Gouveia

Gouveia-MG
banner

Bem-vindo a Gouveia!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Gouveia e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Gouveia.

Informações de Gouveia

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Surgiu no século XVIII como arraial, mas se tem informações que este local é mais antigo, pois é referido como povoado no termo do Serro Frio, em 1738, e surgiu nas lavras da viúva Francisca de Gouveia. Em 11 de fevereiro de 1765 é edificada a capela de Santo Antônio de Gouveia, filial da Matriz da Vila do Príncipe. Em 1811 já pertence ao termo de Diamantina, em 7 de abril de 1841 foi o curato elevado a freguesia, com o título de Santo Antônio do Gouveia. Em 13 de novembro de 1873, Gouveia foi elevada à vila criando o município, mas só em 12 de Dezembro 1953, é que foi criado o município desmembrado do de Diamantina, com elevação de Gouveia a cidade, pois anteriormente (1873), os moradores não se interessavam pela causa. Fica na zona do Alto Jequitinhonha.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

gouveiano

População

11.687 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Beleza rara, simplicidade sem igual. Gouveia é uma cidade linda e muito gostosa, tem um amanhecer preguiçoso do tipo de quem está em férias procura. Imperdível.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Jequitinhonha 

Limites

Diamantina, Datas, Conceição do Mato Dentro, Santana de Pirapama, Presidente Juscelino e Monjolos.

Acesso Rodoviário

 

BR 259

Distâncias

Da Capital:

258 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ampar Barão Capivara 

Descrição: É uma área de preservação criada por lei municipal.

Augusto Taioba 

Descrição: Localizada entre rua dos Alvos e rua Coronel Cica.

Barro Preto 

Descrição: Acesso até a cachoeira é asfalto, estrada de terra e trilha, localizand-se na região do Barro Preto e Camelinho.

Biblioteca 

Descrição: Localizada à rua são Vicente número 29, no centro do distrito de Gouveia.

Cachoeira Barão do Guaicuí 

Descrição: A cachoeira do Barão é formada pelas águas do Capão, percorrem grande trajeto entre pedras com uma queda d’água central e duas laterais formando em baixo um poço. Da Praça Padre José Machado em Gouveia, toma-se o sentido de Diamantina pela Br 259 até 16 km, depois entra-se a esquerda numa estrada de cascalho e vai mais 6 km, chegando à localidade de Barão e a mais 1 km à frente.

Cachoeira Capivari 

Descrição: Acesso até a cachoeira é asfalto, estrada de terra e trilha, localizando-se próxima a vila Alexandre.

Cachoeira do Barão 

Descrição: Estrada de terra localizada a 23 km da sede, na comunidade de Barão de Guaicuí.

Cachoeira do Cuiabá 

Descrição: Estrada de terra e trilha localizada na comunidade Cuiabá distrito de Gouveia. A partir desta comunidadepercorrendo-se mais 2 km chega-se a cachoeira.

Cachoeira do Espinho 

Descrição: Acesso por estrada de terra estando localizada na região do Espinho.

Cachoeira Engenho 

Descrição: Acesso por estrada de terra e trilha na região da Bocaina. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Sebastião: (Mês de janeiro). Moradores do bairro Serrinha, onde está localizada a igreja, todos os anos preparam a festa em honra ao padroeiro do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

- Carnaval: (Data Móvel). Perdeu o significado que tinha no passado, em consequência do famoso carnaval de Diamantina. Atualmente, tenta-se resgatá-lo.

- Semana Santa: (Data Móvel). Durante 07 dias, seguimos os passos da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Inicia com a Sexta Feira das Dores e tem seu auge com o Triduo Pascal, que compreende, a Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e o Sábado Santo. Durante estes dias, celebrações na Matriz de Santo Antônio, na Igreja de Nossa Senhora das Dores e na Praça do Calvário e procissões pela cidade, marcam os últimos passos de Cristo na terra. No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição, que se inicia com a procissão da ressurreição ainda na madrugada. É tradição na cidade a queima do Judas, que apesar de antiga, nunca foi oficializada pela Paróquia.

- Festa de Santo Antônio: (01 a 13 de Junho). Durante 13 dias, celebra-se as honras ao padroeiro da cidade. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

- Quadrilhas: (Mês de junho / julho): São realizadas pelas Escolas estaduais, municipais e outras associações, em diversos pontos da cidade. Danças, apresentações culturais e barracas com comidas típicas são os marcos das festas. As festas são em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro.

- Kobufest: (2ª quinzena de Julho). Maior festa de integração regional do Estado de Minas Gerais. Bandas locais, regionais e nacionais, barracas com comidas típicas e outras atrações marcam a festa.

