Carmo do Rio Claro

Carmo do Rio Claro-MG

Bem-vindo a Carmo do Rio Claro!

Inúmeras opções de hotéis em Carmo do Rio Claro e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Carmo do Rio Claro.

Comentários de Carmo do Rio Claro

Eu adoro essa cidade e conheço o tarzan filho do falecido Salvador
Por: willian de souza prates

ESSA CIDADE É UMA CIDADE MARAVILHOSA ONDE SO EXISTE MUIE BONITA E MUITAS PAISAGENS LINDAS
Por: BRUNO

Carmo do rio claro e realmente um paraiso todos as vezes que vou pra Conceicai da aparecida tenho que ir ao carmo. Parabens pelo site
Por: maria helena ferreira

Sou radialiasta de Ribeirão Preto-sp gostaria de mandar um abraço a todos carmelitanos, em especial aos parentes Dr. Vicente Pinto da Costa (meu tio)e toda familia e também aos Pontara meus primos. obs. parebéns pelo site
Por: Maurício Alves

fiquei sabendo dessa cidade pelo radio então fui ver fotos na internetachei linda tipica cidade do interior mais com um toque de progresso ,gostaria de conhece-la pessoalmenteassim que tiver um trocado sobrando parabens pela cidade.
Por: cida

estive de passagem no carnaval de carmo...mas foi o suficiente para se tornar INSEQUECÍVEL... ADOREI...
Por: luciana faria

Carmo é FANTÁSTICO, vale a pena conhcer. Durante muitos anos visitava frequentemente, saudades dos meus amigos que perdi contato, Aluizio,Biquinho, Tião B..; Sem falar das mineiras mais Bonitas do Brasil, em Carmo tudo é festa. Visitem!! Duda/SP
Por: Eduardo ( DUDA ) Petinatti

Para quem não conheçe e uma ótima opção para lazer nas férias,cidade linda,povo acolhedor e diversas atividades turisticas. Sou Carmelitano no Coração!!!
Por: lucio

Ah! minha adoleçencia que vivi no Carmo nunca vou poder esquecer. minha primeira namorada meu primeiro porré kakakakakaak!!!! vale a pena conhecer, eu indico e vou junto abraços a todos de lá e Dr Ismael Muro "meu tio" Tô Chegando! Vajeu?
Por: Dante Ismael Muro Abad

Boa noite, sou apaixonado por esta cidade, e percebo q esta cada vez mais bela. Desejo a parentes da familia marinho e amigos mto sucesso,(serginho Rondonia).
Por: sergio moacir de andrade

Sou nascido ai nesta cidade linda , em casa na rua Delfim Moreira #181, tenho familiares ai, meu irmao Sebastiao goancalves da Silva, Carlos Antonio da Silva, e, a sobrinhada , Rena, Sabrina, Nadia, Didi vilela, e, todos os amigos que ai deichei . Tivemos um bloco carnavalesco, na epoca chamado, turma do funil. O nosso melhor musico era o Nataliscio, finado, pois foi assassinado pelo alcool ha muito tempo atras. Cada vaz que vou ao Brasil, vou ai visitar minha familia, coisa rapida, mas, devo confessar que ja nao conheco mais o nosso querido Carmo do Rio Claro pois, cresceu demasiado. Meu sonho, e voltar nao ao mas, para e, ai esperar que Deus me leve, e como voltar pra casa da mae. Fica aqui o meu abraco com toda sinceridade e, com muita saudade . e, o meu abraco pro Joel < Robinho do Ze Otavio, Familia da Dona Iro e Senhor Freancisco, Joa Pinho , Joa Canarinho, Padre Mario, Professora Salete, Rosarinha, Toin do Fazinho etc etc e etc. Um beijo Raiz do meu Ser.
Por: Elcio Donizete da Silva

É MINHA TERRA NATAL, TENHO LEMBRANÇAS DA INFANCIA AI, TENHO SAUDADES MIL,AMO MINHA TERRA, MINHA GENTE, MINHAS RAIZES.
Por: ANA MARIA FREIRE

Tem cachoeiras e pousadas lindas de viver!O carnaval é tudim de bão..pra quem gosta de curtir aventuras tem Serra da tormenta pra fazer trillhas,pular de asa delta e paralider
Por: Elessandra

sim eu conheço, pois a minha mãe Iraci Leite nasceu nesta cidade.Sou neta de Eloi de Oliveira e bisneta do Padre desta cidade Noberto Leite. Esta cidade é muito bonita um paraiso tropical para passar férias.
Por: vera lucia de oliveira ignacio

