Itamarandiba

Itamarandiba-MG
banner

Bem-vindo a Itamarandiba!

banner

As melhores pousadas em Itamarandiba podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Itamarandiba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1862. A localidade está em uma altitude de 910m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.194 habitantes. A área total de Itamarandiba é de 2.745,1km², e sua densidade demográfica é de 10,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itamarandiba-MG é 39670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itamarandiba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do município admite várias versões. Muitos acreditam que pode estar ligada aos desbravadores que atravessaram a região em busca de ouro. Para alguns, entretanto, o povoado se inicia quando antigos habitantes da Vila do Fanado, hoje Minas Novas, chegaram ao local e lá se fixaram, atraídos pela fertilidade da terra. Outros, ainda, afirmam que bandeirantes paulistas ali ergueram suas casas, por volta de 1760. Estudos realizados por George Byron Camerino Fontes, contudo, indicam ser desconhecida a origem precisa dos primeiros habitantes, presumindo que teriam sido os indígenas da tribo Bororós. Esta versão é reforçada por antigos nomes de fazendas locais - notadamente as do Cacique e Bororós - além de utensílios encontrados na região. Inicialmente conhecida como São João Batista, Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862.   

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Junho

Gentílico

itamarandibano

População

32.177 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Itamarandiba é uma das cidades que se desenvolve nessa região, o que a torna um atrativo a novos investimentos. Importante âncora para os municípios vizinhos do Alto Jequitinhonha e Bacia do Rio Suaçuí(Vale do Rio Doce), o município se destaca pela crescente prestação de serviços, públicos e do comércio, em franco desenvolvimento.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

20,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Veredinha
Carbonita
Senador Modestino Gonçalves
Rio Vermelho
Coluna
Frei Lagonegro
São Sebastião do Maranhão
Aricanduva
Capelinha
Felício dos Santos 

Acesso Rodoviário

BR-381, MG-434, MG-129, BR-120, MG-117

Distâncias:

Da Capital:

419 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARANDIBA

E-mail:

Telefones: (38) 3521-1128 

Sites: http://www.itamarandiba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

Terminal Rodoviário Itamarandiba-MG

Telefone: (38) 3521-1555

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3521-1348

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (38) 3521-1133

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (38) 3521-1644

CONSELHO TUTELAR: (38) 3521-1581     

CORREIOS: (38) 3521-1088  

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.indi.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Itamarandiba

Itamarandiba é uma típica cidade mineira. Cidade Solidária do Brasil, é hoje um dos pólos da sivilcutura brasileira. Em fase de desenvolvimento a cidade tem-se destacado entre as cidades do Vale do Jequitinhonha, sendo considerada hoje centro de investimentos e atração de negócios naquela região.
Por: Pedro

Itamarandiba é uma das cidades do Pólo Turistico do Alto Jequitinhonha. O município possue diversos atrativos desde Sítio Arqueologico a eventos anuais que reune milhares de pessoas. A pequena cidade foi tema em 2004 de edição da Revista Turismo, que revelou o potencial e ociosidade deste município localizado numa das regiões mais belas de Minas Gerais, O Alto Jequitinhonha, que reune localidades como Diamantina, Serro, Milho Verde e Parques Estaduais como o do Rio Preto e do Biribiri e o Nacional das Sempres Vivas. Itamarandiba possue o Parque Estadual da Serra Negra e o município atrae turistas e cientistas de varias partes do Brasil e do mundo. Algo impressionante são as gigantescas florestas de eucalipto que se estendem nos Altiplanos, pintando um mar verde, que some aos olhos do observador.
Por: Pedro Fernandes

ja fui e maravilhosa tudo de bom inclusive ja more i la amo ITA BJO
Por: TATIANA

itamarandiba... minha terra natal, que amo e morro de saudades. um lugar lindo e cheio de suas riquesas naturais eu amo itamarandibaradicalmente ....................................
Por: adriana

O rodeio e uma das melhores festa da regia e tambem nao pode sequecer do carnaval
Por: nene

eu sou de la ,, e uma cidade linda de mais ja faz 15 anos que eu ñ vou la mais sei que ela esta mais linda que nunca
Por: elenice

eu sou de la ,, e uma cidade linda de mais ja faz 15 anos que eu ñ vou la mais sei que ela esta mais linda que nunca
Por: elenice

ja morei e a visito anualmente ! cidade maravilhosa, tudo de bom ...
Por: katia cristina mendes

NÃO CONHEÇO A CIDADE MAIS EM BREVE VOU CONHECER , GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE PROGRAMAÇÃO , EVENTOS , UM DIFERENCIAL DA CIDADE . ABRAÇOS
Por: ROSANGELA SILVA RAMPE

Sou filha da cidade... Amo esse lugar Não moro mais em itamarandiba. Sinto muita falta daí. Sinto falta do mercado antigo. Da água da mina. Da pracinha em frente o hotel São Geraldo. E de todos meus conterraneos. Por ser um povo acolhedor. Bjus Itamarandiba
Por: Maria do Carmo

nossa cidade e linda de mais eu amo essa cidade e todos meus amigos ....
Por: nil......

