Pesqueira

Pesqueira-PE
banner

Bem-vindo a Pesqueira!

banner

As melhores pousadas em Pesqueira podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Pesqueira, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1762. A localidade está em uma altitude de 654m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 54.131 habitantes. A área total de Pesqueira é de 1.036,0km², e sua densidade demográfica é de 52,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pesqueira-PE é 55200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pesqueira

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Pesqueira remete ao ano de 1800, quando o capitão-mor, Manoel José de Siqueira, recebeu umas terras localizadas ao pé da Serra do Ororubá. Nelas, o capitão construiu a sua casa, onde hoje é a sede da Câmara Municipal, e a igreja de Nossa Senhora dos Homens. Aos poucos, o pequeno lugarejo, chamado Fazenda do Poço Pesqueiro, começou a crescer em importância. A fazenda tinha uma estrutura audaciosa para a época e logo ficou conhecida, ganhando assim o título de sede do município de Cimbres. Somente em 1880 o lugarejo é elevado à categoria de cidade com o nome de Pesqueira. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cimbres, Mimoso, Mutuca, Papagaio, Salobro, Ipanema, Cajueiro, Beira Mar, Capim de Planta e Cacimbão. Entre seus filhos, destacam-se nomes importantes para a história brasileira, como o Cardeal Arcoverde (1º cardeal da América Latina), o Barão de Cimbres, o Barão de Vila Bela, o Conselheiro Paes Barreto e vários presidentes de províncias. Além de artistas como o cantor Paulo Diniz. Anualmente, no dia 20 de abril Pesqueira comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Santa Águida. 

Gentílico

Pesqueirense

Significado do Nome

A fazenda recebeu o nome de Poço Pesqueiro (ou da Pesqueira, não se sabe ao certo, e começou a progredir com rapidez.

Aniversário da Cidade

20 de Abril

População

63.919 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Indústria, comércio e agricultura.

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Vale do Ipojuca. 

Limites

Ao norte com Poção e o estado da Paraíba, ao sul com Venturosa e Alagoinha, a leste com Sanharó, Capoeiras, São Bento do Una e Belo Jardim e a oeste com Arcoverde e Pedra. 

Acesso Rodoviário

BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

209 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Pesqueira, reserva dezenas de atrações para quem a visita. São santuários católicos e indígenas, como o de Nossa Senhora das Graças, em Cimbres, além de reservas naturais com matas, trilhas e cachoeiras.

Principais Pontos Turísticos

Serra do Gavião

O passeio pode ser iniciado pelas serras do município, onde é possível praticar esportes como o alpinismo. Para isso, uma boa alternativa é a Serra do Gavião, com 755 metros de altura, que no passado serviu de esconderijo para cangaceiros.

Serra do Guarda


Também há a Serra do Guarda, palco, em 1936, da aparição de Nossa Senhora das Graças. A santa apareceu, no ano de 1936, a duas crianças camponesas, quando pediu ao mundo para rezar o terço diariamente. Desde então, o local se transformou num dos principais santuários de Pernambuco, atraindo milhares de fiéis todos os anos.

Serra  do Orubá

Outro atrativo é a Serra do Orubá, ocupada por 24 aldeias de índios Xucurus, onde pode-se encontrar lagos, açudes, cachoeiras e uma rampa natural de vôo livre, utilizada em campeonatos anuais de asa delta.

Vale das Cascatas

É imperdível também um banho na Cachoeira do Vale das Cascatas, com uma queda de aproximadamente 6 metros de altura. Além disso, o visitante pode aproveitar o passeio nas trilhas da Serra de Minas, que tem um visual de plantas nativas, árvores centenárias, lagos e, para finalizar, um banho de bica e piscinas de águas naturais.

Trilha do Gavião

Também existe a Trilha do Gavião, com um percurso de 15 Km de sertão árido que chega ao topo da montanha, antes habitado pelos índios Pataxós.