é minha raiz, onde nasci e morei até 8 anos de idade, já voltei a passeio e adoro minha terra, meus conterrâneos, mineiro é gente boa. Tenho muito orgulho de ser mineira.
Por: ana maria freire

Visitei por muitos anos a cidade de Carmo do Rio Claro,tanto q tenho muitos amigos na cidade.Foram muitos feriados,carnavais e finais de ano.E justamente porque a cidade nos oferece uma grande quantidade de lazer e por ter um povo muito amigo e acolhedor.
Por: Arnaldo Cascardi

Uma cidade encantadora, amei o artesanato que é de exelente qualidade e para todos os gostos, os doces da fábrica lá existente são maravilhosos sem contar que na praça do centro enfrente a um hotel tem uma padaria divina com um sabor incomparável. Estou voltando novamente em breve pois foi marcante a estadia na cidade.
Por: angela albuquerque

Boa noite, os sites de Carmo do Rio Claro que está na pagina de vocês não estao no ar mais. o site da cidade agora é www.carmodorioclaromg.com
Por: Marcio Prado

carmo e muito bom nao me vejo longe daqui por que e aonde cresci por isso tenho sangue carmelitano uma cidade onde vc pode ir sem pensar duas vezes... por isso venha conhecer a cidade de carmo do rio claro...nao vao se arrepender. abrigada
Por: sarah

Olá,sou carmelitano de coração,após conhecer esta cidade à onze anos atrás ,logo me veio a vontade de construir uma casa e ir morar pra estas bandas das Minas Gerais. Gosto de pescar em meio a natureza ai esta à represa de furnas ,um lugar que a revista nautica votou como oitavo lugar de paissagens mais bonita do Brasil ,voce navegando pela represa voce vai admirando as montanhas e vales , fora isto como não bastace tem a serra das tormentas que escalando seus 1280 metros de altitude lá em cima voce tem visão de varios quilometros em serra e braços do lago da represa nem da vontade de decer de lá. Tem as cachoeiras na região ,tem aquele tutu mineiro que só meu estomago sabe o que é bom,tem os doces naturais em compota e o artesanato em barbante conhecido no mundo intei-ro. Á região é produtora de café e leite.Parabens ao povo Carmelitano pela cidade que estão construi-ndo procurando sempre conservar as origens.
Por: Claudio R. Miguel

Jenti eu amo essa cidade maravilhosa,euquero tanto mora ai eu sei q vou ai todo ano mais ñ é o q eu quero o q eu quero é mora nessa cidade linda maravilhosa aonde eu nasci. eu ñ quero mora aqui em são paulo nesse fim de mundo eu quero mora ai com vcs.bão para todos.
Por: paulinho

eu amo essa cidade maravilhosa. algum dia eu vou realiza meu sonho e i para ai de veis por toda eu vou mora ai com vc. xau bju. para todos.
Por: paulinho

Cidade bonita, clima agradável, gente hospitaleira... tudo de muito bom para passar férias e descansar da agitação das grandes cidades... principalmente do transito e das filas. Ah os preços praticados são bem justos, menos combustível, portanto abasteça em cidades vizinhas antes de chegar.
Por: Marly Lemos

SAUDADES!!!!!!!!!!! AINDA VOLTAREI LA! NASCI EM CARMO DO RIO CLARO,ONDE VIVI OS MELHORES MOMENTOS DE MINHA VIDA,JUNTAMENTE DE MEUS QUERIDOS PAIS! MEU PAI DEMPSEY BALLA,JA FALECIDO,SEMPRE IDOLATRAMOS CARMO! UM GRANDE PEDAÇO DO PARAISO! LUGARES LINDOS, CACHOEIRAS, A LAGOA DE FURNAS QUE BANHA A CIDADE POR TODOS OS LADOS! VERDADEIRO CARTÃO POSTAL! MUITA SAUDADE!!!!
Por: MARIA APARECIDA ALVES BALLA