Sou dessa terra maravilhosa!tenho muitas saudades de cada canto: do azilo ,da mina ,da igreja da matriz,do ROSARIO do Bom Jesus, das praças e dos amigos que dexei.beijo para vc terra querida!
Por: TUQUINHA

LINDA CIDADE, TENHO SAUDADES DE ITAMARANDIBA, FAZ MUITO TEMPO QUE SAI DE ITAMARANDIBA MAS NUNCA ME ESQUEÇO DE COMO É BOM VIVER EM ITAMARANDIBA. SAUDADESSSSSSSSS...
Por: VANETE

adoro itamrandiba.afinal e minha cidade natal.tenho muitos parentes q moram la...
Por: valdemar de oliveira

sou nativo desta querida terra,tenho muitas saudades dai . Atuamente moro em Porto Seguro Ha 10anos meus familiares moram todos ai. olhando as fotos desta cidade pode perceber que esta muito diferente de quando sair dair a igreja matriz esta diferente sim muito bonito porque fator ocorido um icendio. meus parentes sâo muitos colhecidos nesta cidade como Neite joias
Por: Gilmar Azevedo Alves

Já fui em Itamarandiba 3 vezes em mais ou menos no decorrer de uns oito anos ,minha esposa é de lá e sempre que dá vamos a cidade natal dela.Nesses passeios gostei muito da cidade e ouvi muitas estórias de itamarandiba, a mais curiosa é sobre uma lenda de um monstro que estaria enterrado na igreja matriz da cidade.Não sei contar mais sobre o assunto,mais uma coisa posso dizer a cidade e seus moradores são muito cativantes, breve farei minha quarta visita.
Por: Ivan Vieira Leandro

Que saudade da minha cidadezinha linda, apesar de pequena, me trouxe muitos mometos bons e inesquecíveis, minha família, meus amigos, minha infância... Pedaço da minha vida.
Por: L

Que saudades dessa cidade maravilhosa!!!! Em breve estarei aí para matar a saudade... bjs para todos os meus colegas e para toda a minha família... bjs,bjs,...Uaí
Por: Renata de Souza Silva

sou de itamarandiba e de vez enquando gosto matar a saudades! Embora tenha muitas lembranças tristes desta tão linda cidade, mas o tempo pasou eu superei, vencí e hoje sinto orgulho de fazer parte da história dessa cidade!!!!!!!!
Por: cida

Ah! tem tanta coisa linda aí, quem por exemplo ainda não conhece as paneleiras das amoras são pessoas maravilhosas, artesãs da melhor qualidade, na minha infância aprendia fazer panelinhas com elas.
Por: cida

adoro itamarandiba foi aqui que eu nasci e cresci !!!
Por: polyana

saudades desta cidade!!!!
Por: marli duarte

eu nasci em itamarandiba sai de la a 19 anos queria falar com alguen de la
Por: mari

e cidadezinha boa! amu minha terrra! orgulo de ser de itamarandiba
Por: jan hantara

lindas foto que me deixou emocionada com tantas beleza parabens pra quem fez astas maravilhas amei
Por: maria

ola silvia sou elena maria filha de um nascido ai de itamarandiba meu pai tem um sonho muito grande de poder voltar ai pra rever sua terra ele nasceu ai em 1937 veio pra sp aos 10 anos de idade e tem muita de vontade rever tudo nem se for com fotos gostaria de ter fotos da rua saõ geraldo e tudo mais obrigado meu tel 014 32982528 ou 14 81384938 obgd
Por: salvador santa roza da costa

esse lugar e maravilhoso quem conhece nao se esquece jamais.aaaaaaaaaaaaaaaaaaamo muito itamarandiba,saudades enorme
Por: silvana melo

gostaria muito de conhecer esta cidade o meu pai de dessa cidade a familia dele mora ai.
Por: rozangela de souza silva

nasci em itamaradiba mais nao conheso sai dai com 04anos e nonca mais podi voltar mais vendo as foto fico maravilha com tamtas beleza eu nunca imaginava que este logar era tao belo.
Por: maria margarida rodrigues

A CIDADE MAIS LINDA. QUE SAUDADES ! DA AGUA DA MINA DA BANDA DEMUSICA DA FESTA DO ROSARIO DAS BARRAQUNHASE LEILOES.
Por: TUQUINHA

minha cidade querida jamais vo ute esquecer ,tao maravilhsa cidade boa de se viver tranquildade bo m dmais amo itmaarandiba minha terra das gerais ...
Por: cristian cordeiro mc gúla

sou de são jose do jacuri,ja fui muito em itamarandiba gosto muito de la,hoje moro em belo horizonte,mas quando tiver oportunidade quero voltar la.
Por: NEIDE

cidade maravilhosa,eu nasci ai. Tem 13 anos que moro em bh,mas não tem como esquecer tdo que eu vivi nesta linda cidade,amo as pessoas que ai deixei !! amoooo o carnaval ,o rodeio enfim amo essa cidade,bjosss para todos saudadesss
Por: fabiola aparecida de sousa

Cidade linda, Cidade do coração..........................
Por: EMERSON ROSA BOTELHO

ITAMARANDIBA tem tudo de bom. É a melhor cidade do Brasil, do mundo. Povo EXCELENTE, hospitaleiro, gentil, educado, etc, etc. Conheço-a desde quando nasci, já a visitei milhares de vezes e, se Deus assim me permitir, pretendo visitá-la por outras milhares de vezes. É a cidade do meu xodó. Se você ainda não conheçe, vá até lá e comprove. Palavra de escoteiro.
Por: Francisco Matias da Silva

saudades de ita meu lar , ninguem sabe como to com saudades de todos os habitantes de itamarandiba nota100.beijos para todos
Por: luanne beatriz silva

Itamarandiba, terra de gente hospitaleira e muitas garotas morenas e bonitas
Por: Conceição Coelho Gonçalves

amo essa cidadizinha nela se encomtra belos lugares como o parque florestal amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooomuito mesmo itamaramdiba bela cidade onde eu vivo
Por: debora fabiola da silva

sou nascida nesta linda cidade ,e pretendo muito breve retornar, tenho muitas saudades
Por: nida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itamarandiba
Fundação:
1862
Altitude:
910m
População:
28.194 habitantes
Área:
2.745,1km²
Densidade Demográfica:
10,27hab/km²
CEP:
39670-000

Envie seu comentário sobre Itamarandiba

banner