Santa Adélia

Santa Adélia-SP
banner

Bem-vindo a Santa Adélia!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santa Adélia, informações atualizadas sobre a cidade Santa Adélia, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santa Adélia.

A cidade de Santa Adélia, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1916. A localidade está em uma altitude de 618m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.655 habitantes. A área total de Santa Adélia é de 331,9km², e sua densidade demográfica é de 38,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santa Adélia-SP é 15950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santa Adélia

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região onde hoje se situa o município de Santa Adélia, em meados do século passado, era apensas uma extensa área coberta de matagais. 1906 - Santa Adélia ainda não existia 1907 - com o traçado já claramente delineado da Companhia da Estrada de Ferro, em demanda da Vila Adolpho (hoje Catanduva), foi aqui construída a primeira casa pelo Coronel Relíquias de Souza Guimarães, fundador da cidade, que por esse tempo trabalhava na fazenda Dumont. 1909 - Santa Adélia já contava com algumas centenas de casas quando em fins de 1909 por aqui passou o primeiro trem. 1910 - criação do Distrito de paz e elevação à Vila pela lei 1240 de 13 de dezembro. 1911 - em 03 de julho foi instalado o Distrito de paz. 1916 - a lei estadual 1499 de 22 de março de 1916 criou o Município como sendo um território desmembrado de Taquaritinga. 1938 - a 30 de novembro de 1938 o decreto-lei estadual 9775 criou a Comarca de Santa Adélia, formada pelos municípios de Santa Adélia, Itajobi e Ariranha. 1939 - em 26 de março foi instalada a Comarca. 1948 - a lei municipal nº 16 de 15 de dezembro estabelece o dia 16 de dezembro Dia da Padroeira Santa Adélia. 1964 - a Comarca de Santa Adélia perde o Município de Itajobi. 1969 - a lei municipal nº 368 de 27 de janeiro, fixou o dia 22 de março Dia do Município como feriado municipal.

História da Padroeira      

Santa Adélia foi Imperatriz da Alemanha. Era filha do filha do rei de Borgonha e de Arles, Rodolfo II (937) e da rainha de Berta. Nasceu por volta do ano 931, no Castelo de Orbe.Casou-se com o príncipe Lotário na cidade de Pavia, na Itália, no ano de 947. Teve uma filha, chamada Emma e ficou viúva no ano de 950, aos 19 anos.

Berengário II, rival de seu marido, foi coroado rei da Itália e queria que Adélia se casasse com seu filho Adalberto. Não conseguindo, aprisionou Adélia por alguns anos.Mais tarde, o rei da Alemanha, que se proclamou rei da Itália em 951, Ottone I, pediu a mão de Adélia em casamento e tiveram quatro filhos. A filha Matilde tornou-se abadessa de Quedlimburg e o filho Ottone II sucedeu o pai.

Em 952, o casal retornou à Alemanha. Dez anos depois, o Papa coroou Ottone e Adélia imperadores.Seguindo o exemplo da sogra (Santa Matilde), Adélia multiplicava as esmolas em favor dos doentes, das viúvas e dos órfãos. Abriu mão das roupas luxuosas e jóias. Com o dinheiro que o marido lhe dava, ornamentava as igrejas, libertava prisioneiros, vestia os sem roupas e alimentava os famintos.

Adélia rezava varias vezes ao dia, participava das missas e buscava a confissão, procurando agradar a Deus.Ottone I, marido de Adélia, morreu em 973 e seu filho, Ottone II, assumiu o império. Ottone II era um político ambicioso, casado com uma princesa grega (chamada Teofane). Devido à incompatibilidade dos gênios da nora e da sogra, Adélia passou a morar no castelo onde havia nascido.