Rendeiras

No artesanato, a Renda Renascença é motivo de orgulho para os pesqueirenses. A atividade das rendeiras é uma das principais fontes de renda do município.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA

E-mail:

Telefones: (87) 3835-8704

Sites: http://www.pesqueira.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3835-1919

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pesqueira

pesqueita é maravilosa.
Por:

Sou natural dessa querida cidade com muito orgulho, faz vinte anos que deixei minha querida pesqueira, sempre que posso vejo fotos um abraço a todos os pesqueirense, saudades de um filho dessa terra maravilhosa. Estiva Gerbi sp 10/10/08
Por: Evandecio Freitas Neves

estive em pesqueira e maravilhoso e um sonho.parabem.
Por: ednalva duarte

legal realmente pesqueira esta diferente ja morrei en pesq,hoje moro en são calos sp onde fico ligado p/ saber as novidades da ir gostaria que tivesse mais fotos dos bairos estorico como xucurus , baxa, rua alto do ceu e etc....
Por: adeildo

gostari de ver fotos e noticias geral de pesqueira pernambuco.
Por: lourenço silveira

sou natural dessa terra maravilhosa.moro em santa catarina na cidade de BIGUAÇU NA GRANDE FLORIANÓPOLIS A CIDADE ESTÁ NOS MEUS SONHOS,
Por: josé hugo torres santos

eu amo minha cidade apesar de não morar nela, vivo atualmente em natal rn, mais eu não esqueço da minha amada cidade. saudadesssssssssssssssss
Por: graciete monteiro

adoro está cidade onde nasci e vivi ate os 19 anos,gosto de passar minhas férias nesta cidade,hoje temos vários pontos turistico,o cruzeiro hoteis maravilhoso, estação,fala da minha terra é facil, moro em recife á 30 anos .amo minha cidade natal. abraços para todos pesqueirese.
Por: maria de fatima frazaõ dos santos

amo a minha terra, não vivo nela mas se podesse voltaria,linda suas belezas natuais e seus moradores maravilhosos o povo pesqueirence sabe o que é viver.
Por: Maria Sé

sou nacido em pesqueira e moro em campos do jordao,sp mais nunca esqueço essa cidade linda minha vida abraço a todos
Por: joao batista da silva

esta e uma das cidades mais charmosa do agreste pernanbucano, ja morei na mesma ha 16 anos atrás, tenho saudades voutarei para visita-la.
Por: sandro rogerio de almeida

sou filho natural de pesqueira, moro em são paulo sinto muitas saudades da minha terra pesqueira, sempre que posso vol visita minha cidade maravilhosa, o que tem de bom tudo e muito bom ,falando de pesqueira tudo e bom, um abraço a todos e muitas saudades obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Por: paulo almeida gomes

É UMA CIDADE MARAVILHOSA TEM ÓTIMOS ESTUDOS TRANQUILIDADE DOCES E COMIDAS DE ÓTIMA QUALIDADE E ETC...
Por: DAVID

eu amo essa cidade ondenasci efui criada.cidade hospitaleira.sempre que posso estou la.
Por: claudia maria freitas

nasci ai em pesqueira hoje moro em Limeira a 20 anos mais não esqueço minha cidade natal
Por: sandra helena de melo

nasci e mim criei em pesqueira e uma cidade maravilhosa
Por: viviane santos de brito

Olá pessoal vcs estauym de parabéns... Pesqueira éah uma das cidades brasileiras mais bonitas ein que eu ja morei... um abração... Paulinho de sp... heheee
Por: Paulo Eduardo

Sempre estou nas festas de Pesqueira. O bailes são marovilhosos. Clima aconchgante, povo educado e recptivo. Cidade interiorana de grandes festas : São João, Carnaval e especialmente as festas de ex-alunos das Dorotéias. Vá conhecer Pesqueira - bons hotéis assim como boas pousadas, mas corra porque tem que ser feito reseras antecipadas, senão...oh!
Por: Rildo Pinho