- Festa de Nossa Senhora das Dores: (Mês de setembro). Moradores do bairro Capelinha, onde está localizada a igreja, preparam todos os anos, a festa em honra à padroeira do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

- Festa de São Geraldo: (Mês de outubro). Moradores do bairro São Lucas, onde está localizada a igreja, preparam todos os anos, a festa em honra ao padroeiro do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOUVEIA

E-mail:

Telefones: (38) 3543-1041

Sites: http://www.portalgouveia.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3543-1522

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gouveia

estive em Janeiro deste ano em Gouveia achei o maximo uma cidade agradavel e municipes muito atenciosos com os turistas que chegão a cidade em brve pretendo voltar a Gouveia
Por: sandra aparecida de lima

conheço Gouveia,vale a pena conhece-la,suas cachoeiras exuberantes,sua historia,seu povo hospitaleiro e simpatico.
Por: Sebastião Francisco Matias

Cidade mais lindinha que eu conheço, pois sou gouveiana>
Por: emilyalvesdemiranda

É UM LUGAR ÓTIMO... PESSOAS LEGAIS E HOSPITALEIRAS. QUEM CONHECE NUNCA ESQUECE....
Por: MARCIA

Não existe lugar melhor no mundo pra se viver do que Gouveia...
Por: Edson Souza

Gouveia cidade de um povo hospitaleiro .Tem uma festa muito boa em julho a KOBU FEST
Por: alfredo

Oi, galera deixo um recado para vocês. Visite Gouvei, garanto vocÇes vam adorar cada momento, bejão.
Por: William da Cruz Araújo

Gouveia é uma cidade maravilhosa,extremamente acolhedora,de paisagens exuberantes e grande calma.Cidade tranquila,com uma festa maravilhosa,que é o Kobufest,fazendo bombar toda a cidade.Venha você também curtir essa festa super legal!
Por: yuri araujo

adoro a cidade de gouveia minha familia é toda de la sempre passei as ferias ai lugar maravilhoso.sou da familia cadete meu primo tem uma radio ai kobu fm e sua a nossa sintonia do sucesso beijos
Por: eliane maria cadete

Morei em Gouveia a muito tempo atras,e lá vivi os melhores anos de minha vida.Ia com meus pais e amigos,nadar no ribeirão de areia,passear na torre de televisão,na usina de São Roberto,na estção de tratamento de aguas e varios outros lugares que tanto me encantava.La tambem,que estão os grandes amigos,aqueles em que pode passar o tempo que for,nada irá mudar.
Por: Luciene Lara

Terra boa sempre que posso vou visitar tenho parentes e muitos amigos abraço a todos.
Por: herder marcio guimaraes

Gouveia e uma das cidades mais bonitas e tranquilas que tive a sorte de conhecer e morar. Povo hospitaleiro e simpatico , quem conhece não esquece jamais. Varias cachoeiras bacanas sem a correria e tumulto das grandes cidades. Venha você tambem conhecer essa jóia que fica proximo a Diamantina e se encantar com a sua rotina pacata e tranquila. Você não vai se arrepender!
Por: valdenia vieira

E UMA CIDADE MARAVIHLOSA ,ACOLHEDORA,MUITA GENTE BONITA,SEU MUNICIPIO TEM VARIAS CACHOEIRAS MARAVILHOSAS ,VALE A PENA IR E CONFERIR ,COMO A CACHOEIRA DO RIO CAPIVARA EM VILA ALEXANDRE MASCARENHAS E A CACHOEIRA DO RIO PARAUNA NA USINA DA CEMIG ONDE VIVI NA MINHA INFANCIA AMINHA
Por: vanda aparecida machado

Gouveia é uma cidade maravilhosa,pessoas muito hospitaleiras,cachoeiras,cidade tranquilissima e uma paisagem exuberante!
Por: Kelly Santos

Estive em Gouveia algumas vezes. É uma cidade muito aconchegante. Tem o tradicional Kobu, delicioso, marca registrada do local. Vale a pena conhecer.
Por: Áurea

Sou de Três Marias-MG, mas me considero uma gouveiana de coração. Amo muito essa cidade!!!
Por: Elisangela Saraiva

oi meu nome é sabrina,e adorei conhecer a vila alexandre mascarenhas,meu noivo e minha cunhada moram lá,amei a cachoeira da capivara e estou indo passar o feriadão ai de novo com muita alegria,conheci também um rio maravilhoso,enfin estou louca para casar e mora na vila alexandre mascarenhas.um abraço sabrina
Por: SABRINA DE SOUZA SANTOS

este lugar e 10 tranquilidade sossego e pas.vc deve conheser blz.
Por: vanderlei da costa martins junior

Sim conheço é uma bela cidade com grandes atrações turistica belas cachoeras montanhas um grande artesanato
Por: Luciano Silva

gouveia é uma cidade maravilhosa adorei kobufest estarei ae no ano que vem se deus quiser bh a gouveia
Por: remmer

eu morava em gouveia ,la é uma cidade boa eu gosto de lá.
Por: fabiane

goveia é uma cidade maravilhosa,bonita´, povo umilde e hopitalheiro,desejo que sempre será pra melhor,.clovis aparecido magalhaes.
Por: clovis aparecido magalhaes

