Santa Cruz do Rio Pardo

Santa Cruz do Rio Pardo-SP
banner

Bem-vindo a Santa Cruz do Rio Pardo!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santa Cruz do Rio Pardo, informações atualizadas sobre a cidade Santa Cruz do Rio Pardo, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santa Cruz do Rio Pardo.

Informações de Santa Cruz do Rio Pardo

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1870, um mineiro, Manoel Francisco Soares, partindo da antiga capela de São Domingos, freguesia de Lençóis, optou pelos caminhos abertos e mais seguros de espigões e chega a um ponto paralelo à capela de São João e São Pedro, ao sul do Rio Turvo, e ali encontra o Rio Pardo, em doce e calma confluência com o Ribeirão que logo seria batizado de São Domingos, uma homenagem à paróquia de onde partira.  

Significado do Nome

Foi erguida uma cruz, iluminando-a, à noite, com tochas, e, em torno dela, uma paliçada. Era necessário espantar os temíveis índios “coroados” e afastar-se da crueldade daqueles selvagens que não aceitavam a presença dos brancos em seus territórios. Mineiros como Joaquim Manoel de Andrade ajudaram a povoar aquela região, à sombra de uma cruz, ao lado das águas de um rio Pardo, que já começa a ser chamada de Santa Cruz do Rio Pardo, uma denominação que aludia a presença da cruz plantada às margens do rio Pardo, nome popular que se dava à capela de São Pedro, eclesiasticamente ligada à paróquia de São Domingos. 

Aniversário da Cidade:

20 de Janeiro 

Gentílico:

santacruzense

População:

43.929 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical, mesotérmico, sem estiagens prolongadas

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Assis  

Limites:

Espírito Santo do Turvo (norte), Bernardino de Campos, Ipaussu e Chavantes (sul), Agudos, Santa Bárbara do Rio Pardo (leste), São Pedro do Turvo e Ourinhos (oeste). 

Acesso Rodoviário:

SP-225 (Santa Cruz do Rio Pardo) - SP-270 (Ourinhos) 

Distâncias:

Da Capital:

314 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Sorocabana Railway (1908-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1966)
SANTA CRUZ DO RIO PARDO
Município de Santa Cruz do Rio Pardo, SP
Ramal de S.C.do R.Pardo - km 474,664   SP-2849
Inauguração: 06.04.1908 
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908 
 
Histórico da Linha:
O ramal de Santa Cruz foi aberto em 06/04/1908, partindo da estação de Bernardino de Campos, na linha do Tibagy. Foi financiado em boa parte pela Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Era na verdade a parte inicial de um projeto que visava chegar com a linha até o rio Paraná, ao norte da foz do rio do Peixe, o que nunca aconteceu. No final de 1966, o ramal foi desativado. Os trilhos foram retirados e as estações caíram no abandono.  

A Estação: A estação de Santa Cruz, hoje do Rio Pardo, foi inaugurada em 1908 como ponta do ramal. Uma informação bastante intrigante, extraída dos relatórios da Sorocabana da época, diz que em 01/02/28 o posto(?) foi aberto para outros serviços, como bagagens, encomendas, telegramas e venda de bilhetes (não faz muito sentido ter sido posto até essa época, pois era uma estação terminal e bastante grande em tamanho e em importância, e que não vendesse bilhetes, sendo o fim do ramal!). Uma tragédia motivou a mudança de nossa família de Ipaussu para Santa Cruz do Rio Pardo. No ano de 1955, o então chefe da estação de Santa Cruz, num descontrole emocional, durante uma discussão familiar, munido de um martelo, desferiu vários golpes em sua esposa e em seus dois filhos (casal), que interferiram na agressão. Mudamos para Santa Cruz no mês de julho, considerando as férias escolares, como era praxe na ferrovia. Da estação de Santa Cruz, lembro-me: da composição do trem do ramal com a locomotiva nº 419 mais um carro bagagem, carro de 2ª classe e carro de 1ª classe sendo todos do do tipo americano (Chercy Francisco Gimenez, 07/2006). A estação foi finalmente desativada em 1966, juntamente com as atividades do ramal. A partir daí, começou o abandono. A estação fica perto dos limites da cidade, muito próxima à saída para Ipaussu (SP-225). Em 1996, uma reportagem de O Estado de S. Paulo denunciava o abandono do prédio. Em 2000, o abandono continuava, e o esqueleto da velha estação jaz em frente a um enorme pátio descampado, que era justamente o pátio da linha. Ao lado, uma casa da ferrovia, muito bonita, também abandonada. Em 2006, o abandono continua, mas alguém andou tentando pintá-la, sem conseguir eliminar as ruínas. 

