Humaitá- Am

HISTÓRICO DA CIDADE
No ano de 1869, no dia 15 de maio, o Comendador português JOSÉ FRANCISCO MONTEIRO fundou o povoado de Humaitá. Seu nome foi inspirado na batalha de Humaitá, da guerra do Paraguai. A palavra, de origem indígena, significa: Hu - Negro, Ma - Agora, Itá - Pedra (A pedra agora é negra). Em outubro de 1913 foi desmembrada de Humaitá a área onde hoje está a cidade de Porto Velho - RO. Também chamada de "Terra da Mangaba", Humaitá é o berço cultural do Estado. Já teve a 5ª mais importante biblioteca do país, cujo nome foi dado em homenagem ao vate português FERREIRA DE CASTRO, que iniciou-se na literatura quando morava no seringal "Paraíso". São também seus filhos ilustres: ÁLVARO BOTELHO MAIA, ex-governador, ex-senador e escritor, e ALMINO AFONSO, ex-ministro do trabalho, deputado federal, e governador por duas vezes. Face à sua grandiosidade, o município de Humaitá tem acompanhado as ondas de desenvolvimento do Estado. Durante o Iº Ciclo, o ciclo da Borracha, os seringais eram explorados por profissionais experientes, proporcionando à cidade circulação de moeda comparável à da capital amazonense. Com o arrefecimento do valor comercial do látex, Humaitá viu-se impulsionada pelo IIº Ciclo, o ciclo da franquia à importação. Sendo a única ligação terrestre (BR 319) para Manaus, o portão de entrada no Amazonas, viveu dias áureos acompanhando o desenvolvimento garantido pela SUFRAMA. Com o fechamento da BR 319, na última década, o município permaneceu adormecido. Atualmente, abre-se uma nova fronteira agrícola, os campos naturais de Humaitá, que já forneceram ao Estado uma safra recorde de grãos (soja, arroz , milho) e hortaliças entrando, dessa forma, no IIIº Ciclo, o ciclo agropecuário.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA
O município de Humaitá-AM, está situado na região norte do país e região sudoeste do estado do Amazonas. Única cidade localizada à margem esquerda do rio Madeira, distante de Manaus 675 Km, no entroncamento mais importante da Amazônia Ocidental, formado pelas rodovias BR 319 (Porto Velho - Manaus) e BR 230 (Transamazônica). Sua distância de Porto Velho (capital de Rondônia) é de 200 Km.
ÁREA
Humaitá tem uma área de aproximadamente 30.866 Km2 e 38.756 habitantes (Censo de 1991).
HIDROGRAFIA
Humaitá está situada na margem esquerda do rio madeira , descendo o rio Madeira chegamos em três dias à Manaus, capital do Amazonas. Subindo o rio Madeira em um dia chegamos à Porto Velho capital de Rondônia.
CLIMA E TEMPERATURA

Humaitá está 90 m acima do nível do mar. Possui clima tropical quente e úmido, com temperatura média de 30º C (máxima de 40º C e mínima de 21º C). Tem duas estações no ano: a das chuvas (inverno) e da estiagem (verão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário