Várzea Paulista

Várzea Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Várzea Paulista!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Várzea Paulista, fotos, informações, os principais hotéis de Várzea Paulista, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Várzea Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 745m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 86.626 habitantes. A área total de Várzea Paulista é de 34,7km², e sua densidade demográfica é de 2.496,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Várzea Paulista-SP é 13220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Várzea Paulista

 

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

"CIDADE DAS ORQUÍDEAS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região que hoje é a cidade de Várzea Paulista começou a ser povoada no final do século XIX, a data oficial de fundação é 1886. Em 1867, os ingleses construíram a estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí. Esta estrada passava por uma várzea campesina, que tinha um saliente acidente geográfico e as águas cristalinas do rio Jundiaí.
Somente dezenove anos depois da inauguração deste trecho ferroviário, o local recebeu seu primeiro morador, Isaac de Souza Galvão. Ele montou uma olaria, pois tinha conhecimento que uma destilaria européia iria se instalar na região para produzir álcool do cultivo da mandioca.
Várzea participou do ciclo do café, mas uma impressionante geada deixou os cafeicultores da região arrasados, em 1878. O fenômeno foi tão dramático que os historiadores apontam o fato como o responsável pelo fim do ciclo do café na região.
Os agricultores aguardavam um novo direcionamento após a crise, quando uma empresa Franco-Italo-Suíça escolhe as vastas áreas margeando os trilhos da “SPR” para plantar mandioca e instalar uma destilaria de álcool. A firma denominada de Societé des Distilheiries Brasiliennes, encontrou terras férteis, mão de obra escrava e a estrada de ferro para escoamento da produção.
Até 1888 a destilaria viveu bons tempos em Várzea, mas com a abolição da escravatura entrou em colapso comprometendo os planos europeus, que decidiram encerrar suas atividades na região.
Os registros históricos esclarecem o pioneirismo da ferrovia na região, com seus trabalhadores deitando dormentes e assentando trilhos, salientando a vinda de escravos africanos nessa época, que trabalhavam nas lavouras de café da região e que certamente vieram para Várzea. Em 1891 foi inaugurada a estação ferroviária, com arquitetura e materiais ingleses.
A edificação da Capela Nossa Senhora da Piedade, em 1900, coincide com a multiplicação das olarias. O desenvolvimento foi satisfatório, devido a grande disponibilidade de barro, utilizado como matéria prima e a expansão da agricultura, em virtude dos imigrantes europeus, principalmente italianos. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

21 de Março 

Gentílico:

varzino

População:

107.211 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Várzea conheceu o apogeu agrícola quando diversas famílias investiam na terra e no arado. A região teve vastas plantações de uva, café, mandioca, cana-de-açúcar, verduras e legumes de todos os tipos e variedades, cujos produtos abasteciam o mercado paulistano.
Entre as várias atividades realizadas na região, as famosas aguardentes de Várzea, se destacaram como a aguardente “Da Boa”. Os produtores hortifrutigranjeiros decidiram fundar uma cooperativa e promover a fusão com a Cooperativa Agrícola Jundiaí, que reunia os produtores rurais e coordenava a comercialização e o transporte de seus produtos.
Emancipada há 45 anos, Várzea Paulista nasceu como uma cidade tímida. Até alguns anos atrás, seus moradores dependiam de outras cidades, sobretudo Jundiaí, para ter acesso a serviços, lazer e entretenimento. Atualmente, a cidade conquista cada vez mais sua autossuficiência. Hoje, Várzea já tem o seu primeiro hospital público, uma agência do INSS, Banco do Povo e não sofre mais com a falta de água. A cidade também está prestes a ganhar sua estação de tratamento de água e esgoto e o grande marco de sua independência: o seu primeiro shopping center.

Clima:

subtropical 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista  

Limites:

Campo Limpo Paulista,Jundiaí e Franco da Rocha

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

42 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Ponte Seca

No sítio Moinho, hoje bairro da Promeca, foi construída em 1899 pelos ingleses a “Ponte Seca”. Nome dado pela população, já que a ponte não passava em cima de nenhum rio, apenas ligava o bairro à região de Ivoturucaia.

Casa das Professoras

Entre 1905 e 1910, surgiu a primeira escola de Várzea, localizada próxima à estação ferroviária. Com uma única sala de aula, com ela também surgiu a “Casa da Professora”, localizada na Avenida Marginal do Rio Jundiaí, onde se encontra hoje a Indústria Moreno Ltda. O local hospedava professoras que vinham de São Paulo para lecionar no local e só voltavam no final de semana para suas casas.

