Bias Fortes

Bias Fortes-MG
banner

Bem-vindo a Bias Fortes!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Bias Fortes, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Bias Fortes. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Bias Fortes para programar a sua viagem.

A cidade de Bias Fortes, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 763m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.378 habitantes. A área total de Bias Fortes é de 285,0km², e sua densidade demográfica é de 15,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bias Fortes-MG é 36230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bias Fortes

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras do Ibitipoca

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Não se tem ao certo a data em que se estabeleceu o povoado.
Em 1826, a povoação dita Quilombo, já possuía a categoria de distrito. Segundo as tradições locais esta localidade serviu de esconderijos para negros fugitivos, que se aglomeravam no entroncamento dos rios Quilombo e Vermelho.
A primitiva capela das Dores do Quilombo, foi erigida por provisão de 21 de julho de 1830
Em 30 de outubro de 1875, foi criada a paróquia.
Esse nome perdurou por longos anos; mas tarde, porém, foi mudada para União, em virtude do Decreto Municipal n. 148 de 20 de maio de 1896, que regulamentou a Lei n. 5 de 15 de fevereiro de 1896, do Conselho Distrital. Atualmente recebeu o nome de Bias Fortes.

Significado do Nome

Em homenagem a Crispim Jaques Bias Fortes, que foi um político e promotor brasileiro.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro 

Gentílico

biasfortense

População

3.796 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município de Bias Fortes se baseia na agropecuária, especificamente na pecuária leiteira, que vem enfrentando sérios problemas com falta de mão-de-obra e financiamento.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Antônio Carlos, Juiz de Fora, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Santa Rita de Ibitipoca, Santos Dumont.

Acesso Rodoviário

BR 267

Distâncias:

Da Capital:

199 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Arquitetura Colonial 

Descrição: A região central do município é marcada por construções de arquitetura colonial.

Cachoeira de Fátima 

Descrição: Localizada na Comunidade de Fátima, a aproximadamente 8km do centro da cidade, na estrada que liga Bias Fortes a Juiz de Fora. Visitação livre.

Cachoeira do Itamar 

Descrição: Localiza-se na estrada que liga Bias Fortes a Santos Dumont, a 3km do centro da cidade. Visitação livre.

Fazenda Salvador Sales 

Descrição: Fazenda antiga, localizada na Estrada Bias Fortes/Barbacena a 3,5 km do centro da cidade.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores 

Descrição: Igreja de construção antiga e com pinturas internas. Localiza-se à Praça dos Sagrados Corações. Visitação livre.

Parque Aquático Prainha 

Descrição: Localizado na estrada que liga Bias Fortes a Barbacena, a 1,5km do centro da cidade. Em sua área há um campinho, área gramada e infra-estrutura de bares. Visitação livre.

Serra das Areias 

Descrição: Localizada no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca, seu acesso se dá por Várzea de Santo Antônio. Fica a aproximadamente 8 km do centro da cidade. Visitação livre. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BIAS FORTES

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3344-1346

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3344-1242

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.cnm.org.br

www.wikipedia.org 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bias Fortes

Terra Natal de meus pais. Passava sempre as férias escolares nesta cidade qdo pequeno, sempre na casa da tia Aparecida e do tio Tião Henrique (quantas saudades). Cidade de gente amiga e alegre
Por: Hilton J. Silva

Moro em Lima Duarte, mas sou de Bias Fortes.Sempre gostei muito de Bias Fortes, passei muitas ferias,fui em muitas festas e vou até hoje. Acho o povo de Bias Fortes muito acolhedor.
Por: aparecida de fatima vieira

Cidade boa para passeios, povo hospitaleiro, festas execelentes como: Torneio leiteiro, cavalgadas, carnaval e festas da Igeja Matriz ( Padroeira e semana Santa).
Por: Luiz Carlos

é simplesmente o lugar mais maravilhoso que eu já conheci. A energia, a estrada, a serra. Nada me revigora mais que estar lá. Tem um livro de nome os meninos da rua do anjo que fala muito sobre a cidade e principalmente sobre a fazenda braço forte. vale a pena...
Por: marina marchetti

ESTA CIDADE E LINDA EU VIVI NOS ANOS 70.AMO TUDO MEUS TIOS SÃO DE LA.CARLOS ALBERTO DE PAULA.AINDA ESTÃO LA .FIQUEI FELIZ EM VER FOTOS DE LA.OBRIGADO.
Por: ANDREA DE PAULA