Ottone morreu em 983 e Teofane, no ano 991. A partir de então, a imperatriz volta a aparecer na política imperial.Adélia morreu no dia 16/12/999. O Papa Urbano II canonizou Santa Adélia em 1097. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

santa-adeliense

População:

14.333 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto

Limites:

(Norte) Ariranha; (Sul) Itápolis; (Leste) Fernando Prestes; (Oeste) Itajobi; (Noroeste) Pindorama  

Acesso Rodoviário:

Rodovia Washington Luís (oficialmente denominada SP-310) 

Distâncias:

Da Capital:

339 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ADÉLIA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (17) 3571-3700

Sites:  http://www.santaadelia.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS INTERDICOES TUTELAS:

Av Duque Caxias 330 - Centro
Santa Adélia, SP | CEP: 15950-000
Telefone: (17) 3571-4052

OFICIAL REGISTRO IMOVEIS TITULOS DOCUMENTOS CIVIL PESSOAS:

R Barão Rio Branco 298 - Jardim Tangará
Santa Adélia, SP | CEP: 15950-000
Telefone: (17) 3571-1028 

CARTÓRIO ELEITORAL:

111ª ZONA ELEITORAL

Pç Ademar de Barros 40 - Centro
Santa Adélia, SP | CEP: 15950-000
Telefone: (17) 3571-4044

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Santa Adélia

olá minha mãe se chama adélia e nasceu na cidade de santa adélia em ,mil novecentos e quarenta e seis veio pra campinas com quinze anos hoje com sessenta e três quer voltar pra rever a cidade vou leva-la pra rever sua cidade natal.... até breve um abraço daniela deodoro gomes....
Por: daniela deodoro gomes

Fui moradora nessa cidade.Sai há muitos anos atras .Mas, nunca esqueci, porque pois tive uma infancia feliz. Tenho parentes e amigos ainda residindo na cidade. Fiquei feliz por encontrar esse cantinho na internet,e me manifestar. Parabens a todos por criar esse site. Abraços s todos de minha cidade. Anna
Por: Anna Danin

Eu fasso parte de Santa Adélia pois foi aqui que eu nasci. É uma cidade tranquila para morar. Onde todo mundo conhece todo mundo.Tenho prazer de morar e fazer parte da cidade Santa Adélia.
Por: ELOISA

Nasci em Santa Adélia e vim pro paraná em 1959 com meus pais, nos moravamos no sitio perto da taquara(Ururai) e até hoje estou em Centenário do Sul Pr, mas gosto muito deste lugar e do estadão de são paulo.
Por: João Luiz Alves

a cidade é muito maravilhosa e q em breve estarei ai para conhecer esta cidade.moro em Montanha ES
Por: adriano

hoje eu e minha familia moramos em taquaritinga mas ja moramos em santa adelia e temos saudades, e nao excluimos a possibilidade de voltar pra nossa querida e acolhedora SANTA ADELIA
Por: agnaldo m felizardo

Nasci nesta cidade,morei na fazenda Formigueiro nove anos depois minha familia mudou para Ferndópolis ali morei quatro anos . Depois fui para Paranavai e hoje moro em Presidente Prudente. Meus pais foram Antônio e Furtunata. Meus irmãos são: Mercia, Dalva e Éder (falecido). Enfim, o que eu quero dizer é que eu nunca me esqueci da minha terra natal SANTA ADÉLIA.
Por: Maria Fani Ap. Girardi

Nasci em Santa Adelia no dia 02/01/1959. Faz tempo que não voltou ao lugar, mas acompanho por fotos e pela internet. Passei a maior parte a minha vida em Catanduva e São Paulo, mas logo estarei de volta. Se Deus quiser, é ele há de querer..
Por: Pedro Luiz Simão

Conheço sim. Já morei e hoje tenho saudade desse tempo. Um abraço a todos santadeliense.
Por: Anna Danin

Amei ver mesmo por foto onde passei minha adolecencia,foi gratificante. Obrigada
Por: VALDÉRIS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Adélia
Fundação:
1916
Altitude:
618m
População:
12.655 habitantes
Área:
331,9km²
Densidade Demográfica:
38,13hab/km²
CEP:
15950-000

Envie seu comentário sobre Santa Adélia

banner