Itambé do Mato Dentro

Itambé do Mato Dentro-MG
banner

Bem-vindo a Itambé do Mato Dentro!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itambé do Mato Dentro, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itambé do Mato Dentro.

Informações de Itambé do Mato Dentro

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Parque Nacional Serra do Cipó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O nome do descobridor das minas na região do Itambé do Mato Dentro é incerto. A tradição fala de Romão Gramacho, que teria até mesmo construído uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Oliveira, hoje já desaparecida. Outros bandeirantes teriam sido os pioneiros das descobertas de ouro no local, Félix Pereira da Rocha, Diogo de Braga, Manuel Pereira de Castro, Lourenço Henriques do Prado. Uma curiosidade sobre Itambé é que se editou, nesse município, o sétimo jornal da Província de Minas Gerais no ano de 1831. O periódico chamava-se “Liberal do Serro”, cujo editor responsável era um ourives chamado Geraldo Pacheco de Melo. Ele próprio fundiu os tipos e fez o serviço tipográfico. O arraial teve vários nomes – Itambé, Nossa Senhora da Oliveira do Itambé, Itacuru. Em 1953, o local trocou o nome de Itacuru para Itambé do Mato Dentro. O município foi criado em 1962. 

Significado do Nome:

A palavra "Itambé" é de origem tupi e significa "Pedra Afiada", através da junção de i'tá (pedra) e aim'bé (afiada).

 Aniversário da cidade: 

1° de Março

Gentílico:

itambeense

População:

2.283 habitantes - Censo IBGE 2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bucólica! Essa é a palavra que descreve Itambé do Mato Dentro. A tranqüilidade dos moradores, seja da sede do município, seja  dos povoados, revela um estilo de vida cada dia mais raro. Talvez o alento venha da exuberância das pedras da Serra do Espinhaço, conjugadas com a abundante vegetação.

Clima:

Temperado Quente 

Temperatura Média:

19,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites:

Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto, Passabém, Santa Maria de Itabira, Itabira, Jaboticatubas e Santana do Riacho.

Acesso Rodoviário:

BR 262  

Distâncias:

Da Capital:

122 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Baixada das Crioulas

A 6 km da cidade, e 30 minutos de caminhada sem sinalização. A queda de 30 metros esconde uma gruta com cerca 200 metros que leva a uma saída na estrada de Santana do Rio Preto. Segundo a lenda de moradores da região, a gruta era utilizada para que Fazendeiros encontrassem escravas escondendo-se assim de suas esposas.
 
Cachoeira do Acro

Localizada no centro de Itambé, é um ponto de grande visitação. Fácil acesso.
 
Cachoeira do Funil

Simples e fascinante pelas piscinas naturais e contrasta na temperatura com as águas da cachoeira e córrego. Fica a 6 Km da cidade.

Cachoeira do Lúcio

Localizada próxima ao centro do município (2 km), possui uma queda de aproximadamente 4 metros.

Cachoeira do Xiquinho

A 11 km da cidade e 2 km do distrito Santana do Rio Preto. A água escorre entre as pedras por quase 90 metros e forma, na base, um poço de cerca de 95 metros quadrados de água esverdeada. Para chegar no poço é preciso percorrer 20 minutos por trilha de nível fácil.

Cachoeira Vitória

Possui uma maravilhosa queda dágua de aproximadamente 75 metros. Está a 4 km do município. Para chegar no poço é preciso percorrer meia hora por trilha não sinalizada.

Cachoeiras da Serenata

A 10 km da cidade, na saída para Morro do Pilar, uma série de cachoeiras com volumes de águas impressionantes. As quedas da entrada tem cerca de 20 metros cada, com bons poços para banho. A 20 minutos de caminhada, um cânion de 40 metros se estende por cerca de 70 metros com àguas movimentadas.
 
Complexo do Intancado

Localizada a 14 km de Itambé e 5 km do distrito Santana do Rio Preto, numa região belissima na divisa com a Serra do Cípó. São três cachoeiras muito próximas, destaque para a Cachoeira da Maçã e do Encantado, ambas com cerca de 30 metros e bons poços para banho.

Curva do Rio Cantagalo

A 4 km da cidade, numa das curvas do rio Canta Galo, logo após a Baixada das Crioulas, uma paisagem de rara beleza, o rio se estende pelas bordas ao se encontrar com pequenos córregos, se transformando numa praia fluvial onde é possivel nadar por um longo trecho. Alem da natação o local é adequado para a prática de canoagem.
 
