Macau

Macau-RN
banner

Bem-vindo a Macau!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Macau e muitas outras opções de hospedagem na cidade Macau. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Macau.

A cidade de Macau, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1847. A localidade está em uma altitude de 4m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.557 habitantes. A área total de Macau é de 750,2km², e sua densidade demográfica é de 31,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macau-RN é 59500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Macau

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1825, aproximadamente, as águas do Oceano Atlântico, começaram a invadir a pequena ilha de Manoel Gonçalves que neste tempo, era habitada por portugueses que se dedicavam à exploração e ao comércio de sal.   

Em 1829, tornando-se impossível a permanência destes habitantes na ilha, em função do avanço das águas, decidiram então transferir-se para um outro lugar, escolhendo a ilha localizada na foz do rio Assú-Piranhas, denominada de Macau, nome este originado da corruptela da palavra chinesa A-MA-NGAO, que significa abrigo ou porto de Ama, deusa dos navegantes.

Os fundadores do povoado de Macau, foram os portugueses: o capitão Martins Ferreira e quatro genros deste: José Joaquim Fernandes, Manoel José Fernandes, Manoel Antônio Fernandes, Antônio Joaquim de Souza e ainda João Garcia Valadão e o brasileiro João da Horta. Seus habitantes dedicavam-se inteiramente à exploração do sal, que ainda hoje constitui a base econômica do município e em menor escala a pesca artesanal. 
O povoado de Macau desmembrou-se de Angicos e tornou-se município através da Lei nº 158, de 02 de outubro de 1847. A comarca foi criada pela Resolução nº 644, de 14 de dezembro de 1871, sendo que a Lei nº 761, de 09 de setembro de 1875 elevou à categoria de Cidade e sede do município.

Significado do Nome

Seu nome é uma corrupta da palavra chinesa A-MA-NGAO, que significa Abrigo ou Porto de Ama, deusa dos Navegantes.

Aniversário da Cidade

2 de Outubro de 1847

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Macau é o maior produtor de Sal do país e um dos maiores do mundo. Destaca-se, também, na produção de pescado, tanto de água doce quanto de salgada. Abriga pirâmides de sal marinho, as famosas salinas; cata-ventos gigantes; velhos casarões e belas praias. É banhada pelo rio Açu e cercado por ilhas, praias, mangues e gamboas. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Conceição.

Clima

Semi-árido

Temperatura Média

27,2ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Natal: BR-406

Localização

Município do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Norte.

Limites

Ao Norte com o Oceano Atlântico; Ao Sul com os municípios de Pendências, Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues; Ao Leste com os municípios de Guamaré e Pedro Avelino; Ao Oeste com o município de Carnaubais.

Acesso Rodoviário

BR-406 e RN-118

Distâncias

178 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Farol de Macau

Farol com 11 m de altura e alcanse luminoso de 12 milhas náuticas.
Localização: Torre da caixa dágua da CIRNE.

Obelisco da Independência

Construção de 1922, feita para comemorar o I Centenário da Independênci do Brasil
Localização: Praça da Conceição

Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Construção do séc. XVII
Localização: Praça da Conceição, 65, Centro- Tel: 521-1635

Museu do Carnaval Colô Santana

Localização: Rua São Vicente, s/nº, Campi Avançado da UFRN.

Museu José Elviro

Localização: Rua Augusto Severo, s/nº, próximo à Igreja Matriz.

Praias

As praias de Camapum, Barreiras, e Diogo Lopes, são paraísos ecológicos, ainda inexplorados que podem ser alcançados por estradas asfaltadas ou em prazerosos passeios de barcos.

Praia de Camapum

Entre a Ilha do Alagamar e a sede municipal, despontou na década de 90 como a melhor praia do município, tendo como grande atrativo a Vaquejada de Praia – única no Brasil – que se realiza anualmente no mês de julho, no Parque de Vaquejada “Flávio Sá”. Onde também acontece concentração de foliões durante todo o período de Carnaval. Concentração essa que conta com um palco armado para levar alegria e descontração tanto para o povo macauense como também para os turistas e visitantes em geral.

Praia de Barreiras

Distrito do município de Macau, é uma praia típica de pescadores, com a beleza natural de suas camboas.

