São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo-SP
banner

Bem-vindo a São Miguel Arcanjo!

banner

As melhores pousadas em São Miguel Arcanjo podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de São Miguel Arcanjo

 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

"Capital Mundial das Uvas"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antigo povoado da Fazenda Velha, São Miguel Arcanjo surgiu no município de Itapetininga. O tenente, Urias Emídio de Souza, foi um de seus mais eminentes povoadores e muito contribuiu para a formação do núcleo.
A freguesia, criada em 12 de maio de 1877 no município. Posteriormente, em 01 de abril de 1889, foi elevada à categoria de vila.
Os seus habitantes se dedicaram inicialmente ao cultivo do algodão e do trigo, até serem descobertas as jazidas de carvão, que se tornaram a nova atividade econômica do município. Com a chegada de imigrantes japoneses, a agricultura ganhou um forte impulso e readquiriu sua importância na economia local.  

Significado do Nome

Recebeu sua atual denominação em virtude de uma capela construída em suas terras sob a invocação de São Miguel Arcanjo. 

Aniversário da Cidade:

1º de Abril 

Gentílico:

são-miguelense

População:

31.452 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Não deixe de conhecer as belezas naturais de São Miguel Arcanjo, um reduto da mais preservada mata atlântica do Brasil.

Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista 

Limites:

Norte: Pilar do Sul - 30 km
Sul: Sete Barras - 85 km
Leste: Itapetininga - 23 km
Oeste: Capão Bonito - 45 km  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-075 (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes) / SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-264 (Rodovias João Leme dos Santos e Francisco José Ayub) / SP-250 (Rodovias José de Carvalho e Nestor Fogaça) 

Distâncias:

Da Capital:

143 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município de São Miguel Arcanjo vem cada vez mais se destacando como destinos turísticos do sudoeste paulista. Sua vasta potencialidade ao turismo possibilita a oferta de diferentes segmentos atrativos em ecoturismo, turismo rural e turismo histórico-cultural.

Principais Pontos Turísticos:

Parque do Zizo

É uma área de preservação ambiental localizada no município de São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. Situado na Serra de Paranapiacaba, em uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica mais bem preservada do Brasil, o Parque do Zizo é parte do entorno do Parque Estadual Carlos Botelho, que em conjunto abriga e protege várias espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção.
Inaugurado em 1998, o Parque do Zizo é o resultado do investimento da indenização paga pelo Estado para a família do estudante Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, morto em 1969 durante a ditadura militar. Preservar a natureza foi a maneira que familiares e amigos do Zizo encontraram para homenagiar sua história e seus ideais de liberdade.
O Parque do Zizo possue uma área de 400 hectares e está desenvolvendo projetos de Pesquisa Científica e Educação Ambiental, que inclui um programa de visitas monitoradas pelas trilhas que estão sendo implantadas, nos locais de acesso ao público.

Parque Estadual Carlos Botelho

São inúmeros os atrativos para o Ecoturismo como o Parque Estadual Carlos Botelho (patrimônio natural da humanidade da UNESCO devido à sua importância sócio ambiental,cultural e histórica), Parque do Zizo, Parque Taquaral e Parque da Onça Parda, todos com altos índices de preservação da fauna e flora. Além das diversas trilhas e cachoeiras encontradas em cenários deslumbrantes de mata atlântica, também são praticadas diversas modalidades esportivas como Trekking, Cascading, Bike, Jeep Off-Road, Arvorismo e Observação de Aves.

Os Atrativos

O Parque Estadual Carlos Botelho possui três trilhas que podem ser monitoradas, sendo as duas principais localizadas nas proximidades da sede, em São Miguel Arcanjo. Ao percorrê-las é importante que se faça silêncio, aumentando as chances de observar vários animais.  
 