Igreja Matriz Nossa Senhora das Oliveiras

Localizada no centro da cidade

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

1º - Festa da Padroeira - Nossa Senhora das Oliveiras

- Festa de Aniversário do Município 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ DO MATO DENTRO/MG

Endereço:  Rua Principal, n° 71, Centro - CEP: 35820-000

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3836-5120

Sites: http://www.itambedomatodentro.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartó[email protected]

Telefones: (31) 3836-5171

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itambé do Mato Dentro

Itambé,terra querida,onde meus queridos avos(falecidos)nasceram e morreram.Eu amo esse lugar.homenagem a avo senhora Maria Francisca martins e o vo Jose Belizario Martins>
Por: erica cristina rosa de oliveira

É simplesmente maravilhosa!!! Conheço há uns 5 anos, meus sogros inclusive moram lá. Recomendadíssima!!! Fica bem próxima a BH, cerca de 120Km.
Por: Marcelo

eu conheço esta cidade maravilhosa, nas minhas ferias em janeiro estou sempre ai. Conheço quase todas as cachoeiras da cidade, a minha preferida e a do funil.... tambem gosto muito da vitoria!!!! este lugar e tudo de bom!!!!!!!!
Por: Deliene

Gostaria de estar recendo fotos da regiao dos pimentas,das fazendas se for possivel>Agradeço por me atender>
Por: Erica Cristina Rosa de Oliveira

Nossa essa cidade é maravilhosa ,um lugar bem tranquilo,varias cachoeiras,cada uma mais linda que a outra.È um lugar de esquecer todos os problemas.Afinal Itambé do mato dentro é tudo de bom.Adoro lá!
Por: Luana

itambe e o paraiso pra quem gosta de mato cachoeira,um boa pinga e tranquilidade. e tudo de bom!!!!!!!!!!!
Por: marcio auguto azevedo de oliveira

itambe do mato dentro e um paraiso perdido em minas lá e tudo de bom vou sempre la,tranquilidade natureza e paz vc encontra la,vale a pena conferir beijos.
Por: gleiciane

Estive em Itambé do Mato Dentro há alguns anos. Amei esta cidade. As cachoeiras são lindas. Fiz trilhas maravilhosas pelas serras. A noite sentada na Praça apreciando o vai e vem das pessoas siimples e acolhedora de uma cidade tranquila, onde parece que o tempo parou. Tenho muitas fotos. Pretendo voltar em breveEfigênia
Por: Efigênia Gomes de Freitas

Apaixonei pele cidade, que maravilha, estou voltando esse final de semana.
Por: juliana

sou filha de jose procopio,irmao de caio simoes,tive poucas opotunidades de ir a itambem,mas sou apaixonada por esta cidade,oceu a noite e o mais bonito do que qualquer lugar. sds.
Por: celeida vieira

Em itambe eu me diverti muito porque tem muito CACHOEIRA QUE EU FUI E GOSTEI MUITO FOI A DO ENCANTADO ELA TEM UMA PARTE MUITO BONITA QUE E POR CIMA DA CACHOEIRA.
Por: jose evando

Terra maravilhosa que fez parte do antigo Caminho dos Diamantes. Grande importância para o desenvolvimento do Império Brasileiro. Uns dos reservatórios nacionais da genética bandeirante. Terra dos meus avós José Damasceno de Oliveira e Maria Albino da Costa.
Por: Fernando Nixon de Oliveira Freitas

Se existe um lugar para se apaixonar esse lugar concerteza e Itambé,o paraiso da natureza.
Por: MARCIO AUGUSTO

Gosto muito da cidade de Itambé, tanto da cidade quanto das pessoas, tenho parentes ai de vez em quando eu apareço,gosto muito daí.
Por: Maria Célia de Oliveira Themoteo

estive em itambe,pela primeira vez na casa de uma amiga neste feriado de 7 de setembro,simplesmente maravilhoso, e uma cidade aben;coada por deus. linda dorei, quero voltar outras vezes se deus quiser.
Por: lila

Gosto mto das paisagens mineiras. Tiro mtas fotos tudo que me deixa emprecionado é fotografado . Sou uma pessoa muito carismatica e adoro fazer novos amigos.
Por: João José da Silva Filho

Linda cidade, paisagens maravilhosas parabéns . Ainda não conheço pessoalmente, mas será meu proximo lugar que irei conhecer. Como Minas gerais é bonita, cachoeiras maravilhosas
Por: José Raimundo

Cidade mto bakana com várias paisagens, cachoeiras! Lugar ideal pra quem procura sossego, diversão e ver paisagens bonitas!
Por: Darley

itambe permanece quase virgem,com excelentes preços e suas cachoeiras continuam lindas. aquele abraço. mario
Por: mario

Itambé é uma cidade acolhedora, hospitaleira onde o verde é preservado.
Por: Iara Fernandes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itambé do Mato Dentro

Envie seu comentário sobre Itambé do Mato Dentro

banner