Taquarituba

Taquarituba-SP
banner

Bem-vindo a Taquarituba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Taquarituba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Taquarituba.

A cidade de Taquarituba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1925. A localidade está em uma altitude de 618m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.048 habitantes. A área total de Taquarituba é de 448,1km², e sua densidade demográfica é de 46,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Taquarituba-SP é 18740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Taquarituba

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Taquarituba foi fundada em 16 de agosto 1886, por Francisco Ferreira Loureiro, que procedente de Itapeva, adquiriu uma parte das terras da Fazenda Lageado, do então, Município João Batista do Rio Verde, hoje Itaporanga.
Com a denominação de “Formiguinhas do Taquary”, por ato de 10 de outubro de 1889, foi criado o Distrito Policial. O Distrito de Paz, com a denominação de “São Roque do Taquary”, foi criado pela Lei Estadual nº. 461, de 1º de dezembro de 1886, vindo a ter o nome de TAQUARY, pela Lei Estadual nº. 975, de 20 de dezembro de 1905. Pela Lei Estadual nº. 1038, de dezembro de 1906, teve sua sede elevada à categoria de Vila e de acordo com a divisão administrativa do Brasil, refere-se ao ano de 1911, Taquary figura como Distrito do Município de Itaporanga.
A Lei Estadual nº. 2097, de 24 de dezembro de 1925, criou o Município, como território desmembrado do Município de Itaporanga e elevou-se a sede Municipal à categoria de Cidade.
O Município foi solenemente instalado no dia 14 de março de 1926 sob a presidência do então Juiz de Direito de Capivari, Dr. Alcides Almeida Ferrari, que foi convidado pelo povo de Taquary, especialmente para esse fim. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº. 14344, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro da divisão territorial administrativo-judiciária do Estado de São Paulo, vigente no período de 1945-48, o município passou a denominar-se TAQUARITUBA, permanecendo composto de um só distrito: o de Taquarituba ex-Taquary, nome que constava até então.

Significado do Nome

 

A palavra Taquarituba (do tupi, takûar-i-tyba) significa, em tupi, ajuntamento de taquaris, taquarizal. Os taquaris que, até hoje, podem ser encontrados ao longo de alguns trechos do Rio Taquari que siginificam em tupi, pequenas taquaras, ou, antes, pequena taquara, já que não existe o plural nesta língua indígena (de takûara, taquara; e de i - pequeno). Trata-se de uma planta da família das euforbiáceas, cujos ramos ocos servem de canudos para vários fins. Já a outra palavra da composição é tyba, que quer dizer ajuntamento, reunião ou abundancia.

Aniversário da Cidade

16 de Agosto

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical.

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-sul do estado de São Paulo.

Limites

Noroeste com o município de Taguaí, ao norte como município de Tejupá, a leste com o município de Itaí e ao sul e sudoeste com o município de Coronel Macedo.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

 

265 km da Capital. 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Taquarituba.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: 3762-9666 - Fone/Fax: 3762-9660

 

hspace=0

hspace=0 Correio - Fone:  08005702100

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: 3762-1700/1750/2252

hspace=0 Banespa
Rua – Dr. Ataliba Leonel,710
Telefone: 3762-9000 3762-9019

Banco Bradesco
Rua – Dr. Ataliba Leonel,711
Telefone: 3762-1888

Banco do Brasil
Rua – Dr. Ataliba Leonel, 856
Telefone: 3762-2050

Banco do Povo Paulista
Rua – Francisco Ferreira Loureiro,
Telefone: 3762-2271

Banco Nossa Caixa
Praça São Roque, 71
Telefone: 3762-1055 3762-1203

 

hspace=0 

 
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL
RUA DR. CAMPOS SALLES, 566-B
TAQUARITUBA-SP
TELEFONE: (14) 3762-2174


 

 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos: Sr. José Reynaldo da Fonseca.

