Catas Altas

Catas Altas-MG
banner

Bem-vindo a Catas Altas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Catas Altas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Catas Altas.

A cidade de Catas Altas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 752m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.108 habitantes. A área total de Catas Altas é de 241,0km², e sua densidade demográfica é de 17,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Catas Altas-MG é 35969-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Catas Altas

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Catas Altas tem um conjunto arquitetônico muito rico e de grande harmonia, sendo um dos mais homogêneos e representativos da arquitetura colonial mineira. O pano de fundo do povoado é a Serra do Caraça. Seu nome provém das profundas escavações que se faziam no alto do morro. Fundado em 1703, o lugar era conhecido como Catas Altas do Mato Dentro para diferenciar de Catas Altas da Noruega. O mais antigo registro de batismo encontrado, foi celebrado em 1712, na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Nessa época já se delineava o aglomerado urbano que se formava ao redor da mineração. A elevação à freguesia, através de medidas da administração colonial, deu-se em 1718, sendo a paróquia declarada de natureza coletiva e seis anos mais tarde foi nomeado seu primeiro vigário colado. Em 1730, iniciam-se as obras para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que a partir de 1738, sem ser concluída, passa a ser utilizada pela população, e que está inacabada até os dias de hoje, confirmando sua originalidade. Com o esgotamento das minas, Catas Altas tornou-se um arraial abandonado e em ruínas, e os habitantes que ali permaneceram se dedicaram ao cultivo de pequenas roças de subsistência. A maior mineração sobrevivente era feita nas lavras do Guarda-Mor Inocêncio Vieira da Silva. Quando o naturalista francês Saint Hilaire visitou a área e aconselhou-o a substituir a exploração do ouro pela do ferro, cujas reservas eram abundantes na região, isto em 1816. Em 1817, os naturalistas alemães Spix e Martius, hospedaram-se com o Guarda-Mor Inocêncio Vieira da Silva e visitaram a sua lavra, que possuía apenas 80 escravos para o trabalho. Visitaram também o Caraça e conversaram com o irmão Lourenço que estava cego e com mais de cem anos. Em 1820, chegaram ao Caraça os Padres Lazaristas para fundar o Colégio que por quase 150 anos tornou-se famoso em todo o Brasil. Em 1839, por ocasião da emancipação do município de Santa Bárbara, Catas Altas, passa a pertencer à sua jurisdição. Em mais de dois séculos, a população do arraial pouco se alterou, somando 2.429 habitantes em 1950. Sua revitalização se deu graças ao incremento da mineração do ferro através da Companhia Vale do Rio Doce. O censo demográfico de 1970 já registrou um aumento de mais de 20,4% da população atual, de 4.300 habitantes. A emancipação do Distrito de Catas Altas, ocorreu em 21 de Dezembro de 1995. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Dezembro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte 

Limites

 

Acesso Rodoviário

MG 436  

Distâncias

120km de Belo Horizonte 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Santuário do Caraça 

A história do Caraça foi iniciada pelo irmão Lourenço de Nossa Senhora, português de origem desconhecida, que fundou, em 1774, uma ermida e um convento, no Caraça. Em 1819, ao morrer, deixou seu santuário a D. João VI, pedindo-lhe que construísse um colégio no local. Já em 1820, dois lazaristas portugueses receberam de D.João VI e fundaram o Colégio do Caraça, que viria a se transformar famoso em todo país. A partir daí, e em plena atividade, as construções foram aumentando e outras surgindo (como o edifício de três andares - que abrigava salas de aulas, teatro, biblioteca, etc. - a igreja em estilo neogótico, substituindo a capela barroca do irmão Lourenço, entre outras). Em 1968, um incêndio destruiu o edifício de três andares, juntamente com o teatro e a biblioteca, permanecendo intactas a igreja e suas alas. Assim, foram interrompidas as atividades do famoso colégio, que hoje tornou-se um lugar de repouso e meditação, aberto aos turistas interessados em conhecer a sua história e passear por uma das mais belas paisagens naturais, denominada pela importante Serra do Caraça. Dentre os atrativos históricos e culturais ali existentes, destaca-se, além do prédio onde ocorreu o incêndio (atualmente restaurado mas preservando as ruínas) o Santuário e o prédio do antigo colégio que guardam um importante acervo, construído de peças antigas, adornos artísticos incorporados à construção, pelas Catacumbas (onde eram enterrados os padres), livros raros e o famoso quadro da Santa Ceia, pintado por Ataíde, em 1828.

Banho de Belchior 

Fica a 3 Km do Santuário ou a 40 minutos de caminhada leve, por trilha sinalizada. O córrego Canjerana desce formando corredeiras e piscinas naturais até o local denominado Banho de Belchior, que tem um poço de 40m de comprimento por 10m de largura, aproximadamente. Os poços ou piscinas são rasos, com água de cor amarelada e tão transparente que pode-se ver nitidamente o fundo pedregoso. Apesar de a água ser muito fria, há possibilidade de banhos. Existe bastante vegetação ao redor da piscina, o que torna o local muito agradável e bonito. Nota-se na região, a ocorrência, em abundância, da jaboticabeira-de-mato (Mirtácea).

