Jenipapo de Minas

Jenipapo de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Jenipapo de Minas!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Jenipapo de Minas, informações e fotos da maravilhosa Jenipapo de Minas. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Jenipapo de Minas, recomendadas por internautas.

Informações de Jenipapo de Minas

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Jenipapo de Minas é um município localizado no Médio Jequitinhonha, com área correspondente a 285,6 Km². Possui uma população de 7.011 habitantes, sendo 2.243 na Zona Urbana e 4.738 na Zona Rural, emancipado há 10 anos, encontra-se ainda no seu terceiro mandato administrativo e, por ser um Município novo, tem muitos problemas de infra-estrutura.

Apresenta um relevo predominantemente de planície apresentando elevação em pontos isolados, com altitude na Zona Rural correspondente a 1200 m e na Zona Urbana a 480 m.

Limita-se ao Norte com Francisco Badaró, ao Sul com Novo Cruzeiro a Leste com Araçuaí e a Oeste com Chapada do Norte. O Município fica a 590 km da Capital. Possui um solo argiloso e areno - argiloso; seu clima é quente e seco, a vegetação predominante é o cerrado, a caatinga e árvores caducifólias.

Sede localiza-se à margem do Rio Setúbal, não muito longe da confluência com o rio Araçuaí.

Sua economia baseia-se em maior parte na agricultura e pecuária de subsistência que sofre graves conseqüências por causa da seca assola a região, levando grande número de pessoas a deixarem as suas famílias e migrarem para outros estados para trabalharem no corte de cana-de-açúcar e na colheita de café, durante as temporadas para ajudarem no sustendo das famílias. Existem também alguns comércios, pequenas oficinas de transformações, nas quais se destacam: marcenarias de móveis em artesanato, alambiques, engenhos, produção artesanal de queijos, requeijões, doces, licores, tendas de farinha e artesanato em teares, toalhas, cobertores, tapetes, etc.

Hoje, Jenipapo de Minas é uma cidade que convive com muitos problemas sócio-econômicos. Por outro lado existe na população uma grande vontade de crescer, por isso se organizam buscando o crescimento através de associações e projetos.

O Município de Jenipapo de Minas conta com doze escolas municipais rurais, atendendo alunos do Ensino Fundamental - 1ª à 4ª série, na faixa etária de 6 a 14 anos e uma escola, na sede, de Educação Infantil com 07 turmas, atendendo crianças do 1º, 2º e 3º períodos, e uma creche que atende crianças de 0 a 3 anos. Diante disso temos buscado várias iniciativas junto aos entes estaduais e federais em diversas áreas para tentar coletar fundos para o andamento dos projetos de interesse da população. O Município é atendido pela água da COPASA, e está em fase de implantação o Sistema de Esgotamento Sanitário e expansão do Sistema de Abastecimento de Água pelo IGAM  e em fase de implantação o Sistema de Destinação Final de Resíduos Sólidos (SEDRU). Se encontra na sua fase inicial a construção da Barragem do Setúbal, obra que terá a duração de 03 anos, encontrando-se a montante a 12 km de distância da sede e a partir do  ano de 2008  será beneficiado pelo Programa Pró-Acesso onde será asfaltado o trecho Jenipapo de Minas – Araçuaí, obra que já se encontra em fase de licitação.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

jenipapense

População

7.117 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em Jenipapo de Minas você encontrará uma cidade hospitaleira. Ideal para quem busca paz e tranquilidade. Visite-nos!

Clima 


Temperatura Média

24,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha

Limites

Francisco Badaró
Chapadado Norte
Novo Cruzeiro
Aracuaí

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, BR-367 

Distâncias:

Da Capital:

352 km

Outras:

Distância da capital passando por Teófilo Otoni 700 km: viaja 250 km até chegar a Araçuaí e de lá 54 km até Jenipapo de Minas.

Distância da capital passando por Minas Novas 590 km: viaja 77 km até chegar a Jenipapo de Minas.

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Barragem do Rio Setúbal

Situada na Comunidade da Barragem, dista 12 quilômetros da sede do Município é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. O seu aterro tem uma altura de 60 metros e o seu lago atinge também o Município de Chapada do Norte.
   
Gruta de Pai Joaquim

Construída no centro da Cidade de Jenipapo de Minas, a Gruta de Pai Joaquim foi edificada sobre o seu túmulo, pelos antigos escravos residentes na região, para adoração ao mártir e milagreiro Pai Joaquim.
É o local de maior visitação, principalmente durante os festejos que leva o nome do Mártir, realizados durante o mês de maio.
   