Me casei em Carmo do Rio Claro e sempre que posso vou à esta linda cidade para visitar os parentes e amigos,adoro esse lugar e se pudesse iria mais vezes,ou quando vou se pudesse ficaria mais tempo para rever as pessoas que eu gosto,o que aliás gosto de todos,sobrinhas cunhados e amigos.Se alguem dai ler esse imail,entre em contato.(Claudemir-Lelé)
Por: claudemir dos santos

ja morei nesta bela cidade que eu e minha familia amamos muito espero volta para esta cidade para termina o restos de nossas vidas c eu podesse eu esta ai ate hoje mais tive que sair pq meu marido foi transferido para nova resende foi uma pena os 3anos e meio foi o bastande para amar esta cidade q eu carrego no meu coracao como c eu tivesse nascido ai amo esta cidade e todos q mora nela bjs em todos
Por: jessika priscilly ferraz

Eu amo Carmo do Rio Claro , Belissimo lugar , um Paraiso
Por: Neusa Aparecida Bertossi

Não só conheço o Carmo,como vou assim que posso,pois adoro esta cidade e esse povo hospitaleiro.Sou casado em Carmo do Rio Claro,mas moro em São Paulo.Abraços
Por: claudemir dos santos ( Lelé )

meu comentario minha cidade onde pasei parte da minha adolecencia amo minha cidade fui para ocarmo com omze anosde idade fui morar na casa do vicente elias muito conhecido na cidade carmo do rio claro minha cidade guerida minha vida guem nos deu a vida obrigada minas gerais
Por: ana maria de são paulo

Fantástica, linda, surpreendente... assim podemos definir Carmo do Rio Claro, a paisagem - cenários que mudam com as chuvas, o povo - hospitaleiro como todo bom mineiro, os doces - maravilhosos, os tecidos - lindos e, como ninguém é de ferro, a cachaça nota 10.
Por: Janete

eu estive ai em um campeonato karate joão godoi amei cidade pois estou querendo ir na virada com familia
Por: eliane

Sou filho e neto de Carmelitanos, sou paulistano, mais me criei no interior de são Paulo mais especficamente em Lorena, no qual vivi até os 10 anos de idade nesta cidade,Aos 11 anos me mudei para Carmo do Rio Claro, uma cidade maravilhosa que aotei como minha terra natal, amo essa cidade.
Por: Julio Henrique de Caravlho

Infância maravilhosa...Adolecencia inesquecivel...Pessoas que mesmo k passem anos serão inesqueciveis.
Por: Cleia Leite Palage

GOSTO MUITO DE CARMO DO RIO CLARO,LINDAS PAISAGENS,LUGARES EXCENTES PARA PESCAR E CURTIR A VIDA.
Por: CLAUDIO COELHO

Olha esta cidade e linda e maravilhosa,e tenhos grandes amigosai.como LUIZ MONTEIRO,WALDIR ALVES,ADILSON LIMA,AFONSO CRUZ,WILSON RIBEIRO,E OUTROS...GRANDE ABRACOS A TODOS...
Por: amilton cesar

Otima cidade para descansar e curtir a natureza !
Por: Elaine Pereira

CRClaro é uma cidade típiocamente mineira,acolhedora onde se pode descansar,praticar esportes radicais como voo-livre,pesca alternativa.è possível tbm curtir bem a natureza visitando seus canions,áreas de camping ou se deliciar com uma culinária típica da região,incluindo os deliciosos doces artesanais.Venha conhecer e curtir um pouco das boas coisas que Carmo tem a oferecer!
Por: katner lucas de carvalho

não conheço pretendo conhece-la!pois adoro teares e fiquei sabendo que la tem tudo sobre teares!não sei como chegar mas vou descobrir!!
Por: tereza antonia

CARMO DO RIO CLARO , CIDADE DA PEDRA MOLHADA OU PEDRA MOLHADA,CAMPING DE CARMO DO RIO CLARO.
Por: paulo

Não existe cidade nenhuma que tem o povo com acolherdor quanto ao povo carmelitano. Amei as ferias que passei ai, creio que seráa primeira de muitas outras.
Por: Pedro

Olha eu me chamo Karina sou carmelitana e tenho 18 anos.Eu adoro essa cidade poriso eu falo para todos as pessoas que nao conhecem Carmo Do Rio Claro que possam conhecer.Por que aqui sim nos somos felizes. Beijos para todos
Por: Karina Dos Reis Soares.

