Borda da Mata

Borda da Mata-MG
banner

Bem-vindo a Borda da Mata!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Borda da Mata, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Borda da Mata. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Borda da Mata para programar a sua viagem.

A cidade de Borda da Mata, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 892m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.758 habitantes. A área total de Borda da Mata é de 300,8km², e sua densidade demográfica é de 42,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Borda da Mata-MG é 37564-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Borda da Mata

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Malhas e Caminho da Fé do Sul de Minas


"Capital do Pijama"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O núcleo central da cidade de Borda da Mata, conhecida inicialmente como Borda do Campo do Mandu, surgiu na fazenda do português Francisco Vieira Fagundes, na segunda metade do Século XVIII, mais precisamente em 1754. Situada à margem do caminho que ligava o arraial de Ouro Fino ao Registro do Mandu, atual Pouso Alegre.
O impulso inicial da aglomeração deveu-se à existência de matas e extensas área de campos que favoreceram a criação de gado e o extrativismo de madeira. Em 1839, foi criado o distrito de Borda da Mata. Com a chegada à região da estrada de ferro Sapucaí, que atingiu Borda da Mata em 1895, e sua posterior conexão com a estrada de ferro Mogiana (1898), o desenvolvimento do local recebeu forte incremento. Em 1923, deu-se a criação do município. N. Sª do Carmo é a padroeira da cidade e, para ela foi erigida, em 1823, a primeira capela do povoado. Borda da Mata é uma cidade em franco desenvolvimento. Seu povo destaca-se pela simplicidade e pela tradicional hospitalidade mineira. 

Significado do Nome:

Devido à uma grande mata e um bom campo para criação de gado na borda onde estava se criando o distrito, nasceu o nome Borda da Mata.

Aniversário da Cidade:

16 de Julho

Gentílico:

bordamatense

População:

18.271 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar de beleza natural e sossego, cidade mais linda do Sul de Minas. Esse recanto sul-mineiro faz parte do Circuito das Malhas e do Caminho da Fé. Venha conferir!

Clima:

Meso-tropical

Temperatura Média:

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte: BR-381 e MG-290

Localização:

-Mesorregião: Sul/Sudoeste de Minas

-Microrregião: Pouso Alegre

Limites:

-Ipuiuna
-Ouro Fino
-Inconfidentes
-Tocos do Mogi
-Pouso Alegre
-Congonhal
-Senador José Bento

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 417 km

-Brasília/DF - 963 km

-São Paulo/SP - 206 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-Pijamas e Decorações

  -Borda da Mata, é a capital nacional do pijama, existem inúmeras fábricas desse segmento em nossa cidade, todos os dias a cidade está repleta de comerciantes das mais variasdas partes do país, em busca dos bons preços de pijamas. Além de ser capital do pijama, nossa cidade também se destaca no segmento de decorações, existem inúmeras tecelagens em Borda da Mata, algumas delas estão no Hall de maiores tecelagens no país e participam anualmente da maior feira de decorações da América Latina, a Tex Fair.

Principais Pontos Turísticos:

-Basílica de Nossa Senhora do Carmo

  -Em Borda da Mata, está uma das muitas Basílicas espalhdas por todo o Brasil, e a única basílica do sul de Minas, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, que recebe inúmeros visitantes, peregrinos e romeiros de todas as partes do Brasil, sua imponência e beleza chamam muito a atenção.

  O lançamento da pedra fundamental da Nova Matriz de Nossa Senhora do Carmo ocorreu em 16 de julho de 1951. Mesmo sem estar totalmente pronta, a Primeira Missa no local foi realizada na Noite de Natal de 1954, oficiada pelo Revmo. Pároco Cônego Pedro Cintra..

   A Imagem de Nossa Senhora do Carmo que preside presentemente as procissões da Padroeira no dia 16 de julho foi adquirida na Espanha pelo Padre  José  de Barros Ferraz da Luz para compor o centro do Altar Mor da Velha Igreja Matriz.

  O Monsenhor Pedro Cintra esteve à frente da Comunidade Católica da cidade por 38 anos, no mais longo vigariato da Paróquia de Borda da Mata. Homem de fé, esclarecido e prudente, desenvolveu intensamente a vida religiosa da cidade e também da zona rural, colocando a Paróquia entre as mais piedosas da Diocese.