Praia de Diogo Lopes

Sendo um dos distrito do município de Macau de maior população, caracterizado como Praia de pescadores. Conhecida por possuir belas vistas naturais.

hspace=0 EVENTOS

Festa de Sebastião

Localização: Barreiras
Data: 20 de Janeiro

Festival de Música

Data: 15 dias antes do Canaval

Carnaval

Data: Fevereiro

Festa das Flores

Data: Última semana de Maio

Diofo Fest Folia

Data: Última semana de Maio

Intervenção Cultural

Data: Junho a Setembro

Festas Juninas

Data: 20 a 29 de Junho

Vaquejada de Praia

Data: 2ª Semana de Julho

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Data: 15 de Agosto

Festa do Sal e do Reencontro

Data: 1º a 9 de Setembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Data: 8 de Dezembro

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Macau

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84)-3521-6651

hspace=0 220 Volts

hspace=0 Correios
Fone: (84)-3521-1121

hspace=0 Hospital Antonio Ferraz
Para Informações ou Emergências.
Fone: (84)-3521-1413

Hospital Regional Tarcisio Honorio
Para Informações ou Emergências.
Fone:(84)-3521-1820

hspace=0 Banco do Brasil
Rua: Augusto Severo s/nº- Centro
Fone: (84)-3521-1440

Banco do Nordeste
Fone: (84)-3521-1228

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.macau.com.br

         www.ondehospedar.com.br

Comentários de Macau

macau e uma praia muito bonitaem especial diogo lopes essa praia e muito linda.
Por: sergio ravi

EU AMO MACAU E TO MORRENDO DE SAUDADES DE TUDO PRINCIPALMENTE DA PRAIA Q EU AMO DE PAIXÃO E DAS PESSOAS Q SÃO ADORAVEIS... Q DEUS ABENÇOI TODOS Q VIVEN NESSE PARAISO.
Por: KLEO SOUZA

Olá!!! Sou de Patos-PB e etou querendo conhecer a cidade. Queria se possível informações sobre a cidade e hotéis. Obrigada...
Por: Rozeane P. Lustosa

conheço macau gosto muito. tem um povo acolhedor e alegre moro no recife fui jà três vezes no carnaval seguido não perco mais um carnaval nessa cidade tranquila e calma irei em junho.
Por: carlos roberto dos santos pinheiro

NASCI EM MACAU E JA VOLTEI LA 2X E UMA CIDADE ACONCHEGANTE AINDA TENHO FAMILIARES QUE MORAM AI
Por: maria venus

POXA QUANDO VI AS FOTO DE MACAU CHOREI DE SAUDADE MINHA TERRA MARCELINO PARABENS PELO SITE
Por: marcelino de siqueira morais

adorei , gostei muito amei muito e cho que um dia ainda morarei lá é paradiziaco lá
Por: pedro andré teixeira

Não só conheço Macau, como a minha esposa, Maria Cristina da Silva Freddi, filha do Edgard Ferreira da Silva e Benetida da Silva, é de Macau, é uma cidade maravilhosa, com um povo acolhedor, parabéns povo de Macau, um abraço
Por: Vilson Freddi

conheco apraia de diogo lopes e um verdadeiro paraiso que o poder publico valorise mais essa bela praia.
Por: sergio rodrigues de miranda

eu amo essa cidade,sou filha da ai,o que essa cidade tem de bom? tudo e uma maravilha,so que poderia ter mais empregos pra populacao nao ter que sai dai,dessa maravilha.amo essa cidadeeeee parabens.
Por: luana

cidade esta maravilhosa,povo hospitaleira,sou do paraná passei ai a trabalho,nunca mais esqueci e um dia vou morar ai, parabéns povo de macal, principalmente o pessoal do restaurante trópicos alimento no centro. fiquem com jesus.
Por: ROBERTO LEANDRO TONIAL

macau e uma linda cidade litoranea com belas paisagens, muito conhecida no brasil por ter um grande carnaval de rua, e suas salinas . eu moro em macau a 30 anos , no bairro do porto do roçado
Por: wellington fonseca

essa cidade é mais que maravilhosa,isso é MACAU uma ilha hospitaleira que sem dúvida tem o melhor carnaval do mundo beijos para todos de macau,minha grande paixão
Por: marcos silva

indo a Macau nao se pode deixar de visitar as praias de solidade, casqueira, pontas dos anjos, barreiras, diogo lopes. todas essas praias sao visoes unicas do nosso brasil.
Por: marcelino simao guimaraes da silva

