Caetano Lopes

Caetano Lopes-MG
banner

Bem-vindo a Caetano Lopes!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Caetano Lopes, informações atualizadas sobre a cidade Caetano Lopes, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Caetano Lopes.

Informações de Caetano Lopes

                    

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

 

Significado do Nome:

Homenagem ao Engenheiro Caetano Lopes 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Apesar de ser pequena é bem aconchegante, um lugar receptível. Visite-nos!

Clima:

Subtropical  

Temperatura Média

19,4º C  

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central 

Limites

Belo Vale
Piedade dos Gerais
Desterro de Entre Rios
Entre Rios de Minas
São Brás do Suacui
Congonhas

Acesso Rodoviário

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 passando por Moeda, Belo Vale, Congonhas, entrando na BR 383 em Joaquim Murtinho. Percorrer 20 Km até chegar em São Brás do Suaçuí e mais 13 Km de rodovia até Jeceaba.

Distâncias:

Da Capital:

124 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária Central do Brasil

Entre 1910 e 1914, aproximadamente, constatando a necessidade da chegada e do escoamento de mercadorias, além, é claro, de um meio de transporte mais eficiente para os moradores, a R.F.F.S.A, achou por bem construir a E.F.C.B na localidade.
Homenageando o Engenheiro Caetano Lopes, que muito trabalhou na construção desta estação, foi dado a ela o seu nome. Dali em diante a então Vila Raposo Tavares, passou a denominar-se Engenheiro Caetano Lopes.
O prédio da estação, hoje já bastante danificado, é um importante marco histórico do lugar. Contam os mais antigos que o citado prédio é contemporâneo de um período de intensa comercialização nesta terra, gerando emprego e um certo progresso para seus habitantes.  Os estabelecimentos comerciais de Caetano Lopes, eram bem surtidos, contavam com todo tipo de mercadorias, que chegavam nas locomotivas e eram alguns dos poucos da região.
Os primeiros comerciantes foram o Sr. Dionízio Azevedo e Benvindo de Freitas.
A comunicação era feita através do telégrafo da estação ferroviária; as mensagens chegavam nos trens e pelo correio sob responsabilidade de D. Amélia Lobo.
O primeiro rádio em Caetano Lopes pertenceu ao Sr. José André, era a companhia para muitos moradores da comunidade, que se juntavam para ouví-lo, nas tardes ensolaradas e noites estreladas deste rincão mineiro.
Mais tarde chegaria em Caetano Lopes a primeira televisão, pertencente a Jair Jacinto, trazendo mais descontração e informação para os moradores, que se reuniam em volta dela, todas as noites.
O primeiro telefone funcionou na casa do Sr. Teodozínio Fernandes (Dozio), situada na Rua Coronel Pedro Lobo.
Em 1965 passou a funcionar na casa do Sr. João Santana, na Rua Pe. Pedro Pinto Fernandes.

Estação Ferroviária
   
E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO CAETANO LOPES (antiga SUASSUHY)
Município de Jeceaba, MG
Linha do Paraopeba - km 498,923 (1928)           MG-2408
Inauguração: 14.11.1914
Uso atual: abandonada           com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA:
A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Suassuhy foi inaugurada em 1914. Servia, na época ao distrito de São Braz do Suassuhy. Seu nome atual - Engenheiro Caetano Lopes - homenageia um engenheiro que foi Diretor da Central, em 1922, Caetano Lopes Junior. Em 1928, a estação já tinha o nome atual. "Apesar de, perante a municipalidade, o engenheiro chefe da Construção ter assumido o compromisso de conservar na estação o nome da sede do distriso a que ela serve, foi aquele nome mudado..." (Max Vasconcellos, 1928). Após esta estação, a linha atravessa pela primeira vez o rio Paraopeba. Ainda está de pé, abandonada, no distrito do mesmo nome pertencente ao município de Jeceaba. (Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Alessandro Bastos, Jeceaba, MG, 06/2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JECEABA - DISTRITO DE CAETANO LOPES

E-mail:

Telefones: (31) 3735-1275

Sites: http://jeceaba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.jeceaba.com/index.php?pg=dis_caetano_lopes

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3735-1339

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Caetano Lopes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caetano Lopes

Envie seu comentário sobre Caetano Lopes