Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Ipueiras?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Ipueiras

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Serras e Lagos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O distrito de Ipueiras, pertencente ao município de Porto Nacional, tornou-se município pela Lei Nº 801 de 19 de dezembro de 1995.
Posteriormente transformada em povoado, localizada ao lado direito do Rio Tocantins, nessa altura transformado em Lago originário da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães que finaliza exatamente nessa posição geográfica do Estado do Tocantins.
É registrada na história local a mudança da cidade para região à direita da serra, mais acima do rio, em decorrência de enchentes, sendo a mais devastadora a ocorrida na década de 80. A comunidade em regime de mutirão reuniu-se em prol da construção de uma pequena capela de pau a pique, onde eram feitas as preces e celebrações cristãs. O local servia ainda como sala de aula. Mais tarde, a construção seria trocada em seu material, por adobe, para, posteriormente, após sete anos em construção, dar lugar a um prédio de alvenaria, coberto por telhas de barro.
Ainda na primeira localidade ocupada pelos habitantes do povoado, a vida cotidiana se traduzia em isolamento. Os mantimentos vinham pelos barcos, dos municípios vizinhos de Brejinho de Nazaré e Gurupi, através do Rio Tocantins, e, o acesso a outros municípios era feito por animais de montaria. Foi graças à luta de algumas lideranças locais, aliadas a outras regionais (Porto Nacional) que foi possível o desmembramento do município de Porto Nacional. Desde a fundação do povoado é possível destacar-se alguns colonizadores que exerceram importante papel de liderança na construção da história de Ipueiras: Major Tintino, Manoel Buião, Tereza Ferreira de Barros, Lió, João Guimarães, Elias de Sena, Nazaré de Souza, José Nunes, Doca Pereira, José Ferreira dos Santos, Antônio Poincaré, Israel Siqueira.

Significado do Nome

A origem do nome Ipueiras vem de charco ou lagoeiro formado pelo transbordamento dos rios em lugares baixos, onde as águas se conservam durante meses e são piscosas e era o nome dado a fazenda de propriedade do Sr. Major Tintino (José Martins Pereira de Barros). 

Aniversário da Cidade:

19 de Dezembro 

Gentílico:


População:

1.698 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade conta com alguns equipamentos e serviços turísticos compatíveis com a demanda turística (um hotel e um restaurante, bares, balneário, carrinho de cachorro quente, moinho para fabricação de caldo de cana) além da infra-estrutura básica local (supermercados, farmácia, praça, posto de saúde, açougues, serviços de iluminação pública, água tratada, posto de atendimento da Saneatins, linha de ônibus intermunicipal diária, sistema de telefonia fixo, telefones públicos, acesso à internet, repetidora de tv estadual, correios, ambulâncias, delegacia equipada com viatura de plantão por 24h, quadras esportivas, campinho gramado, poços artesianos) além de ser marcante a hospitalidade do povo ipueirense.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Oriental do Tocantins  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

120 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A demanda turística poderá advir de turistas interessados em ecoturismo, turismo de aventura, pesca esportiva e turismo religioso.

Principais Pontos Turísticos:

Praia da Amizade 
 
Praia da Amizade localiza-se na margem direita do Rio Tocantins, a 2 km da cidade.

 
Balsa Pipes 
 
A 2 km do município, travessia Ipueiras x Brejinho.

 Atrativo Natural 
 
É nítida a potencialidade turística da localidade pela quantidade de atrativos naturais existentes (Morros, fauna, flora, grutas, lago, nascentes, ribeirões, inscrições rupestres), atrativos histórico-culturais (Igreja estilo jesuíta, ruínas de construções antigas).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Manifestações populares e de fé (as folias, os cânticos, os congos, a sússia, dança e toque do tambor, os instrumentos, os trajes, as novenas, o cortejo ao imperador e rainha, festa do capitão do mastro, o folclore, a fé nos santos - Santos Reis, São Sebastião, Santo Antônio, Senhor do Bonfim, Todos os Santos), a gastronomia típica (Bolo de arroz, bolo trovão, biscoitos, pipoca, bolo de mãe, amor perfeito, douradinha, licores e doces de frutos regionais), além de eventos como o rodeio, jogos estudantis e torneios.

Setembro 

07 - Festa do Padroeiro da Cidade.  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICPAL DE IPUEIRAS

E-mail:

Telefones: (63) 3536-1074 / 1075

Sites: http://www.to.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


 CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Ipueiras e pousadas em Ipueiras para visitar Ipueiras.

Promova a cidade de Ipueiras no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!