Sempre que tenho oportunidade visito Macau.De todos os carnavais que participei no litoral do nosso Estado o de Macau sem dúvida é o melhor!
Por: Luciano Costa de Andrade

MACAU e uma das cidades mas linda que eu conheso amo macau...sou dai e moro em angra dos reis beijos pra todos......
Por: ciete

Sim, conheço. Morei aí de 1988 até 1998. Uma cidade que nunca jamais esquecerei. Cidade de gente amigavel e muito receptiva. adoro a cidae, a praia de camapum e a vaquejada, isso sem falar no carnaval que é ímpar.
Por: Jose Lima

oi pessoal tudo bem conheço sim macau morei ai meus filhos nasceram em macau tenho saudades dair dezembro estarei ai gostaria de saber mais dair agora estou morando em manaus um abraço
Por: aparecida gadelha

Fui criado em Macau, gosto da cidade e das pessoas. Tenho amigos de longas datas como José Ribamar (Zé Olé) e vez ou outra, para matar as saudades navego em busca de informações sobre a cidade. Sou filho de "seu Santos", que através da sua profissão, certamente ajudou a perpetuar as belezas da cidade (Santosfilme).
Por: Saulo de Tarso

uma bela cidade morei ai de 2002 ate 2006 sinto muita falta das pessoas q ai conheci
Por: rosa bestnia

Meus avós materno eram de Macau, minha mãe hoje com 86 anos, já visitou sua terra natal,eu estive ai conhecendo Macau no ano de 2007, com minha filha , genro e neto, fiquei hospedada perto do mercado, onde ouvi várias vezes minha avó descrever, pois, tinha um comécio ai. Gostaria de ter fotos da cidade atualmente e dea Igeja de Nossa Senhora da Conceição, até brve Heliane
Por: heliane maria da gloria souza dos santos

essa cidade e maravilhosa e bareiras e muito lindo carna va e 10000000000
Por: elissandra

eu sou de macau, e tenho orgulho de ser macauense, embora ainda esteja faltando algumas coisas para melhorar nossa cidade, mais ela é maravilhosa de mais ... quem conhece nunca esqce!
Por: bruno

eu não conheço macau mais tenho vontade de passar umas ferias em macau moro em portugal mais pareçe que so tem voo direto de paris.eu axo que daqui pra natal dve ter voo direto.qual a distancia de macau ate natal?..
Por: joao camapum

FASSO PARTE DA CASA DO BOLO NOVA ESPERANÇA DE MACAL!!! PASSEI 23 DIAS, CURTI A FESTA DO SAL 2010 E AMEI A CIDADE É MUITO LINDA!!!
Por: ANDREIA JÉSSICA

conheço bem macau,eu sou irmão da falecida gceleste dona do restaurante mare mansa,macau é uma cidade maravilhosa,o pessoal aqui no rio malham os nordestinos,mas eles não conhecem o nordeste.que lugar maravilhoso.
Por: marcos antonio da silva marcolino

Sou filho dessa maravilhosa cidade e vivi nela até a idade de doze anos. Ainda lembro-me com saudades da minha primeira escola, onde aprendi o beabá com a minha primeira professorinha, Dona Arlete. Ah! Macau querida, dos dias da minha infância ¨"que os anos não trazem mais."Lembro-me também de um colega muito amigo de nome José do Patrocínio. Quantas saudades das alvas espumas das salinas de Macau.do moinho onde o meu pai trabalhava. Que Deus abençoe a todos os macauenses a quem eu muito amo. Pr. Jônatas Estelita de Souza
Por: Pr. Jônatas Estelita de Souza

eu adoro essa cidade maravilhosa toda minhas freias eu passo em cacau
Por: nildinho

SOU FILHA DE MACAU E TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER FILHA DESSA CIDADE.Q VCS DE FORA SEJAM BEN VINDOS A CIDADE PROMETO QUE VAO ADORAR PRINCIPALMENTE O CARNAVAL
Por: KAROL

