Taguatinga

Taguatinga-TO
banner

Bem-vindo a Taguatinga!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Taguatinga e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Taguatinga.

Informações de Taguatinga

                                        

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Taguatinga teve a sua origem na fazenda Brejo, no século XVIII, sendo elevado, de povoado a vila, em 1855. No ano de 1918 é criada a comarca de Taguatinga, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Em 1948, enfim, foi criado o município de Taguatinga.
A terra das palmeiras, como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do século XIX.

Significado do Nome

O nome do município é derivado da palavra tabatinga, um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas.

Aniversário da Cidade

10 de Junho

Gentílico:

Taguatinguense

População: 

14.110 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Tropical (marcado pela altitude).

Temperatura Média:

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Microrregião de Taguatinga

Limites:

Arraias-Tocantins, Aurora do Tocantins-Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus-Tocantins e Luíz Eduardo Magalhãs-Bahia.

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

447 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As belezas naturais são também marcas de Taguatinga. O município localiza-se em uma região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d'água de rara beleza, portal de entrada para o Tocantins dos estados de Goiás e Bahia. Todos os anos, a cidade recebe turistas atraídos pelas belezas naturais do município, como a Cachoeira do Registro, as grutas e as serras.

Principais Pontos Turísticos:

Vale das Cavernas 
 
No mesmo lugar encontra se a Gruta de Pau de Fogo, Gruta do Bocão.

Cachoeira do Registro

Exibe um cerrado exuberante, cercado por serras imponentes. Chegando à cachoeira, o turista se depara com uma área preservada. No descer das águas da cachoeira, outro espetáculo é o voar em círculos das andorinhas, que fazem uma espécie de balé. O lugar também é a morada das araras azuis. Na tranqüilidade do cenário, é possível ver várias delas voando ou cantando nos galhos das árvores retorcidas do cerrado.

Rio Azuis
 
Na divisa com a cidade de Aurora do Tocantins, a atração é o Rio Azuis. Dois olhos d´água que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas e que forma o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros, o rio Azuis deságua no Rio Sobrado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Agosto 

15 - Festa de  Nossa Senhora da Abadia padroeira da cidade

 

- Cavalhadas - umas das mais tradicionais festas folclóricas do Tocantins, que representa as batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na idade Média.

 - Destaque também para a Festa de Santos Reis, Festa do Divino e o carnaval.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAGUATINGA.

E-mail:

Telefones:  (63) 3654-1238 / 1631 / 1102 / 1740 - Fax: (63) 3654-1432

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Hospital Municipal São João Batista.
Rua Deputado João de Almeida.
Telefone:(63) 3654-1105
Municipal.

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

Banco do Brasil, S/A
Praça da Matriz, n° 12 – Centro.
Fone: (63) 3654-1264 

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Taguatinga

eu sou de taguatinga mais atualmente estou em goiania .adoro este lugar .
Por: selma

eu acho muito legal, quem nao conhece vale a pena conhecer tem muitas coisas legal eu gosto muito da minha cidade
Por: selma

eu nasci nessa cidade,eu amo ela!!!!essa cidade e maravilhosa,tanto para morar,ou para visitar!!!!!!!!quem for lá nao vai se arrepeder.
Por: fernanda barbosa da paz

conheço sim é uma bela cidade q tem pessoas maravilhosas e acochegantes lugar maravilhoso pra passar as ferias com lugares lindos e perfeitos verdadeiras maravilhas de DEUS
Por: Reinaldo

taguatinga e uma cidade pacata e ospitaleira e de um clima exelente e gostaria de rever o meu colega jorge irmao do ex prefeito geli
Por: RONALDO MOSSORO RN

adoro esta cidade a melhor do sudeste....amoooooooooooo
Por: luis silva

apesar de viver fora;taguatinga continua sendo a cidade mais apaixonante que conheço
Por: edno melgaço

Taguatinga é maravilhosa, Cachorra do Registro, Rio Azuis, Ponte da Natureza, Gruta dos Caldeirões, lugar de raras belezas naturais.
Por: Selma Oliveira

conhecer taguatinga nao e melhor coisa, mais sim ser filha de taguatinga ter se nome de taguatinguese este e o meu maior orgulho eu amo esta cidade esta e a cidade de palmeiras coqueiros e areias brancas não tem outra igual bjs
Por: lúcia helena

