Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete-MG
banner

Bem-vindo a Conselheiro Lafaiete!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Conselheiro Lafaiete, informações e fotos da maravilhosa Conselheiro Lafaiete. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Conselheiro Lafaiete, recomendadas por internautas.

Informações de Conselheiro Lafaiete

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Vilas e Fazendas de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quando das andanças dos bandeirantes, nos meados do século XVII buscando ouro e pedras preciosas pelas gerais, contam os historiadores que a região onde se situa hoje Conselheiro Lafaiete já era habitada pelos índios Carijós ( nome genérico dado pelos portugueses aos silvícolas ou denominação dada aos mamelucos, cruzamento de brancos e índios). O fato é que os garimpeiros de Ouro Branco uniram-se aos índios e criaram o arraial Campo Alegre dos Carijós (1683).
A descoberta de ouro na região (em Itaverava), deu-se pela grande bandeira formada em Taubaté (São Paulo) por Manoel de Camargo e seus familiares no ano de 1694.
A verdade incontestável é que com a intensa movimentação para as Minas Gerais, com o aparecimento dos arraiais de Ouro Branco, Catas Altas, Guarapiranga surgiu o arraial Campo Alegre dos Carijós, pois era passagem e pouso obrigatório para os desbravadores.
Em 1709 passa para a categoria de freguesia, pois já possuía uma igreja, Nossa Senhora da Conceição, e não uma simples capela.
Em 19 de janeiro 1752, foi elevada à condição de colativa
Os moradores queriam que o arraial fosse elevado à categoria de vila, e foram atendidos pelo Visconde de Barbacena, governador da capitania em visita ao arraial (19 de setembro de 1790), passou a ser denominada de Real Vila de Queluz.
Em 2 de janeiro de 1866 é elevada à categoria de cidade a Vila Queluz, conservando o mesmo nome. 

Significado do Nome

 


 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro 

Gentílico

lafaietense

População

116.527 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município fica localizado próximo de grandes indústrias como a CSN, a Gerdau Açominas, MRS Logística, Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, Cimento Tupi e a Vale.

Clima

Tropical de altitude   

 

Temperatura Média

22º C



hspace=0 COMO CHEGAR

De Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete é só pegar a BR040, sentido Rio de Janeiro. O turista de São Paulo deve seguir pela BR381, sentido BH, até o trevo para Lavras. A partir daí a viagem prossegue pela BR265 até São João DelRei. Neste ponto existem duas opções, praticamente com a mesma distância. A primeira é continuar na 265 até Barbacena e de lá pegar a BR040 (sentido BH) até Conselheiro Lafaiete. A segunda alternativa é entrar em São João e pegar a estrada para São Brás do Suaçuí. O trajeto passa por Lagoa Dourada e Entre Rios de Minas. Mais alguns quilômetros e se chega ao trevo de Murtinho (BR040) De lá seguir sentido Rio de Janeiro até Conselheiro Lafaiete (12 km).

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Central de Minas, São Geraldo do Baixio, Resplendor, Galiléia, Tumiritinga, Alvarenga, Pocrane, Santa Rita do Itueto, Goiabeira, Cuparaque, Itanhomi, Tarumirim (MG) e Mantenópolis (ES).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

98 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


 

Basílica Sagrado Coração de Jesus 

Descrição: A paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi criada pelo arcebispo D. Oscar de Oliveira, e seu primeiro páraco, empossado no dia 1º de janeiro de 1965. Em 29 de julho de 1968, foram iniciadas as obras de contrucao do santuário. A solene sagração se deu em 8 de junho de 1975. A imagem do Sagrado Coração de Jesus chegou de Mariana no dia 25 de junho de 1966, trazida por D; Oscar, sendo então recebida por grande número de pessoas. Desde o inicio, o então padre Hermenegildo Adami de Carvalho, se dedicou inteiramente para que a grande obra chegasse ao seu término. O responsável pela execução das obras foi o engenheiro Sr. Orlando Baeta da Costa. O santuário é hoje uma das maiores igrejas de Minas Gerais, se transformando em ponto turístico. Sua colocação no alto do cabo verde dá a igreja um grande cenário. A grande imagem colocada no alto da torre é obra do Sr. Vicente Martins. 

Cachoeira da Água Limpa 

Descrição: Cachoeira com tobogã natural. Não é muito alta e tem pouco volume dágua. Pertencente à Fazenda da Água Limpa.

Capela de Santo Antônio 

Descrição: Contruída em 1751, no estilo Barroco/Rococó, onde está sepultado o corpo do Padre Américo Taitson, benfeitor do Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Por volta de 1741, esteve em Carijós um franciscano, conhecido por Frei Jerônimo, que benzeu um pedaço de terra, junto ao morro das cruzes, onde hoje se localiza a Igreja de Santo Antônio. A igreja é de arquitetura maneirista, feita em taipa de pilão. Sob a pintura atual a óleo existe douramento em alguns locais. O altar-mor é em estilo Rococó e o telhado em estilo chinês. Há ainda um belíssimo púlpito do século XIX. Possui imagens esculpidas em madeiras vindas de Portugal. Suspeita-se que duas imagens (Sta Bárbara e São jerônimo) tenham sido esculpidas por Aleijadinho. A igreja foi toda decorada por escravos. 

