São Miguel do Cajuru

São Miguel do Cajuru-MG
banner

Bem-vindo a São Miguel do Cajuru!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Miguel do Cajuru, fotos, informações, os principais hotéis de São Miguel do Cajuru, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de São Miguel do Cajuru

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Reais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

São Miguel do Cajuru é um distrito do município mineiro de São João del-Rei. Está inserido no contexto da antiga e famosa Comarca do Rio das Mortes. Surgido sobre o antigo leito do caminho de tropeiros paulistas, é local pouco conhecido dos são-joanenses; a exemplo de inúmeros povoados mineiros, o arraial cresceu em torno de um monumento religioso, no caso específico a Igreja de São Miguel, a qual apresenta em seus tetos, pintura decorativa religiosa de inusitado valor.

Significado do Nome:

A origem do topônimo São Miguel do Cajuru é ligada à devoção migueliana dos proprietários da fazenda do Engenho de São Miguel(já demolida, infelizmente) e ao vocabulário Tupi, onde Caá (mata) e yuru (boca) - o Cajuru - são indicatórios de que aquele local seria a "boca" ou entrada da mata, isto é, a altura em que, vindo das matas do sul, o Caminho Velho atingia os campos limpos, deixando para trás, fechada, portanto, a boca-do-mato, ou seja, o Cajuru.

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um distrito com enormes riquezas culturais. Tudo isso e muito mais você vai encontrar nessa localidade. Venha conferir!

Clima:

Ameno e úmido 

Temperatura Média:

19,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região dos Campos das Vertentes do Estado de Minas Gerais. 

Limites:

Tiradentes, Conceição da Barra de Minas, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Barbacena, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Nazereno, Santa Cruz de Minas, Carrancas, Piedade do Rio Grande e Prados. 

Acesso Rodoviário:

BR- 040 e BR- 265 

Distâncias:

Da Capital:

185 km 

Outras:

36 km da sede do Município – 27 km de asfalto, mais 9 km de estrada de terra

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Único monumento religioso do local, se não considerarmos um Cruzeiro em estilo tradicional, erigido numa de suas entradas, a Igreja de São Miguel guarda belíssima pintura sacra de valor inestimável cultural e artístico.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

- São Sebastião, São Benedito, São Miguel (comemorado com pompa e circustância a cada 29 de setembro), São Gabriel e São Rafael. Semana Santa, Natal, Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Há missa na Matriz de São Miguel em todos os domingos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI - DISTRITO DE SÃO MIGUEL DO CAJURU

E-mail: [email protected] 

Telefones: (32) 3379-1500 / 2900

Sites: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (32) 3372-7338 / 8711

Terminal Rodoviário de São João Del Rei 

Rua Cel. Antônio Claret Silva, s/nº
Telefone:(32) 3373-4700 

Site: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=horarios

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (32) 3371-9127

Sites: http://www.guiamais.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.pdturismo,ufsj.edu.br

www.citybrazil.com.br

www.estradareal.org.br

www.revistamuseu.com.br

www.spgnollo.arq.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

 

 

Comentários de São Miguel do Cajuru

É um lugarzinho acolhedor, com pessoas simples e muito simpáticas. As pessoas ainda se reunem na frente das casas para conversar e trocam quitutes entre os conhecidos. As casas antigas é uma beleza a parte, complementada pela natureza exuberante. Quando posso visitá-lo, realmente me sinto mais perto de Deus!
Por: Daniela A P Lourenço

Existe uma caixa de água potável comunitária feita em estilo de um cômodo com laje e dois caimento, uma tampa frontal abaixo da tampa, no rodapé, dois degraus em alvenaria que servem como bancos para as pessoas conversarem no final do dia sobre os acontecimentos do lugar. Também uma torneira que os visitantes e a comunidade local podem usufruir.
Por: Francisco de Sales Pereira