Sites:      www.cnm.org.br

              www.taquarituba.sp.gov.br

Comentários de Taquarituba

Boa noite, A todos que vivem em taquariba um abraço de um filho da cidade, naci nesta cidade no mesmo dia, que naceu taquarituba 16 agosto e tenho o nome de Roque ligodo a praça são Roque, um Abraço e boa noite
Por: Roque Clodoaldo Fabri

TAQUARITUBA, A CIDADE DA AMIZADE. AVANÇANDO SEMPRE PARA O PROGRESSO. CONHEÇA O CAMPING MUNICIPAL AS MARGENS DO RIO TAQUARI, EXCELÊNTES HOTÉIS. VISITE TAQUARITUBA, SERÁ UMA HONRA RECEBE-LOS.
Por: JOSE ANTONIO MACEDO

Que saudade!!!!Quando jovem, morei em Taquarituba.Fiz muitos amigos e ainda tenho muitos parentes por aí.Quero deixar um abraço aos que ainda se lembram de mim!Quem sabe um dia eu volte pra uma visita.Abraços!
Por: cristina regina cia

TAQUARITUBA é uma cidade muito boa para morar, adoro morar aqui é muito tranquila e maravilhosa, venha conheçer.
Por: claudemir ap. barbieri

TAQUARITUBA É UMA CIDADE DO SUL PAULISTA EM RITMO DE GRANDE DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO. A CIDADE CONTA COM VÁRIOS PARQUES CENTRAIS LADEADOS COM LAGOS, QUADRAS POLIESPORTIVAS E BREVEMENTE UM DOS TEATROS MAIS MODERNOS DA REGIÃO. CONHEÇA TAQUARITUBA, ESTAMOS TE ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTOS!!!
Por: JOSE ANTONIO MACEDO

Um lago fantástico para vc praticar jet-sky, pesca esportiva, povo acolhedor, festas religiosas magnificas e, próximo à Represa de Jurumirim, facil acesso para o Est.do Paraná...
Por: laercio oliveira de freitas

nao nasci ai ,mais me sinto filha dessa terra,passei parte da minha vida nessa cidade e jamais esquecerei dela.
Por: fabiana

hoje tenho 31 anos moro no paraná,mas minha cidade natal é taquarituba onde reside muito dos familiares amo sempre vou a essa cidade matar saudades,por favor poste mais fotos da cidade d pessoas pra ficarmos mais pertinho pela net.obgdo
Por: mariza

eu fui criada em taquarituba ,sai de lacom 20 anos,e nao conheço cidade melhor p/se viver,ate hoje tenho muita saudade de taquarituba .
Por: fabiana

moro em taquarituba e adoro esta cidade. o que ela tem de bom .tudo
Por: edenilza massola

Ouvi dizer que exite em Taquarituba o rio Taquari,e que é muito bom de peixes,se alguem sabe algo,gostaria muito de saber e como posso encontrar um lugar para acampar,sou de Itu s.p. Muito obrigado.
Por: Ricardo Candiani

cidade maravilha onde nasci parabens pela admistraçao
Por: isaltino mota

Gostei muito de ver que taquarituba esta bem representada, com relação as grandes cidades visinhas. gostaria tambem de parabenisar a prefeitura pelas melhorias feitas na cidade;
Por: jose carlos

eu morei ai sei quanto essa cidade eboa comvidativa
Por: marisa aparesida batista

De todas as cidades por onde passo em nossa região até mesmo alem da divisa do Estado do Paraná, Taquarituba é uma das cidades mais bonitas e acolhedora do Sudoeste de SP. Vale apena visita-la.
Por: martinho dos santos

sou de taquarituba a 46 anos nao tem povo mais ospitaleiro que nos se voce visitar taquarituba com certesa voce voltara , venha conferir vale a pena abraço
Por: paulo henrique de toledo

nasci e vivi até 21 anos em Taquarituba amo essa cidade minha familia ainda reside ai vou sempre pelo menos tres vezes no ano onde passo horas dias agradaveis no sitio de minha mãe ( clarice)
Por: Claudete leite fogaça

oi sou de taquarituba e moro em uberlandia mg, muitas saudades de todos ai, principalmente da familia zamariole
Por: ADRIANO DE JESUS CARVALHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taquarituba
Fundação:
1925
Altitude:
618m
População:
21.048 habitantes
Área:
448,1km²
Densidade Demográfica:
46,97hab/km²
CEP:
18740-000

Envie seu comentário sobre Taquarituba