Cristalândia

Cristalândia-TO
banner

Bem-vindo a Cristalândia!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cristalândia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cristalândia, localizada no estado de Tocantins (TO), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 286m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.804 habitantes. A área total de Cristalândia é de 1.815,5km², e sua densidade demográfica é de 4,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cristalândia-TO é 77490-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cristalândia

ROTEIROS DO BRASIL

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros desbravadores penetraram no local onde hoje é Cristalândia (nas proximidades do município de Porto Nacional) por volta de 1939, com a descoberta de grandes jazidas de cristal de rocha. Em seguida, iniciaram as entradas rumo ao sul, em demanda de novas jazidas, o que levou ao surgimento do povoado de Itaporé, às margens do ribeirão do mesmo nome. Na época o mundo vivia sob impacto da Segunda Guerra Mundial e o cristal de rocha era um minério estratégico para a indústria bélica, o que contribuiu significativamente para a economia da região.
Em 1943, pouco acima de Itaporé, formou-se um povoado denominado Chapada, que se desenvolveu rapidamente e em 1948 foi elevado à categoria de vila. Em 1953, Chapada passou à condição de município com a denominação de Cristalândia. 

Significado do Nome:

Jazidas de Cristal existentes no local 

Aniversário da Cidade:

23 de Junho 

Gentílico:

cristalandense 

População:

7.399 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pequena, mas, rica em cristais no solo. Rica tamém por causa do seu povo humilde mas muito corajoso e trabalhador.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-050 e BR-153

Localização:

Região Sudeste 

Limites:

Lagoa da Confusão

Distâncias:

-Brasília/DF - 758 km

-Palmas/TO - 151 km

-São Paulo/SP - 1.686 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Atrativos

  -Erguida sobre uma jazida de cristal, a cidade é portal de entrada de Lagoa da Confusão e da Ilha do Bananal.

-Represa do rio Campeira

  -Tradição na produção de peças artesanais à base de cristal de rocha.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -Dia 23 - Festa de aniversário da cidade

-Julho

  31 - Festa da padroeira - Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTALÂNDIA

E-mail:

Telefones: (63) 3354-1289 / 1720

Sites: http://www.to.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:
 
Rua Felipe Botelho, s/n - Centro    
 
Cristalândia-TO - CEP: 77490-000
 
Telefone: (63) 3354-1480
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
 
Atribuições: Notas, Registro de Imóveis. 
 

2º TABELIONATO DE NOTAS E DE PROTESTOS E REGISTRO DE TÍT. E DOC. E PESSOAS JURÍDICAS:

Rua 22 de Maio, 330 - Centroe

E-mail:  [email protected]

Telefone: (63) 3354-0339

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOASNATURAIS:

Av. Dom Jaime Antônio Schuck, 2850 - Centro 

Telefone: (63) 3354.1657

 CARTÓRIO ELEITORAL:

13ª ZONA ELEITORAL
Al João Pires Querido 674 - Setor Central
Cristalândia-TO - CEP: 77490-000
elefone: (63) 3354-1380

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://portal.mj.gov.br

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Cristalândia

vivi minha infancia em cristalandia, moro no rio de janeiro a 35 anos gostaria de ver fotos da cristalandia atual. obrigado paulo
Por: paulo coelho dos santos

Olá Pessoal, sou cristalandense de coração, apaixonada por minha terra,a cidade que tem seu brilho proprio... devido as muitas riquezas....Seus cristais,as culturas e as festas diversas...Venha conhecer e marcar presença .... BJOS ....
Por: ELAINE SILVA SOUZA

Ola Cristalandia ! Para mim é uma alegria muito grade poder falar com todo carinho de você - Amo esta cidade por que foi nela onde vivi por muitos anso - Amo por que nela esta grande parte dos amigos que tenho - Amo ela porque foi la que aprendi a amar - Amo ela por que sempre que volto ela esta de braços aberto para me acolher - acolher aquele ou aquela que passa por la - É uma cidade que tem uma bonita historia comigo - Gosto daquele povo timido porém , totalmente corajosos - Homens e Mulheres dedicados e dedicados com o futuro ! Por aqui eu fico por que, o espaço é muito pouco para descrever esta cidade - Parabens Cristalândia - Parabens povo Cristalandense a nossa esperanaça nao nunca ira se perder por que , sabemos que nela ela é de fato a nossa CASA - Abços a este povo que incansavelmente luta ! Que incansavelmente clama sem sem perder a harmonia - sem perder a alegria !!! Meu grande e forte abraços - Deus abençoe a todos e todas !
Por: Daniel

Sou filho dessa terra e somente agora (semana Santa) fui conhecê-la, encontrei com pessoas do convivio de meus pais na época do GARIMPO, D. Nadir e Sr. Aureliano. A eles e todos os conterraneos o nosso abraços. Dalton Oliveira Costa e Cia.
Por: DALTON OLIVEIRA COSTA

Nasci em Crstalândia, cursei ensino fundamental 1ª a 4ª série na Escola Paroquial e 5ª a 8ª e ensino médio no Ginásio Estadual em Cristalândia.Hoje moro em outro estado O que tem de melhor , além dos já citados, A lagoa da confusão e acho que se ainda existem os córregos como o do Itaporé,com um pouco de investimento, eles poderão se tornar locais turísticos pela beleza e simplicidade.
Por: Raimunda

Amo esta cidade, esta gente valente, hospitaleira,morei no ITAPORÉ, sinto-me filha desta cidade, sempre que posso vou viitar esta maravilha, sinto muitas saudades das pessoas que amo e que moram aí, são muitas, muitas , muitas mesmo. Um grande abraço para todos,que ler este email por favor se checer a Mundinha Bezerra, é minha irmã, dê a ela o meu abraço. Felicidade a todos.
Por: Maria Dacildes Bizerra

Nossa cristalandia e muito bom cidade bem tranquila pra passa as ferias.
Por: Alcilene

sou natural de cristalandia e amooo esta cidade,nela esta toda historia de minha familia.e minha tambem.gostaria de ver fotos da escola paroquial. casa das freiras e dos padres. instituto.do lugar onde retiram os cristais.abraço a todos cristalandenses
Por: leonice alves ribeiro

sou natural de cristalandia,adoro esta cidade, hoje vivo em anapolis onde formei minha outra familia mas meus pais e irmaos ainda morao la. beijos a todos dai.
Por: selma teles

Conheço Cristalândia e em nivel de Tocantins, é um ótimo lugar pra conhecer e viver. Lugar onde encontra-se tudo o que é necessário para uma vida confortável. Lá tem delegacia, cartórios, fórum, hospital, laboratório, escolas, bons supermerdados, muitas lojinhas, praças, bares, lanchonetes, assistência à criança e ao adoslescente, a portadores de deficiência, a idosos, e muita igrejas que são a devida assistência espiritual.
Por: Marly

Olá,pessoal,meu abraço. Cristalandia é minha Cidade.Moro em Goiania desde 1962 mais guardo grandes saudades de minha infancia em Cristalandia.me lembro dos banhos no rio Urubuzinho e dos peixes do RIO Urubbú. Voce está Linda Cristalândia! pude ver isso em abril de 2011 quando visitei voce Cristalândia.Abraços a familia moraes e F milia Coelho e Familia Pimentel.
Por: Domingos souza pimentel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cristalândia
Fundação:
1989
Altitude:
286m
População:
7.804 habitantes
Área:
1.815,5km²
Densidade Demográfica:
4,30hab/km²
CEP:
77490-000

Envie seu comentário sobre Cristalândia