Capitão Enéas

Capitão Enéas-MG
banner

Bem-vindo a Capitão Enéas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Capitão Enéas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Capitão Enéas.

A cidade de Capitão Enéas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 571m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.094 habitantes. A área total de Capitão Enéas é de 973,7km², e sua densidade demográfica é de 14,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capitão Enéas-MG é 39445-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capitão Enéas

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No começo de 1930, chegava à região do Norte de Minas Gerais, um desbravador pernambucano, Enéas Mineiro de Souza. Empreendedor de marca maior, tomou como desafio a construção de longos trechos ferroviários para a Estrada de Ferro Central do Brasil de Minas Gerais, ligando São Paulo à Bahia. Intrépido, adentrou-se nas matas entre os rios Verde, São Domingos e Quem Quem, ocupou vasto território e próximo ao de Sapé, estabeleceu a Fazenda Burarama, onde foram construídos casas, serraria, algodoeira, matadouro, salgadeira e os diversos escritórios da administração dos negócios, todos pertencentes ao empresário Capitão Enéas.
Depois surgiram outras e mais casas, residenciais, comerciais e de serviços bancários, os trilhos da Central do Brasil, e em 1942, nascia o pequeno povoado de Burarama de Minas.
De fazenda, passou a cidade. Nunca se intitulou de povoado, nem nunca ganhou foro da vila.Quem, algum dia a chamou de povoado ou de vila? Nunca. Era fazenda Burarama. Ou a Burarama do Capitão.Por que não emancipar Burarama? Burarama que preenchia todos os requisitos? Um bom número de casas; gente de sobra, água e luz, muita renda.Não pode. Alguém refutou. Não tem foro de vila. Não tem foro mas tem corpo. Vai assim mesmo, resolveu o Capitão. Já estava de idade bastante avançada e não iria perder aquela oportunidade. Está decidido. Burarama vai ser cidade. Há de encontrar boa vontade da parte de amigos e políticos. E encontrou. Até mesmo, entre as autoridades de Francisco Sá, de que Burarama era parte integrante.Sua primeira providência foi formar uma “comissão pró-emancipação”, cujos membros constam da ata lavrada e, livro que se acha arquivado.Combinando o desmembramento, fez-se o levantamento das fronteiras.
A linha limítrofe passava pela estrada federal. Na cozinha de Burarama. O Capitão não gostou não. Queria que ela passasse por mais além. Já tinha providenciado uma lista de adesão, a ser assinada pelos fazendeiros e moradores do lado de lá da estrada. Mas não havia mais tempo. A Câmara de Vereadores de Francisco Sá já havia aprovado o limite pelo traçado da referida estrada. Era deixar como estava. E Burarama foi emancipada. Foi pela Lei no 2.764 de 30 de dezembro de 1962. Sua área de 918 km² era compreendida de dois distritos: o da sede, desmembrada de Francisco Sá, e o de Caçarema, desmembrado do distrito de Canabrava.
Com a morte do Capitão, logo trataram de prestar-lhe aquela que seria a maior das homenagens recebidas, qual seja a de dar o seu nome ao município de Burarama de Minas. Quanto à homenagem, todos foram acordes. Num ponto, entretanto, houve discordância. Uns queriam que Burarama de Minas passasse a se chamar “Eneápolis”, outros de Capitão Enéas. Capitão Enéas é mais contundente. Vai ter uma aceitação rápida, pegará melhor; argumentaram. Prevaleceu a última idéia. Da legalização encarregou-se o Deputado Jorge Vargas, quem, junto ao governador José de Magalhães Pinto não teve dificuldade de fazer aprovar Projeto de Lei No 2.189/65, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.Projeto que se fez lei, publicado no “Minas Gerais”, de 15 de setembro de 1965, autorizando definitivamente a mudança do nome Burarama de Minas para “Capitão Enéas”.    

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Janeiro

Gentílico

eneapolitano

População

14.206 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Capitão Enéas  é uma cidade tranquila e animada. Tudo isso você vai encontrar nessa localidade. Venha conferir!

Clima 

Tropical Semi-árido

Temperatura Média

22,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas Gerais

Limites

São João da Ponte, Montes Claros, Francisco SA, Janauba

Acesso Rodoviário

BR-122, BR-135

Distâncias:

Da Capital:

471 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Pescarias na barra do Rio Verde Grande e passeios à Lapinha do Santo (gruta Santo Antônio), lagoa de São João e Lagoinha são outros atrativos de Capitão Enéas.