Estação Ferroviária

Sorocabana Railway (1908-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1966)
SODRÉLIA
(antiga FRANCISCO SODRÉ)
Município de Santa Cruz do Rio Pardo, SP
Ramal de S.C.R. Pardo - km 461,586   SP-0390
Inauguração: 06.04.1908
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908 
 
Histórico da Linha: O ramal de Santa Cruz foi aberto em 06/04/1908, partindo da estação de Bernardino de Campos, na linha do Tibagy. Foi financiado em boa parte pela Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Era na verdade a parte inicial de um projeto que visava chegar com a linha até o rio Paraná, ao norte da foz do rio do Peixe, o que nunca aconteceu. No final de 1966, o ramal foi desativado. Os trilhos foram retirados e as estações caíram no abandono. 
 
A Estação: A estação de Francisco Sodré foi aberta com o ramal, em 1908. Em 1949, passou a se chamar Sodrélia. A essa altura, um pequeno bairro rural, com o nome da estação, já havia se desenvolvido junto a ela. Em 1966, com o fim do ramal, a estação foi desativada. Hoje serve de moradia, ficando à margem da estrada de rodagem que une Bernardino de Campos a Santa Cruz do Rio Pardo.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3332-4000 / 1518

Sites: http://www.santacruzdoriopardo.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Manoel Rodrigues Trasnportes S/A.

 

SAC: (14) 3732-0415

Site: http://www.manoelrodrigues.com.br

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS:

R Marechal Bitencourt 628 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo, SP | CEP: 18900-000
Telefone: (14) 3372-7814 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Santa Cruz do Rio Pardo

a familia do meu pai ora toda ai visito a cidade desde que era eu era bem pequena é uma cidade muito acochegante agora faz alguns anos que ñ vou mas tenho muita saudade dai meu avô targino augusto cuidou muitos anos da igreja ea a praça de são josé.ai que saudade....tempo bom .que ñ volta mais.tchau.
Por: ana augusto

Sou da família AUGUSTO e adoro Sta. Cruz tenho família em Itaipú,Pq das nações,Vila Saul é isso aí adoro esse lugar
Por: Samuel Augusto

Tive o prazer de conhecer uma familia muito importante neta cidade maravilhosa, são os Biazzotti a + ou - 30 anos. Familia igual a essa estou para ver .Quando estou de ferias é para lá que vou. Já sinto saudades da cidade e de todas as pessoa que conheço por lá.
Por: Valter José Giroldi

eu conheci santa cruz ainda bem pequena qdo ia visitar minha vó.Mas parece que morava na cidade ouvindo as histórias que meu pai contava ...poxa ...que linda!!!!
Por: claudete Arques villano

amo essa cidade nasci e cresci ai hoje moro no parana c mourão as vezes perco o sono viajando em sonhos acordado nessa cidade ela é a minha vida tenho 60 anos sai dai com 17ano fzem uns 3 anos que não vou ai ah terra querida
Por: mariaaparecida martins

NASCI EM SANTA CRUZ DO RIO PARDO, SOU FILHO DA TERRA, AMO ESTA CIDADE APESSAR DE ESTAR AQUI EM S.PAULO, SEMPRE QUE POSSO VOU A SANTA CRUZ, ESTA CIDADE ESTA NO MEU CORAÇÃO, BREVE ESTAREI POR AI
Por: RINALDO DAINEZE PEGORER

Eu já visitei várias vezes Santa Cruz.Desde a primeira vez,quando conheci o lugar, achei lindo,amei... Pois é um lugar de muita paisagem natural, uma cidade inclusive de calmaria.Todas as vezes que viajo p/ lá meu stress vai embora,enfim é relaxante. Agora com toda franqueza o que falta aí é uma hospedagem,hotel fazenda,por exemplo,seria maravilhoso!!! Bye,bye e boa sorte! Eliane.
Por: Eliane F.B.S.

