Couto de Magalhães

Couto de Magalhães-TO
banner

Bem-vindo a Couto de Magalhães!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Couto de Magalhães, informações atualizadas sobre a cidade Couto de Magalhães, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Couto de Magalhães.

Informações de Couto de Magalhães

                        

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Couto de Magalhães teve sua primeira tentativa de colonização em 1912, com a fundação do Presídio Santa Maria que se destinava à proteção do comércio e navegação de uma Companhia que em virtude do aviso de 05 de setembro de 1811, fora incorporada por Fernando Delgado.
Em 11 de fevereiro de 1813 o referido estabelecimento foi cercado e assaltado por índios das tribos Xavantes e Carajás que, dessa forma, desejavam banir a civilização que se formava na região.
O Príncipe Regente D. João ao ter conhecimento da destruição do Presídio pelos índios e considerando a necessidade de povoamento do Vale Araguaia determinou seu restabelecimento, medida esta que se foi protelando até o Governo de José Martins.
A fundação do município se deu em 1905, por aventureiros que se dedicavam à extração do caucho no município de Conceição do Araguaia, no Estado do Pará e que deixavam suas famílias naquela localidade por temerem os índios que habitavam  as matas do Rio Xingú.
Pela Lei Municipal n° 23, de 29 de janeiro de 1907, foi criado do Distrito, com sede no Povoado Porto Franco. O atual município começou a apresentar ondições e capacidade para a via autônoma no ano de 1910, quando o alto valor adquirido pelo "caucho" (árvove que produz matéria-prima para a fabricação da borracha), abundante nas matas do Rio Xingú, determinou enorme movimento e intenso tráfego pelo Rio Araguaia, artéria de escoamento da produção daquelas matas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

1º de Outubro 

Gentílico:


População:

4.887 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Chegar até Couto de Magalhães e disfrutar de todas as belezas existentes é muito simples. Estamos situados na Região Centro-Norte do Estado do Tocantins e acesso até este Município faz-se de três modos:

O primeiro é via Guaraí: Este acesso pode ser usado por todas as pessoas que vêem de Palmas, Paraíso, Gurupí pela BR-163 (Belém-Brasília). Partindo de Guaraí pela TO-336 são 109 Km até a cidade de Couto de Magalhães;

O segungo é via Colinas: Este acesso pode ser usado para a pessoas que vêem de Araguaína, Imperatriz-MA, entre outras, também pela BR-163 (Belém-Brasília). Partindo de Colinas pela TO-335 são 97 Km até Couto de Magalhães.

O terceiro e último acesso é via Conceição do Araguaia PA: Este acesso pode ser usodo por todos que vêm do Estado do Pará com destino ao Estado do Tocantins. Nesta rota estão Xinguara, Rio Maria e Redenção. A distância entre as duas cidades - Conceição e Couto - é de apenas 27Km.
Escolha sua rota e seja sempre bem vindo!

Localização:

Região Centro-Norte do Estado 

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

BR-163 (Belém-Brasília),  TO-336.

Distâncias:

Da Capital:

280 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Ponte Sobre o Rio Araguaia

Divisa Tocantins e Pará

Represa Senhor do Bonfim

Bueiro Trans Colinas

Córrego

TO 336

Bueiro Peixelândia

Cachoeirinha 
 
Represa Bonanza

Represa Cocal

Igreja Católica Matriz de Santo Antonio
 
Centro da Cidade

Praça Central
 
Centro da Cidade

Porto Franco do Araguaia
 
Durante suas férias de julho visite Porto Franco do Araguaia em Couto de Magalhães. Uma grande estrutura de palco, som, barracas, iluminação, bandas montadas e trazidas especialmente  para você. Nossa praia oferece água tratada, sistema de coleta de lixo e esgoto, banheiros adequados, além de estradas de acesso bem cuidadas, área de camping gratuito e uma praia cem por cento limpa e ecológica.
Aproveite! Venha conhecer este paraíso descoberto, se apaixone por ele e volte sempre!