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2005)
ENGENHEIRO ZANDER
(antiga BURARAMA)
Município de Capitão Enéas, MG
Linha do Centro - km 1.179,026 (1960)   MG-0426
Inauguração: 10.07.1944
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A Estação: A estação foi aberta em 1944 com o nome de Burarama. Pouco tempo mais tarde, o nome foi alterado para Engenheiro Zander, ainda nos anos 1940. O trem de passageiros deixou de ali passar em 1996. Hoje o prédio está sendo utilizado como escritório pela FCA. A estação é um prédio operacional, funcionando como um escritório da FCA, mas descaracterizado com a troca de suas janelas e portas de madeira por metálicas, tendo também perdido o guichê onde se vendiam as passagens. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Com quermesses, leilão de prendas e shows musicais, a cidade homenageia seu padroeiro, São Sebastião.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO ENÉAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3235-1054 - Fax: (38) 3235-1135

Sites: http://www.capitaoeneas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3235-1811

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Capitão Enéas

Cidade boa demais. O pessoal é muito legal. Parabéns Capitão Eneas.
Por: Fernanda Martins de Souza

capitão eneas ´´e uma cidade onde eu mi criei por isso tenho muito carinho por minha terra natal.
Por: xendas bill

eu ja morei em capitao eneas hoje estou em uberaba,essa cidade esta no meu coraçao estou louco pra voltar ae di novo,valeu galera eneapolitana abraço..........
Por: adilson barbosa

Oii morava ai em capitão eneas adorava muito ai ai e minha cidade natal minha familia moram todos ai sanjinha minha mãe vo maria tati prima meus irmãos joice,emelly,dede,toto,brian e minhas amigas
Por: karolaine cristina ribeiro

Capitão Enéas é a melhor cidade do mundo para se viver, aqui o clima é bom, o povo hospitaleiro, além de ser uma cidade de paz.
Por: Gelson Soares

cidade do meu coração todo fim de ano minha visita e sagrada. vai la conhecer tambem.
Por: dum de bh

eu amo demaissssssssss essa cidade venhan conhecer mara b~~santo antoni SARA TDb
Por: sara camila

nasci em capitão enéas,hoje moro em bh há 22 anos,mas tenho familia e amigos morando ainda ai,esta cidade é inesquecivel,pois foi ai que a minha filha nasceu.nunca esqueci as festas do sapé.não sei se continua tendo,pois dancei muito lá.sempre tenho boas noticias dai
Por: Aparecida barbosa da silva

Capitão Enéas é tudo de bommm, pessoas amigas, cidade maravilhosa para viver....
Por: claudia

CAPITÃO É A MINHA CIDADE NATAL, TENHO MUITAS BOAS RECORDAÇÕES DO TEMPO MEU TEMPO DE CRIANÇA/ADOLESCENTE
Por: gelson rodrigues miranda

nasci ai amo esta cidade pena q nao a conheço desejo o mais breve possivel estar ai tenho certeza q irei gostar vim pra sp em 1969 que saudades
Por: maria de jesus fonseca

0la conheco muito bom morei nesta cidade trabalhei na eletrosilex conheco muita gente fiz boas amizades mando um abraco para adelia tiao eloilda laercio um abraco do nelson da capitinga pra todos de capitao.meu apelido.de diadema sao paulo .
Por: adenilson da mata ngoncalves

capitao eneas ea minha vida eu nasci la em 1964 e vou voltar em breve
Por: DJALMA HILARIO DOS SANTOS

tenho muitas saudades da minha terra,pessoas criadas air dificil acostumar em outra cidade, sao pessoas felizes e acolhedoras um abraço especial para turma da central
Por: sandra

wanderson filho de ze de vital . amo capitao eneas estou em bh
Por: wanderson

Fui a capitão Enéas e pude contatar a beleza da cidade,das largas e bem arborizadas avenidas,do ótimo planejamento da cidade.Sobretuto conheci um pessoal hospitaleiro e conquistei muitos amigos...
Por: roseli

eu amo capitão eneas radicalmente em bh capitão cidade do meu coracão sem palavras
Por: helio

Cidade de gente hospitaleira, amiga e cativante, com uma urbanização futuristica, das poucas cidades planejadas do brasil. com opções para diversão nas varias datas festivas durante o ano, festas essas com grande organização. cidade que já morei e que me deixou grandes saudades. Abraços ao povo eneapolitano.
Por: adwaldo r. de almeida

eu nunca fui mas espero q vou um dia para encontrar com meu amor e meus amigos dessa cidade legal e animada
Por: larissa do carmo ladeira de souza

e air galera bonita,que sauda da minha familia e amigos q air deixei,espero matar logo essa saudade.bjo sandra bh
Por: sandra aparecida

Capitão Enéas minha cidade querida, gente hospitaleira, Cidades das Avenidas. Se você gosta de festa venha participar das tradicinais festas dos bairros. Vc quer descançar lá é o seu lugar. Te vejo lá.
Por: Maria Inês

ás festas ,a cultura,a receptividade,o,povo é simplesmente tudo d bom.tem tudo para ser a cidade norte mineira +bonita
Por: eliasantos

Capitão Enéas, cidade linda, minha terra natal de gente hospitaleira e festeira onde impera a tranquilidade e a paz VISITE CAPITÃO ENÉAS e o povo eneapolitano
Por: Walt Bríston de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capitão Enéas
Fundação:
1962
Altitude:
571m
População:
14.094 habitantes
Área:
973,7km²
Densidade Demográfica:
14,47hab/km²
CEP:
39445-000

Envie seu comentário sobre Capitão Enéas