Chapadinha

Chapadinha-MA
banner

Bem-vindo a Chapadinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Chapadinha, fotos, informações, os principais hotéis de Chapadinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Chapadinha, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 105m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 61.704 habitantes. A área total de Chapadinha é de 3.279,3km², e sua densidade demográfica é de 18,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Chapadinha-MA é 65500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Chapadinha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A atual sede do município de Chapadinha teve sua origem no ano de 1783, com o nome de Chapada das Mulatas, em razão da predominância de mulheres de tez amulatada entre seus primeiros habitantes. Em 25 de setembro de 1802, atendendo ao crescimento do povoado, foi criada, por provisão régia, a freguesia de Nossa Senhora das Dores, subordinada à jurisdição da paróquia de Vargem Grande, então comarca de Itapecuru-Mirim. Pelo Decreto Estadual Nº 36, de 17 de outubro de 1890, foi o povoado elevado à categoria de Vila,com o nome de Chapadinha, sendo desmembrada de Vargem Grande e Brejo. Graças à exploração das riquezas naturais da região, como o babaçu e a carnaúba. Chapadinha experimentou rápido e crescente desenvolvimento econômico e demográfico. Em 29 de março de 1938, por decisão do então interventor Paulo Martins de Souza Ramos, foi levada à categoria de cidade.

Gentílico

Chapadinhense

Significado do Nome

Atraídos pela riqueza das terras, comerciantes se estabeleceram no local que foi denominado Chapada das Mulatas - nome originado pela configuração do terreno e a cor das primeiras mulheres ali chegadas.

Aniversário da Cidade

29 de Março

População

73.283 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente, tem como grande atividade agrícola a plantação de soja.
Sua economia é predominantemente baseada no setor de comércio e serviços, sendo inscipiente a indústria (basicamente concentrada na construção civil: olarias; e também metalurgia).
No passado a exploração do extrativismo de babaçu legou muita renda a este município que era um dos maiores produtores do Estado do Maranhão. Sobre este tema consultar: Peter May (Palmeiras em chamas) e Jair do Amaral Filho (Economia Política do Babaçu).       

Clima 

Tropical Úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Vargem Grande, Mata Roma, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Timbiras, Codó, Afonso Cunha, Coelho Neto e Buriti.

Acesso Rodoviário

BR 222 e a MA 230

Distâncias:

Da Capital:

170 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Munim

O Rio Munim é considerado o principal rio da cidade de Chapadinha, ele nasce em Aldeias Altas e corta a cidade no sentido Norte e Sul, passando por diversas localidades, recebendo as águas do Rio Iguará e do Rio Preto, passando nos municípios de Ninas Rodrigues, Morros, Axixá, e já se misturando as águas salgadas no município de Icatu. Muitos habitantes da cidade de Chapadinha vão ao rio nos finais de semana pra se divertir, só que às vezes essa diversão não é muito saudável pois, como muitos moradores usam o rio como fonte de sobrevivência, tendo a pesca como o principal meio, os habitantes da cidade poluem o rio com sacos plásticos, garrafas peti, latas de cerveja e etc. Prejudicando assim os moradores da região. No inverno o rio tem um alto índice no aumento das águas. Em várias localidades o rio transborda e prejudica os moradores que têm vários pertences e plantações destruídas. Uma das piores cheias foi no ano de 2009, muitas pessoas tiveram suas casas inundadas. Nessa época surgiram várias campanhas na cidade, principalmente nas escolas, para ajudar os que tiveram perdas. O que podemos falar sobre o transbordamento dos rios? É simples, todos podem ver nos dias atuais como a natureza é tratada. No leito dos rios existem árvores que ajudam a manter a água mesmo quando ela está em um alto nível, só que essas árvores são derrubadas, causando assim o assoreamento nos rios, essa é a principal causa que leva as águas dos rios à transbordar. Pode-se concluir que apesar do rio ser benéfico pra cidade, também pode causar danos por causa do desmatamento que causa assoreamento no leito dos rios, assim transborda na época das cheias, destruindo o meio de vida de muitas pessoas. Por: Tiago Silva Pinto

Rio Preto

O Rio Preto nasce na localidade de saquinho no município de Buriti, servindo de divisa entre os municípios de Anapurus, Mata Roma e Chapadinha desaguando no Rio Munim.