SOU FILHA DE MACAU E TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER FILHA DESSA CIDADE.E CONVIDO VCS DE FORA Q VCS VAO ADORAR PRINCIPALENTE O CARNAVAL E JA VIROU TRADIÇAO
Por: BARBARA

Olá macauenses, meus conterrâneos, mais uma vez quero falar da minha cidade, Macau: do Porto do roçado onde comprávamos peixe fresquinho, do mercado do peixe, onde meu avõ trabalhava, do cais onde chegavam os botes com água vinda de Barreiras, da rua do cruzeiro, Rua da frente, e tantas outras. do barrro blanco (sal) que serviu de senario para o escritor José Mauro de Vasconselos escrever o romance, do mesmo nome (Barro Blanco), da usina, na entrada da cidade, e tantos outros lugares, alguns que somente os macauenses da minha idade se recordam. mas que são monumentos indestrutíveis em nossa memória. Pr Jônatas Estelita de Souza
Por: Pr Jônatas Estelita de Souza

Já postei dois comentários sobre Macau, mas quero acrescentar, que fiquei muito emocionado quando vi o obelisco comemorativo do primeiro centenário da cidade, pois ainda hoje me recordo que estava presente em Macau quando estavam construindo a praça e o obelisco. E tinha apenas 8 anos de idade. E também me lembro que antes de construirem a praça assisti nesse local uma festa chamada chegança, onde fizeram um belo iate, de nome nau catarineta. E que belas apresentaçõos foram feitas! Parabéns mais uma vez aos meus queridos conterrâneos. Pr Jônatas Estelita de Souza.
Por: pr Jônatas Estelita de Souza

conheço Macau, mas gostaria de conhecer a praia de diogo lopes e preciso saber se existe alguma pousada na localidade.
Por: josé george

macau e uma cidade maravilhosa eu senpre queria visita macau
Por: leandro

MACAU RN. CIDADE MUITO LINDA, E GENTE HOSPITALEIRA, MUITAS PRAIAS MARAVILHOSAS. VISITEI MACAU, VÁRIAS VEZES QUANDO TRABALHAVA COM REPRESENTAÇOÊS AI NESTA REGIÂO, FIQUEI MUITAS VEZES NESTA POUSADA, NA ENTRADA DA CIDADE, BEM EM FRENTE ÂO POSTO DE GASOLINA. UM ABRAÇO A TODOS DE MACAU, E UM DIA VOLTAREI AI NESTA TERRA, GILDO ALVINO. CUIABÁ/MT
Por: MANOEL ALVINO. (GILDO)

cidade maravihosa especialmene barreiras amooooooooo e muito lindo sinto muita falta
Por: elissandra

gostaria de ver fotos da Ilha de Alagamá em Macau, que fica a alguns KM, onde passei parte de minha infância,lembro-me dos mangais,siris,businhos,da maré de Alagama uma espécie de braço de mar que enchia e secava todos os dias,saudades...
Por: Marli

.... infelizmente, não conheço mais minha QUERIDA e INSQUECÍVEL TERRA NATAL, nasci e me criei em MACAU, em 08/01/1953, fiz meu PRIMARIO no G.E. DUQUE DE CAXIAS e comecei o GINASIO no COLÉGIO do PADRE... meu PAI , MESTRE BRAZ, trabalhou da MATARAZO e era mestre ARRAIZ seu último trabalho foi na BARCAÇA AURÉLIA....gostaria muito de voltar a ter CONTATO com GENTE de minha TERRA....
Por: BRAZ L. C. FILHO

è uma cidade lindo, pois minha mãe nasceu nela, e agora é que esta mais linda.
Por: Marcia Ramos

NãoN conheço mais Macau. Sinto muitas saudades da minha terra mas minha Macau de antigamente.
Por: Fca. das Chagas Lemos

Morei 8 meses em Macau ,pois meu marido estava trabalhando nesta ccidade . a Morei 8 meses nessa cidadezinha de belas praças que me encantou,morro de saudades... ,0
Por: Joanny

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macau
Fundação:
1847
Altitude:
4m
População:
23.557 habitantes
Área:
750,2km²
Densidade Demográfica:
31,40hab/km²
CEP:
59500-000

Envie seu comentário sobre Macau