ADORAMOS ESSA CIDADE, TEMOS PARENTES QUE NASCERAM AÍ. ESTUDAMOS NO CAMARINHA, SOMOS PARENTES MUITO PRÓXIMOS DOS ORTEGAS, DOS TAVARES, DOS PIATOS,DOS PINHATAS E ETC. GOSTAMOS TANTO QUE ATÉ O CHEIRO DA CIDADE NOS EMOCIONA. SEMPRE QUE PUDEMOS E PODEREMOS, AÍ ESTAREMOS. ABRAÇO NOSSA QUERIDA, APAIXONADA CIDADE. AGUARDAREMOS RESPOSTA DE ALGUEM. BEIJOS DE MARLI E ANTONIO.
Por: ANTONIO CANAZZA NETO/MARLI TAVARES CANAZZA

morei por um ano. adorei a cidade....ainda vou voltar.
Por: luciano

essa cidade emuito linda naõ sou dai mas figeei encantada com ela
Por: jaciene

moro aqui desde que nasci e gosto muito. essa cidade é maravilhosa,ela élinda demais quem não conhece vem logo conhecer. sou fã nº 1 dela
Por: nathalya

Sou secretario de desenvolvimento urbano e habitação de Bandeirantes pr. Gostei muito de conhecer a prefeita Maura, pela humildade e pela grande vontade de conseguir mais progresso para seu municipio. Parabens Santa Cruz pela grande prefeita que a população elegeu para conduzir os destinos dessa cidade.
Por: Wilson Aparecido de Souza

Não conheço Santa Cruz do Rio Pardo entrei na net p pesquizar,porque meu filho Eduardo esta no clube ai treinando futebol,pelas fotos achei a cidade linda.Itaúba mt
Por: CREUSA REGINA SANTOS

Oi, bom dia! Sou de PE. tenho um irmão morando nesta cidade, o nome dêle é Luiz Henrique de Lima Tavares, o mesmo, tem um comércio nesta cidade, a Padaria Jardim, saudações à todos... Farley Tavares.
Por: Farley Ricardo de Lima Tavares

adoro essa cidad ja morei ai tenho un fihlo ke mora ai .......... tenho muitas saudades dessa cidade amo dimais
Por: joel dos santos

nasci em Sta Cruz ,morei + ou _ 2a 3 anos,mas me lembro da casa que fica na Rua Eusebio de Queiroz ,onde hoje e um batalhao da policia militar, meu avo se chamava Joao Elias Severino,lembro do colegio das freiras.
Por: Zuleica Valquiria Gadani Severino

Nasci lá e estive em 18/03/2011, depois de muitos anos. Achei que está mais bonita, cresceu bstante, casas lindissimas, adore! Vou voltar mais vezes, mesmo pq. minha família é toda de lá.
Por: MARIA REGINA DE OLIVEIRA BÁBILAS

Amo, esta cidade passei toda minha infancia, tenho lindas recordações, dos domingos que frequentávamos a missa na igreja São Jose Com Frei lorenzetti, isso nos meados de 1966,A minha primeira Saudosa prfs.Sr: Alda Rocha de Andrade: Estou muito emocionada de rever estas fotos...! Vou me programar p um tur por ésta cidade...! a missa na igreja São josé,Com Frei Lorenzeti
Por: Maisa

conheço sim e é mto bonito e bom e tem um salão do Magno Alves que traz pessoas do mundo intero para cá
Por: ana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz do Rio Pardo

Envie seu comentário sobre Santa Cruz do Rio Pardo

banner