Bicame de Pedras 

A 12 Km de Catas Altas, destacam-se na paisagem as ruínas de um grande aqueduto de pedra, construído com o objetivo de abastecer a cidade ou a mineração. Atualmente, existem cerca de 100 metros do monumento, que tem, ao centro, um portal com a inscrição da data de construção - 1792. Incrustada em uma das laterais do potal, existe uma escadaria que dá acesso à parte superior do aqueduto. Ao seu redor e entre as pedras, há ocorrência de vegetação rasteira.

Cachoeira Cascatinha 

Fica a 2 km do Colégio do Caraça, chegando-se lá por uma caminhada leve. A trilha é sinalizada, podendo-se ir também de bicicleta. São várias cachoeiras que caem em desnível, formando numerosas piscinas naturais. A última é a maior e a mais procurada pelos excursionistas. A água é pura, espumante e de coloração amarelada, em razão da matéria orgânica que desce da serra. Há possibilidade de banhos, porém é preciso ter cuidado com as pontas de pedras e áreas mais profundas.

Cachoeira Cascatona 

Localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça, a 6Km do Colégio, no ribeirão Caraça. O acesso é feito por trilha sinalizada, passando pela Estrada Real. A cachoeira tem, aproximadamente, 80 metros de altura, em desnível, com água cuja temperatura está em torno de 17° C.

Cachoeira da Garganta 

Localizada no povoado do Morro dÁgua Quente, possui uma queda pequena de aproximadamente 5m de altura. A vegetação constitui-se de mata de encosta com a presença de samambaiaçus que ornamentam o local. O poço é profundo com cerca de 2,5 de profundidade.
 
Cachoeira das Almas 

Localizada à direita dis trilhos, entre a sede e o Morro dÁgua Quente, sua queda mede aproximadamente 4m de altura e tem pouco volume d´água. Não possui poço, mas sua água límpida e fresca proporciona aos caminhantes frescor e revigoramento de energias. Durante o percurso, o excursionistas pode avistar a cidade de Catas Altas, a cachoeira de Maquiné, o Pico de Catas Altas, a mineração e o povoado de Morro dÁgua Quente.

Cachoeira de Valéria 

Esta cachoeira é formada em rio de mesmo nome, no sítio do Valéria com acesso por estrada de terra. Chega-se à cachoeira por cima, onde há um grande poço, cercado de vegetação de mata, mais densa em uma das laterais. Logo após o poço, a água desce sobre alguns degraus, seguindo de um grande bloco rochoso com, aproximadamente, 10m de largura. Em um dos lados há uma bomba dágua. O local é muito bonito, a água tem um tom esverdeado no poço da cachoeira e sua temperatura é fria.

Cachoeira do Córrego do Maquiné 

A maior queda da Cachoeira do Maquiné tem aproximadamente 12m de altura e, forma um poço de 3m de diâmetro e 0,5m de profundidade. A cabeceira se caracteriza por várias quedas pequenas que formam poços em desníveis naturais. A mata circundante é de galeria e, suas águas são geladas durante todo o ano. No local, é feita a captação de água para o abastecimento da cidade.

Cachoeira do Córrego do Mosquito 

Ás águas do córrego do mosquito correm sobre área bastante pedregosa formando corredeiras. O trecho mais interessante está a 1 km do Distrito de Morro de Água Quente. Sem sinalização é aconselhável o uso de um guia local. Ao longo do Córrego encontram-se antigos pilões de pedra, caixa dágua, também de pedra e um poço de água quente. Ainda é praticado no local o garimpo de aluvião.  

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Catas Altas.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (31) 3832-7121

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.cnm.org.br

Comentários de Catas Altas

OLA!!! CATAS ALTAS É UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS QUE EU JA CONHECI.TEM UMA SERRA MARAVILHOSA,CACHOEIRAS LINDAS E OTIMAS POUSADAS. HHHÁA.. E AS FESTAS TAMBEM SAO OTIMAS..!!! AS PESSOAS SÃO SUPER HOSPITALEIRAS E CARINHOSAS!!! ACONSELHO TODOS A CONHECEREM ESTE LUGAR. TODO ANO EU E O MEU NOIVO VAMOS P/ LÁ!!! BJUUUSSS!!!!
Por: BARBARA VERUSCA

Amo Catas Altas. A cidade bonita, sossegada. Seus moradores são muito cordiais e atenciosos.
Por: Isabel Cristina da Silva

catas altas,terras de encantos 1000,lindas montanhas de belas cachoeiras,terra de uma arquitetura que ilumina e ilustra com perfeicao nossa minas gerais,seus casaroes,suas ruas suas igrejas seculres,suas paisagens,fascinam a todos com sua beleza inigualaveu,terra de um povo acolhedor e ospitaleiro com todo encanto mineiro de serCATAS ALTAS MG EU AMO VOCE!!!!!!!!!!!!!
Por: Amilcar Augusto Teixeira dos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catas Altas
Fundação:
1997
Altitude:
752m
População:
4.108 habitantes
Área:
241,0km²
Densidade Demográfica:
17,05hab/km²
CEP:
35969-000

Envie seu comentário sobre Catas Altas