Rio Iguará

O rio Iguará nasce em Aldeias Altas, servindo de divisa também entre os municípios de Chapadinha e Timbiras, desaguando no rio Munim, pouco depois de Vargem Grande.

Riacho Itamacaoca

O riacho Itamacaoca nasce nas localidades Fonte Velha e Paredão no Município de chapadinha , aproximadamente a 3 km do centro da cidade. A 1 km desta nascente foi construída uma barragem pela Caema, que recebeu o nome de BARRAGEM ITAMACAOCA de grande utilidade para a comunidade chapadinhense, no abastecimento de água potável e tratada para a população. O nome Itamacaoca se deu em razão dos primeiros habitantes terem sido os índios e que suas casa eram conhecidas como “OCAS” e quem cujo local existirem muitas pedras em formas de grutas, das quais surgem olhos d’agua, iniciando assim um córrego que os índios denominaram de riacho. Outras Fonte Naturais Chororó, Bica, Aldeia, Quebra-cabeça, Japão, juçaral, Angelim.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Uma manifestação tradicional cultural e religiosa da cidade está no Festejo de Nossa Senhora das Dores que acontece todo ano no mês de setembro, e também as festividades carnavalescas que já foram declaradas as melhores, maiores e mais animadas do estado, exercendo forte influência até em estados vizinhos atraindo diversos visitantes de muitos lugares brasileiros e até estrangeiros.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL CHAPADINHA

E-mail:

Telefones: (98) 3471-1845   

Sites: http://www.chapadinha.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail:

Telefones: (98) 3471-1319

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Chapadinha

Conheço mas ainda falta muito pra ser uma cidade bao de se passa ferias, fui ai no ano passado mês de julho não sai do hotel não tinha lugar pra ir, não tem um clube descente,praias fica longem,legal a praça e a igreja muito bonita.
Por: Alda Monteiro

Sou chapadinhense com muito orgulho, visito pelo menos umas duas vezes por ano, continua uma cidade linda, maravilhosa para o happy hour, porem tenho visto que a evolução turistica nada tem avançado, aqui mesmo no site não há infrormações alguma de local onde o turista possa ver e gostar, como por exemplo (banho pantanal, bar do Gaucho, bar do Maranhao e muitos outros locais que possam cativar o turista, mesmo que seja do local. Vamos implemnatar mais o portal com informações. Veja que não há uma agencia de viagens, locadora de veiculos, caminhada turistica,m etc. Abraços a todos.
Por: Arnaldo Almeida

conheço muito bem,morei ai.que pena que agora estou morando em são paulo.
Por: lucilene

sou desta grande cidade gosto d+++++++++++e quero parabeniza-los por esta atitude de mostrar-la ao mundo.estou no DF mas dentro em breve isitarei. Abraços a todos
Por: evandro costa

chapadinha e cidade muito linda eu sou de chapadinha, gosto do calor que ai faz eu esto em sp ha 10 anos um abraco em todos chapadinhese que ta ir .
Por: francinaldo aguiar soares

Cidade maravilhosa é essa...Linda, gente boa, festas boas, não tem do que reclamar.Vá que vc não vai se arrepender!
Por: Luana

Moro em Brasilia e morro de saudades dessa cidade onde morei ate os i8 anos foram os anos mais feliz da minha vida...
Por: cleonice

minha quierida chapadinha,estou com muita saudades da minha cisade maravilhosa....abraços atodos.....sou filha da professoura raimunda viana.que mora em frente a caema.....
Por: valdecy viana da junior

eu amo este lugar e minha cidade natal e tudo de bom
Por: hebio lobo de araujo

óla boa tarde galera tudo bem meu cometario é chapadinha é maravilhosa muitas mulheres lidas cidade muito legal de mora minha vontade é ainda voltar e se deus quonsedir eu vouto em breve saldades obrigado
Por: adailson de sousa almeida

uma cidade maravilhosa, com pessoas de boa conduta de muito respeito,cidade acolhedora.
Por: amelia franca de araujo lima

nossa!não poderia deixar de falar dessa cidade que encanta o baixo parnaiba.Sou chapadinhense,residindo hoje em Brasilia já mais esqueço de minha linda cidade.um grande abraço a todos áqueles que colaboram-no direto e indiretamenti para o desenvolvimento dessa linda cidade.
Por: ademar mota da silva

