Buenópolis

Buenópolis-MG
banner

Bem-vindo a Buenópolis!

banner

Comece planejando a sua viagem para Buenópolis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Buenópolis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Buenópolis.

A cidade de Buenópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 586m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.780 habitantes. A área total de Buenópolis é de 1.616,1km², e sua densidade demográfica é de 6,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Buenópolis-MG é 39230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Buenópolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A sua história começa com a chegada dos trilhos da Central do Brasil que deu impulso a localidade. Somente para constar como fato histórico em 23 de maio de 1976 ás 10:30 hs, um caminhão da cidade de Joaquim Felício que pertencia a um tal assis desceu a avenida rio Branco (atual JK) com mais ou menos 25 passageiros e várias latas de leite e se chocou com a estação ferroviária provocando a morte de 18 pessoas, o mais incrível foi o caso de um recém nascido que caiu dentro de uma lata de leite e sobreviveu ao impacto. Hoje esta sobrevivente mora na cidade de Curvelo.

Significado do Nome

A cidade foi desmembrada de diamantina em 17 de dezembro de 1938 com o nome de buenópolis em homenagem ao governador bueno brandão.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro 

Gentílico

buenopolense

População

10.291 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um local maravilhoso, onde as pessoas da cidade, são bem amigáveis e bem Hospitaleiras, sem falar nas lindas praças que existem. Convido à todos Vocês que venham apreciar nossas riquezas naturais!

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira

Limites

Augusto de Lima , Joaquim Felício, Diamantina , Bocaiuva, Lassance.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital

217 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Município famoso por suas cachoeiras e produção de cachaça, sendo mais conhecidas: A Providência, Mariana, Cristalina, Cristalvana, Barrinha e Veras Dalma. Existem basicamente duas estações: O verão chuvoso, de novembro à março e a Sêca que pode durar até sete meses. A temperatura varia de 11 a 38 graus celsius. Em seu município encontram-se fontes de águas termais ( Distrito de Curimatai), algumas ainda inexploradas pelo ecoturismo.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

Cidade famosa por suas cachoeiras e produção de cachaça, sendo mais conhecidas: A Providência, Mariana, Cristalina, Cristalvana, Barrinha e Veras Dalma.

Serra do Cabral

É um divisor de águas do Rio das Velhas e Rio Jequitaí. Fica em um maciço montanhoso isolado do resto da Serra do Espinhaço, tem uma fauna e flora peculiar, existem pontos na serra do Cabral com altitudes de 1.500 metros e relatos de baixas temperaturas. Possui uma extensão de 150.737,04m de perímetro, com área de 22.494,1728 hectares. Sendo 8.139,92 hectares em Buenópolis onde fica a sua Sede.

Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2006)
BUENÓPOLIS
Município de Buenópolis, MG
Linha do Centro - km 929,276 (1928)   MG-3455
Inauguração: 04.09.1914
Uso atual: Estação da FCA    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Buenópolis, cidade de Bueno, Coronel Júlio Bueno Brandão, ex-Presidente do Estado de Minas e atual senador federal, segundo Max Vasconcellos, foi inaugurada em 1914. Antes disso, o local se chamava Riachão. Segundo Jonathan Sobral, a estação é enorme, e já houve um acidente em 1992, onde um caminhão desceu o morro direto e entrou no meio do prédio, sendo que 14 pessoas morreram. Hoje ela é uma estação operacional da FCA.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 - Há também a tradicional festa do fazendeiro que acontece na última semana de julho.A semana do fazendeiro é a maior festa da região,atraindo visitantes de vários lugares. A festa se realiza no parque do riachão,a festa é marcada pela apresentação de shows,futebol e muita animação dos visitantes.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BUENÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (38) 3756-1213

Sites: http://buenopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3756-1413 / 9981-1480

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Buenópolis

Bue uma cidade maravilosa , com os melhores pontos turisticos com pessoas maravilhosas. com lugares maravilhosos . te covido tambem para vir a esta cidade maravilhosa.
Por: ariane

conheço sim e quem não conheçe vale a pna cohecer um lugarzinho bonito, com um povo hospitaleiro uma festa do fazendeiro mais que perfeita, piscinas campo de futebol tudo de bom ta nesse lugar...
Por: ana flavia

nasci e fui criado em um municipio de buenopolis chamado tamandua e um lugar lindo,varias cachoeiras e um povo muito acolhedor.vale a pena conhecer
Por: ALTAMIRO FERREIRA LAPA

dou parabens pela cidade e pela festa do fazendeiro estive nela a primeira vez em 2002/2003/2004/
Por: marquinhos

