Diamantina

Diamantina


Diamantina é um lugar conhecido por ser uma cidade universitária e abrigar uma considerável população de jovens estudantes. Fato é que a presença de jovens, somada à população local, faz Diamantina viver em clima de festa e descontração.

Devido à própria população estudantil, o carnaval de Diamantina se tornou um dos mais procurados de Minas Gerais. Basta escolher em que época do ano você vai querer fazer o seu passeio, ciente que, durante o carnaval, os preços sobem um pouco.

Pontos turísticos de Diamantina

Diamantina possui alguns atrativos turísticos considerados oficiais, como a Casa da Glória, por exemplo. Este ponto turístico é considerado como atrativo histórico. O local é formado por duas edificações antigas dos séculos XVIII e XIX, que são unidas através de um passadiço. A construção já foi sede do Colégio Vicentino de Diamantina. O local atualmente integra a Universidade Federal de Minas Gerais com o Instituto Casa da Glória.

A Biblioteca Antonio Torres, também conhecida como Casa do Muxarabiê, é outro ponto turístico considerado como atrativo histórico. A biblioteca foi construída em meados do século XVIII com sacadas de treliças. Para interessados em cultura literária, o acervo possui documentos históricos e obras raras.

Outro ponto turístico histórico é o Mercado Velho de Diamantina, levantado em 1835 para ser o centro comercial de tropeiros que passavam pela cidade. Hoje, o mercado é sede do Centro Cultural David Ribeiro, e organiza feiras de artesanatos, comidas típicas, festas, música e produtos de horta e pomar.

A Casa Chica da Silva é a casa da antiga e conhecida escrava, que inclusive é tema de canção e de obras de televisão. Atualmente, serve como sede para o IPHAN. Já a Casa do Jucelino, um casarão colonial em cores azul e branca, é o museu que retrata através de objetos, pertences e documentos, a vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, natural de Diamantina.

Outros museus interessantes são Museu do Diamante, Museu da Memória do Pão de Santo Antônio, Museu da Seresta, Museu da Extração do Ouro e Diamante “Daniel Luiz do Nascimento”, e Casa do Independente Câmara (Museu de Arte Sacra).

Além desses pontos turísticos, as igrejas são atrações à parte, lindas e bem acabadas, com detalhes que chamam a atenção, como a Igreja das Mercês e a Igreja de São Francisco.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Diamantina
Fundação:
1831
Altitude:
1.113m
População:
43.022 habitantes
Área:
3.993,3km²
Densidade Demográfica:
10,77hab/km²
CEP:
39100-000

Sara Jane Rezende R. Coimbra

Sei de um homem que viveu em Diamantina, que foi muito importante para minha cidade, Ituiutaba. Foi maestro da nossa banda de música por 20 anos, em 1956 ate 1976. em Diamantina foi primeiro sargento e contra-mestre do terceiro batalhão de musica, por volta de 1946. Se alguem tiver mais notícias sobre ele, por favor me mandem informações, pois ele é o meu tema de mestrado, ele e a abanda. obrigaga, Sara Jane, professora no Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba.

Sara Jane Rezende R. Coimbra

EI, PESSOAL. ESQUECI DE MENCIONAR O NOME DO MAESTRO DE MINHA CIDADE, FOI MAESTRO ARGENTINO CORSINO. QUEM O CONHECEU OU SABE ALGO SOBRE ELE, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO COMIGO: sarajanerezende@hotmail.com

gerson david siqueira

e uma cidade hospitaleira que acolhe muito bem seus turistase opovo Diamantinense

Márcio da Conceição Soares

Oi gente ,sou natural de DIAMANTINA_MG ,Amo esta terra querida cheia de riquesas e de uma simplicidade imensa e tbm de um povo humilde e trabalhador,que não medem esforços para ajudar o próximo,ou seja em estender a mão amiga...Tenho em meu coração uma alegria imensa,tão profunda de ser filho desta cidade querida.Aqui respiramos ar puro e natural...Amigos vamos dar continuidade em preservar a cultura de nossa "Terra Querida" Estou com vç .Ok? Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!

lourdinha

Olá,eu tirei férias e fui conhecer Diamantina nos dias 27 e 28 de julho.Chegando lá uma surpresa maravilhosa,estava acontecendo o festival de inverno,e não tinha conhecimento.Adorei a cidade,estou encantada até agora com a beleza desta cidade,mas mesmo naquele dia acontecendo o festival,algo me deixou muito triste,pois não foi possivel conhecer o museu e as igrejas,exceto duas delas,pois estavam fechados quando cheguei.Daí me informarão que abririam no dia seguinte pela manhã,e não abriram,informaram outro horario ,e não abriram,permaneci na cidade até meio dia do 28 e não tinham aberto pelo menos o museu.Não entendi.Como que promovem um festival e os lugares onde se pode conhecer melhor a cidade ficam fechados?Mesmo recompensada pela beleza,fiquei um pouco decepcionada.Abraço

nania green

eu amo diamantina!!!!!!!! terra de helena e chica da silva com seu amado joao fernandes!!!!!!!!! cachoeiras de diamantina sao as melhores do mundo... que saudade!!1

tina

eu amo a minha cidade de mais minha cidade é linda muitas coisas istorica eu já visitei a minha cidade ass:tina

Adriana Couto

Imagine uma cidade cercada de montanhas de cristal, ruas de pedra que brilham ao sol, casas colonias com flores nas janelas e uma gente que tem por hábito sair pelas ruas à noite cantando e tocando violão. Esse é o cenário pelo qual eu me apaixonei e do qual eu pretendo fazer parte um dia...

ana paula reis

Diamantina é perfeita...e terna: como diamantes! Estive lá no carnaval de 2009 e foi paixão à primeira vista. Recomendo a todos que apreciam natureza (muita trlihas e cachoeiras), história e o jeitinho "mineiro" todo especial de ser..! Ano que vem estarei de volta...se Deus quiser! Te vejo lá!