Terra linda maravilhosa. Na minha juventude eu ia passar as ferias em Carmo do Rio Claro. Aventura inesquecivel foi subir a Serra da Tormenta de moto na garupa de um maluco que tinha lá, quase caimos na descida. Nunca vou me esquecer, se não me engano o nome dele era Marco, a moto dele era vermelha. Felizes são vocês que moram nesta cidade encantada. Já faz um bom tempo que não vou no Carmo, mas quando eu puder, irei passear e procurar pelas boas amizades que fiz aí. Um beijo a todos.
Por: Cristiane Silva

sou de cassia mg a 23 anos moro em mato grosso mas n a nada mais bonito que a nossa minas gerais parabens Carmo d rio claro pela sua beleza .saudade
Por: Eduardo cassio

Informações de Carmo do Rio Claro

                                                       Roteiros do Brasil

                                                               Região

Cidade Surpreendente 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Um movimento antigo, originário de outras localidades, principalmente da Província de São Paulo, procurou afastar os nativos de nossa região. Os índios caiapós resistira, mas acabaram perdendo a luta: a maior parte morreu e os que ficaram foram se afastando em direção ao oeste, para áreas ainda selvagens. Num segundo momento, a região foi ocupada por negros fugidos da escravidão nas catas e minas. Esse movimento gerou a existência de um quilombo, junto à Serra da Tormenta, possivelmente com o nome de cascalho que abrigou também alforriados, mulatos e brancos livres mais pobres. E aí surge o primeiro aglomerado de moradias em forma de pequena povoação. Foi na segunda metade do século XVIII que o arraial do Carmo se formou. A partir de 1.809, o número de moradores aumentou com gente vinda de minas. Eram os entrantes. Vinham de lugares diferentes, a maioria de São João del Rey. Instalavam-se nas novas fazendas, criando fazendagens novas, desmatando, levantando paiol, casas de morada, abrindo pastagens, plantando roças.
A economia era de bases agrícolas e pastoris. As roças não eram mais subsistência, mas cultivos destinados ao mercado.
Quanto às produções rurais, além dos mantimentos e do algodão, os cultivos maiores eram de cana-de-açucar, e sua exportação se fazia em lombo de burros e parcialmente pela navegação (canoas e barcos) no Rio Sapucai. Quanto à pecuaria leiteira, porém, existiam duas atividades principais: a criação de muares (para o serviço e para o transporte) e a criação de gado. Uma parte deste destinava-se ao uso (bois de carro, vacas leiteiras etc), mas a maoior parte era, já nessa época de gado de engorda, sendo que o tipo de pecuária de invernada aparece citado em vários documentos. E Carmo do Rio Claro transformou-se numa regão de grandes fazendas.

Significado do Nome

Carmo vem da invocação à nossa Senhora do Monte Carmelo e Rio Claro é uma referência ao rio que passava próximo à Serra da Tormenta, no lado sul, e desaguava no Rio Sapucaí.
A partir de 1962, modificou-se a hidrografia da região. O Rio Sapucaí e seus afluentes engrossaram suas águas e inundaram onze mil alqueires de terras férteis, formando o Lago de Furnas.

Aniversário da Cidade


Gentílico

carmelitano

População

20.426 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma excelente opção para fugir da correria e do estresse dos grandes centros. Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comindas e no seu cotidiano!

Clima 


Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Alfenas, Alterosa, Alpinópolis, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Guapé, Ilicínea, Nova Resende, São José da Barra.

Acesso Rodoviário

BR-265, MG-184, MG-050 e a MG-446

Distâncias:

Da Capital:

259 km

Outras:

430 Km de São Paulo.
238Km de Ribeirão Preto SP
320 Km de Campinas SP
550 Km do Rio de Janeiro RJ
145 Km de Poços de Caldas MG
141 Km de Varginha MG
72 Km de Passos MG
74 Km de Alfenas MG

hspace=0 TURISMO

Resumo:

A melhor atração do município: suas belezas naturais. A diversidade dos pontos turísticos de Carmo do Rio Claro encanta quem aqui visita.
A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras, montanhas com vistas encantadoras, muito verde e o Lago de Furnas que banha o município.
Os Carmelitanos se encarregam de oferecer uma hospedagem acolhedora e criam uma tecelagem única e saborosos doces artesanais.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Água Limpa, Santa Quitéria e da Alegria

Ponte Torta – sob o Lago de Furnas, a ponte liga os bairros rurais

Lojas de artesanato e doces

Serra da Tormenta - (1.287 m)           

Um dos principais pontos turístico de Carmo do Rio Claro é a Serra da Tormenta com seus 1.287 metros de altitude e uma rampa natural para saltos, a Serra já conquistou centenas de adeptos do vôo livre e paraglider. A estrada que liga a Serra da Tormenta, cerca de 3 Km é calçada e iluminada. O alto da Serra, além de ter a capela da Nossa Senhora Aparecida, conta também com as torres de telefonia móvel e fixa e as antenas de transmissão de rádio e Tv. Além da Serra da Tormenta a Cidade tem cerca de 14 cachoeiras que podem ser visitadas. Grandes ou pequenas, todas encantam pela força ou suavidade.