Trilha do Rio Taquaral

Implantada no início de 1985, a trilha tem uma extensão de 4 km, sendo a maioria dos seus visitantes formada por estudantes, que podem fazer o percurso seguindo as indicações das placas. Em seu percurso podem ser observados vários estágios de mata, começando pelos campos, passando pela mata secundária (em processo de regeneração após supressão) e chegando à mata nativa.
Durante a caminhada, vários animais podem ser observados, bem como a diversidade da flora, com suas árvores, bromélias, orquídeas. O início da trilha é no Posto de Fiscalização da Polícia Florestal e termina às margens do Rio Taquaral.

Trilha do Açude

É a trilha que está melhor estruturada para receber escolares e grupos, pois estar bem sinalizada. Por ser uma trilha interpretativa, recomenda-se a visitação com a supervisão de monitores durante o percurso. Caminhos tortuosos, riachos e muito verde dão formam o cenário onde se pode desvendar a riqueza da Mata Atlântica. Aqui, o visitante pode apreciar também trechos de mata em diversos estágios, conhecer um projeto de pesquisa com araucárias e se encantar com as pegadas deixadas por antas, gato-do-mato, cachorro vinagre e outros animais nas margens do açude.

Trilha da Figueira

Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de 2 km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para abraçá-la, fechando a circunferência em torno do tronco. Para percorrer essa trilha é necessário agendamento prévio junto ao Núcleo São Miguel Arcanjo.

A Sede do Parque

O visitante pode conhecer ainda o Centro de Educação Ambiental, onde há o Museu de Zoologia e a sala de leitura, com muitas publicações sobre ecologia, animais e plantas. No Centro de Visitantes Marco Antônio dos Santos Costa, onde há um auditório para 40 pessoas, são exibidos vídeos ambientais. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Uva Itália

 Setembro

29 - Festa em louvor ao Padroeiro São Miguel Arcanjo 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO

E-mail:

Telefones: (15) 3279-8000

Sites: http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:  (15) 3279-4398

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Breda Sorocaba

Telefone: (11) 3392-5515

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, INTERDIÇÕES E TUTELAS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:
 
Rua Miguel Terra, 409 - Bairro: Centro    
São Miguel Arcanjo-Sp - CEP: 18230-000

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3279-1138
 
Obs: Guarda o acervo do Cartório de Registro Civil do distrito de Abaitinga.  
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 19h. 
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Protesto de Títulos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.portaldoarcanjo.com.br       

www.parquedozizo.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Miguel Arcanjo

Uma cidade com pessoas simples, mas com uma hospitalidade ao ápice. Com uma gastronomia maravilhosa, sem falar da natureza com matas nativas, cachoeiras... Venha você desfrutar de tudo isso e sair falando ché!!!
Por: David Henrique Floriano

gostaria muito de poder estar em alguns lugares assim pelo resto de minha vida pois e de lugares assim que gostaria de viver
Por: pericles marcilio nascimento

Muito lindas as fotos do parque carlos botelho, enfim são maravilhas de nossa cidade , adoro fotos e tb tiro fotos aqui de nossa região tenho muitas se vc quizer posso postar por seu mail ,ou vc ponhar um recurso de upload aqui no site. bom mais do mais adorei o site ok abraços ate.
Por: jose braz

conheso muito bem pois moro na cidade de palmital sp mas sempre que posso dou uma fugidinha para sao miguel pois nao ha nada de mais importante pra mim do que sao miguel pois e uma regiao abençoada por deus tenho parentes na zona rural fica em santa cruz sempre estou por ai adoro sao miguel e seu povo acolhedor ate qualquer hora
Por: eliseu scalla junior

não conheço ainda a cidade, mais adorei, visitei todos os lugares possiveis online, mais com certeza vou visitar assim que puder, não encontrei online a igreja matriz de são miguel arcanjo
Por: silvana dias azevedo