Lugar da minha infância onde a gente lá fora e conversa com as colegas, todo mundo se conhece e fala dos mesmos assuntos, onde as alegrias e tristezas são compartilhadas. As trocas dos pães-de-queijo e das broas-de-panela. Os frangos caipiras e os cavalos que andam pelas ruas fazem parte da vida da comunidade. O sino na hora da missa anunciando o momento sagrado. Lugar igual a este eu ainda não achei outro.
Por: Maria Aparecida Pereira

adoro arcangelo minha familia mora la por isso e o melhor lugar do mundo
Por: edimilson

"ARCÂNGELO" Não existe mais: Um acontecimento marcante ocorreu na história do Município de São João del-Rei: a mudança do topônimo do distrito de Arcângelo, que voltou a ser oficializado SÃO MIGUEL DO CAJURU. No ano de 2000 foi aprovado pela Câmara Municipal, por unanimidade, o projeto de lei número 4505, posteriormente transformado na Lei Municipal nº 3.536, de 27 de junho de 2000, que em seu primeiro artigo determina que “passará a denominar-se distrito de São Miguel do Cajuru o atual distrito de Arcângelo.”.
Por: José Antônio de Ávila Sacramento

No Município de São João del-Rei (MG), existe o Distrito de São Miguel do Cajuru (que um dia já foi equivocadamente chamado de "Arcângelo", mas que atualmente, felizmente, o nome tradicional foi recuperado para SÃO MIGUEL DO CAJURU!). Na localidade, há mais de 250 anos foi construída uma igreja cujo orago é o Arcanjo Miguel. Para a comunidade cajuruense e para a população dos arredores, aquele templo é um referencial religioso e social: no interior dele, as pessoas se reúnem para celebração de missas, casamentos, batizados, velórios, bem como para a discussão dos problemas comunitários. Na localidade, ainda é tradicional a festa dedicada aos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel. São Miguel é o mais festejado deles, no dia 29 de setembro, justamente por ter nomeado o local e ser o padroeiro do Distrito; neste dia, uma concorrida procissão, com as imagens em andores especialmente ornamentados, percorre as ruas do Arraial por entre cordões de bandeirinhas, sob de arcos de bambus e passando pela frente das casas enfeitadas com as mais bonitas colchas e as melhores toalhas estendidas nos peitoris das janelas. O cortejo processional transita com a pompa e a solenidade costumeiras e tradicionais, desde o século XVIII. Apesar de o dia consagrado ao arcanjo Gabriel ser o de 24 de março, e do arcanjo Rafael ser o de 24 de outubro, os dois arcanjos também são festejados conjuntamente, na festa de setembro, ocasião em que as imagens deles, além das de outros santos e santas (São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Santa Cecília...), comparecem à procissão.
Por: José Antôniode Ávila Sacramento

Conheço a localidade. Local tranquilo, acolhedor, de gente simples e hospitaleira. Fica no limite sul da Trilha dos Inconfidentes; a trilha histórica que passa na localidade é uma das variantes que integram a Estrada Real/Caminho Velho. Por lá falam da existência de um padre chamado Miguel Afonso Leite, milagroso e que está enterrado no cemitério local, de onde da sepultura dele pode ser retirado um óleo que tem sido remédio para a cura de muitos males.
Por: Fernando Castro Neves

Fui, vi e gostei. Vale a pena conhecer este lugar onde o tempo parece passar mais devagar. A festa de setembro é uma manifestação de fé e devoção ao padroeiro S. Miguel. Come-se boas broas e toma-se muitos cafés, sempre alaidos a boas e animadas prosas. O povo do local é hospitaleiro por excelência.
Por: João Bosco de Senna

Lugar Pacato, povo simples, acolhedor e fervoroso na fé. Local de boas quitandas, bom doce e excelente queijo Minas. Lugar onde ainda é possível viver e conviver longe da violência urbana.
Por: ALTAIR CARLOS RESENDE

Um ótimo lugar para se viver, moro lá desde quando nasci e jamais quero sair de lá
Por: Marcelo Junio Carvalho Avila

Adoro São Miguel do Cajuru, porque a pessoa que eu amo mora lá.
Por: christian

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel do Cajuru

Envie seu comentário sobre São Miguel do Cajuru

banner