Esmeraldas

Esmeraldas-MG
banner

Bem-vindo a Esmeraldas!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Esmeraldas, informações e fotos da maravilhosa Esmeraldas. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Esmeraldas, recomendadas por internautas.

A cidade de Esmeraldas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 36.433 habitantes. A área total de Esmeraldas é de 912,3km², e sua densidade demográfica é de 39,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Esmeraldas-MG é 35740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Esmeraldas

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Verde - Trilha Bandeirantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Quitéria, lugar de pouso usado pelo bandeirante Fernão Dias em 1974, foi, 30 anos depois, transformado em povoado, com a chegada dos irmãos Coelho.
Atraídos pela beleza panorâmica e clima ameno, povoadores se dirigiram para a região onde hoje se situa o município e dedicaram-se à agricultura. Uma capela, construída sob invocação de Santa Quitéria, na fazenda de mesmo nome, serviu de núcleo ao povoado. Por volta de 1750, o capitão Antônio Barbosa Leão, proprietário da fazenda, doou o terreno que veio a constituir o patrimônio da capela. A doação foi confirmada, mais tarde, pelo novo proprietário, o coronel Luis José Souto, conforme escritura datada de 24 de Março de 1773. O povoado cresceu muito lentamente. Mais de um século depois de sua fundação, em decreto imperial assinado pelo regente Feijó, foi criada a freguesia de Santa Quitéria. Em 1901, criou-se o município de Santa Quitéria, desmembrado do de Sabará. Em 1943, passou a se chamar Esmeraldas.
Hoje, com boa infra-estrutura urbana, dotada dos serviços essenciais, a cidade é sede do próspero município, cuja economia está centrada na pecuária leiteira e na produção de hortigranjeiros, sua principal atividade econômica. O território tem área de 943 km² e é banhado pelo Rio Paraopeba. A sede municipal está a uma altitude de 1.062 metros, e dista 62 Km de Belo Horizonte.

Significado do Nome

O nome "Esmeraldas" é uma alusão a Fernão Dias Paes Leme e se inspira no equívoco de ter-se atribuído a fundação da cidade a integrantes da bandeira. Conta a lenda (uma versão equivocada) que a cidade teria recebido este nome em função de alguns bandeirantes terem encontrado na região pedras verdes (turmalinas), que pensaram ser esmeraldas.

O antigo retábulo da fazenda Serra Negra encontra-se no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto/MG.

Aniversário da Cidade

22 de Maio

Gentílico

esmeraldense

População

60.153 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Esmeraldas, cidade pacata com um acordar preguiçoso. Venha desfrutar dessa tranquilidade!

Clima

 

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Juatuba, Florestal, Capim Branco, Cachoeira da Prata e Fortuna de Minas.

Acesso Rodoviário

BR 262 

Distâncias:

Da Capital:

63 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Tríduo a São Sebastião   

- Religioso  Festa de São Sebastião   

- Popular  Carnaval   

- Esportivo / Recreativo  Intercity de Mountain Bike   

- Religioso  Festa de São José   

- Popular  V Festa do Peão   

- Religioso  Semana Santa   

- Esportivo / Recreativo  Rallye   

- Religioso  Festa de Santa Cruz   

- Religioso  Festa de Nossa Senhora de Fátima 

- Festa de Santa Quitéria   

- Religioso  Festa do Divino   

- Popular  Micaraldas   

- Esportivo / Recreativo  Corrida Rústica de Santa         Quitéria.   

- Religioso  Festa de Santo Antônio   

- Religioso  Festa de São Pedro   

- Feira  Feira de Artesanato e Bordados

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESMERALDAS

E-mail:

Telefones: (31) 3522-6008

Sites: http://www.esmeraldas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3538-1037

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Do Município, partiram homens que doaram seu ideal em defesa do Brasil durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939 – 1945): Estevão Alvez Diniz, Leofredo Gaspar, Antônio Monteiro Filho e Mário Secundino.

- Outros homens participaram da guerra do Paraguai (1864 - 1870), os pracinhas: Francisco Emílio, Nicolau Lemos, João Palhares, Luciano Soares e Vicente Paulo.