Nasci em Bias Fortes, morei lá até os 12 anos de idade. Sou filha do chico Soares e Dorica. Mudamos pra Barbacena e depois pra Pindamonhangaba SP, e aqui estamos.... felizes! Não me esqueço das minhas raizes... Bias Fortes terra boa, de pessoas acolhedoras.... gjus
Por: Rita de Cássia Soares

BIAS FORTES CIDADE NATAL,BOM DE MAIS VIVER EM BIAS FORTES,UM ABRAÇO DE QUEM VIVEU VINTE ANOS NESTA CIDADE E,HOJETEM UMA HISTORIA!
Por: AGUINALDO NATALINO DO NASCIMENTO

cidade legal para vizitar.a familia da minha espoza mora la antonio prudente. fazenda do cuatis
Por: edimilsom mazieiro

Esta em ótima localização e também tem uma exuberante paisagem de dar gosto de ver
Por: MARCIA OLIVEIRA

É linda essa cidades,amoooo,é aonde nasci,cesci e ganhei o mundo!
Por: Edna

adoro este lugar,la tive a base p sobreviver neste mundo louco p ai...um gd beijo a tds q vive neste paraiso,principalmente meus pais e familiares. se tiverem oportunidade visitem...vcs vao adorar.principal riquesa,,,povo bao
Por: jailson viana

Sou natural de Bias Fortes, mas não resido na localidade, onde deixei muita amizade, e tenho saudades do passado, só lamento que desde a década de 1980, a Cidade parou no tempo, enquanto outras bem menores evoluiram, como exemplo: Pedro Teixeira, santa Rita do Ibitipóca, Santana do Garambéu, Ibertioga etc... No passado era uma das maiores bacias leiteras e inúmeras Fábricas de Laticínios onde empregavam muitos trabalhadores rurais de onde saião o sustento dos respctivos familiares; Fazendas e mais Fazendas movimentadas co seus agregados, coisa que hoje não mais existe. Emprego, trabalho e Educação só se mudar da Cidade. Fazendeiro não tem como se quer pagar, um roçador de (PASTO) e cuidar do rebanho porque o custo é altissímo, e o preço do leite é mais barato de que 01 (litro) de cachaça, vale a pena é plantar a cana e vender cachaça. Quanto ao Povo são pessoas na maioria humuildes e (HOSPITALEIROS) sempre acolheram bem os visitantes. Mesmo assim amo a minha terre natal, e tenho esperança de que cresça para ser mais lembrada como no passado ...Abraços e saudações aos meus queridos conterraneos; em especial as autoridades Municípais e eclesiásticas e Militares.
Por: luciaferreira

nasci e passei minha adolecencia nesta pequena cidade,um lugar perfeito para relaxar e descançar.sempre achei que deveria rodar um filme nesta cidade,pois ela e perfeita.o melhor de bias fortes ,e,sem duvida ,a paz,tranquilidade,o carinho e aconchego de todos os moradores.ainda tenho parentes na cidade.(minhas primas ,lurdes neuza,minha tia elza,)que residem proximo a prefeitura.minha avo ,foi grande quituteira da cidade,(vo maria )quantas saudades ............
Por: valda marques da silva

Biiiaaas..bão d+ d conta..rs Nossa q saudades de lá..Amo muitoo Minha cidade queridaa s2
Por: samanta

Sou nascido em Bias Fortes. Morei na localidade de Contendas. Já passei por Barbacena e hoje estou em Ribeirão das Neves-MG. Bias Fortes é para mim o melhor local do mundo e pretendo voltar a morar lá novamente. Se eu não chegar a alcançar esta graça, já conversei com a minha familha sobre o meu desejo de ser sepultado lá. Todos os anos visito a querida BF, sempre no período das férias ou em algum feriado. Tenho um a casa na Rua José de Anchieta Chaves. Abraço. Valdir.
Por: Valdir Amaral Côrtes

E um lugar maravilhoso de passear, passar carnaval.As festas sao maravilhosas. Sou 100%bias.............
Por: fabiana

nasci em Braço F orte e fui estudar em Bias Fortes adoro aquela cidade...
Por: Marcio

amo bias fortes, foi lá que nasci, lá quero morrer!!! morei muito tempo em volta redonda, atualmente moro em juiz de fora, mas pra mim, o melhor lugar do mundo se chama bias fortes. se deus quiser, um dia voltarei a morar nesse paraiso, que costumo chamar de: CANTINHO DO CÉU!!!
Por: ZULMIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bias Fortes
Fundação:
1938
Altitude:
763m
População:
4.378 habitantes
Área:
285,0km²
Densidade Demográfica:
15,36hab/km²
CEP:
36230-000

Envie seu comentário sobre Bias Fortes