Ibirité

Ibirité-MG
banner

Bem-vindo a Ibirité!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ibirité, informações e fotos da maravilhosa Ibirité. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ibirité, recomendadas por internautas.

A cidade de Ibirité, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 872m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 125.982 habitantes. A área total de Ibirité é de 73,3km², e sua densidade demográfica é de 1.718,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibirité-MG é 32400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibirité

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo a tradição, desde 1810, o lugar era conhecido pelo nome de Vargem da Pantana ou Várzea do Pantana, em referência a um dos primeiros moradores do lugar, Manoel Galvão Pantana. Ao ser criado o distrito, em 1890, contava com os povoados do Onça, Jatobá, Maravilhas e as fazendas Mato Grosso, Capão, Rola-Moça, Canal e Serra.
Criado o município de Betim, em 1938, Vargem da Pantana passou à integrá-lo, sob a denominação de Ibirité, pouco depois popularizado para Ibirité. Seu primeiro jornal, o Quiteriense, foi criado em 1907. A estação local, da linha do Paraopeba, foi instalada em 1917. Tendo o seu território desmembrado de Betim, em 1962, Ibirité eleva-se à categoria de município.

Significado do Nome

Ibiritê, palavra indígena que significa terra firme.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

ibiriteense

População

156.026 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cortado pelo Rio Paraopeba, tem na indústria extrativa e de transformação mineral e na de beneficiamento de produtos agrícolas, e ainda na agropecuária, sua fonte de renda.

Clima

 

Temperatura Média

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Márcio Campos, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sarzedo, Brumadinho.  

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-381

Distâncias

Da Capital:

25 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

A Lagoa da Petrobrás, Cachoeira Santa Rosa, serras do Rola-Moçaa, Jangada, Três irmãos e Fecho do Funil são os principais pontos turísticos, atraindo muitos visitantes.

Rede Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) 
IBIRITÉ
Município de Ibirité, MG 
Linha do Paraopeba - km 613,735 (1960)   MG-0790
Inauguração: 20.06.1917
Uso atual: Museu Ferroviário    com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ibirité foi inaugurada em 1917, mesmo ano em que a linha do Paraopeba atingiu Belo Horizonte. A vida não era fácil na época da construção da linha (1914-1917): Morei a princípio em rancho de pau a pique, às margens do Paraopeba, junto à Cachoeira do Salto. Depois melhor me instalei, linha abaixo. Primeiro no antigo e belicoso São Gonçalo da Ponte (Belo Vale), mais tarde no pacífico Aranha (Melo Franco) e finalmente na quase deserta Várzea da Pantana (Ibirité). (Tínhamos direito a) proventos (...) e auxílio para aquisição de montaria (...) e um trabalhador para cuidar do animal e dele fiz, quanto a meu caso, o meu guarda-costas, naquelas brenhas pouco amistosas e em geral refratárias à passagem da linha (...) (Victor Figueira de Freitas, depoimento sem data). Em 1973, a estação passou a ser o ponto de saída do ramal de Águas Claras, construído pela RFFSA para carregar minério para um terminal em Belo Horizonte. A placa mostra no dístico a palavra Ibireté. Nos últimos anos a estação foi completamente abandonada, embora a linha do Paraopeba e o ramal estejam funcionando normalmente para trens cargueiros. Em 05/2005, Carla Pereira, de Ibirité, informa que a estação foi restaurada. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-1980; Décio Lima Jardim e Marcio Cunha Jardim, História e Riquezas do Município de Brumadinho, Prefeitura Municipal de Brumadinho, 1982; Frederico Alexandre Costa Alves, 2006; Valter Araújo, 2004; J. Emilio Buzelin, 1993; Carla Pereira, 2005; Revista Refesa, anos 1970).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A Festa do Milho, realizada anualmente, é a atração maior da cidade-sede.

 Março
 
- Aniversário da Cidade - 1ª semana do mês - Programação artística e cultural que ocorre para marcar a data de emancipação do município.
 
 Agosto

- Festa da Alface - Concurso Garota da Alface, torneios entre os
produtores, mostra de oleícolas, rodeios e shows.
    
 Setembro

- Festa de Nossa Senhora do Rosário - Realizada segundo a tradição dos devotos de Nossa Senhora do Rosário em todo o Estado de Minas Gerais, com novenas, pagamento de promessas. missa conga, almoço, eleição e coroação de Reis e Rainhas.
Local Capela de N. S. do Rosário.
    
 Novembro

- Festa da Cultura - Data 1ª semana do mês - Atividades diversificadas, reunidas em programação comemorativa do dia da cultura, integrando intercâmbio cultural, extensão
educacional e a promoção das manisfestações artísticas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIRÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3533-6000/6002 - Fax: (31) 3533-6018

Sites: http://www.ibirite.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3533-1941

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ibirité

Desjo saber onde fica o Vale Dourado,ai em Ibirité?Em qual syte,posso abrir para poder ver ?Atenciosamente.
Por: Maria de Lourdes de Alcântara

uma cidade linda charmosa um doce o comercio tem de tudo tenho minha familia toda la e achamos um maximo!!!!!!!!!!
Por: miguel henrique machado pizziolo

ibirité é uma cidade linda de se viver aconchegande e muito bem diversificada.... vem pra cá você tbem!
Por: Josiane

O QUE TEM DE MELHOR EM IBIRITÉ SÃO AS MATAS E O ALMIRANTE
Por: Michele luiz santos

Ibirité(região metropolitana de Belo Horizonte) é uma cidade muito boa para se viver como também para se visitar,uma cidade com cachoeiras,serras,muito verde e próximo a Belo Horizonte.Vale a pena dá uma assadinha nessa hospitraleira cidade.
Por: Maicon Henrique

Não troco essa cidade por nenhuma outra! ja morei em são paulo,rio de janeiro,mas aqui encontrei a paz que precisava,sou fã de carteirinha daqui!
Por: wellington

Amo ibirite ! ja morei na cidade e morro de saudades! o povo , o clima, a comida tudo por la e maravilho!!
Por: sandra cristina c

morei em Ibirite na decada de 70, hoje moro em Franca ,apesar de amar Franca fico dividida,quando vou ai ,minhas irmãs moram em Ibirite ,que sa´dades !!!!!!!!!!!!!!
Por: maria madalena campos de freitas

ibirite e tudo de bom graçasa a amor de de pessoas enviadas por DEUS
Por: ednaaparecida de oliveira lino

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibirité
Fundação:
1962
Altitude:
872m
População:
125.982 habitantes
Área:
73,3km²
Densidade Demográfica:
1.718,72hab/km²
CEP:
32400-000

Envie seu comentário sobre Ibirité

banner