Morei em bué muitos anos ,atualmente moro em bh ,mais falando um pouquinho de bué é uma cidadizinha muito boa para as férias da garotada e para os adutos tbm terra boa de bom acolhimento pessoas maravilhosas, vá conhecer as belezas da minha cidade e depois me conta bjos para todos.
Por: jusciane renata dos santos

Sou filho desta cidade e me orgulho sempre em falar sobre suas belezas naturais. Seu maior patrimônio é a população sempre hospitaleira. Não menos importante estão suas águas e serras, além de finas marcas de cachaças.
Por: Rubens Gonçalves Dias

Oi meu nome é Stephane já passei as melhores férias em buenópolis uma cidade de paisagem incrivel e de um lugar tipico de mineiro tendo a festa da semana do fazendeiro que concerteza atrai a muitas pessoas muito BOM parabéns BUENÓPOLIS !!!! O lugar ótimo para se passar umas férias!!!
Por: stephane dos santos silva prado

a festa do fazendeiro ea melhor da regiao,adorei tudo povo hospitaleiro tudo de bom.
Por: daniela

SOU UM APAIXONADO POR ESTE LUGAR ACOLHEDOR ,ONDE TODAS AS PESSOAS SE COMPRIMENTAM E SE RESPEITAM !ONDE SE TEM VARIOS PONTOS TURISTICOS ,QUE SO DE OLHAR JA NOS TIRA TODO O STRESS QUE ESTA NA NOSSA MENTE !ASSIM DO FUNDO DO MEU CORAÇAO EU DIGO:BUENOPOLIS :ENQUANTO VIDA EU TIVER,SEMPRE ESTAREI TE AMANDO! MARCIO LUIZ ( PIU )
Por: MARCIO LUIZ ( PIU )

e imposivel falar de buenopolis so com algumas palavras pois esta cidade e maravilhosa com pessoas de boa indole, niguem fala da vida dos outros,as pessoas sao trabalahadeiras we cada uma cuida de sua propria vida sem se preocupar com a dos outros cidade de pessoas bonitas e humildes estou loucar para voltar la de novo estive la no natal e nao vejo a hora de voltar a visitar esta cidade maravilhosa principalmente a familia salome abracos a todos de bue guardo todos num lugar muito especial . alessandra e primo
Por: alessandra souza

sou de curimatai mas meus pais moram em buenopolis. so esta faltando falar sobre a tradiocional semana do fazendeiro.
Por: germano fausto figueiredo

sou nascido em buenópolis, más más moro em belo horizonte desde 1990 e ja viajei mto e passei por vários lugares, más nunca vi um lugar com uma energia tão positiva quanto é buenópolis. conheço a serra do cabral e acredito DEUS passou por esse lugar! um clima maravilhoso e aguas cristalinas, vale a pena conhecer e se desfrutar de tantas maravilhas.
Por: wander

buenópolis está localizado a margem da br 135 quem vai de bh, deve seguir pela br 040 até o trevão de da cidade de pompéu, ai é só seguir q vc estará na br 135 sentido montes claros buenópolis fica á 150 km antes vc passará por varias cidades, como, curevelo, corinto, augusto de lima, e dai 35 km vc já estará em buenópolis.
Por: wander

Conheço minha terra querida, a muito tempo não volto lá, moro no Rio de Janeiro, mas saudade de um dia voltar lá é muito grande, mas um dia eu volto. fui batizado na igreja da matriz pelo padr Laerte( ja falecido )
Por: Antonio Geraldo Bruzinga

Conheço, é uma cidade de fácil acesso com ótimas rodovias, que conta com hoteis bons e um resort, tem passeio em cachoeiras e uma festa qe se chama "Semana do Fazendeiro" que é simplesmente o máximo. Para chegar lá de Belo Horizonte é só pegar a Br 040 passando por Sete Lagoas até o entrocamento com a Br 135. Dali é só seguir por mais 168 km até Buenópolis e então um ótimo passeio.
Por: Wanderson