Nasci,na Fazenda Caititu mais ou menos quinze minutos de Taguatinga.Vim para Brasilia,aos nove anos,mas nunca vou esquecer esta linda cidade.Conheço muitas pessoas maravilhosa nesta maravilhosa cidade.
Por: João Batista

vamos mostrar mais a beleza de nossa cidade, poço azuis, cachoeira do registros e outras belezas, como a sainda pro dianopolis, onde mostra as esculturas de pedras,...aquilo é lindo. Um forte abraço a meu povo taguatingense.
Por: cildo l brito

eu ja tive a oportunidade de morar nessa cidade maravilhosapor alguns meses trabalhando na obra do gabião no canal. estudei ai no colegio Aureliano miguel onde fiz muitas amizades sinto muita saudade de meus colegas, entre eles Ivamar, Ariuza, roberto Mario Ogusto, entre outros. Guiné Mucugê Bahia.
Por: Luiz antonio ferreira santos

Minha cidade natal taguatinga e linda! Quem não conhece ta perdendo e uma cidade maravilhosa!!!!Recomendo a todos o rio Azuis que e uma das riquezas do nosso tocantins lindo.
Por: gloria

CIDADE NA QUAL NASCI E TENHO PROFUNDA PAIXÃO. EM BREVE ESTAREI INDO POR AI,REVER PARENTES E CURTIR O RIO AZUIS. SEBORA!
Por: MARCUS PAULO FERRERA LIMA

cidade maravilhosa onde tenho alguns amigos e goataria muito de reve-los.......Wellen irmão do secretario de educação Wellinaldo....Eliana......Danuzy .Sandra.....Devaney.........Eduardo.....Erivaldo.........emfim todos os amigos..e a Taguatinga o meu abraço
Por: Juliana Rodrigues

taguatinga uma cidade divertida boa para se mora parabens taguatinga pelos seus 138 anos
Por: maryana alves

Gostaria muito de conhecer a cidade em que nasci. Aos tres meses de nacidado me trouxeram pra Brasilia e nunca mais voltamos a taguatinga.ja estou aqui ha 51 anos,e o meu sonho e de conhecer a cidade em que nasci; um abraço a todos os conterraneos.
Por: Josemi Alves de Souza

Cidade linda e hospitaleira dentre as suas riquezas estão as belezas naturais, a gastronomia goiana, pois apesar de fazer parte da região Norte, tem suas raízes goiana. Quem nunca comeu um franguinho caipira servido com pirão e arroz branco à beira do Rio Azuis? Não sabem o que estão perdendo!!!!!!
Por: Amélia

EU MOREI POR 7 ANOS EM TAGUATINGA POR SER ESPOSA DE UM CONHECIDO FILHO DA CIDADE ESTA CIDADE E MARAVILHOSA PRA PASSAR FERIAS RIOS DE AGUA DOCES MARAVILHOSOS
Por: CIDA BARRETO

Estive ai! é uma cidade magnífica, penso eu, que poderia explorar o eco-platorismo em passeios e historicidade, sua origem e constituição, fotos e contos. As imagens não perdem em nada para as grandes produções cinematográficas. Simplesmente é a arte divina.
Por: Francisco

Irei nesse carnaval visitar.. espero que minha viagem seja maravilhosa.. to anciosa!
Por: Aine Gonçalves Souza

eu sou filha desa cidade maravilhoça toda minha familha mora nesta cidadea familia paixaõ.hoje eu moro em buriti alegri no estado de goias ha 19anos.sou casada tenho 1 filho trabahlo na sadia .mais o meu sonho e mora em taguatinga. sou subrinha do Valdumiro o badu
Por: solange alves da paixaõ ferreira

Eu nasci nessa cidade ela é muito boa pra passar ferias, pois pra morar nao aconselho a ninguém pois não tem opção de empregos e estudos superiores...
Por: Fabíula Lima

Naci em Taguatinga e moro em Brasília, mas não esqueço a minha terra natal.Eu acho que Tagua/melhorou muito,eu acho as paisagens lindas, está faltando divulgar mais Um abraço Maria Dias.
Por: Maria Dias Martis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taguatinga

Envie seu comentário sobre Taguatinga

banner