É com muito orgulho e satisfação que falo sobre Chapadinha, essa cidade maravilhosa, hospedeira e sempre de braços abertos para receber novos visitantes. Venha conhecer, vale a pena.
Por: Iracema

minha terra minha cidade aonde eu nasci eu amo chapadinha de ♥
Por: jessica

galera a cidade de vcs é massa estive ai em julho estava de ferias e adorei. fui ate pro chapadinha fest forro e chapadinha fest folia foi o bixo adorei em 2010 estarei ai de volta..se alguem quizer me add no msn é [email protected]
Por: aragao

Chapadinha é considereda a princesinha do baixo parnaiba. Minha cidade do coração.
Por: dalvisangela carvalho

Bom,chapadinha e uma cidade maravilhosa,muito bonita tem lugares otimo para a gente ir,ate porque eu morava ai agora moro em minas gerais ,as e muito bom da uma passadinha por la.
Por: Carolinne Alves Castro

eu amo essa cidade eu sou chapadinhensse atualmente eu moro em sp mas senpre que posso eu tou por e sempre no carnavol um abraçoooo
Por: pretinha

simplismente linda,morro de saudades da cidade,todo mundo deveria conhecer.um beijo p/ minha familia que esta la.(g\sr.marinho,graça,adryana e alex.
Por: adriana

chapadinha é uma cidade maravilhosa.Há muitas coisas boas pricipalmente as festas de carnaval.mas;naõ posso deicha de fala das pessoas gue-nela,residem.saõ pessoas educadas e humildes.
Por: tcharlys rodregues

Em 2005 estive nesta Cidade linda, estava à quase 25 anos que tinha saido dela, achei o máximo. linda, linda, linda...
Por: Raimundo Walter da Silva Filho

elogio/caros amigos desta linda cidade,que não conheço mais pelas fotos que havir achei o maximo,caro leitores deste portal,eu adorei meus caros amigos de chapadinha,pra falar averdade minha nota e mil para esta ciddae,para minha cidade que e codó minha nota e dez,caros amigos breve erei conhecer está cidade que pelas fotos adorei,meus amigos moro em sampa há (35 anos) mais gamei pela primeira vez por este local tão bonito,eu leio todos os dias as noticias da minha cidade,codó e desde que descobri o portal não deixo de ler as noticias desta cidade,um forte abraço para todos de chapadinha.gostaria de ver noticias fresquinha,mando um abração para está prefeita,que trabalha muito e que cada dia que passa deixa a cidade mais linda e convidativa,para todos que querem conhecer um lugar lindo deste tem que mostrar novidades todos os dias certo.fui ok.
Por: jose domingos nunes teixeira

ola gente eu morava em chapadinha agora moro em brasilia a 11 anos eu amor minha cidade e estou morendo de soudade de meus amigos e primos beijos amo voces
Por: elizonete fernades

Muito Bonita A cidade de Chapadinha Nao, Tive o Prazer de Conhecer ainda mas, pretendo logo em breve assin que eu poder.
Por: Adelson Jose Pereira

CHAPADINHA É UMA CIDADE MARAVILHOSA.JÁ MOREI AI.,TENHO MUITA SAUDADE DOS CARNAVAIS.QUE SÃO REALMENTE FABULOSOS.HÁ É TAMBÉM UMA CIDADE DE MUITA MULHER BONITA QUE GOSTA DE DANÇA E SE DIVERTIR.
Por: TCHARLYS LUIS RODREGUES