SOU FILHO DE PESQEIRA MORO EMSAO PAULO QUANDO EU VIM PRA S.P. EU TINHA 22 ANOS HOJE ESTOU COM 60 MAIS NUNCA ESQUECI ESTA CIDADE LINDA VEJO FTOS TODOS OS DIAS PELA INTERNETE QUE DEUS ABENÇOI SENPRE PESQUEIRA E SEU POVO.
Por: ARMANDO F. O. FILHO

sou Pesqueirense moro em Limeirae stado de são Paulo a 20 anos, mais Pesqueira evoluiu muito fico feliz
Por: sandra helena de melo

Sou natural do municipio de pesqueira e me orgulho dessa cidade maravilhosa que se destaca a cada momento com seu desenvolvimento e sua cultura exemplar,parabém! saudades de minha infâcia que inesquecivel.
Por: João batista da silva

Adoro minha cidade,logo estarei ai,matando a saudade.me aguardem.bjsssssssss
Por: angela m.pereira

Cidade do meu coração, nasci no melhor lugar do mundo. Suas tradições e modo de viver me atrai.Um povo que respeita e adora trabalhar para o bem esta de todos. Parabens cidade maravilhos! Te amo de coração!
Por: Carlos Alberto França do Carmo

E uma cidade linda, vale apena curtir as férias lá. silvia do Rio de Janeiro
Por: silvia silva

trabalho há 16 anos em Pesqueira, e aprendi a gostar do povo, a admirar as belezas nturais da cidade, seu casario belo e a sentir com prazer aquele clima maravilhoso.Apesar de nunca ter morado lá, me considero Pesqueirense de coração>
Por: tomaz alencar

Eu amo essa Cidade, eu já visitei a Santa, o Bar do Papa o Cruzeiro o Castelo, Pesqueira é uma Cidade muito rica em detalhes tem muito que se vê e conhecer, tem os doces maravilhosos a renda belíssima e muito mais. Venham conhecer essa Bela Cidade de Clima bem aconchegante.
Por: Djane Mª Cadengue de Brito

Conheço,não muito bem,nasci aí,mas sai ao 6 anos de idade.Voltei algumas vezes,amei.É uma cidade,pequena,simples e muito agradável.
Por: rozilda cordeiro da silva

Pesqueira, voce não só é uma mãe, voce é também minha paixão. TE AMO!!!!
Por: ANTONIO

pesqueira,terra querida me orgulho da minha cidade e com muinto prazer que falo da minha cidade e sempre convido os amigos para conhecer minha terra ospitaleira.continuem fazendo crescer esta cidade maravilhosa.te amo pesqueira bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Por: carmem lucia

Conheci no Carnaval e amei mesmo!!! Foi lindo e maravilhoso o carnaval dos caiporas. Sou de Fortaleza, formada (especialista) em políticas públicas para o Turismo, curto viagens, e conhecer as terras do meu Brasil é muito importante para mim. Pesqueira é linda!!!
Por: Lourdinha Linhares

cidade muito linda,fiquei encantada,apesar de ser a cidade que meu namorado mora.muitas belezas Naturais. Gostaria muito de conhecer !
Por: Méllany Gomes

gostaria que divulgasse mais noticias e fotos da nossa cidade. Pois sinto muita saudades daí.
Por: nica

Não conheço, mas estarei conhecendo no dia 08-05-10 como pésquisa turistica para faculdade e espero gostar do que vou ver.
Por: Carmen Vania F. Leonardo