Faço parte de familías de Gouveia, tem parentes e é uma cidade hospitaleira.
Por: Sonise Cassia Miranda de Deus

gosto muito da cidade de gouveia acho um lugar muito aconchegante com pessoas muito educadas e muito simpáticas
Por: marciano jose resende

Que saudades que veio em minha memória,ao ver fotos de Gouveia e ver a igrejinha de São Roberto,onde fiz minha primeira comunhâo em 1956 realizada pelo então na época padre serafim,obrigado por me propocionar tamanha alegria.Um abraço a todos meus queridos conterraneos
Por: João Saraiva

cidade hospitaleira,maravilhosa tudo de bom acochegantes saudade de gouveia.
Por: JAIME DOURADO FARIAS

oiiii gent euu vivo em gveia e amo** essa cidade ..... os rios as cachoeiras tud de bom .. veia e conheça o clima sempre de calor mais tbm tem p friozinho pra vc fk agarradinho cm se beim... as festas kobufst tud de bom ... final de semana ve os amigos etc AFINALLL TUD DE BOM É EM GOUVEIA c vc duvida veia e CONHECAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Por: gabyy

Gouveia e uma Cidade maravilhosa que eu a amo muito pelo o motivo do acolhimento desta comonidade.
Por: Gustavo miranda.

Boa noite a todos,tive a félicidade de conhecer Gouveia,estava de passagem e resolvi encontrar um hotel para pernoitar.Quando amanecel fiquei deslumbrado com a beleza da cidade,com as pessoas,com o amanhecer lindo,fiquei em um hotel na avinida principal,tinha inaugurado na quela semana,a comida maravilhosa.Era época de carnaval,isto tém ums 2 anos,mais que saúdadeque tenho desta cidade.Espero em breve poder voltar e levar minha fámilia para conhecer.Parabéms pela linda cidade e um grande abraço a todos.Wilson Nunes do Rio de Janeiro
Por: Wilson Nunes

Além de belezas raríssimas,simplicidade sem igual, Gouveia conta com um povo muito inteligente e mega simpático. é ai que amo demais...Saudades de tudo ai..Liliane
Por: liliane cristina

adorei conhecer gouveia la e uma cidade maravilhosa!!!!!
Por: karina Janaúba

é uma cidade muito bonita e que tenho saudade das amigas e parentes
Por: jakeline

eu naci em gouveia la e otimo todos os dias.principalmente no dia que eu vou a igreja evangelica la e muito bom.
Por: geliane de jesus

AMO ESSA CIDADE FUI CRIADA AI, O QUE MAIS GOSTO E A EXUBERANÇIA DA NATUREZA OLHAR PARA A SERRA DE SANTO ANTONIO E LIMPAR A ALMA...
Por: ARLETE OLIVEIRA

amo essa cidade ... as festas as pessoas e tudo de bom que tem . tenho muita saudade de qud morava la , nao percam oportunidade de conhecer.
Por: carol fernandes

muitas lembranças boas da minha mcidade . é pena que não tive a felicidadae de continuar vivendo aí ,beijo a todos os gouveianos que sabem viver a vida joãozinho
Por: KLEVERSOM FABIO LEITE

Já participei de varias festas em Gouveia Cidade é linda dimais otima para passar ferias !!!!!!!!
Por: Giba

Moro em Gouveia,a cidade é maravilhosa portanto venha visita-la vocês vão adorar ! Principalmente a Festa que é muito conhecida como Kobu Feste . Modestia a parte É muito BOA . Abraços.
Por: Marcelo de Araujo

Moro em Gouveia,no Bairro São Roberto,portanto é uma cidade muito linda e tem uma festa que se chama Kobu Feste é muito boa,e este ano virá cantores famosos venham conferir !!! E será no mês de Julho. Um abraço.
Por: Marcelo de Araújo

JA MOREI AI ,TENHO BASTANTE SAUDADE,MORO EM PORTO FELIZ SAO PAULO,ABRAÇOS PARA TODOS AI
Por: JOSEREIS

Nossa essa é uma das cidades mais aconchegantes de minas, e tem seu maior tesouro em sua populãção... saudades demais de tantos amigos de lá... etem muitas belezas naturais vale a pena conhecer
Por: emerson andrade

Gouveia é tudo de bom ou melhor de otimo adoro ir pra la fim de semana ou ferias inclusive no kobufest mil bjos aos gouveianos. KAMYLLA do serro uma linda cidade tambem venham conhecer-la
Por: kamylla

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gouveia

Envie seu comentário sobre Gouveia

banner