Museu do Índio

Maior acervo particular do estado,que se localiza no bairro do Barreiro zona rural da cidade, pode ser visitado com horário marcado junto ao seu proprietário o Sr. Antônio Adauto Leite.

Lago de Furnas

Com seus 212 Km o lago de Furnas e cercado por morros e matas nativas criando uma paisagem irresistível ao longo de suas margem restaurantes e áreas de camping oferecem comidas típicas, passeios náuticos. Os adeptos da pesca podem se deliciar praticando - a no lago ou nos tanques redes naturais.

Capela de N.Sr. dos Passos   
   
Localizada aos pés da Serra da Tormenta, em Carmo do Rio Claro, está a capela de Nosso Senhor dos Passos, construída no século 19, em estilo barroco. A imagem de Nosso Senhor dos Passos continua na sua capelinha, porém, triste, lembrando os casebres rústicos de barro batido e cobertos de sapés, com um só cômodo com esteiras para dormir, do lado de fora ficando o fogão

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Os antepassados de Carmo do Rio Claro nos remetem as tradições da cultura popular que muitas foram transmitidas de pais para filhos, acalentando ao berço folclórico as Companhias de Reis, as Congadas, o Moçambique, uma mistura de religiosidade com festividades. No passado Carmo agregava muitas Companhias de Reis, hoje firmam-se como tradicionais as: Companhia de Menino Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Guia. Pessoas simples que trazem consigo além da experiência dos longos anos uma fé inabalável. Ao som de sanfona e de bandeiro com vestimentas alegóricas declamam e cantam a fé no menino Jesus. Chegado o mês de dezembro, a cantoria invade as casas dos populares que, agradecidos doam esmolas aquela gente simples que as repassam as entidades filantrópicas. As apresentações das companhias de reis são tão apreciadas que por várias vezes já levaram o nome de Carmo do Rio Claro aos diversos rincões de nosso país.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DO RIO CLARO

E-mail: contato@carmodorioclaromg.com

Telefones: (35) 9821-3561 

Sites: http://www.carmodorioclaromg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

VIAÇÃO SANTA CRUZ:
Com saídas do Terminal Rodoviário do Tiete em São Paulo. Do terminal rodoviário de
Campinas, do terminal rodoviário de Poços de Caldas, do terminal rodoviário de
Varginha, do terminal rodoviário de Guaxupé, do terminal rodoviário de Muzambinho,
do terminal rodoviário de Alfenas e também do terminal rodoviário de Passos.
Telefone: (11) 3868-5995  em São Paulo - (19) 3772-3636  em Campinas
Telefone: (35) 3561-1588 em Carmo do Rio Claro - 0300-7892208 no Atendimento 24 horas.
site: www.gruposantacruz.com.br

VIAÇÃO GARDÊNIA:

Com saídas do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.
Fone: 0800-302000
Site: www.expressogardenia.com.br

VIAÇÃO SANTA TEREZINHA:

Com saídas do Terminal Rodoviário de Boa Esperança e do Terminal Rodoviário de
Passos. Fone: (35) 3561-1588     

VIAÇÃO BELL-TOUR:

Com saídas do Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro até Alfenas. Depois Viação
Santa Cruz até Carmo do Rio Claro.

VIAÇÃO UNIÃO:
Com saídas do Terminal Rodoviário do Tiete em São Paulo até o município de
Passos. Depois Viação Santa Cruz até Carmo do Rio Claro.
Fone: (11) 6221-9401 em São Paulo ou (35) 3521-7887 em Passos.
Site: www.expressouniao.com.br

VIAÇÃO SÃO BENTO:

Com saídas do terminal rodoviário de Ribeirão Preto até o município de Passos. E
também do terminal rodoviário de Franca até o município de Passos. Depois Viação
Santa Cruz até Carmo do Rio Claro.
Fone: (16) 3625-2999 - Ribeirão Preto - (16) 3722-5152 - Franca.

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3561-1777 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carmo do Rio Claro

Envie seu comentário sobre Carmo do Rio Claro