AmOo aMOo Essaa cidade breve estareii pOr aiii !!!
Por: Cleidy Araújo

sou natural de chapadinha e moro em Fortaleza Ce há 21 anos, não visito a cidade já uns 18 anos.Fiquei muito contente de ver as fotos da cidade
Por: gracioneide

carra chapadinha é uma cidade maravilhosa de se morra , morrei ai por varios anos ,hoje morro em matias olimpio piaui , mas quando vejo as fotos de chapadinha de dar uma vontade de voltar a morrar ai ,mais quem sabe futuramente eu volte , abraço pra todos dai .. wellandyo brito
Por: wellandyo bryto

Eu adoro muito chapadinha por que é minha cidade natal, e também é muito boa de o cara se divestir.
Por: cleanderson

esaa é aminha cidade natal estou em são ´a 26 anos que mora aqui em são josé dos campos sp mais amo minha minha cidade abraço
Por: franncis

AQUI MOREI,AQUI VIVI,AQUI DEIXEI PARENTES,E AQUI VOLTAREI....MAS SÓ PARA VISITAR.ADOREI A CIDADE,VENHA VISITAR A MINHA TERRA NATAL,SANTA HELENA-MA.BJS
Por: ROSIELLE

e cidade mais bonita do maranhao e minha vida e meu coracao
Por: gilmar oliveira dos santos

chapadinha , cidade maravilhosa sem violencia tranquila porisso moro nela
Por: RONALDO RODRIGUES DA SILVA

chapadinha e realmente uma cidade linda em termos cultual moda etc. chapadinha e tudo de bom eu adoro passar as minhas ferias la um beijo enorme para chpadinha de daiane direto de tocantinopolis -to
Por: daiane

sou de chapadinha,trabalho fora,mas estou nos finais de semana.Adoro esta cidade linda.meu lugar de viver.Acho lindo qndo vou chegando estas ruas maravilosas.pra min e tudo de bom.
Por: maria elias da trindade

adorei conhecer as fotos de chapadinha,sou finha de uma chapadinhense,que ama sua cidade natal.
Por: thayara albuquerque

Venha curti o melhor carnaval,animaçao para todos os gostos...não deixe de visitar Chapadinha vc vai amar...
Por: Ana Rita

chapadinha p/ mim e uma das melhores cidade do ma, eu sou filho de chapadinha . eu moro em sao domingos do ma. mais todos anos eu estou air em chapadinha ma. air tem muitas opiçoes p/agente se diverti, balneario , baladas emfim todos tipos de deverçoes, abraço p/ todos os chapadinhaenses do mundo todo.
Por: fernando

eu sou di chapadinha a cada 4 ano eu vou visitalo mais eu acompanho as notissia s da cidade pela ainternet tem foto bonita tem foto naõ agradavel mais cidade grande ea ssim eu gostei das foto do areial eu antonio de /sp
Por: antonio santos

chapadinha é minha cidade, morei ai dos meus 12 anos ate os 16 . depois víe morrar no piauí mais quando tiver realizado financeiramente pretendo voltar morra ai vou sempre ai visitar meus amigos ,mais so almenta a saldade ..
Por: wellandyo brito

eu nasci nessa cidade maravilhosa.hoje moro no rio de janeiro,mas quando posso vou visitar esse paraiso.o que tem de melhor nessa cidade,é o caloroso povo,além de várias outras atrações.
Por: mario paiva nascimento

cchapadinha localisa gua regiao do maranhao eu gostaria muita de conhecelo derve se uma cidade muito bunita
Por: reginaldo

NASCI EM CHAPADINHA NAO TIVE MUITO TEMPO PARA CURTIR ESTA CIDADE.MORO EM FORTALEZA.
Por: WALLAS WANDERLEY LIMA DE ABREU

gosto de mais de chapadinha.cidade querida,meus avos moraram ai.
Por: Getulio vargas Mesquita de Moraes filho

que cidade maravilhosa adoroooooooooooooooo e uma cidade muito boa para convivencia
Por: jhwlly santos

Moro em Chapadinha...cidade so diversao.Nasci em Impeatriz,minha cidade natal,mas Chapadinha é a cyte do meu coração.Visite e confira o q há de melhor.Bsssssssssss
Por: g.o.santos.otica canaa