- Também se destacam na história do município de Esmeraldas: Visconde de Caeté, os escritores Fábio Lucas, José Lucas Filho, Avelar Rodrigues, o jogador de Futebol Alves (atuou no Atlético e Cruzeiro), o cartunista Nani, entre outros.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Esmeraldas

sOU DE eSMERALDAS E O QUE LÁ TEM DE MELHOR É A ACOLHIDA DO POVO , OS CAUSOS , A ALEGRIA ,O CARNAVAL , EMBORA MODIFICADO , O FUTEBOL DO CAMPOLINA , OS QUITUTES E OS BORDADOS E MUITO MAIS . o DIA DA CIDADE É 16 DE SETEMBRO . 22 DE MAIO É O DIA DA PADROEIRA , SANTA QUITÉRIA . O CAMINHO É PELA 040 , SENTIDO BRASÍLIA , OU POR CONTAGEM OU POR BETIM E NÃO 262 . NÃO DEIXE DE CONHECER E PROVAR UM PÃO DE QUEIJO DA PADARIA DO DUCÃO OU DO CAÍCA .
Por: Laura Suvalsky Vieira

esmeraldas,e uma cidade q ao longo dos anos vem se mostrando competente no quesito cidadania .ela com seu crescimento na minha opiniao ,ainda organizado ,nao perdeu seu charme de cidade do interior fazendo assim ,com que seus moradores tenham imenso orgulho de ser 'esmeraldense'.parabens cidade do meu coraçao
Por: paulo roberto

adoro esta cidade e todos seus municipios,esmeralda e uma bela cidade tem muitos atrativos pode viver neste lugar por oitos anos sinto falta, mas um dia voutarei. com serteza. estados unidos 09/04/2009 patinho.
Por: patinho

SOU ESMERALDENSE E VISTANDO NOSSA CIDADE VOCE VAI ENCONTRAR MUITOS ATRATIVOS .UM POVO ACOLHEDOR, E QUE RECEBE MUITO BEM OS VISITANTES, TEMOS EM NOSSA CIDADE, ALGUMAS ATRATIVOS , COMO POUSADAS , PESQUE E PAGUE, FEIRA DE ARTES E BORDADOS, CULINARIA DIVERSIFICADA, COM OS TRADICIONAIS , CHORISCO DO LUCINHO, PÃO DE QUEIJO GIGANTE DA XENIA, DO KAICA E DO DUCAM, DELICIOSA EMPADA DA MARGÓ, AMBROSIA ( doce de ovos) DA HELENA, PICOLÉ E SORVETE DO BAR DO KB7, DELICIOSA ALMONDEGA E CALDO DE MOCOTÓ DO BAR DO VIEGAS, PÉ DE PORCO DO ANDREI, TRAIRA SEM ESPINHO DO BAR DO RODOLFO E VOCE PODE AINDA VISITAR VARIOS LOCALIDADES DE ESMERALDAS, COMO VARGEM BENTO DA COSTA, PADRE JOÃO, BAMBUS, URUCUIA, CACHOEIRINHA, SÃO JOSÉ,CARACOIS DE CIMA E DE BAIXO, ANDIROBA, MELO VIANA E VARIOS OUTROS BAIRROS .VENHA CONHECER ESMERALDAS TERRA DE GENTE BOA E HOSPITALEIRA. COMO SE DIZ POR AQUI , EU AMO ESMERALDAS ( HE TERRA BOA). UM GRANDE ABRAÇO A TODOS ,
Por: GERALDO ANTONIO LEROY ( DIM BIKES)

Cidade tranquila e boa de passsear, carnaval excelente, lugar de pessoas de boa educação.
Por: Leticia Pereira

Vou contar um pouco de esmeraldas. Sou de esmeraldas nasci e vivi aki.... De um tempos pra ca, tudo mudou antes era akela cidade de tranquilidade, hoje nem se vê +, pq aki os cidadoes ajudam a cuidar a cidade. Mas carnaval aki é muito bom, festa vc fika se achando a poderosa q vc fika um dia com os cantores dos sonhos.... MAS FIQUEM TRANQUILOS Q AKI É UMA CIDADE MARAVILHOSA OBRIGADA
Por: LORENA CRISTINA

Moro em ESMERALDAS à 10 anos.AMO essa cidade nâo a troco por nenhuma outra.
Por: ROSARIA

fui a esmeraldas pela primeira vez em 1975 era um garotinho ,mas desde entao percebi q esmeraldas tinha algo diferente . hoje com 39 anos vejo q esta cidade maravilhosa ainda mantem essa caracteristica . uma qualidade q ainda nao vi em outras cidadesd mineiras ,a maneira com a qual as pessosa recebem suas vizitas e algo impressionante ,uma hospitalidade incrivel .e e por esse motivo q a adotei como minha cidade ja ate deixei bem claro a todos os meus familiares q moram ai q quando for chamado por deus qero deixar meu coraçao em esmeraldas ,cidade do meu orgulho .
Por: paulo roberto rodrigues

conheço e tenho saudades desta cidade que me traz boas recordações,povo de muita simpatia e generosidade.
Por: susette

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Esmeraldas
Fundação:
1901
Altitude:
760m
População:
36.433 habitantes
Área:
912,3km²
Densidade Demográfica:
39,94hab/km²
CEP:
35740-000

Envie seu comentário sobre Esmeraldas