Capela Santo Antônio

Em 1911 é erguida a capela de Santo Antônio, no bairro do Pito Acesso (Promeca), construída para que a comunidade católica pudesse venerar Santo Antônio de Pádua e até hoje quem visita o bairro e utiliza o antigo caminho de Campo Limpo Paulista se depara com a capela.

Padres Salvatorianos

Em 1925 os padres Salvatorianos adquiriram uma gleba de terra para ajudar na manutenção do seminário de Jundiaí, no local conhecido como Bertioga. Em 1944 ampliaram a área, já que o objetivo era trazer o noviciado que estava instalado no Rio de Janeiro. Essa transferência trouxe para o sítio São José, o Padre Pio Wespel, alguns noviços e irmãos, com a missão de implantar uma comunidade Salvatoriana. Após grandes ampliações o seminário encerrou suas atividades em 1965. O complexo foi utilizado pela Diocese e depois alugado para o hospital Psiquiátrico de Várzea Paulista.

Estação Ferroviária

Várzea teve sua estação aberta em 1891, na área rural de Jundiaí. A seu lado mais tarde se instalou a empresa L. Queiroz, de produtos químicos (hoje Elekeiroz). Por algum tempo, nos anos 50, teve o nome de Secundino Veiga. Passou então a se chamar Várzea Paulista. Hoje a estação atende aos trens metropolitanos da CPTM.
A São Paulo Railway - SPR ou popularmente Ingleza - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Em 1900 foi edificada a Capela Nossa Senhora da Piedade, vista como ponto referencial no município. O terreno foi doado por José de Souza Constantino e por sua esposa Francisca Maria Inocêncio de Oliveira.
A Paróquia era apenas uma pequena capela que ficava dentro da propriedade de José Constantino. Uma vez por mês vinha um padre para celebrar uma missa e o acontecimento era aberto para toda a comunidade. Algumas senhoras que davam aulas de catecismo.
Criada em 1968, teve como seu primeiro vigário o holandês Padre Afonso Nikraque. A paróquia comanda a manifestação mais popular da cidade: a Procissão dos Motoristas, tendo São Cristóvão como santo protetor.
Constantino encomendou junto ao seu primo, José Paulo de Souza, uma imagem de Nossa Senhora com Jesus em seus braços, para que fosse colocada no interior da capela, que está na igreja atualmente.
A igreja é responsável pelas comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Auxiliadora, Santo Antônio, Santo Expedito, Sagrado Coração de Jesus, Divina Misericórdia e Divino Espírito Santo.
A Santa Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira da cidade, que tem o dia 15 de setembro como data comemorativa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARZEA PAULISTA

E-mail:

Telefones: (11) 4596-9600

Sites: http://institucional.varzeapaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário
 
Telefone:
(11) 4521-0981

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

Telefone: (11) 4606-1340

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:  (11) 4606-1353

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

HOSPITAL DA CIDADE (11) 4606-0546
APAE (11) 4595-4342
CÂMARA MUNICIPAL (11) 4596-9700
POLICIA MILITAR 190
CIRETRAN
(11) 4596-3203
CORREIOS (11) 4606-1076
CPFL - PIRATININGA (11) 4596-6577
DELEGACIA DA MULHER (11) 4606-1431
FORUM (11) 4606-1879
1º DISTRITO (11) 4606-4487
SABESP (11) 4606-4949
DISQUE DENÚNCIA 181

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Várzea Paulista

Moro em Varzea já faz 40 anos adoro esse cidade, nunca pensei em mudar daqui. Meu marido está sempre falando em mudarmos para João Pessoa , mas eu fico preocupada pois adoro varzea paulista.
Por: lourdes

morei dez anos nessa cidade maravilhosa,e minhas melhores recordaçoes ,sao do bairro promeca, bairro ponte seca, onde um dia pretendo voltar , e ,quem sabe ficar
Por: claudio chiavelli

estive em varzea em setembro gostei da cidade, estava hospedade no seminario são jose dos padres salvadorianos, a cidade e limpa e povo e alegre estarei ai novamente em janeiro.
Por: paulo rogerio de castro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Várzea Paulista
Fundação:
1964
Altitude:
745m
População:
86.626 habitantes
Área:
34,7km²
Densidade Demográfica:
2.496,43hab/km²
CEP:
13220-000

Envie seu comentário sobre Várzea Paulista