Conquista

Conquista-MG
banner

Bem-vindo a Conquista!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Conquista, fotos, informações, os principais hotéis de Conquista, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Conquista, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 673m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.302 habitantes. A área total de Conquista é de 618,0km², e sua densidade demográfica é de 10,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Conquista-MG é 38195-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Conquista

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico dos Lagos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A fundação da cidade de Conquista está ligada às expedições que no início do séc. XIX, foram explorar a região do Triângulo Mineiro.
O território explorado foi dividido em sesmarias pelo Governo de Goiás e as terras onde hoje está o município de Conquista foram concedidas ao português Manuel Bernardes Nazianzeno da Silveira. A fazenda fundada passou por vários donos e, por volta de 1888, o coronel Francisco Meireles do Carmo ali se instalou, fundando um armazém para fornecer mercadorias para os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Mogiana. Muitos forasteiros chegaram à região em busca de trabalho. A nova cidade foi planejada, com planta feita pelo engenheiro Crispiano Tavares.
Conquista tornou-se distrito em 1901 e em 1912, criou-se o município.
A Fazenda Boa Fé, fazenda modelo para pomares, lavouras e criação de gado, o Museu Municipal de Conquista, situado em prédio histórico, o Sítio Mandioca, onde foram encontrados vestígios arqueológicos, a Estação de Conquista, antiga estação mogiana, onde funciona museu, biblioteca pública e a Câmara Municipal são alguns dos atrativos de Conquista.

Significado do Nome:

Existem três versões sobre a origem da denominação do nome da cidade de Conquista:

-A primeira, oriunda do fato de lhe ter sido dado o nome por Domingos Vilela de Andrade, coronel, fazendeiro, latifundiário, nascido em Monte Alegre, (MG). Procedente de Ribeirão Preto, SP, onde era grande produtor de café, Vilela adquiriu uma gleba de terras na margem direita do Rio Grande, onde construiu a sede da fazenda denominada, segundo alguns, de Fazenda Conquista.
-A segunda, pelo seu sucesso ao conquistar a sua independência de Sacramento.

-A terceira, a meu juízo, é a mais lógica; segundo consta, o nome Conquista foi dado em homenagem ao sertanista e engenheiro Dr. Crispiniano Tavares, um baiano, que meticulosamente fez o traçado e projeto urbanístico da cidade com avenidas largas e retilíneas. Tal empreendimento se deu em razão do mesmo ter sido contratado pelos coronéis Domingos Vilela de Andrade e Antônio Alves da Silva, então, grandes proprietários de terras, sendo que, ao término dos trabalhos, doutor Crispiniano auferiu, além dos seus honorários, o direito de registrar na legenda do projeto urbanístico a denominação de Cidade como Conquista.

Aniversário da Cidade:

30 de Agosto

Gentílico:

conquistense

População:

6.824 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Seu clima de interior os deixa livre para  desfrutar da linda natureza que a rodeia. Para quem deseja conhecer um lugar com essas características, sem dúvida é uma excelente opção. A cidade se destaca pela qualidade de vida em todas as idades. Foi privilegiada pela natureza com cenários e paisagens ímpares e ambientes cenográfico. Tem um povo hospitaleiro e acolhedor, que sabe preservar a elegância e a beleza da vida urbana e rural. Transpira cultura e tradições, preserva sua arquitetura, resgata sua história através da música, da dança, do museu e do artesanato.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia BR-050

Localização:

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites:

Uberaba, Sacramento, Rifaina (SP) e Igarapava (SP).

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 466 km

-Brasília/DF - 584 km

-São Paulo/SP - 487 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-Com uma geografia e relevo favorável, fazendas centenárias com sedes imponentes, capelas rurais, cachoeiras, quatro estações ferroviárias, um largo artificial que conta com 48 quilômetros de margem, inclusive, com acesso público. Tudo isso, nos direciona para as diversas atividades ligadas ao setor. Mesmo incipiente, já são desenvolvidas atividades nas áreas de turismo rural, de agro-negócio, contemplação, ecológico, enófilo, de alambiques, de aventura, religioso, histórico, de esportes náuticos e de lazer. 

Principais Pontos Turísticos:

-Câmara Municipal 
 
-Capelas do início do século 
 
-Fazendas Centenárias 

  -As Fazendas Centenárias possuem sedes imponentes e históricas.

-Fórum Desembargador Vicente de Paula Borges 
 
-Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

  -Criada em 1908, e terminada em 1927, revela os traços de uma comunidade exigente quanto aos detalhes, além de ser uma das mais belas da Arquidiocese de Uberaba. Encontra-se em destaque no centro da cidade, ornamentada frontalmente pela praça central na qual encontramos uma fonte dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, também possui uma gruta ao lado onde há uma cascata de água corrente.

-Centro Cultural Monsenhor José de Mello

  -Prédio histórico da antiga Estação Ferroviária Mogiana/
    Museu da Cidade / Biblioteca e Plenário da Câmara Municipal.

   -Praça Deputado Renato Azeredo, 01
   -Funcionamento; segunda a sexta em horário comercial.

 -Porto Felício

   -Margem do Rio Grande com acesso público por rodovia municipal, com visitação a qualquer dia e horário. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Senhor Bom Jesus   

- Exposição de Gado  Exposição e Torneio Leiteiro   

- Aniversário da Cidade - 30 de Agosto 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONQUISTA

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3353-1227

Sites: http://www.conquista.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3353-1439

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:  (34) 3353-1360 

CORREIO: (34) 3353-1150  

CONSELHO TUTELAR: (34) 3353-1352  

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://www.conquista.mg.gov.br

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 - Conquista é terra natal da saudosa escritora de novelas e folhetins, nacionalmente conhecida, Janete Clair, que se tornou a maior autora popular da história do Brasil, a única a alcançar 100 pontos de audiência, que veio ao mundo em 25 de abril de 1925.

