Rosário

Rosário-MA
banner

Bem-vindo a Rosário!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Rosário e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Rosário.

A cidade de Rosário, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 14m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.129 habitantes. A área total de Rosário é de 677,4km², e sua densidade demográfica é de 48,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rosário-MA é 65100-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rosário

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O povoamento de Rosário por colonizadores portugueses foi iniciado no século XVII, a partir da criação do Estado Colonial do Maranhão (1621). Em 1717, por solicitação do governador e capitão-general Cristóvão de Serra Freire, chegaram ordens régias de Lisboa criando a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, tendo como sede dessa povoação eclesiástica o templo que ali existia. Elevada à categoria de vila, através de provisão régia de 19 de abril de 1833, recebeu também essa distinção do governo da então Província do Maranhão pela Lei Nº 3 , de 03 de março de 1835. Com a construção da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, o município de Rosário, que havia sido criado pela Lei Nº 654, de 06 de abril de 1914, tomou grande impulso. Inaugurado a 14 de março de 1921, o trecho São Luís-Rosário permitiu o escoamento da produção local para a capital, estimulando proveitoso intercâmbio comercial. Entre os ilustres filhos da terra, destaca-se Benedito Leite, que governou o Maranhão e foi notável magistrado, político e jornalista.

Significado do Nome:

A Vila foi formada em volta da Igreja de N.Sra.do Rosário de Itapecuru, recebendo este nome. Com a emancipação política recebeu o nome de rosário.

Gentílico:

Rosariense

Aniversário da Cidade:

06 de Abril

População:

39.582 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Rosário é uma cidade que nos ultimos anos só cresceu. Quem ainda não a conhece venha visitá-lá. Venha conhecer o rio Itapecuru, a cachoeira e outras maravilhas de nossa cidade.

Clima

tropical com estação seca

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte Maranhense 

Limites:

Distâncias:

-São Luiz/MA - 75 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Rio Itapecuru

  -Cerca de 8 km abaixo da cidade, na foz do Rio Itapecuru, encontram-se as ruínas do antigo forte de Vera Cruz ou do Calvário, onde foram travados combates entre portugueses e franceses, em 1613. O forte foi equipado pelos portugueses, tendo sido tomado pelos holandeses em 1641.     

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

 -Dia 06 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSÁRIO

E-mail: rosario.ma.gov.br

Telefones: (98) 3345-1760

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.rosarionoticias.net/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (98) 3345-1145

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.famem.org.br

-www.cnm.org.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rosário

Sou natural daquele município e gostaria de dizer que no municipio é banhado pelo rio itapecuru que já foi um dos melhores ponto turistico da região porque tinha uma praia no meio do rio, porem com o descaso dos politicos do municipio hoje o rio se encontra completamente poluido e a cidade não tem enhuma atração. Gostaria que o atual prefeito desse mais importancia para o rio bem como para a rede ferroviária que tambem se encontra desativada e a estação ferroviaria num totoal abandono quase caindo. A cidade tem coisas bonitas, mas os politicos nao têm interesse em desbravar, o que é uma pena. Espero que um dia seja colocado neste portal coisas belas da reigão.
Por: elizabete c. marques

ola eu não sou de rosario mais posso garanti que e um municipio muito alegre com pessoas adoraveis ......vou todo final de semana para lá ............................tenho um sitio ......lem rosario-ma
Por: luis flavio

eu amo rosario e a cidade que eu nasci e passei a minha infacia e fui feliz....
Por: ritarita luz

amo rosario fui criada lá gosto muito de passa as ferias meus filho gosta muito de lá
Por: rita silver

gosto muito de rosário pois sou de lá.....tem muitos pontos turisticos....e o mais bonito é o por-do-sol no rio itapecurú!!!!!meu pai tem um um sitio lá vou pra lá todo final de semana!!!!BEIJÂO ROSÀRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: caroline

eu goto de rosario e minha sidade natal poiso que a melhocidade do mundo tem muita cisa boa e legais
Por: jarley

Rosário é uma cidade que nos ultimos anos só cresceu. Moro aqui sei como é que é. Cidade mágica de comemorações e festas. O povo daqui é apaixonado por bumba boi,reguei. Uma forma de ganhar dinheiro fácil aqui são com as escuturas de barro.
Por: Giovanne

gostaria de mandar um abraço para meus amigos la hen PROVIDENCIA,que nunca mais tive noticia,abraço para todos de PROVIDENCIA...MOSANIEL CRUZ...NAIRQUE QUE HOJE DEVE ESTA GRANDE UM GRANDE ABRAÇO...ESTOU HEN AÇAILANDIA-MA
Por: mosaniel cruis

Eu nasci e me criei em Rosário, tenho muitas saudades não só da minha familía mas da nossa cidade maravilhosa tudo que quero é voltar. Rosário cidade pequena charmosa e muito acolhedora com seus pontos turisticos admiraveis o Forte é um deles, tem comidas tipicas da região, açai, e muito mais. Se tiverem oportunidade visitem Rosário-ma.
Por: Neilza Mourão

cidade hospitaleira comida gostosa e gente boa. me aguarda ros´rio estou voltando
Por: maria custodio

olá, eu moro aqui em Rosário, espero que quem ainda não a conhece venha visita-lá. Venha conhecer o rio Itapecuru, a cachoeira e outras maravilhas de nossa cidade.
Por: RAIMUNDO CAMPOS