Sou filho natural de Pesqueira. Atualmente moro em Recife, mas sempre quando tenho oportunidade estou na minha terra natal que nunca esquecerei e de suas tradições, como carnaval, São João, Festival de Inverno. É uma cidade maravilhosa. Quem tiver oportunidade que aproveite para visitá-la. Vale a pena. O seu povo é muito acolhedor.
Por: Claudianor Farias de Freitas

pesqueira da cachoeira do cancão piõr da praçinha da rosa, brincar com baliadeira do lindo seminario do cine pesqueira do sesi minha primeira escola lenbro todos os dias da minha ifancia linda um grande abraço pesqueira.
Por: armandof. o. filhoarmando

meu desejo e voltar rever minha cidade natal como esta no presente pois fas 35 anosque não a vejo
Por: daniel

nasci em pesqueira , mas vim de la muito pequena pretendo voltar la no final do ano
Por: silvana de mello aciole

A cidade de Pesqueira é muito graciosa, a igreja da padroeira é muito bonita, há casarios antigos muito bonitos e um castelo belíssimo, todo ornado em ricos detalhes dourados e vitrais coloridos. Parece uma imagem sureal. Só vendo pra crer que existe um castelo daquele porte no interior de Pernambuco. A visita ao santuário tb vale a pena. Vc tem uma visão de toda a cidade (inclusive do castelo!).
Por: Fabiana Souza

uma cidade maravilhosa de ci morar más ainda falta envestir mas em segurança e infra estrutura .
Por: william wandaque pereira da silva

pesqueira cidade de fé,q continua linda.q cresci sem para,ruas,bairros,pontos turisticos,e belezas naturais.sao forças q fazem do lugar uma cidade abensuada.saudades mil salve! pra todos
Por: alexsandro paiva

Sou de Mato Grosso do Sul visitei Pesqueira a 20 anos atraz terra natal do meu Pai, ele com 84 anos ainda sonha visitar a terra natal distrito de capim de planta
Por: Jose bezerra

Já morei em Pesqueira na década de 80, e gostaria de manter contato, com alguém dessa época, estudei na escola cristo rei,e trabalhei na cicanorte, e era conhecido como Piauí. meu e-mail [email protected]. Adorei morar na cidade, aínda hoje sinto muitas saudades da terra do frio gostoso. moro hoje em Teresina PI.
Por: Arnaldo

vivi momentos felizes e inesquesivel em pesqueira. aquele momento unico. sou do recife mais amo pesqueira.
Por: claudeci

TENHO PARENTES NA CIDADE E SOU UM APAIXONADO POR PESQUEIRA ADORO O SÃO JOÃO E O CARNAVAL DA CIDADE.
Por: ROZENILDO J S

bem,pesqueira pra mim e meu marido e um lugar encantador cheio de belezas,quando posso so quero estar em pesqueira,um lugar abencoado,foi aqui que eu recebi uma grande graca.De nossa senhora das gracas,quando estive aqui pela 1 vez fui visitar o santuario e fazia hemodialisse,tentei subir os degraus da escadaria,mais nao consegui,nao tive forca,ai olhei pra imagem da santa fiz meu pedido e pela graca eu recebi um rim,fui agradecer e consegui subir todos os degraus,isso e a fe,isso e pesqueira cidade maravilhosa.Obrigado!
Por: Ana Paula De Oliveira Antunes

Não só conheço como nasci em.É o lugar mais lindo do mundo,onde reina a paz e a alegria do povo é autentica.Brasil só é Brasil porque tem Pesqueira dentro dele.
Por: djarliere ribeiro de santa rita

Moro em Aracaju a 32 anos mas pesqueira ainda será meu ultimo refugio.Amo minha tera.Não há lugar mais belo que possa me trazer a memória senão as ruas de Pesquiera.
Por: djarliere ribeiro