-Cachoeira Cristina 

  -Atrativos Naturais / Ecológico

-Cachoeira do Bairro Capinzal 

  -Atrativos Naturais / Ecológicos

-Cachoeira Ponte da Pedra 

  -A cachoeira fica bem ao lado da estrada principal que liga Borda da Mata e Tocos do Moji, exatamente no ponto da divisa. Está sendo construída uma estrutura para  acampamento e, em breve, serão construídos chalés para temporada.  

-Antiga Usina Hidrelétrica da Sul Mineira

  -Onde se encontram ruínas da usina, com grandes e belas quedas d´água.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro a Junho

-Carnaval bordamatense

  -O carnaval de Borda da Mata, é um dos mais animados da região. Nosso carnaval é embalado pelas marchinhas que animavam as pessoas em meados só século passado e também conta com as músicas mais tocadas do momento, resumindo, é diversão para toda famílias, para todas as pessoas, para todas as idades.

-Campeonato Municipal de Futebol Semi-Profissionale

  -O Campeonato é realizado com equipes representando praticamente todos os bairros e distritos do Município.

-Julho

  -A Festa de Aniversário de Borda da Mata 2014 acontece de 10 a 16 de julho na Praça Antônio Megale com atrações gratuitas todos os dias. Com estrutura moderna e adequada para receber bordamatenses e visitantes, a festa já é tradicional na região e todos os anos recebe milhares de pessoas. 

 -A festa homenagem a padoroeira - N.Sra. do Carmo - é realizada todos os anos, com apresentações artísticas, cantores, corridas, futebol mirim, barracas variadas e eventos religiosos.

-Programação dos Shows

  -Dia 10 - Banda Gang Lex

  - Dia 11 - Camaleão do Rock & Banda

  - Dia 12 - Juliana

  - Dia 13 - Sambô

  - Dia 14 - Tonho Prado

  - Dia 15 - Renata e Gustavo

  -Dia 16 - Jards & Jadsom

-Setembro

 -Torneio Interestadual de Futebol Mirim - Torneio Mirim de futebol, recebe grandes equipes, como Cruzeiro, América, etc.

 - Festa do Peão de Boiadeiro - Grande festa com participação de Peões de todo Brasil, possui uma boa infra estrutura, contando com shows e bailes todas as noites. A festa é animada com apresentações artísticas, cantores, corridas, futebol-mirim, várias barracas e eventos religiosos.

- Feiras  Exposição de Artes Plásticas de Borda da Mata - Exposição de quadros/telas de artistas locais. São expostos trabalhos a óleo, acrílica e desenhos. Esta exposição é realizada desde 1981.

- Semana da Pátria - Semana com eventos esportivos, culturais, artísticos e patrióticos. Um grande desfile com todas as escolas do município, guarda-mirim, escoteiro, etc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BORDA DA MATA

E-mail:

Telefones: (35) 3445-1221

Sites: http://www.bordadamata.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:  (35) 3445-1279

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-aslentesnaomentem.blogspot.com.br

-http://www.cidades.ibge.gov.br

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 -Padre Joaquim Manuel Fiuza

  -Ele é considerado o primeiro semeador, aquele que plantou entre os filhos da cidade a devoção à Nossa Senhora do Carmo.

   O Padre Fiúza faleceu em 1856, na cidade de Itu, onde foi Vigário da Igreja do Carmo daquela cidade.

Comentários de Borda da Mata

conheco borda da mata ha muito tempo tenho parentes ai sou tia de gracita que filho de jose conhecido comoJK
Por: maria do rosario de carvalho

eu adoro esse lugar é maravilhoso minha vida se resume em apenas nome BORDA DA MATA
Por: josé rafael da silva

por favor quero fone de um hotel/pousada, que fica perto da rodoviária, pois, só achei do hotel virginia, o outro que já fiquei é próximo. Quero reservar esta semana. Conheço a cidade.
Por: sandra

borda da mata lugar bom de se viver pra morar e pra lazer cidade muito gostosa muito fria?
Por: junior