A melhor cidade do baixo parnaiba,um carnaval incomparavel cheio de muitas diversoes ,tudo de bom.........................
Por: Adriana

adoro chapadinha,, cidade maravilhosa muita gente bonita.......
Por: aldyane

morei algum tempo em chapadinha, no bairro areal, e faz 14 anos que moro no pará. sinto muita vontade de visita-la pois é uma cidade maravilhosa.
Por: dulce

ADORO DEMAIS ESSA CIDADE, NUNCA ME ESQUEÇO DE TI E NÃO VEJO A HORA DE VOLTAR!!!!!!!!!
Por: Fernanda

então morrei em chapadinha por 20 anos;nasce e me criei em chapadinha. Hoje atualmente moro em Brasília. Mas sinto muita saudades de lá. Adoro tudo que tem lá,a começar pelos festejos,que atrai muita gente de fora,é realmente maravilhoso! Adoro chapadinha,e ela sempre vai está no meu coração,ainda que hoje eu more tão longe.
Por: Dacicleia de sena valadares

Oi! amo este lugar, é minha terra que tem palmeiras...kkk é assim que merefiro quando falo que sou maranhence, minhas férias são sagradas nesse lugar, o interior dessa cidade é lindo os riachos os cocais e principalmente as pessoas simples e acolhedoras ah!! que saudades
Por: Rosimary.c.santos

oi galera eu amo essa cidade meu pai mora ai e eu morro em brasilia um beijos pra todos
Por: leia fonseca

Eu moro em Chapadinha, e nestes ultimos 12 anos a cidade tem crecido muito e se desenvolvido bastante, uma cidade muito tranquila boa de se viver com muita segurança e um povo hospitalero, venha voçê conhecer Chapadinha muitos qte aqui vinhero aqui ficaram.
Por: Agnaldo Carvalho

Sou filho de Chapadinha, hoje moro em Posse-go mas sinto muitas saúdades da minha terra. Sempre que posso visito esta terra maravilhosa. Abraços a todos
Por: Romes A. Mendes

Cidade encantadora,exuberante e maravilhosa de se viver.Eu adoro está cidade. A festa da padroeira é inegualaavél muito bonita.Parabéns. Marinete Viana dos Santos.(Betinha)
Por: Marinete Viana dos Santos.

estive de volta em chapadinha dp de seis anos amei estae de volta por aí ano que vem estarei de volta 1abraço a todos
Por: belenilton/belo

Amo minha cidade NATAL. Sinto saudade demais hoje resido em goianesia do PARÁ.
Por: jerusa matias

olá boa tarde.eu nasci neste lugar,mais não conheço pessoalmente é uma historia longa,hoje moro estado do pará,sou filho adotivo não conheço, meus pais biologicos + sei que eles moram ai,mais é um lugar muito bonito pelo que posso ver um abraço a esse povo chapadiense se assim posso chamar.
Por: junior assunção

chapadinha tudo de bomm pra todos nòss!!! te amo chapadinhaaa a cidade q eu mim orgulo!!
Por: tamirers

moro em brasilia, mas sou de chapadinha. abracos a todos
Por: julio cesar

Eu adoro esta cidade,eu moro nela. É realment uma cidad muito bela. Adoro quando bandas de forró vêm pra alegrar esta cidad. Ela está de parabêns...
Por: Mariana

olá boa noite chapadinha. cidade linda maravilhosa. sou de chapadinha trabalho em brasilia. mas tanho saudades da cidade. adoro chapadinha. vou em julho curte minhas ferias em chapadinha me a guarte!!!!
Por: josé de jesus

Sou de Chapadinha tenho orgulho de ver que a cidade prosperou muito
Por: Antonio Souza

Sou Chapadinhense e amo minha terra. Morro de saudades
Por: Ariadne Miranda

Ja estou ha sete anos sem visitar a minha cidade, sinto arripios quando leio os comentarios dos meus conterranios moro em belem mas levo com muito orgulho no peito o nome da minha linda chapadinha aonde quer q eu var! um grande abraço a todos.
Por: Alberto Pereira da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Chapadinha
Fundação:
1890
Altitude:
105m
População:
61.704 habitantes
Área:
3.279,3km²
Densidade Demográfica:
18,82hab/km²
CEP:
65500-000

Envie seu comentário sobre Chapadinha

banner