EVANDRO VIEIRA

Diamantina, terra encantadora, terra de juscelino kubitschek e xica da silva,terra do ouro e tambem do diamante,terra do calor e terra do frio, enfim terra maravilhosa. SAUDADES

Maria Lucia Martins

Estudei dois anos no Colégio Nossa senhora das Dores em 1961 e 1962: curso normal. O ensino foi excelente e a formação que lá recebi fizeram de mim hoje o que sou: uma professora apaixonada pelo magistério, sempre estudando, sempre aprendendo...Saudades das freiras vicentinas!!!!!

cristina

morei em diamantina durante os 10 melhores anos de minha vida hoje só ficou a saudade hoje moro em sp e vejo diamantina como a melhor cidade braileira para se viver, ahh que saudade.

Patricia

Diamantina é mistério, beleza, surpresa, alegria, sentimentos, carinhos, lembranças, sonhos, realização, ENCONTRO! A cidade irradia magia e encanto .Enfim,algo inexplicável , só vivendo o estar lá.......

Renata

Claro que conheço sim!!! Como se diz:"Quem conhece,não esquece jamais!!!" Amo essa cidade de paixão e sito a maioe falta do aconchego dela!!!

vera lucia de moraes

jafui a diamantina e adorei gostaria de morar ai e magnifica deslumbrante tchau vl.

Ricardo

Eu e minha família passeamos em jan/2011 em Diamantina. Certamente é uma cidade maravilhosa com sua cultura e tambem seus atrativos naturais, como a cachoeira da sentinela. Tambeém Biribiri é uma coisa de outro mundo. Diamantina.... voltarei em breve.

Antonio Vitor

Diamantina fica a 275 km de Bhte, por estrada asfaltada de boa qualidade. Existem 6 horários de ônibus partindo de BH, pela Empresa Pássaro Verde. Passagem em torno de R$ 68,00, com 5 hs. de viagem. É uma cidade histórica, tendo uma parte alta e outra baixa, exigindo alguma disposição para caminhadas. O carnaval é famoso em Minas, com milhares de jovens dançando nas ruas, porém sem confusões ou brigas, pois, a PMMG sempre está de olho. Através de Diamantina, você frequenta as cachoeiras com água de montanha e estrada de chão batido. Você pode visitar as igrejas, o cruzeiro no morro, o museu, o mercado e outros atrativos. Existem hoteis de preços diferenciados(mais baratos e mais caros nas diárias).Você pode, se for de carro, visitar os distritos de Curralinho, Milho Verde, São Gonçalo, Beriberi, a região das minerações da colônis, Mendanha. Existem restaurantes de preços variados, acessíveis ao seu bolso. Para conhecer bem a região, você deve dispor de pelos menos, de 3 a 5 dias completos. Outro atrativo é a Semana Santa, com a Guarda Romana estilizada, com a procissão do enterro acompanhada pela Banda do 3º BI da PMMG. Além disso, fazem-se as vesperatas aos sábados de 2 em 2 meses(veja programa nos sites), que são vários grupos musicais(bandas) tocanbdo seus instrumentos na Praça de Matriz(ao lado) com os músicos dentros das sacadas dos prédios históricos tocando de tudo. Um moment mágico que vale a pena ver. Os turistas ficam nas mesas na praça apreciando as apresentações.Diamantina, em junho, realiza a festa do Divino, com desfiles. Cidade com muitos cursos superiores da UFMG, tendo Festival de Inverno famoso. As serenatas são apreciadas, o povo é hospitaleiro, com o espírito mineiro muito vivo. Terra do nosso JK, fundador de Brasília. Vá lá. Vale a pena. No carnaval tem que reservar lugar nos hóteis ou alugar casas para grupos. Leve dinheiro de sobra, pois, no Brasil o turismo exige disponibilidade no bolso. Se for de carro, vá também até o Serro (50kms) cidade histórica e raiz de Minas.Em Diamantina recomendo o Hotel Esplanada (preço da diária muito acessível e fica na parte alta, em frente a Rodoviária)

paulo roberto ramalho hasimyan

morei lá , vivi lá e quero morre lá, o povo de lá e o que tem de melhor na cidade, hoje moro em U berlandia , à mas nen se compara ,, saudades , DIAMANTINA, até um dia da volta.

gerson david siqueira

uma cidade maravilhosa se for la verá que o povo de diamantina e sua cidade tem para lhe oferecer de melhor

Letícia

Diamantina é uma das cidades históricas mais lindas do país. Repleta de cultura, arte (com artesanatos e pedras) e musicalidade; tem um espetáculo imperdível para quem tem bom gosto: a Vesperata é, sem dúvida, um deleite inesquescível!

marly

passar férias em Diamantina é um luxo! amo diamantina saudades ...... visite Diamantina e volte feliz

Jose Jalba

Meu sonho e conhecer esta Cidade que eu acho maravilhosa, nasci tão perto de Diamantina, sou de Pompeu, so que tenho 40 anos que moro em São Paulo, e quero voltar a conhecer belas cidades nestas regiões. Sds Jose Jalba

LEILA APARECIDA BOTELHO DE SOUZA

É UMA CIDADE MARAVILHOSA,MUITO RECEPTIVO OS MORADORES ACHEI O MÁXIMO.

Envie seu comentário sobre Diamantina