Cabo Verde

Cabo Verde-MG
banner

Bem-vindo a Cabo Verde!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Cabo Verde, informações e fotos da maravilhosa Cabo Verde. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Cabo Verde, recomendadas por internautas.

A cidade de Cabo Verde, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1866. A localidade está em uma altitude de 927m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.532 habitantes. A área total de Cabo Verde é de 368,5km², e sua densidade demográfica é de 34,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cabo Verde-MG é 37880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cabo Verde

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Caminhos do Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Editada pelo caboverdense Adilson de Carvalho, é o resultado de pesquisas sobre o povoamento do sul de Minas pelos bandeirantes paulistas, a descoberta do ouro pelo português Veríssimo João de Carvalho, em 1762, no riacho Assunção, as origens do arraial, a história da igreja no século XVII, a ocupação mineira da região, as questões dos limites, a origem do nome Cabo Verde, as famílias, a cata do ouro, a queda das lavras, a vocação agrícola da região, a história das antigas capelas desmembradas de Cabo Verde: Caldas, Alfenas, Machado, Muzambinho, Botelhos, Alterosa, Campestre, Divisa Nova, Monte Belo, etc. A cidade, as ruas, os bairros, o esporte, o transporte, a vida política, judiciária, as obras públicas, a nobiliarquia.

Gentílico

Cabo-verdense

Significado do Nome

- O nome Cabo Verde advém de duas lendas: a primeira é a de um cabo de enxada deixado pelos garimpeiros à beira do Ribeirão Assunção. Passados alguns dias ele brotou.
Daí a exclamação: Cabo Verde!!!.

- A segunda lenda é atribuída ao grande número de pedras verdes encontradas aqui pelos portugueses, as quais se assemelhavam às das Ilhas de Cabo Verde, na África.

Aniversário da Cidade

 

População

13.823 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidadezinha do Sul de Minas Gerais de um povo hospitaleiro e acolhedor. Venha contemplar a natureza local que lhe é singular!

Clima

Tropical e semi úmido 

Temperatura Média

29,3º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Caconde (SP), Divisa Nova, Muzambinho, Monte Belo, Areado e Botelhos (MG).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

313 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

O Pedregal

É um ponto turístico de real beleza natural, localizado na Cachoeira do Rio Cabo Verde, na Hidroelétrica Cabo Verde.

Rio Cabo Verde

Com sua hidroelétrica Pedregal, ponto turístico; Ribeirão Assunção com a Cachoeira Pedra Lisa; Ribeirão Santo Antônio, Ribeirão Macaúbas, outros ribeirões, açudes e pesqueiros fazem a hidrografia de Cabo Verde, que é um Município lindeiro da Represa de Furnas com 1,28 Km² de área inundada. Faz parte da Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Pardo.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO VERDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3736-1220

Sites: http://www.caboverde.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3736-1733

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cabo Verde

A muito tempo passei uns dias, lá era uma cidade muito pequena porem acolhedora o pessoal muito legal mesmo, qualquer dia vou passear para ver como ficou. parabens Cabo Verde
Por: JOSE ANTONIO DE PAULA

Gostaria de ver fotos da "Fazenda Fiéis" - Bairro Fiéis, que pertenceu a Ildefonso Ferreira de Carvalho, meu avô!!! No site de "Cabo Verde", onde posso entrar para localizar? Já tentei e não consigui. Abraços!!! Denise
Por: Denise Ferreira Rondinelli

CABO VERDE É UMA CIDADE MARAVILHOSA E COM MUITAS PESSOAS ACOLHEDORAS.
Por: DAIANE

Nasci em cabo verde. saí de lá com 6 anos de idade. a melhor cidade do Brasil.
Por: claudio

Cabo Verde é uma cidadezinha do Sul de Minas Gerais.Com um povo hospitaleiro e amigo,onde podemos tomar o melhor cafézinho do Brasil ,servido na cozinha ao redor do fogão à lenha,num bate-papo amigo e alegre. Pena que Cabo Verde é prá poucos,pois ainda não temos um plano de lazer e turismo. Enquanto isso,poucos se deliciam com o clima tropical e semi-úmido,com temperatura média anual de 19,4ºC;média máxima anual 29,3ºC,com suas lindas cachoeiras,com o ar puro,limpo,cheiroso,dos 920 metros de altitude (no centro da cidade).Cabo Verde tem mais,muito mais,escondidinho entre montanhas verdejante de café,entre rios lípidos,e povo alegre e hospitaleiro. Se voce quizer,venha nos fazer uma visitinha,nos dê idéias de como fazer com que outras pessoas possam também aproveitar das delícias desta cidade.
Por: Albertina Dias de Sousa

Nasci em Cabo Verde. Mas ainda não tive oportunidade de conhecer a Cidade. Saí de lá muito pequena com 3 anos de idade. Voltei a alguns tempos atrás, a negocios. Foi tudo muito rapido. Não tive tempo pra nada. Sei que ela é uma Cidade muito boa. Pretendo me aposentar e voltar para lá.
Por: SEBASTIANA

Sou caboverdense,apezar de ter somente nascido nsse lugar,a amo de paixao.Vivo a muitos anos em Guarulhos,Grande SP,mas nao esqueço o meu verdadeiro lugar.O bairro chamado Condessa entao?è o que mais me inspira.Cabo Verde,TE AMO!!!
Por: Dinei Dias Navarro

No Més de Abril 2011 estive em na semana Santa e gostei me diverti com o povo andando na praça e levei as Crianças no parquinho com os brinquedos novos As crianças adoraram o Parquinho do Anãozinho. Parabéns Prefeito fiz economia né diverti e as crianças também com pouco DIDIN
Por: luiz carlos cardoso graminho

Cabo Verde é o lugar mais lindo do mundo,depende do modo de se olhar,eu nasci ai mais vim para limeira sp com 1ano e sempre estou por ai,por conta da beleza natural do lugar e das pessoas,povo bom e melhor no planeta não,tem um filho longe dai que tem um amor unico no peito cravado,quem conhece o brasil um pouco sabe do que eu falo,abroço e fé sempre.
Por: francisco antonio leda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cabo Verde
Fundação:
1866
Altitude:
927m
População:
12.532 habitantes
Área:
368,5km²
Densidade Demográfica:
34,01hab/km²
CEP:
37880-000

Envie seu comentário sobre Cabo Verde