- Conquista também foi cenário de uma minissérie da Rede Bandeirantes em 1989, que se chamou O Cometa, que foi baseada no romance Ídolo de cedro, do escritor Dirceu Borges.

- Também é natural de Conquista, o escritor contemporâneo, Dimas da Cruz Oliveira, que é membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, além de já ter publicado Tagebuch (escrito em alemão); Galileu em 2004; e Nicomedes em 2006. Dimas é conhecido por ser autodidata e conhecer vários idiomas como latim, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e grego arcaico.

- É também natural de Conquista, o internacionalmente conhecido, Monsenhor Juvenal Arduini, que como sacerdote, filósofo e antropólogo, e membro efetivo da "International Society for Metaphysics" e do "World Phenomenology Institute", e da "Academia de Letras do Triângulo Mineiro", escreveu vários livros dos quais destacam-se "Horizonte de Esperança", "Destinação Antropológica", "O Marxismo" e "Antropologia - Ousar para Reinventar o Ser Humano". Muitos afirmam que Monsenhor Juvenal, possui uma das mentes mais brilhantes da atualidade, sendo que possui um currículum riquíssimo e volumoso.

- Conquista foi cenário para o curta metragem "O Ladrão de Ar", filmado por uma equipe de produção independente de São Paulo, com roteiro de Caue Angeli. Os trabalhos foram no posto Canassa, centro de Conquista.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conquista

SOU DE CNQUISTA-MG,NO MOMENTO ESTOU REZIDINDO EM BAURU-SP,MAS LOGO LEVAREI MINHA ESPOSA E FILHO /P UMAS FÈRIAS NESTE LUGAR LINDO DA QUAL TENHO SAUDADES.
Por: JOVIANO GOMESDESOUZA

Morei quatro meses em Conquista em 1989, não existe cidade mais agradavel e povo mais legal e receptivo que ja vi...
Por: Marco França

conquista é sim a cidade mais linda q ja morei e adorei.em abril estou voltando
Por: NAYANNA PRISCILA

Moro em Conquista há 17 anos e gosto muito daki... Essas pessoas sao tudo gente boa... Você tem que conhecer. Garanto que vao go
Por: Jean Lacerda

Conquista é uma cidade linda, de clima maravilhoso. Fica perto do Rio Grande, 6 Km, onde vc pode encontrar lindas casas. Temos também muitos córregos e cachoeiras, algumas com mais de 08 metros de altura, dá para fazer grandes aventuras. Temos aqui uma variedade de frutas, aonde ninguém compra todos compartilham. A colinária de Conquista é uma mistura de famosa comida mineira misturada a pratos tipos da Italia e Portugal, visto que, aqui a muitos descendentes dessa terra. A cidade não conhece a criminalidade, e quando ocorre um fato ilicito chega a chocar toda a comunidade. A maioria da população é catolica, conservando ainda principios morais, cultos religiosos, como as procissões da Padroeira, etc. Existe também a comunidade Espirita, Kardecistas, com trabalhos voltados a caridade. Temos lindas pousadas, belíssimas paisagens. Aqui alimenta-se bem, dorme bem, passeia com tranquilidade. Se vc não conhece Conquista, vale a pena visitar. o povo é muito hospitareio. Vc vai adorar esse cantinho do paraiso;
Por: Consuelo Aparecida de Souza

conheco conquista cidade linda onde passei varios carnavais com a turma do funil
Por: nelson bento vieira

esta cidade e maravilhosa curto muito ela quando vou ai. vilmar. grato.
Por: vilmar mendes

Eu acho conquista um pedacinho do céu, um lugarzinho pequenino de fato, mas que guardo com muito carinho em meu coração, além disso a região é lindíssima harborizada e pertinho de lugares como Igarapava e Uberaba, tenho familiares em conquista e minhas férias passo sempre em conquista.
Por: Rogério Amasílio Duarte

JA ESTIVE VARIAS VEZES EM CONQUISTA, DESDE CRIANÇA MINHA MÃE SEMPRE NOS LEVOU PARA PASSEAR AI É UMA CIDADE GOSTOZA E CALMA MUITO DIFERENTE DA QUAL EU MORO AGORA QUE É SÃO PAULO.AUNICA COISA QUE NÃO TEM, QUE EU NÃO TENHO INFORMAÇÃO E DE ALGUM HOTEL,OU POSADA NA CIDADE SE TIVER ME MANDE POR IMAIL OBRIGADA
Por: wania

eu adoro conkuista eum omuito sossegadotimo lugar para passar
Por: maria lucia malaquias

QUEM CONHECE E VIVE EM CONQUISTA ,JAMAIS ESQUEÇE SEUS MELHORES MOMENTOS.
Por: Renato Brandao

conheço bem essa pequena e lida cidade,morei lá po alguns anos,os melhores de minha vida,fiz muitos amigos e adoravair a praça da igreja matriz aos sbados a noite.... eu diria que conquista é um pedacinho do paraiso...muitas saudades
Por: denise

amo conquista vou pra la todo ano. gosto muito da tranquilidade de la vou mora la em breve.
Por: arlete pavani

e uma cidade linda que vale apena conferir sem perder a viagem
Por: nelson bento vieira turma do funil

e um espetaculo comquista principalmente a pousada da dona amelia estou encantado com a humildade do povo de conquista adoreiiiiiiiiiiiiii
Por: mario rossi neto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conquista
Fundação:
1911
Altitude:
673m
População:
6.302 habitantes
Área:
618,0km²
Densidade Demográfica:
10,20hab/km²
CEP:
38195-000

Envie seu comentário sobre Conquista