Chafariz da Praça Barão de Queluz 

Descrição: Construído em 1881, pelo Barão de Queluz. Possui uma frase em latim criada pelo próprio Barão. As pedras que sustentam o chafariz são do antigo pelourinho da cidade.

Fonte Luminosa 

Descrição: Trazida da Alemanha na década de 1960, possui um sistema de águas dançantes com iluminação cênica. Possui jardim ao redor.

Horto Florestal 

Descrição: Fundado em dezembro de 1988, possui área de 272.120,70m² e está localizado a 1 km do parque de exposições, no bairro Paulo VI. O Horto possui área para se fazer churrascos e duas quadras de futebol. Em seu interior existe boa área de mata atlântica, com trilhas que levam o visitante até o alto de um morro, onde foi construído um mirante, de onde se tem boa vista de parte do Horto. Em suas instalações atualmente funciona o escritório da guarda municipal.

Igreja de São Sebastião 

Descrição: Possui três torres, sendo duas laterais e uma central. Construída em 1906, pela comunidade de operários da antiga estrada de ferro Central do Brasil e imigrantes italianos. Possui estilo neo-clássico romano com apóstolos. Possui também pintura interior nas paredes.

Igreja Santa Efigênia 

Descrição: Erguida no início do século XX. Foi construída para pagamento de uma promessa feita por um ex-escravo. Possui duas torres laterais. Estilo arquitetônico neo-clássico.

Lagoa da Água Preta 

Descrição: De fácil acesso, pela MG - 119, na localidade de Rancho Novo. Uma curiosidade é o fato de que, quando a neblina paira sobre a lagoa, um efeito óptico é visto, uma vez que a neblina converge os raios de luz oriundos dos postes da cidade, criando um espetacular efeito de luz.

Matriz de N. Sra. da Conceição 

Descrição: Datada de 1733, seu estilo é barroco. Possui duas torres laterais e está situada no centro da cidade, perto da prefeitura municipal. Em seu interior existem imagens sacras e seu altar-mor foi talhado em madeira. Possui também altares laterais talhados em madeira. 

Museus

Museu e Arquivo Antônio Perdigão

Museu Ferroviário

Museu Marcílio Milagres

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival Internacional de Corais - Encatalafaiete

- Festival de Teatro - FACE

- Semana Santa

- Jogos do Interior de Minas

- Festival de Congado

- Festa do Cavalo

- EXPOLAF - Exposição Agropecuária e Industrial de Conselheiro Lafaiete

- Semana da Pátria

- Aniversário de Conselheiro Lafaiete

- Festival de Bandas

- Festival de Inverno - Fico Lá

- Casa Atual

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO LAFAYETE

E-mail:

Telefones: (31) 3769-2525 / 2513

Sites: http://www.conselheirolafaiete.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

3º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3721-2058

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Gorete Milagres (atriz e comediante brasileira)

- Jonathan Cícero Moreira (um jogador brasileiro de futebol. lateral direito, atualmente joga pelo Santos Futebol Clube)

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conselheiro Lafaiete

ja fui a conselheiro lafaiete e amei muito bom cidadizinha otima pra ficar quando vou nao da vontade de voltar mais bom vey e semana que vem estarei la no parque de esposiçoes.
Por: estefania alessandra diniz

que saudade da minha terra querida que la morou nunca esquecera
Por: maria aparecida

meus sogros sao de la fui uma vez e lindo esse lugar
Por: luiza souza

Nasci em Lafaiete, sempre fui lá passar férias e finais de semana, minha família é toda da região, Congonhas, Queluzito, Casa Grande, Suassui e outros. Amo Lafaiete, adoro ter notícias de lá. Comida gostosa, clima ótimo. É tdb - TUDO DE BOM. BEIJÃO LAFAIETE DO MEU CORAÇÃO
Por: Rose Mary Oliveira

AMO LAFAIETE! Infelismente por culpa do destino não moro mais lá, mas Lafaiete não sairá jamais do meu coração!
Por: Dayene Carneiro

TIVE O PRAZER DE CONHECER ESTA CIDADE MUITO BONITA MEUS PAIS TEM MUITOS PARENTES AI NAO VEJO A HORA DE PODER VISITAR OUTRA VEZ UM ABRAÇO A TODOS DESTA LINDA CIDADE.
Por: edsonmendes

Só digo uma coisa que signica saudade ,amo minha terra se Deus quizer um dia eu voltarei!
Por: fafa

Sou uma das filhas desta adorada cidade,hoje com meus 34anos moro em SP,mas com o sonho de um dia voltar de novo p minha terra.A esta cidade querida muitos beijos e abraços!!!!
Por: wanice monteiro de lima sampaio

Nasci e cresci em Lafaiete até meus vinte anos.Estou fora há 40 anos, mas é impossível esquecer esta cidade, sempre que posso volto para visitar meus parentes e amigos,pois a hospitalidade é amelhor do mundo.Abraços a tds os lafaietenses presente e ausentes.Helena Edir
Por: helena edir vicente

Eu conheci, e amei essa cidade, sou de pompeu mais quero muito morar aqui, tem mais oportunidades, e festas nem se fala sao otimas.
Por: Dayana Oliveira

conselheiro lafaiete e cidade muito especial eu amo lafaiete
Por: carlos lucio barbosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conselheiro Lafaiete

Envie seu comentário sobre Conselheiro Lafaiete

banner