Fazenda e Igreja do Riacho


Construída há mais de cem anos na Comunidade do Riacho pelo proprietário da Fazenda que leva o mesmo nome, tem em seu interior o túmulo do seu construtor, e, por isso possui inúmeras estórias e crendices que envolvem a igrejinha do Riacho.
A Prefeitura vem se encaminhando junto ao INCRA, no sentido de restaurar a Capela do Riacho, grande Patrimônio Colonial de Jenipapo de Minas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL JENIPAPO DE MINAS

E-mail:

Telefones: (33) 3738-9002   

Sites: http://www.jenipapodeminas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3738-9107

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (33) 3738-9237

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (33) 3738-9080

CONSELHO TUTELAR: (33) 3738-9004    

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jenipapo de Minas

cidade como esta jamais podera ser esquecida, pois ela vive dentro de mim,pois foi ainda crpança qundo as deixei para traz
Por: ailton rocha carvalho

sou de jenipapo de minas e gosto muito de lá, um dia quando mim aposentar vou morar lá,é uma cidade que já completa 12 anos estudei nesta cidade onde tem umas das melhores escolas da regiao,tem o rio setuba que nasce a 5 quilometros da cidade, banha a cidade tabem, suas comidas tipicas que sao deliciosas que so de falar dá agua na boca, tem a festa de nossa senhora da conceicao do dia primeiro ate o dia oito de setembro, em dois dia da festa acontece um desfile empenhados por alunos da escola nossa senhora de fatima,e no decorrer da festa tem sempre a feira que acontece nete periodo, sao esses os meus omentarios, e tem mais viajens tem mais de 5 transportes particulares que viaja para sao paulo todos dias e utras cidades. fim......
Por: fabio rodrigues ramos

sou legitimo de la, ja comentei e volto a dizer sobre, e mais coladinho com a cidade tem fazendas por perto de 4 a 5 quilometros e voce pode cavalcar a vontade nao tem perigo algum,visitar e conhecer animais silvestres do cerrado de perto, assistir torneios d jogos de fotebol, e fazer cooper entre as trilhas, tem tambem trilhas com motos.
Por: fabio rodrigue ramos

sou apaixonado com essa cidade fiz entregas durante um ano na barragem de setubal esta cidade é de mais. lucio leroy 06\09\09
Por: Lucio Leroy

Eu amo essa cidade de corpo e alma, nunca esqueço dela e nem da minha familia e amigos. Saudades de tudo.Beijos
Por: Flaviana Ramalho

Eu ainda não conheço genipapo,mas gostaria de conhecer!
Por: vanete

o ano passado eu comentei que ia viajar pra minha cidade do coraçao e fui mesmo, adorei a viagem, e esse ano vou de novo mais contente ainda por saber que todos lutam para a melhoria de nossa cidade, por isso vao em frente que vcs consegue chegamos la com certeza tenho certeza disso, palavra de fabio rodrigues,gosto dessa cidade nao é por nada que estou aqui cofirmando isso, de maio a julho estou de volta.
Por: fabio rodrigues ramos

quero tomar banho na prainha da nova barragem isso é promessa desse projeto desde quando foi lançado nesta cidade de jenipapo de mg,alem de suprir as nescessidades da cidade quando for preciso, e quero participar do churrasco dos motoqueiros de ribeirao de areia, minha querida comunidade do coração. e quero minha camiseta de participação.
Por: fabio rodrigues ramos

Jenipapo de minas, um lugar onde há pessoas Boas e pocas ruins, um lugar onde vc é amigo de todo mundo, um lugar onde tem poucos hábitantes mais muita alegria... A festa de setembro porexemplo é D+.... venham conhecer também essa cidade tão pequena e pouco conhecida, mais com muita com muita ZUERA..
Por: Sophie Liliane

cidade como essa nunca vir, cidade maravilhosa, povo guerreiro,cidade nova, pouco tempo de fundação, mas cada ano que passa evolui cada vz mais...
Por: adilson rodrigues

TIVE O PRAZER DE CONHECER. E LOGO VOLTAREI. PARA MIM O QUE VALE NA VIAGEM SÃO AS PESSOAS QUE CONHEÇO. E AS PESSOAS DE LÁ SÃO NOTA DEZ. EM ESPECIAL O TIO MANINHO.
Por: FRANCISCO AQUINO

Adoro Jenipapo minha cidade e minha terra natal, nada melhor de que sua terra natal, fala sério? Quando estou lá, naõ quero mais saber de nada, não lembro de mais nada de outro lugar, só quero ficar refletindo os velhos momentos, ei ta trem bom em sou, eu ainda moro na minha cidade, se Deus quizer.
Por: Valdinê Moreira

Ola muito bom ver as fotos da minha cidade natal , saudades .. um abração.
Por: Stenio Guedes

MUITO GRATIFICANTE COMENTAR DESSA CIDADE MARAVILHOSA E ACOLHEDORA,PRINCIPALMENTE POR SER MINHA CIDADE NATAL..VISITE-A BOM DEMAIS!!! SAUDADES!!!
Por: LANE GUEDES

Sou suspeita de falar sobre a querida Jenipapo de Minas, pois sou residente da mesma... Mas saibam todos que essa cidade é maravilhosa, tendo fama de ser tranquila, acolhedora, dentre outras qualidades atribuidas pelos visitantes! Convido você à passar uns dias conosco!
Por: Tassiana Teixeira

estive uma vez na cidade de Genipapo apesar de ter nascido em Fracisco Badaró fiquei impressionado pretendo me residir ai em Genipapo irei fazer uma visita ai no proximo ano moro em São Paulo sou Construtor de Obras e pretendo levar minha experiencia ai
Por: Onelo

moro em jenipapo tenho muito orgulho disso, visite a festa de 30/a 08 de setebro sejam bem vindos!
Por: francisco gomes