Hoje, 20 de janeiro lendo os comentários, vi o nome deClaudionor,espero que seja meu grande amigo da época do Cristo Rei,era mais conhecido como Piauí,se for o mesmo entre contato comigo, [email protected] , adorei essa cidade que ficou como sendo a minha terra natal,lembro-me do friozinho,os doces,e da serra onde subia semore para apreciar a paisagem, morei aí na década de 80, tocia pelo comercial e sempre ia nas festas do clube da Peixe e também na casa de festejos da joyseane.
Por: Arnaldo

nasci em um municipio desta cdade belissima, lugares inequecives, momentos unicos e pessoas maravilhos. PESQUEIRA este nome nos emociona. terra queria é vc PESQUERA. HOJE MORO em outo lugar mas vc ta cempe em minha memoria. bjo mutuca vc faz parte desta historia de sucesso!!!!!
Por: mishael

pesqueira minha vida pesqueira meur com posso te esquecer se a minha metade é vc
Por: orlando

Vinte anos que conheço pesqueira, é uma cidade maravilhosa, recomendo à todos que vá conhecer, embora sou BAHIANO de coração e filho tb, eu adotei Pesqueira e o povo dessa cidade. Um abraço à família Bezerra Sobrinho, aos meus irmãos de coração aí.
Por: Nivaldo Alves

Vinte anos que conheço pesqueira, é uma cidade maravilhosa, recomendo à todos que vá conhecer, embora sou BAHIANO de coração e filho tb, eu adotei Pesqueira e o povo dessa cidade. Um abraço à família Bezerra Sobrinho, aos meus irmãos de coração aí.
Por: Nivaldo Alves

Nasci em Pesqueira, com 23 anos mudei para Uberlândia-MG. Sinto saudades.
Por: JUCINEIDE GOMES VALENÇA

eu adoro pesqueira!um pedacinho do paraiso...mais deve envestir mais em educaçao....
Por: leticia

pesqeira melhor lugar do mumdo pesqeira minha vida pesqeira meu amor
Por: luciano ameida gomes

Pude conhecer essa cidade de clima maravilhoso,povo acolhedor e de beleza natural maravilhosa.Se passar por lá ,entre,se deseja conhecer um lugar encantador,esse é o roteiro.
Por: LUCIANA ACIOLI

oi meus amigos pesquerence conheco muito bem esta pois sou do sitio sao jose aconpanho tudo que acotece ai um grede abraco a.todo
Por: juarez o nascimento

oi meus amigos pesquerence conheco muito bem esta pois sou do sitio sao jose aconpanho tudo que acotece ai um grede abraco a.todo
Por: juarez o nascimento

Acho uma cidade bonita, tranquila, mais ainda pq ela fica próxima a Alagoinha.
Por: patricia valéria

Amei conhecer Pesqueira, tenho uma tia lá e primos dos Limoeiros
Por: ROSINEIDE

Sou natural de São Paulo, mas me casei com um Pesqueirense que veio morar em SP quando tinha 16 anos. Já fui a Pesqueira 4 vezes desde que o conheci conheci o Carnaval e também o São João só tenho coisas boas pra falar dessa cidade de gente boa e hospitaleira.Principalmente o pessoal da Pousado do Sr. João.
Por: Ana Paula C. de Moraes

sou pesqueirense, moro em são paulo, há quase 16 anos. Mas vou à Pesqueira, quase todos os anos, sempre falo que moro aqui, mas meu coração em Pesqueira. Carnaval, festa junina e principalmente a religiosidade (santuário Nossa Senhora das Graças.
Por: maria roseny costa santos

Pesqueira é uma Terra Santa desde a sua origem, tenho a felicidade e o orgulho de ser Pesqueirense e Pesqueirista! Viva o Povo de Pesqueira! Aluízio Silva - Cabo de Santo Agostinho PE
Por: Aluízio Silva

minha terra . O Homem sai em busca de um sonho, termina realidade .mas falta alguns? arcodar i esta na sua terra natal.[ AMOR PESQUEIRA]
Por: wilson trajano de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pesqueira
Fundação:
1762
Altitude:
654m
População:
54.131 habitantes
Área:
1.036,0km²
Densidade Demográfica:
52,25hab/km²
CEP:
55200-000

Envie seu comentário sobre Pesqueira

banner