Moro em BM e apenas posso dizer que eh o melhor lugar do mundo para se viver e mesmo nao sendo muito grande ocupa um espaço enorme no meu coração
Por: Cristian Brentegani

Esta cidade é maravilhosa. Calma, com um povo hospidaleiro, muita gente bonita, com certeza uma das melhores cidades do sul de minas, eu adoro a Bora da Mata!!!
Por: marcos henrique dos santos

Adoro essa cidade pacata tranquila otima pra morar, povo acolhedor tudo de bom. vale apena conhecer.....
Por: daniela

gostei de voltar ao passado, ainda gosto muito da cidade.
Por: alfredo

Cidade pequena,poucos atrativos,exceto pelas confecções de pijamas na cidade.Tenho parentes morando lá. Esta cidade faz parte do circuito das malhas de MG.
Por: glaucia

Borda da Mata - MG Bonita Adoravel e Calma Com suas Praças e igrejas bem cuidadas. Ar puro e longe das poluições das grandes cidades. Fica no sul de Minas
Por: Adilson Benedito Bebiano

Sou Pousoalegrense e militante dos anos dourados(60).Borda da Mata embalou meus sonhos de adolescente e se fêz presente em minha juventude.Cidade que seguramente ocupa lugar de destaque em minha memória e coração: Gente da melhor qualidade e mulheres lindas.
Por: Jair Narciso de Carvalho

Vale lembrar que Borda da mata é conhecida como a terra do pijama alias os preços sâo ótimos vale a pena o passeio ....!!!!
Por: terezinha neres dos santos

Fiquei sabendo que Borda da Mata é uma cidade história gostaria de saber da localização e quantos são os pontos turristicos,gostaria de obter foto da cidade, para ter alguma referencia para mostrar para um grupo de amigos
Por: neli soares marques da paixao

Que emoção! Após 36 anos, vejo através de fotos minha inesquecível Borda da Mata. Quando tinha 14 anos ,eu era empregada doméstica de uma família em São Paulo. Todo final de ano nas férias eu ia com essa família para Borda da Mata, mas era muito vigiada pela família, pois tinham medo que acontecesse algo com minha pessoa. Hoje com 50 anos pretendo voltar para essa linda cidade que não sai de meu pensamento.bjos a todos ai.
Por: Claudete Aparecida Rodrigues Rosa da Fonseca

borda e uma cidadizinha bem peqena por volta de 17,000 mil habitantes mas e uma cidade de peso respeitado por sua gastronomia sua rica culinaria e diverssas pomtos turisticos como cachoeias foras as lendas qe aterrorisan a cidade ate hoje pra qem acredita hauhauhau
Por: rodrigo

Sou de Sao Paulo,Curto muito Borda da Mata, minha mae nasceu e hoje mora em Borda. Lugar onde podemos encontrar de tudo um pouco para todas as idades. Minhas filhas curtem muito e tambem adoro programação da basilica. Nao so mamae mora ai como tambem tenho tio e tia, primos e irmão casados que moram em Borda. Cidade Maravilhosa dos pijamas. Beijos a todos de Borda. Conheço tambem, Pouso Alegre onde Papai hoje falecido nasceu e meus avos tambem .
Por: Silvana Coutinho

Morei na Borda doa 9anos de idade aos 13 Fiz muitos amigos na infancia Beatriz monteiro da costa foi minha melhor amiga saudades .Moro em São paulo tenho 2 filhos adoraria ver eles brincando nos lindos campos ,mostrando os animais do campo ,pescando lambari ,passeando em frente da linda igreja em frente a pracinha morro de saudades de tudo principalmente do biscoitão de polvilho que só encontrei sabor ai. Meus vizinhos dona Ana seu Zé dona Nega;quando sai dai dona Nair tinha uma netinha Natalia de 1 aninho hoje já e uma moçinha com certeza linda .quando era criança olhava os lindos montes montanhas verdes sonhava voar sobre elas hoje adulta e longe sonho botar meus olhos novamente sobre minha cidade do coração ,
Por: Sueli francis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Borda da Mata
Fundação:
1923
Altitude:
892m
População:
12.758 habitantes
Área:
300,8km²
Densidade Demográfica:
42,41hab/km²
CEP:
37564-000

Envie seu comentário sobre Borda da Mata

banner