ESTA CIDADE E MUITO LINDA.ESTOU AQUI EM SÃO PAULO,MAIS MUNCA ESQUICI DA MINHA ORIGEM.AMO TODOS VOCEIS AI DESTA CIDADE.SOU SARGENTO DO EXÉRCITO,FUI PARA O HAITI,VCS FORAM COM MIGO.UM ABRAÇO PARA TODOS JENIPAPENSES.FILHO DE MANELÃO.
Por: EDSON ARANTES DO LINO,PÉ DE LOBO.

Ola! sou filho desta terra só q não vou ai há muitos anos e quando vejo essas fotos meu ,coração corta de saudades ,parece ser outro lugar ,está muito bonita.
Por: anivaldo de sousa tavares

Ola! sou filho dessa terra, quando vejo essas fotos o meu coração corta de saudades deste lugar maravilhoso, hoje eu moro em maresias litoral norte de são paulo,um lugar lindo também,mas a minha terra natal nunca vou esquecer pelo contrário ,estarei lembrando sempre e indicando p/ quem ainda não a conhesse . quero conhecer essa linda barragem no qual tive oportunidade de trabalhar na fase inicial em 1990. mas teve sua fase paralizada ,fiquei muito feliz com a sua conclusão,por isso devo divulgar essa maravilha q encontra no meu lugar de origem . e um dia se Deus quiser estarei visitando esse lugar maravilhoso p/ estar degustando as gulozeimas q ai tem. ass: anivaldo. para aqueles q não lembram mais de mim sou o ni ,nico ou nicarágua ou nivaldo filho de anisio o katiais e dona jandira.
Por: anivaldo de sousa tavares

sou dessa cidade maravilhosa, e faz muitos anos que não vou ai, mas tenho saudades.
Por: josé maria macahado

sou de jenipapo, mas faz muitos anos que nao vou ai ! Sinto saudades.
Por: jose maria machado

Eu sou de granjas, mas adoro jenipapo onde eu e meu pai Nerval, meus irmãos sempre comprou celas de qualidade. Quem não se lembra do finado padre Vitor, que sepre estava de mal humor, mais sempre disposto a nos ajudar. Mesmo me chingando de purro, quando fiz primeira comunhão, eu sempre lembro disso aqui em são paulo e dou rizadas com meus amigos. Desejo um feliz nataln pra vocês, e um bom frango com pequi que é e será sempre minha comida preferida da culinária mineira do jequitinhonha. Estive por ai julho deste ano e adorei, a evolução do vale devido a barragem, que futuramente trará muito mais fartura e emprego para nossa juventude. Vocês estão de parabens por esta conquista, um abraço á todos, até breve se Deus quizer, thiaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: José Mario Rosa Mendonça, de granjas

Essa cidade é maravilhosa e tem tudo para continuar a se desenvolver,eu acabei mudando para cá pois adorei este lugar.
Por: eliete

uma cidade muito boa pra se viver , passar férias .... uma cidade muito tranquila eu recomendo pra quem procura tranquilidade .
Por: selma lemos da rocha

Sou filho desta terra , qndo vejo estas fotos meu coração corta de saudades, mas se Deus quizer um dia voltarei ai . está cada dia mais linda por isso me orgulho de ser jenipapense. Bj
Por: anivaldo de sousa tavares

nossa comentar sobre jenipapo sou suspeita, sou filha dai,resumindo cidade marvilhosa tudo de bom!!!!!! Marina.
Por: Marinaalves

tenho familiares que moram ai .joão de dolores detim etc.moram na comunidade de monte alegre mas faz muitos anos que não os vejo.sou monitora de um lar de idosos de analandia e funcionária publica, tem emprego pra mim ai?
Por: teresinha de moraes

fiquei conhecendo a cidade a pouco tempo, tive oportunidade de converçar com alguns idealistas, achei a cidade com habitantes muito humildes e bons ouvintes, vou ficar por um bom tempo na cidade e passar ser morador dela, sou da grande bh, municipio de brumadinho mg, pretendo ajudar a cidade no que diz respeito a infraestrutura, como saneamento, e dispor de alguns recursos ja conhecidos com orgãos federais p tais implantações.
Por: daniel

quem conhece nao esquece e quer voltar sempre. o que ela tem? nada que possui as demais cidades e tudo o que as pessoas gostam de sentir e viver.
Por: mary oliveira

Tenho vontade de conhecer essa cidade terra natal de minha Mãe que esta com 88anos. QUEM SABE NA FESTA EM SETEMBRO. MORO EM CARBONITA MG.
Por: clemente almeida ramos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jenipapo de Minas

Envie seu comentário sobre Jenipapo de Minas