Rosário terra querida, cidade onde eu nasci,cidade minha,minha cidade, onde sempre quero está.
Por: Raimundo Campos

eu nascir ai mais estou morando no rio de janeiro,mais tudo em rosario é maravilhoso ,o melhor lugar para passar as ferias tem muitas maravilhas,um dia eu voltarei quando DEUS quizer e mim der condição , te amo rosario maranhão.
Por: regina g. m. costa

Sou Rosariense,mais vivo atualmente no Rio de janeiro,tenho muita saudade da minha terra, um dia ainda voltarei para rever toda minha familia que ainda reside em Rosario,toda minha infancia esta neste lugar e amigos que nunca mais tive contato.
Por: RAQUEL ROSA DOS S. SILVA

longe de rosario-ma há 22anos,o que eu me lembro bem é de suas festas o bumba boi as quadrilhas,o carnaval,a cachoeira,o rio itapecuru-mirim,as pedreiras,os bailes de reggae,seu povo hospitaleiro e acolhedor,moro em arujá-sp,um dia eu volto
Por: jakson silva

Sou do interior de itapecuru porem meu avô fazia compras com os saldanhas e aquinos comprando ate um forno de cobre de 100km que existe ate hoje, é sempre um prazer participar deste portal
Por: Raimundo Santos

gostei muito da cidade,dos rios e da hospitalidade do povo local.espero um dia ir morar ai,
Por: giovani pereira

gosto da cidade e do pessoal,são cordial e hospitaleiros.fui acolhido e estudei na escola PAULO RAMOS. nasci e me criei em são simão, municipio desta cidade, hoje moro em São paulo-Sp. embreve estarei visitando rosário cidade de guerreios. abraçossssssss!
Por: Iron wilson

Nasci em São Luis-MA, conheço esta linda e hospitaleira cidade, aí tenho tios/primos(a). Meu é Pai Raimundo Costa q morou em Coroatá Hoje moro em Marabá-PA, constituir família, sou Acadêmico em Gestão Ambientão. Um grande abraço a este povo aguerrido e amado.
Por: Martinho Frazão Costa(Costinha)

Tive que sair da minha cidade pacata,por motivo de serviço que nessa região é muito carente.Espero que com essa refinaria que vão construir,possa melhorar não só a renda percapita da cidade, mais como melhorar a vida de pessoas boas que ainda existe nesse local.
Por: jorge wilson santos

Nascir em Rosário passei minha infância toda aí, sou filha de Luzico e Maria sempre morei na rua de baixo, hoje moro no Rio já fazem 16 anos, mesmo assim ainda me lembro de minha cidade natal como é, o que tem, sua gente, sua cultura, adoro o bumba meu boi foi fundadora da União da Mocidade como vaqueira, era muito bom, adoro nosso bolo de tapioca e de macacheira, a torta de camarão não tem igual. Bem gente em sumo, adoro tudo em nossa cidade. estou morrendo de saudades principalmente de minha família que é imensa. beijos e muito sons de maracás para todos...
Por: Meriza Rocha

moro em são paulo a 36anos sou nascido e criaddo ate 18 anos quando minha familia se mudou para são paulo mas eu adoro minha cidade natal sempre vou quando estou de ferias principalmente nos festejos da cidade amo minha cidade estou com muita saudade abraços a todos eu morava na rua da pissarra.
Por: josé raimundo

ola`pessual de rosario tudo bem meu nome e jurandyr morei no bairro felipinho e estudei na escola do padre sinto muita saudade desta cidade maravilhosa das peladas de rua das festas de bumba meu boi da quadrilhas de sao joao e das festas de final de semana e das praias de agua doce no rio itepecuru um abraço a todos rosarienses. [email protected]
Por: jurandyr viana

ROSÁRIO PARA MIM É UMA CIDADE MUITO ESPECIAL UM LUGAR DE MUITA TRANQUILIDADE.A PRAÇA DA MATRIZ PARA MIM É MUITO SHOW.CONHEÇO E JÁ MOREI EM ROSÁRIO.ADORO ESSA CIDADE.LUGAR DE MUITA GENTE BONITA.
Por: AMANDA SOUZA DA SILVA

estive em rosario lugar muito gostoso para se passear obs. fui a trabalho
Por: jose hermiro da silva

PARABENS CIDADE EU VOU AI EM JULHO GOSTEI MUITO MORO EM BRASILIA
Por: MARCOS ALEXANDRE

A PRIMEIRA COISA QUE OBISERVO QUNDO CHEGO EM UMA CIDADE E A HOPITALIDADE PARABENS ESSA CIDADE TEM DI SOBRA
Por: MARCOS ALEXANDRE

Sou filho de Rosario, atualmente vivo em Belém-PA, mas no minimo duas vezes ao ano visito minha terra natal para matar saudade do tempo de infância, lembro que na casa dos meus pais não tinha televisão e corria na praça matriz de bicicleta monareta BONS TEMPOS.
Por: Jose de Aquino Miranda Filho

estiver muitas vezes em rosario fasendo servico de hidrologia que povo bom hospitaleiro ti amo rosario
Por: jose hermiro da silva

galera de rosario a muito tempo não vou ai mas muitas pessoas me conhecem estudei no santa tereza no sema e hoje moro em parauapebas parál mas em agosto irei ai para rever colegas e familiares da rua general lotte um abraço
Por: jeferson

conhecir rosario no maranhao fui conhecer a minha sogra e me apachonei pelo lugar guero passar as ferias do final de ano nessa terra maravilhoza que eu mi apachonei rosario e tudo de bom
Por: marilene padilha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rosário
Fundação:
1835
Altitude:
14m
População:
33.129 habitantes
Área:
677,4km²
Densidade Demográfica:
48,91hab/km²
CEP:
65100-000

Envie seu comentário sobre Rosário