Nasci em Buenópolis e guardo na memória a linda cidade que é, ao lado da imponente serra do Cabral, terra de gente humilde e hospitaleira.
Por: simone teixeira

É a cidade do meu coração, sempre passei minhas férias lá e hoje levo minhas filhas para desfrutarem dessa linda e aconchegante cidade. Amo suas praças, igrejas e principalmente a Fazenda do Jacarezal.
Por: Rosângela Menezes

meu1º beijo na boca foi na porta da padaria em buenópolis debaixo de uma chuva! !! foi horrível!!!rsrss,quantas saudades! trabalhei na fazenda jacarezal fui babá,nadava no rio, agua gelada e límpida, BUENÓPOLIS SÓ TRAZ SAUDADES MUITAS SAUDADES.É LINDO.
Por: cida

Sou do municipio de Curimatai, mas me criei em Buenopolis. Posso dizer; é tudo de bom! Hoje resido em BH,mas sempre q/ posso vou pra lá. Abraço a todos!
Por: Waldir Antonio de Magalhaes

sim,Buenópolis faz a gente lembrar de muitas coisas boas ,tenho tentas lembranças .morei lá de 80 a 1990,sinto saudades do meu tempo de criança.devo está por lá no próximo carnaval. abraços a todos
Por: Tayrone

Pra mim o melhor lugar do mundo... Onde todo o tempo é realmente aproveitado, onde as pessoas são maravilhosas. Simplismente a melhor de todas as cidades Amoooo Bué!!!!!!!
Por: Leidiana

sou nascido nesta cidade no buriti dos almeidas,hoje moro em passos mg.abraços aos buenopolenses.
Por: honorato do buriti

Bue e uma cidade super agradavel e legal para ser viver pois aqui encontra-se muitas pontos turisticos ideais para a pratica de esportes radicais aqui em Bue e maneiro
Por: odinesio

sou buenopolense com muito orgulho adoro a minha cidade convido a todos q tiverem oportunidade q venha a minha cidade para ter os seus melhores momentos de lazer aproveitem e aprecie as tradicionais aquardente da MINHA CIDADE.
Por: Codorna

já morei na cidade a uns 40 anos atrás, durante a minha infância,tenho ótimas lembranças dos banhos de rio,dos passeios na serra do Cabral, das mangueiras da fazenda e muitas outras coisas. espero que a cidade tenha mantido as tradições de cidade do interior.
Por: Antonio Carlos de Amorim

Ótimo lugar para descansar e passar as férias, eu recomendo.
Por: Cássia Patricia

NAsci em BUENÒpulis mas morro em VESPASIANO adoro essa cidadae onde tem lindas cachoeiras amo essa essa cidade radicalmente
Por: raimundo

não sou da cidade, mas me casei com um mineiro da cidade.a vida em Buenópolis é pra gente aproveitar o que tem de bom e bonito, vale a pena ir pra lá,moro em Jacaréi SP ....
Por: bete benfica

eu atualmente estou no rj,mas morei no municipio de bue,tamandua mas nao saia de la porque e um lugar maravilhoso de morar e tambem curtir ferias adoro la.
Por: fabio custodio de medeiros

buenopolis pode ser um fim de mundo mas e otimo muito mais muito mesmo
Por: lana celly

sou filho de bue cidade linda sinto sds de la pq eu agora moro em cuiaba mas sinto falta da minha cidade natal buenopolis amo esta cidade de pessoas humilde final do ano estarei ai ate la cidade do meu koraçao
Por: leo pacheco

cidade maravilhoosaa, coração do meu BRASIL.... Amo demaaaiiisssssssss essa cidade.... ela é tudo de bom...
Por: leiliane cardoso

Para mim, a cidade Buenópolis é um local maravilhoso, onde as pessoas da cidade, são bem amigáveis e bem Hospitaleiros, sem falar nas lindas Praças que existem e que maravilha são os Rios e a Serra do Cabral é Demais. Convido a todos Vocês que venham apreciar nossas Riquezas Naturais... Obrigadooooooo
Por: Adilson de Curvelo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Buenópolis
Fundação:
1938
Altitude:
586m
População:
9.780 habitantes
Área:
1.616,1km²
Densidade Demográfica:
6,05hab/km²
CEP:
39230-000

Envie seu comentário sobre Buenópolis

banner