Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Riachão das Neves?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Riachão das Neves

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes de falar de Riachão das Neves já conhecido em todos os seus termos, sejam culturais, econômicos, religiosos e políticos deve-se fazer uma viagem no tempo, mais precisamente no ano de 1660, para que possamos conhecer melhor esta historia, quando o então 32º Governador Geral do Brasil Dom João de Lan-Castro, autorizou uma expedição para navegar os afluentes do Rio São Francisco, entre eles Rio Grande, Rio Preto e Rio Corrente. Chegando ate aqui, mais precisamente no município da Barra a qual se tornou a primeira cidade da região no ano de 1.752, denominado vale do São Francisco o qual pertencia a Província de Pernambuco, a 2ª cidade da região foi Pilão Arcado em 1.810 e logo após no ano de 1.820 a cidade de nossa origem, Campo Largo, hoje Cotegipe de onde Riachão das Neves foi desmembrado.
A região em 1824 passou a integra a província de Minas Gerais e em 1827, por outro ato provisório foi entregue a Província da Bahia, tudo isso pelo motivo que os Pernambucanos, liderados por Frei Caneca, não aceitarão a Constituição imposta pelo Imperador, e para castigar Pernambuco o Imperador tirou toda esta área que hoje é conhecida como Oeste Baiano da Província de Pernambuco, a parti daí passou a integrar a Sesmaria da Casa da Ponte de Antonio Guedes de Brito. Riachão das Neves no dia 26 de Julho de 1.934, foi elevado a Vila do município de Cotegipe, razão pela qual a padroeira do município é Nossa Senhora Sant`Ana, as chamas da emancipação política do município de Riachão ficarão claras em 1.954 quando o ilustre filho de Riachão o Sr. Nelson Carvalho da Cunha, se tornou prefeito em Cotegipe, vários ilustres filhos de Riachão foram vereadores pelo município de Cotegipe, alguns deles, Severiano Crisostomo, Joaquim Arruda, Armias Pereira de Matos, sem contar que antes teve outros tantos especiais entre estes, Joaquim Miguel dos Santos Bomfim, Aprígio Crisostomo Filho, Aylon Macedo, João Muniz de Souza, Salvador Gonçalves de Carvalho, José Antonio Borges, os quais foram decisivos para a emancipação política do município, devemos lembrar que houve decepção antes da emancipação quando em 1.961, aconteceu o primeiro plebiscito e o povo votou contrario sendo 45 votos contra a emancipação do município e no mês de março de 1962, com uma manobra orquestrada por João Muniz de Souza, dizendo que tinha feito uma delimitação errada, houve o segundo plebiscito, e desta vez foi quase que maioria.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

riachãoense

População:

21.941 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, maravilhosa de pessoas acalhedoras !

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

38º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Extremo Oeste Baiano 

Limites:

Santa Rita de Cássia 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

707 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

A cidade de Riachão das Neves conta com um grande riacho que chega a ter pontos de 100 metros de profundidade. A cidade é umas das mais badaladas da bahia e conta com grandes paisagens. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Cultura - É marca do povo riachãoense valorizar e preservar a cultura. Manifestações artístico-culturais são seguidas pelas diversas gerações com o mesmo entusiasmo de outrora. No município, ainda hoje, são realizados os festejos do Divino. Devotos da sede e dos povoados se reúnem todos os anos para celebrarem uma das festas mais tradicionais da Igreja Católica.

- Ponto chave da cultura de Riachão das Neves é a festa de Sant'Ana, padroeira do município. É neste período que a cidade recebe o maior fluxo de pessoas. Além da parte religiosa, bandas musicais são contratadas para animar as noites, reservadas para homenagear a padroeira.

 Junho

- Com uma cultura bem definida, Riachão das Neves, atrai pessoas de várias localidades do país e da região para as festas. Uma delas é a junina. O São João é tradicional. Na praça central da cidade, onde a população se aglomera, é realizada uma vasta programação para comemorar a data. Apresentação de quadrilhas juninas e bandas de forró, são o grande atrativo da época.

 Março

- A festa de São José, realizada no mês de março, também movimenta o município. No sentido de fortalecer a cultura local, todos os anos é montada uma estrutura específica para o festejo. Durante o dia, o morador de São José e visitantes se divertem às margens do Rio Grande e a noite a programação é completada com muitos shows. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHÃO DAS NEVES

E-mail: contato@riachaodasneves.ba.gov.br

Telefones: (77) 3624-2132 / 3614-2136 - Fax: (77) 3624-2233

Sites: http://www.riachaodasneves.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DOS FEITOS CÍVEIS:

E-mail:

Telefones: (77) 3624-2262

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Riachão das Neves e pousadas em Riachão das Neves para visitar Riachão das Neves.

Promova a cidade de Riachão das Neves no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!