Olá! sou Graziele eu gosto da minha cidade! eu á amo de coraçao Isso me faz feliz !
Por: GRAZIELE DA SILVA ROSA

eu amo essa cidade pq moro nela sma EU TE AMO
Por: ana claudia

conheço a cidade porque tenho parentes la. é uma otima cidade para passeios a pé e caminhadas,alem de ser um lugar calmo livre de qualquer tipo de correria. aproveite tambem para conversar com os moradores eles tem boas historias para contar e são simpaticos.
Por: ANSELMO JOSE DE LIMA

para quem gosta de natureza e tranquilidade é uma otima opção tenho parentes na cidade e os habitantes são super receptivos. são miguel arcanjo . eu recomendo.
Por: luciane reis de lima

pra quem nao conhece esse lugar va conhecer e maravilhozo. mesmo fora do pais nunca conheci um lugar tao maravilhozo.
Por: dry

Uma cidade muito legal nao conheco muito bem por que eu passei por passangem mais eu pude perceber que e iqual pilar do sul onde eu moro entao e muito bom
Por: patricia

cresci nadando nos riachos desse pequeno e encantado municipio.Joguei futebol no botafogo com o boi ,ariosto milltom,mauro, bagre ,martins sob o comando do otacilio rato.tenho muitas saudades da marrli hakin verinha ,molina homero marcao molitor etc.um abraço para todos
Por: djalma araujo

Terra encantada,terra de muitas historas contadas e cantadas em versos e prosas.Das escuturas do Goes a s cançoes do Miguel.Do riacho do Guapé aos baseados dos loucos que por alguns instantes tiveram a clareza de poder admirar o ceu estrelado de são miguel(lindo)
Por: djalma araujo

melhor lugar do mundo para se estar em contato com a natureza nasci eme criei la ate os 17 anos hoje estou com 24anos e moro em sorocaba um dos melhores lugar pra se trabalhar e crescer profissionalmente mas a saudade que sinto de ouvir o galo cantar de manha o ceirinho do bom bolo de milho e do orvalho se dissipando aos primeiros raios do sol e imesa mais eu ainda volto morar la...
Por: edimar delfino

NASCI AI EM SÃO MIGUEL, MAS NÃO CONHEÇO O LUGAR GOSTARIA DE CONHECER, QUEM SABE UM DIA TENHO ESSA OPRTUNIDADE.ME PARECE UM LINDO LOCAL PRA SE PASSEAR...
Por: CLAUDIA

adoro essa cidade cresci ai mas agoro estou em outra cidade sinto muita falta do ar puro pretendo voltar pq um bom filho a casa retorna.
Por: cintia fernanda

Não conheço São Miguel Arcanjo, mais tenho colegas de trabalho que moram aí, mais eu vou ir na cidade para conhecer, pelas fotos achei muito bonita.
Por: patricia backer

o ja morei em sao miguel arcanjo consegui mora no maximo um mes nao gostei que eu sou de sorocaba dai fui morar pilar do sul onde estou a tres anos morando e uma cidade linda, e muito movimentada parecida com sorocaba nao fique triste mais e o que eu acho um dia sao miguel se torna uma cidade como pilar do sul rsrrsrrrrrsrsrsrsbeijos
Por: patricia

Vivi em S.M.Arcanjo dos 02 aos 18 anos.Filho do Francisco Mariano Leite Chico pipoqueiro,o primeiro Papai Noel da cidade um amor de pessoa de quem tenho muita saudade.Trabalhei na Igreja Matriz com o Con. Francisco Ribeiro.Foram os melhores anos da minha vida.Tenho muita saudade dos amigos que ai deixei,gente boa e de um coração puro.Na cidade tenho um sobrinho Fábio filho da Conce e do meu irmão falecido Roque Mariano Ribeiro, os outros irmãos,Antonio e Maria do Carmo vieram morar em Campinas.Sai da cidade com 18 anos em busca da novos rumos,hoje moro em Campinas,mas nunca vou deixar de embalar as lembranças e a saudade que trago no coração. A todos os meus amigos um forte abraço.Adoro acompanhar a evolução da cidade pelo Portal, estão todos de parabens. Luiz Mariano Leite
Por: Luiz Mariano Leite

amoo são migueel eu moro nessa ciidadinha abençooada pelo boom paii de todos!!
Por: YASMIN

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel Arcanjo

Envie seu comentário sobre São Miguel Arcanjo

banner