeita Helia gosto muito da familia e da cidade abraços daniela
Por: daniela

Lamim, é uma cidade interiorana, que tem seu povo hospitaleiro, povo devoto ao Divino Espírito Santo. Goza de boa localização, onde temos fazendas antigas, boa comida caseira, casarios antigos bem conservados. Lamin é um lugar para descansar e viver a vida da melhor maneira possível. Quem vai à Lamim, nunca esquece daquele pedaço de Brasil.]
Por: Afonso Sávio Alvim

lamim e mesmo uma cidade marasilhosa gosto muito de la pois meus pais e irmãos morao la toda ves que posso vou ate la para matar saudades : solange bh
Por: solange mariana da costa

falta mostrar uma linda cachoeira localizada na estarda LamimPau Gande venha conhecer.
Por: josé de assis moraes

Lamim, uma paquena cida de Mg,com 7 mil eleitores aproximado. Economia: pecuaria, lavoura, extrativismo de carvão. Cidade de muitas mulheres líndas, pessoas educadas e acolhedoras. Lamim e região, um bom lugar p/ morar ou passar final de semana tomando umas querozene (pinga). Felicidade a toda sociedade de Lamim em especial as mulheres.
Por: José Ronaldo ( R E)

Nao conhacia Lamim apesar do meu pai e meus avos paternos terem nascido nesta cidade. FUI CONHECE-LA NESTE ULTOMO FIM DE SEMANA3005 e fiquei maravilhada com o desemvolvimenyo da cidade. e mai aconchegante que as suas co irmas catas altas e itaverava
Por: MARTA CARVALHO DOS REIS ARCANJO

Meu pai HERMÍNIO NOGUEIRA DE ABREU CHAGAS, era dentista, nasceu em Barbacena, MG. tem familiares em LAMIM. Meu pai falava muito de LAMIM, terra da família ABREU CHAGAS. Meu tio GERALDO NOGUEIRA DE ABREU CHAGAS, arquiteto, pai de meu primo Roberto do Vale de Abreu Chagas, pelo que se comentava foi um dos responsáveis pela instalação da luz elétrica em LAMIM. Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas. www.abreuchagas.com.br [email protected]
Por: MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS

visitei lamim pela primeira vez e fiqueimaravilhada. Foi nest cidade quew meu pai nasceu e cresceu
Por: marta carvalho dos reis

Sou lamiense,moro aqui em Nova Lima já faz vinte e sete anos.quantas saudades de minha terra natal,desa vez que estou de férias não pude passar por ai.espero ano q vem na próxima férias irei matar saudades que tenho dai.sou filha de falecido juca camilo.bjussss
Por: Lourdes moraes

Sou de Goiania-Go, estive em Lamim e amei a Igreja catolica desta cidade, meu esposo e sua familia é de Lamim , ele é filho de Cecilia Candida Miranda e Antonio Ferreira Miranda antigos moradores do Povoado dos Martins.
Por: Regina Maria de Almeida Miranda

Boa tarde, para todos sou nascido em lamim, no conhecido córrego do cedro ou acaba de crer perto da capelinha de nossa senhora das dôres do morro, sou filho do raimundo quirino, moro em bh á 12 anos, saudações
Por: sirley edimar magello

moro em lamim cidade hospitaleira. tem lindas cachoeira venhaconhece-la. abraco
Por: jósede assis

mto bonita as fotos .deu muito bem essa cidade comigo eadogooooooooooooooooo essa cidade de coraçao
Por: desconhecido

Nasci em lamim cidade Maravilhosa cheia de pessoas acolhedora principalmente as pessoas mais idosas com lindas historias causos da cidade para contar voce que nao conhesce deve passar ferias la voce nao vai se arrepender tem pessosas incriveis Amo lamim principalmente porque meus pais moram la ..jose pedro e minha linda mamae dona Ilda e meeus irmaos Adoro voces
Por: lauceia da costa

nasci em lamim em 07/12/1974 sou filho de raimundo magello, conhecido como raimundo quirino e conceição de souza magello, moro aqui em bh á 12 anos, lamim uma cidade maravilhoso, principalmente as chamadas roças tipo interior da cidade, quem viu lamim á 12 anos atrás, estive na cidade em outubro de 2009, achei uma grande mudança na cidade, a cidade cresceu bastante, mudou muito para melhor parabens para cidade lamim, irei passar férias em dezembro nesta minha cidade conterrânea, felicidades á todos, até dezembro, lembrando quem não conhece a capelinha de nossa senhora das dores do morro, vá conhecer, uma igreginha maravilhosa com uma milagrosa santa, nossa senhora das dôres, com muitas historias de milagres interessantes e verdadeiras, creio muito, vá conhecer que não vai se arrepender, até mais
Por: sirley edimar magello

meu nome e geraldo antonio reis filho de iraci egeraldo mais conhecido como lau sou da localidade do goncalves meus avos jose naninhae maria um grande abraco a todos laminece nasi ai mesmo adoro lamim beijos a todos gege do lau ate la felis natal a todos
Por: geraldo antonio reis

Sou um lamim da cidade de pirapetinga MG,gostaria de conhece-la.
Por: isaias lamim pereira

Sou padre em Belo Horizonte. Vi, pela Rede Minas de TV uma curta reportagem sobre esta linda cidade mineira que eu não conhecia. Gostei muito do que vi e procurei mais notícias pela internet. Quero conhecê-la e se possível, participar de uma festa religiosa do município. Sou devota do Divino Espírito Santo e da Senhora do Rosário (sou um padre negro e muito ligado às nossas tradições). Um abraço - Pe. Dário
Por: PE. DÁRIO

meu pai é de lamim é uma otima cidade para descansar e não esquecendo que pinga boa, é só toma a da fazenda do lulú filho do joanico meu avô.
Por: joão celso reis

sou nacido em lamim, um abraço a todos laminenses, moro em bh saudações......................
Por: sirley edimar magello

Lamim é um pedacinho do céu aqui na terra, um ótimo lugar para tirar o estresse da cidade grande ,muita paz e um povo hospitaleiro.
Por: Elson César

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lamim
Fundação:
1962
Altitude:
732m
População:
3.450 habitantes
Área:
118,5km²
Densidade Demográfica:
29,11hab/km²
CEP:
36455-000

Envie seu comentário sobre Lamim