Distrito Porto Franco a 14 Km da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

11 a 20 - O Festejo de São Sebastião é realizado todos os anos no Distrito Porto Franco do Araguaia a mais de 60 anos. Acontece de 11 a 20 de janeiro e é uma fstividade bastante aguardada por todos e principalmente pelos fazendeiros que tradicionalmente vêem agradecer ao santo as conquistas do ano anterior. Missas, procissão, bailes e leilões fazem parte da programação. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COUTO DE MAGALHÃES

E-mail:

Telefones: (63) 3468-1296

Sites: http://www.to.gov.br

http://www.coutodemagalhaes.to.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:
 
Av. Brasil, 506 - Cruzaltina    
 
Telefone:
(63) 3468-1114

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às das 13h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.  

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
 
Av. Brasil, 506 - Centro    
Couto de Magalhães-TO - CEP: 77750-000
 
Telefone: (63) 3468-1114 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA DE COUTO MAGALHÃES:

Rua 31 634 - Setor Central
Couto Magalhães-TO - CEP: 77750-000
Telefone: (63) 3468-1159

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Couto de Magalhães

Eu nasci aqui, eu cresci aqui e não tô mais aqui, mas meu coração esta sempre aqui...
Por: marcia rocha

cidade muito boa pra curti as ferias no mes de julho por suas praias belas e o povo hospitaleiro. nace nessa cidade maravilhosa mas vivo em outro estado
Por: evaldo

ola meus amigos de todo o mundo,venha conhecer o melhor do brasil e a minha cidade de couto magalhaes,quero convidar vc de couto pra trabalharmos junto a parti de 2012 um abraço de seu amigo manoel fernandes
Por: manoel fernandes

Que saudades deste lindo lugar. Morei nesta cidade apenas por três meses. O que mais me encantou foi o rio Araguaia. Espero um dia retornar. Lembro também que na primeira semana fiz amizades e aprendi a nadar.
Por: Maria Augusta Alves

Morei em Couto Magalhães, trabalhei na prefeitura municipal na gestão do primeiro prefeito João Alves rego.adorava morar ai,minhas maiores lembranças são:o belo rio araguaia a enorme quantidade de peixes, e frutos colhidos na mata em cada safra, como muricí cajá cajú manga burití peguí sem pagar um tustão,a água cristalina as belas praias um paraíso, eu a mergulhar todos os dias no rio da minha vida!!!Araguaia meu bem querer te amo, e como amo esta terra.
Por: Maria ElieneRrodrigues da Cruz Destro

OI. ESSA CIDADE PARECE SER LIDA.AINDA NÃO CONHESO MAS VOU CONHECER.AMEI ESSA FOTOS.E CHOOOOU
Por: ERNILDE DE SOUSA GOMES

Oi sou jardell cristino,filho dessa linda cidade,sou filho de maria do carmo cristino,hoje nao moro mais ai,mais amo minha terra e minha gente.
Por: Jardell cristino

eu sou paulista mas ja morei no assentamento p.a 700 no municipio de couto magalhaes,adorei o local pois E um municipio muito sossegado (sem muitas violencia) eu adorei as praias e tambem a feira que se localiza na praça do municipio.
Por: pamela fernanda r. lavignatti

eu nasci e fui criado no municipio de couto magalhaes sempre adorei este local . mesmo morando em sao paulo eu nao esqueço esse municipio . pois a minha mae nilda rodrigues conhecida como dona finha e meu pai francisco conhecido como chicao ainda moram no assentamento p.a700 no mesmo municipio . caçula
Por: joao paulo soares meireles

Infelizmente não conheço minha propria cidade,sai dai á 28 anos,e não voltei mais.Eu não fazia nem ideia de como era antes de ver as fotos, conheci um mané que é dai tambem, perguntei como a cidade era e ele disse que era uma currutela de duas ruas que era gentileza minha chamar de cidade(DAI O MANÉ),e tudo lindo,na primeira oportunidade já tenho destino certo.Beiiiiiiiiiiiiiiios.
Por: claudia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Couto de Magalhães

Envie seu comentário sobre Couto de Magalhães